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São Mateus

Entrevista: Maciel de Aguiar ”A VAIDADE PESSOAL PODERÁ DERROTAR SÃO MATEUS”.

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O escritor Maciel de Aguiar, em entrevista exclusiva ao Jornal do Norte, diz que ”se não houver união do campo democrático, o atual prefeito de São Mateus poderá se reeleger e, novamente, sem um projeto de gestão!”

JN – Você acha que não haverá consenso para termos um ou dois candidatos para enfrentar o atual prefeito nas próximas eleições?

Maciel – Há muito São Mateus vem fazendo escolha pessoal, mas deveria votar em idéias e ou em projeto de gestão. Eu, por exemplo, votaria em um desafeto com capacidade de gestão e que apresentasse um projeto viável para a cidade e, sobretudo, para a Cultura e o Turismo, com foco no Porto, Barra Nova e em Guriri.

JN – Este é o principal problema para não elegermos um bom prefeito de São Mateus?

Maciel – Há algumas eleições para prefeito de São Mateus prevalece o voto no ”salvador”, no ”bonzinho” ou no ”coitadinho”. Veja o perfil de quem ganhou as eleições nos últimos 30 anos. Ainda não houve uma eleição na qual o vencedor fosse escolhido por suas idéias e muito menos por um projeto de gestão com capacidade de resolução dos nossos graves problemas e ou pelo conhecimento de gestão pública.

JN – E agora?

Maciel – Agora, possivelmente, teremos um fato novo, e bem pior: o atual prefeito poderá se reeleger pela vaidade dos demais pré-candidatos e, novamente, sem um projeto de gestão!

JN – Com um projeto de gestão o atual prefeito poderia se reeleger?

Maciel – Claro! Não tenho nada pessoal contra! O prefeito, como candidato a reeleição, deve fazer parte do processo! Mas, que apresente um projeto de gestão, que tenha diálogo com os movimentos sociais, que diga o que poderá realizar na Saúde, na Educação, na Cultura, no Meio Ambiente, etc. e como será a sua relação com o servidor público, com o campo democrático, com os trabalhadores do campo e com os setores produtivos da cidade. Ganhar uma eleição sem um projeto de gestão será outro retrocesso!

JN – E como resolver isto?

Maciel – A solução poderia surgir nos debates com os pré-candidatos, inclusive com o atual prefeito, para não continuarmos votando em nomes e na escolha pela vida individual e pelos favores pessoais.

JN – E como fazer isto?

Maciel – Para votarmos nas idéias ou em um projetos de gestão, poderíamos propor um debate, antes do processo eleitoral, para que os pré-candidatos e o atual prefeito possam apresentar as suas idéias e a solução para os nossos graves problemas. E, deste debate, sair um projeto de gestão e, sobretudo, um perfil para executá-lo.

JN – Isto é possível?

Maciel – Os veículos de comunicação da cidade poderiam propor este debate individual ou coletivo para que possamos escolher o melhor projeto de gestão e um perfil capaz de executar este projeto. Mas sem levarmos em conta a vida privada e muito menos as promessas de emprego na prefeitura, distribuição de benefícios e favores pessoais. Temos que eliminar o voto no ”bonzinho”, no ”coitadinho” e ou na distribuição de favores.

JN – E como fazer 10 pré-candidatos desistir da candidatura?

Maciel – Não é fazer desistir do direito de ser votado, visto que todos têm o direito de votar, mas de entendermos o que é melhor para a cidade.

JN – Então, você acha que com uma grande quantidades de candidatos o atual prefeito poderá se reeleger?

Maciel – Com certeza, e sem um projeto de gestão, ou seja, sem ninguém saber o que ele irá fazer! Mas, como disse antes, não podemos impedir o direito constitucional do cidadão em querer ser candidato. Porém temos, sim, o dever de ouvir as suas idéias para escolhermos qual candidato poderia melhor nos representar, administrar o município com capacidade, criatividade e competência e, principalmente, devolver o protagonismo regional a São Mateus.

JN – E o que poderá decidir as próximas eleições?

Maciel – Não tenho bola de cristal. Mas, mantendo o atual número de pré-candidatos, a vaidade pessoal poderá derrotar São Mateus!

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São Mateus

Na segunda sessão de 2022, mais três projetos de lei aprovados

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São Mateus – Com pareceres favoráveis das comissões afins, a Câmara Municipal aprovou esta semana três projetos de lei que tratam de saneamento básico, transporte de passageiros por taxímetro e doação de área pública. De autoria do Poder Executivo, os projetos 016/2021, 030/2021 e 031/2021 foram aprovados por unanimidade, em turno único, na sessão ordinária de terça-feira (11/01), quando também obtiveram aprovação 19 indicações e duas moções de Pesar.

