conecte-se conosco


São Mateus

Entrevista / Keydson Quaresma

Publicado

DEM lança Keydson Quaresma como seu pré-candidato a prefeito de São Mateus

“É preciso conhecer profundamente as reais necessidades do município”, diz o pré-candidato do Democratas.

O número de pré-candidatos a prefeito de São Mateus tem sido elevado, mas nem todos estão preparados para estar à frente das questões da municipalidade para resolver seus problemas. O DEM apresenta seu pré-candidato, Keydson Quaresma Gomes, professor doutor da UFES, lotado no Departamento de Engenharia e Tecnologia do Ceunes. Filho de dona Luzia Quaresma e do saudoso Pastor Toninho, que também foi político em São Mateus. O prof. Keydson Quaresma, como é conhecido politicamente, foi vice-prefeito, junto com Amadeu Boroto, na gestão de 2013-2016, além de candidato a deputado estadual, nas eleições de 2018, não obtendo êxito, mas com uma excelente votação naquele pleito. Confira suas posições na entrevista.

Por que ser prefeito de São Mateus?

Porque este é o cargo eletivo mais importante que um município pode oferecer, e requer indivíduos preparados, que não façam desta posição um emprego fixo, que não pensem em reeleição, mas que tenha sensibilidade para gerir uma cidade, atendendo todos os anseios dos munícipes, convencendo-os em ações, de que está fazendo o melhor para todos.

E, sem menosprezar os demais colegas que também se colocam com pré-candidatos, eu estou sim preparado para ser o prefeito de São Mateus na próxima gestão.

O que é estar preparado para ser o prefeito?

É preciso conhecer profundamente as reais e principais necessidades do município, que vai desde a infraestrutura de equipamentos públicos de saúde e educação, para atendimento das pessoas, mas também se inclui mobilidade na região urbana e no campo, bem como as parcerias com o governo do estado na melhoria da segurança na cidade e no campo.

Além disso, o gestor precisa estar atento às mudanças bruscas que o problema da pandemia está causando em todo o mundo. Este deverá se adaptar aos novos modelos de gestão, trazendo mais rapidez no atendimento ao cidadão, buscar novas maneiras de qualificação do trabalho, promover e permitir o surgimento de outros tipos de trabalho, que envolvam mais recursos tecnológicos.

Com isso, o gestor deve estar ciente de que ele não conseguirá desenvolver a sua gestão sozinho, precisará envolver outras estruturas, colher ideias de pesquisadores e aproveitar o que já está dando certo no país. Um bom exemplo está nas aulas que são dadas, em cada entrevista, pela Ministra Teresa Cristina, da Agricultura, onde a implantação de seus métodos de negociação e beneficiamento do produto do campo tem favorecido a todos os envolvidos, ou seja, quem produz, quem vende e quem compra. Se a economia do nosso município tem uma grande fatia da agricultura, porque nós ainda não somos protagonistas nessa área aqui no Estado?

Leia mais:  São Mateus e Nova Venécia passam a ter ponto de recarga para veículos elétricos

Outro bom exemplo, está nas parcerias com as instituições de ensino que a cada ano colocam no mercado centenas de profissionais, com excelentes ideias, mas sem incentivo as ideias se perdem e o indivíduo somente contribuirá com a estatística de mais um com curso superior. O

gestor precisa também participar dos projetos de empreendedorismo, startups, etc. buscando alternativas para o crescimento do parque tecnoindustrial, consequentemente melhorando os indicadores de emprego e renda.

Em 4 anos o prefeito conseguirá fazer tudo isso?

Se o gestor entrar no primeiro ano já pensando em se reeleger, certamente que ele não trabalhará com investimentos de médio e longo prazos. Para se reeleger é mais viável pavimentar uma rua aqui, outra ali, criar alguns cargos comissionados, e fazer propaganda do óbvio.

A cidade de São Mateus tem vários problemas que não se resolvem em 4 anos e que tomará boa parte dos recursos de gestão. Temos sérios problemas de drenagem da água de chuva na região central do município; temos um sério problema de saneamento e tratamento do esgoto, que ainda quase 90% é lançado no rio, de forma in natura; temos o seríssimo problema de abastecimento de água potável; Estes são apenas alguns exemplos que requerem da pessoa (prefeito), com compromisso e responsabilidade, vontade para resolver.