PL 016/2021
Primeiro aprovado, o Projeto de Lei 016/2021 revisa o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico do Município de São Mateus, com abrangência em abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais.
O texto aprovado estabelece que a próxima revisão do Plano seja periódica, em prazo não superior a quatro anos. Constituem órgãos executivos deste Plano, as secretarias municipais de Meio Ambiente, de Saúde, de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico e de Obras, Infraestrutura e Transportes, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Como órgão superior, o Plano possui o Conselho Gestor de Saneamento Básico, com caráter consultivo e deliberativo.

PL 030/2021
O Projeto de Lei 030/2022 regulamenta o serviço de transporte de passageiros em veículos de aluguel a taxímetro. Conforme o texto aprovado, compete à Secretaria Municipal de Defesa Social, entre outras atribuições, regulamentar, gerenciar, supervisionar, fiscalizar e coibir serviços de táxis irregulares ou ilegais.
A execução do serviço de táxi está condicionada à expedição de alvará de licença para trafegar com veículo, bem como cadastro de condutores e equipamentos. Ficam também regulamentadas as características de padronização da frota, com veículos na cor branca e faixas ao redor nas cores azul, verde e branco.
A Secretaria de Defesa Social poderá cadastrar até dois veículos por permissionário, desde que comprove propriedade ou posse dos mesmos. Além do permissionário, será admitido cadastramento de até dois condutores auxiliares por concessão. Esses condutores devem trajar uniforme com calça preta, camisa azul claro e sapato fechado.
De acordo com o projeto aprovado, São Mateus terá o máximo de um táxi por cada 1.000 habitantes, conforme o censo atual. As tarifas serão regulamentadas por decreto do Executivo Municipal, após consulta e deliberação do Conselho de Trânsito e Transporte (Comuttran), podendo variar por bandeiras I (6h até 19h59) e II (20h até 5h59, além de sábados, domingos e feriados). O PL reforça que o uso de taxímetro é obrigatório em São Mateus.

PL 031/2021
Com a aprovação do Projeto de Lei 031/2021 fica prorrogado o prazo para que o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte concluam a construção de sua sede na área de 21.204,34 metros quadrados doada pelo Município. As obras foram impactadas pelas restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus, conforme justificativa do Poder Executivo.

VETO
Na sessão deste 11 de janeiro, a Câmara Municipal ainda manteve por unanimidade o veto integral do prefeito ao Projeto de Lei 047/2021, de autoria da vereadora Ciety Cerqueira, que instituía o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permitia o celebração de parcerias para o seu ensino nos estabelecimentos de educação básica públicos no Município de São Mateus.

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São Mateus

Obras na galeria pluvial é mais uma tentativa de a Prefeitura resolver o problema das enchentes nas proximidades do Mercado Municipal

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Milhões de reais foram gastos e as enchentes continuam e crateras são abertas após as enxurradas na cidade de São Mateus

Mais uma obra na região do Mercado Municipal Wilson Gomes, no centro da cidade de São Mateus, com a finalidade de acabar com os constantes alagamentos naquela área e pondo fim a abertura de crateras no asfalto, colocando em riscos veículos e pedestres. Foram inúmeras obras e nenhuma delas solucionaram o problema, mas consumiram milhões de reais dos cofres públicos.

De acordo com alguns engenheiros ouvidos pelo JN, não existe um projeto consistente para o local. “A impressão é que as coisas são feitas por quem não conhece a cidade”, disse um dos engenheiros ouvidos.

Todas as obras que foram executadas não resolveram o problema. Ano passado foram trocadas as manilhas de 600 mm por outras maiores de 1.500 mm, não somente na Avenida Coronel Mateus Cunha como também na rua Hélio Orlandi e os alagamentos continuaram, como ficaram demonstrado nas recentes chuvas que assolaram a cidade. Não adianta aumentar o diâmetro das manilhas para receberem o grande volume de água, se não existe vazão para um lugar em que a água possa escoar. Pelo menos é o que disseram engenheiros e ouvidos pela reportagem.

Um projeto foi apresentado ao prefeito, na ocasião, Ailton Cafeu. Pelas explicações e apresentação do projeto para membros da Prefeitura, uma luz acendeu no final do túnel. Com a saída do prefeito interino e o retorno de Daniel Santana, até então afastado por suspeita de corrupção, o assunto foi engavetado.

Enquanto isso, as obras paliativas continuam sendo executadas e os alagamentos e aberturas das crateras nas ruas e avenidas continuam.

“Milhões foram jogados nessas crateras, mas seria melhor que nessas crateras fossem jogados maus gestores do dinheiro público”, disse um morador de uma das ruas que costumam ficar intransitáveis quando chove.

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