Em apenas 4 anos, você não resolverá tudo isso, mas, se o gestor tiver seriedade e responsabilidade em saber que o município crescerá, não pela continuidade do seu mandato, mas pela continuidade do investimento, todos ganharão.

Além disso, uma coisa que não podemos esquecer, na minha concepção, é que o próximo gestor terá ainda um agravante maior… a pandemia tornou ainda mais complexo os problemas já existentes no município requerendo do gestor uma visão de resgate da autoestima da cidade, com ações e atuações restauradoras de muitas coisas que estão sendo pedidas.

E como estão os preparativos para a disputa no próximo pleito eleitoral?

Atualmente estou com pré-candidato a prefeito pelo Democratas, que é um partido bem organizado aqui no município sob a presidência do João Folha. O partido está com uma chapa completa para a disputa de vereadores, com mulheres e homens que entrarão nessa disputa com bastante competitividade. Estou apostando que podemos eleger no mínimo uma mulher e um homem, podendo ainda conquistar uma terceira vaga para a Câmara de Vereadores.

Leia mais:  Tribuna Popular mantém Câmara como caixa de ressonância da sociedade

Temos conversado com vários partidos, apresentado o nosso projeto, que não tenho dúvidas que é um bom projeto para a cidade. Ainda temos vários outros colegas como pré-candidatos em outros partidos, mas entendo que, com a apresentação do nosso projeto, poderemos, nos próximos meses, agregar alguns destes partidos para caminharem conosco nesse pleito.

Tenho a convicção de que terei o meu nome homologado oficialmente nas convenções partidárias, porque, além do melhor projeto que temos, temos buscado o apoio em todas as estruturas que compõem a sociedade mateense, além disso, um projeto para o município não sobrevive alheio às políticas públicas tanto do Governo do Estado, como do Governo Federal. E o meu projeto, talvez seja o único, que se enquadra perfeitamente com essas estruturas.

Você defende o consenso dos partidos de oposição em torno de um nome para a disputa ao cargo majoritário?

Com certeza. A única ressalva que sempre fiz é que a decisão não leve em consideração apenas um critério. É necessário observar a reputação e histórico do candidato, os tipos de segmento que pode agregar (classe empresarial, igrejas, maçonaria, setor educacional, partidos políticos, ideologia etc.). Também é preciso levar em consideração nunca ter sido titular de um cargo público e ou o e ordenador de despesas (prefeito, deputado etc.) e, se for titular como ordenador, avaliar o desempenho. Por fim, com menor peso, avaliar através de uma pesquisa.

Se você tem convicção de que terá o seu nome confirmado, então você já pensou no seu vice e também no seu secretariado?

Claro que sim. Um gestor preparado precisa saber qual o perfil das pessoas que o ajudarão a desenvolver o projeto que tem em mente. Dessa forma, temos em mente sim quem seriam essas pessoas tanto para ocupar o cargo de vice, como das secretarias – ainda bem que há várias pessoas – no momento certo, em conjunto com outros partidos apoiadores do nosso projeto, anunciaremos a pessoa que ocupará o cargo de vice e, se Deus quiser, tendo êxito nessa caminhada, anunciaremos a melhor equipe, que realmente ama São Mateus, para atravessarmos os próximos 4 anos.

publicidade

São Mateus

Com duas vitórias contra o Itaguaçu, São Mateus é o primeiro finalista da Copa Sesport

Publicado

Com uma vitória de 3 x 1 jogando em casa, e um placar de 4 x 2 em Itaguaçu, no Estádio Nilton Honório Maciel, o São Mateus é o primeiro finalista da Copa Sesport e enfrentará, em jogo único, o time de Alegre.

O jogo será no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no próximo sábado, dia 2 de julho. Para chegar à final, o São Mateus eliminou Conceição da Barra, Pinheiros, São Gabriel da Palha e Barra de São Francisco, além do Itaguaçú, na fase classificatória.

IMPORTÂNCIA DO TORNEIO

A Copa Sesport é a principal competição de futebol amador organizada pela Secretaria Estadual de Esportes. Os municípios são distribuídos em várias chaves e o objetivo é definir a melhor equipe municipal de futebol do Espírito Santo. 

Em sistema de eliminatórias simples, o cruzamento entre as equipes no torneio é feito em sistema de dois jogos, ida e volta: a soma dos resultados define o vencedor em cada etapa de duas rodadas. A final é disputada em jogo único.

Leia mais:  São Mateus e Nova Venécia passam a ter ponto de recarga para veículos elétricos
Continue lendo

São Mateus

São Mateus recebe novas obras e investimentos do Governo do Estado

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã deste sábado (25), no município de São Mateus para a inauguração de obras e o anúncio de novos investimentos em diversas áreas. Um dos destaques é a autorização para o início das obras de macrodrenagem no balneário de Guriri. Também foram autorizados os repasses para construção de quatro unidades básicas de saúde, reforma e ampliação de escolas, além de obras de calçamento rural e novos equipamentos esportivos.

Casagrande destacou que o Governo do Estado trabalha para solucionar os problemas de infraestrutura do município. “Conhecemos os problemas e vamos aos poucos os solucionando. Escolhemos fazer as obras mais urgentes, como a macrodrenagem de Guriri, que é um importante balneário. Na próxima semana vamos dar Ordem de Serviço para a construção do Complexo de Saúde do Norte, com investimentos de quase R$ 300 milhões. Não será uma obra apenas para São Mateus, mas para todo o Estado. O Governo está presente nos 78 municípios capixabas”, afirmou.

O prefeito de São Mateus, Daniel Santana, destacou a parceria do Governo do Estado com os municípios capixabas. “O governador está investindo nas 78 cidades do Espírito Santo. Eu vejo pela internet que um dia o senhor está em Anchieta, no outro em Colatina e depois em Viana. Sempre levando muitos investimentos. São Mateus também está recebendo esses investimentos, por isso sou muito grato, mesmo sabendo que temos ainda mais desafios pela frente”, disse.

As obras de macrodrenagem no balneário de Guriri contam com a construção de galerias de concreto, com objetivo de ampliar a capacidade de drenagem das águas pluviais, proporcionando um escoamento mais eficiente dessas águas, direcionando-as para o Rio Mariricu. Serão construídos 4.170 metros de galerias de drenagem, além da pavimentação de três avenidas de Guriri, com investimento de R$ 33 milhões.

Também foi assinado um convênio para obras de pavimentação das Avenidas Barão do Rio Branco e Barão de Timbuhy, das ruas Othovarino Duarte dos Santos, Zenor Pedrosa Rocha, Nicanor Motta, Henrique Ayres, Salvador Cardoso, Roberto Arnizaut Silvares, Eugênio Neves Cunha, Wallas Batista de Oliveira, Américo Silvares, Travessa Silvares e Dr. Ademar de Oliveira Neves e da Avenida Fernando Jogaib, todas localizadas no bairro Nova São Mateus. Nesta ação, o valor do investimento é de R$ 7,5 milhões.  

Além disso, o município vai receber seis caminhões pipas, no valor total de R$ 2,42 milhões. “Esses serviços são essenciais para amenizar os efeitos da seca e manter a dignidade e a qualidade de vida dos munícipes de São Mateus, além de criar melhores condições e conforto para o cidadão”, comentou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Octavio Guimarães.

Leia mais:  Cássio tem apoio do presidente do Partido Progressista para disputar a eleição de prefeito

O Programa de Calçamento Rural vai mudar a realidade de cinco comunidades de São Mateus: Comunidade Paulista, Nova Lima, Gameleira, Nativo e São Miguel. Além disso, foram assinadas as ordens de fornecimentos de cinco pontes rurais e equipamentos agrícolas, além do anúncio do edital para as obras da Barragem Bamburral. O valor total desses investimentos é de R$ 3,6 milhões.

“São Mateus hoje recebe muitos investimentos importantes para fomentar a agricultura familiar do município. O Governo do Estado está presente em todos os municípios, com ações focadas no desenvolvimento. Vamos continuar investindo e proporcionando aos agricultores e agricultoras familiares mais qualidade de vida”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Mario Louzada.

Por meio do Fundo Cidades, o Governo do Estado vai transferir R$ 7,84 milhões para o Fundo Municipal de Investimentos de São Mateus para a elaboração da carteira de projetos estruturantes e a realização de obras de infraestrutura. Os recursos serão aplicados na pavimentação de diversas vias localizadas no bairro Liberdade, bem como na revitalização da pavimentação da Rua Antônio Costa Leal, mais conhecida como Ladeira da Rua 40, no bairro Cohab; e para a perfuração de poço artesiano na comunidade de Itauninhas.

O município vai receber ainda R$ 150 mil para a aquisição de equipamentos, recursos tecnológicos e mobiliários para o polo da Universidade Aberta do Brasil, que recebe cursos no âmbito da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

Ainda na Educação, o município de São Mateus vai receber o repasse de R$ 6,6 milhões por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes). Os recursos serão aplicados na reforma e ampliação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Dora Arnizaut Silvares, EMEF Herinéa Lima Oliveira e EMEF Maria Aparecida dos Santos Silva Filadelfo. As intervenções possibilitarão a promoção de ambientes confortáveis, seguros e acessíveis para 2.140 alunos do Ensino Fundamental na rede pública municipal.

Na área da Saúde, o governador Renato Casagrande anunciou o repasse de R$ 5,58 milhões para a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município mateense, localizadas nos bairros Morada do Ribeirão, Guriri Sul, Aviação e Parque das Brisas. O investimento faz parte do Plano Decenal SUS APS+10, que tem como objetivo qualificar, estruturar e ampliar o atendimento à população na Atenção Primária à Saúde (APS). Entre as propostas está a construção de 158 Unidades de Saúde em 58 municípios que manifestaram interesse.

Leia mais:  Cena Mateense - O mui amigo de chapéu e trança

“O Governo do Estado vem investindo na regionalização dos serviços de saúde e fortalecendo a porta de entrada do usuário aos serviços de saúde. Com isso, temos usuários mais bem acolhidos e equipes com melhores condições de trabalho nas novas UBS, planejadas num novo modelo de atendimento”, explicou o superintendente regional de Saúde do Norte, Edilson Monteiro.

O superintendente destacou a importância da qualificação dos profissionais, por meio do Componente de Provimento e Fixação de Profissionais do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) – programa do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que tem a finalidade de aperfeiçoar profissionais de saúde na APS, mediante ofertas educacionais de cursos de aperfeiçoamento e especialização, além do desenvolvimento de outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador, destacou o apoio que o Governo do Estado vem concedendo aos municípios, com a ampliação da cobertura na APS em todo o território capixaba. “Já é uma marca do governador Renato Casagrande empoderar os municípios com equipamentos e recursos, implantar políticas públicas de qualidade e cuidar das pessoas com responsabilidade”, salientou.

O Governo do Estado anunciou outros três importantes investimentos na área de esportes. Na oportunidade, foram assinadas as ordens de serviço para a construção de um Campo Bom de Bola no bairro Bom Sucesso e uma Praça Saudável no bairro Vila Nova, além do acordo de cooperação técnica para a revitalização do campo do bairro Carapina. Todos esses investimentos estão avaliados em R$ 2,2 milhões.

A Praça Saudável, por exemplo, contará com quadra de areia, playground, área de academia ao ar livre, área de vivência, pista de caminhada e poderá ser utilizado para aulas de ginástica para a terceira idade e o lazer em geral, podendo ainda abrigar eventos diversos, como apresentações culturais e festas.

Também estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Júnior Abreu (Esportes e Lazer), Fabricio Noronha (Cultura), Maria Emanuela Pedroso (Economia e Planejamento) e Vitor de Angelo (Educação); a senadora Rose de Freitas; o deputado federal Josias Da Vitória; os deputados estaduais Freitas, Marcelo Santos, Janete de Sá e Alexandre Quintino; além de moradores e lideranças da região.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana