conecte-se conosco


Cidades

ES Gás participa de evento para desenvolvimento de fornecedores capixabas

Publicado

32 empresas capixabas participaram da Rodada de Negócios com a ES Gás e o Grupo Energisa

O evento proporcionou oportunidade de aproximação entre empresas capixabas e a ES Gás e o Grupo Energisa para suportar as demandas da companhia

Na quarta-feira (05), a ES Gás participou do Seminário e Rodada de Negócios, realizado pelo Sebrae e pela RedePetro ES. O evento, que aconteceu em Vitória/ES, teve como propósito estreitar o relacionamento de empresas capixabas com a ES Gás e o Grupo Energisa, visando o desenvolvimento de fornecedores do estado.

A participação da ES Gás no evento faz parte de seu Plano de Aceleração, que investirá R$100 milhões no Espírito Santo em 2024 e permitirá a ampliação na distribuição de gás natural para áreas residenciais, estabelecimentos comerciais, indústrias e postos de combustíveis.

Visualização da imagem

O diretor-presidente da ES Gás, Fabio Bertollo, entende que o relacionamento com a cadeia de fornecedores do estado é essencial para a operacionalização desse plano, além de potencializar o desenvolvimento dessas empresas.

“Temos um Plano de Aceleração para este ano que inclui a construção de 58km de rede para a expansão da distribuição de gás em diversos municípios capixabas, com destaque para Guarapari como 14º município a receber gás natural no Espírito Santo. É muito importante que possamos contar com fornecedores regionais preparados para atender nossas demandas”, comenta Bertollo.

Ao todo, 32 empresas participaram da rodada de negócios e mais de 50 estiveram presentes no seminário sobre o cenário e oportunidades no setor de petróleo e gás. As empresas foram selecionadas pelo Sebrae e pela RedePetro ES a partir de uma relação de demandas de bens e serviços necessários para operação da ES Gás.

“Foram mais de 62 empresas inscritas e conseguimos proporcionar o relacionamento de 32 delas com a ES Gás e o Grupo Energisa. A RedePetro ES fica lisonjeada com essa parceria para a realização do Seminário e Rodada de Negócios, que aproximou os empresários capixabas do setor de óleo e gás, do Grupo Energisa. Esse contato é muito importante para o mercado e acreditamos que muitas parcerias podem nascer a partir deste momento”, afirma Rafaele Cé, presidente da RedePetro ES.

Ana Karla Macabu, gestora de Projetos da Cadeia de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae, também acredita que essa é uma oportunidade de aproximação da cadeia local de fornecedores com a ES Gás, principalmente diante do Plano de Aceleração da companhia.

“O evento proporcionou uma oportunidade de conhecer o Grupo Energisa e os investimentos no estado por meio da ES Gás, entendendo sua forma de se relacionar com a cadeia de fornecedores, além de suas demandas de bens e serviços, e requisitos de fornecimento. A partir dessas informações, o Sebrae pode apoiar os pequenos negócios para atender as necessidades da companhia e serem mais competitivos”, conta Ana Karla.

Julio Pimenta, gerente de Suprimentos Corporativo do Grupo Energisa, participou do seminário e da rodada de negócios, apresentando as principais oportunidades e os requisitos de contratação da companhia.

“Essa é uma oportunidade de fomentar nossa base de fornecedores para suportar as demandas da ES Gás, mas também para que a cadeia de fornecedores capixabas se aproxime de outros processos de aquisição do Grupo Energisa em todo o Brasil”, afirma Pimenta.

Empresas interessadas em se tornarem fornecedores da ES Gás e do Grupo Energisa podem se cadastrar pelo link https://www.grupoenergisa.com.br/fornecedores. Além disso, o site também disponibiliza materiais de consulta sobre o processo de compras e os requisitos para fornecedores.

Leia mais:  Técnicos da Sedu participam do curso ‘Aperfeiçoamento em Gestão do Currículo e Ação Avaliativa’

Sobre a ES Gás

A ES Gás é a concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, regulada pela ARSP. Atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 82 mil clientes. Recentemente, a empresa passou por um processo de privatização e, atualmente, integra o portfólio do Grupo Energisa.

Sobre a Energisa

Com 119 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Nosso portfólio abrange 9 distribuidoras de energia elétrica, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia. Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, através da aquisição da ES Gás.

Leia mais:  Inscrições para as formações dos Componentes Integradores são prorrogadas até o próximo dia 22

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

publicidade

Cidades

Destaque na produção de café conilon, Jaguaré investe na qualidade do produto

Publicado

Prefeitura de Jaguaré promove ações e incentiva produtores de café conilon a investirem na melhoria da qualidade do café; todo produtor de café conilon está apto a pleitear o Selo de Indicação Geográfica, que abre as portas do mercado internacional para o produtor jaguarense

Jaguaré se destaca no País pelo grande volume na produção do café conilon, base econômica do município. Com base nesse fato, a Prefeitura Municipal, nos últimos quatro anos, tem investido em proporcionar preparação para o produtor. Assim, nesse período foram ofertados seminários e treinamentos para aquisição de conhecimento pelo produtor.

Além disso, está na Câmara Municipal aguardando votação, Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon. Recentemente, no dia 12 de março, a Prefeitura promoveu reunião com representantes da Federação dos Cafés do Espírito Santo – Fecafés, entre eles o presidente da instituição e da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianelo, para esclarecimentos sobre o Selo de Indicação Geográfica. Essa é mais uma iniciativa para a melhoria da qualidade do café conilon produzido no município.

Agregar valor

A secretária de Turismo de Jaguaré, Vera Backer, destaca a importância do selo para o município. “Vai valorizar o nosso café conilon, garantir a qualidade, a originalidade, agregar valor e garantir aos cafeicultores o certificado para acesso a outros mercados – especialmente ao mercado internacional. Isso vai promover o desenvolvimento rural, social, econômico e turístico do município. Será uma oportunidade a mais para fixar o jovem no campo. Enfim, vamos potencializar e dar maior visibilidade ao conilon de Jaguaré”, ressaltou Vera Backer.

Leia mais:  Tecnologia 5G: Vitória apresenta PL que desburocratiza a implantação na capital

A Fecafés é a instituição que representa a Indicação Geográfica do conilon. A federação é a representante legal junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, além de ser a entidade mantenedora do selo. A instituição é composta por quatro cooperativas: Cooabriel; Coopbac; NaterCoop e CafeSul. A federação atua em parceria com o Sebrae, Incaper e, em Jaguaré com a Prefeitura Municipal que encampou o projeto.

O gerente corporativo de Novos Negócios da Cooabriel, Alexandre Costa Ferreira, explica que qualquer produtor pode pleitear o selo. “Quem pode pleitear o selo é todo produtor de café Conilon que tem a sua propriedade dentro da área delimitada, que no caso da Indicação Geográfica do conilon capixaba é todo o território do Espírito Santo. Então todos os produtores podem pleitear o Selo da Indicação Geográfica”, ressaltou.

Valorização

A importância da obtenção do selo pelo produtor passa pela valorização do café produzido. O selo tem algumas características que garante que aquele café passou por processo diferente que o qualifica como produto autêntico e genuinamente capixaba. Na prática, um café com o Selo IG, tem mais possibilidade de alcançar novos mercados, inclusive em nível internacional. O acesso ao mercado internacional depende de inúmeros fatores, porém o selo atesta e garante a origem, a sustentabilidade e a qualidade, características essenciais para internacionalização do café conilon.

Leia mais:  Secretaria da Educação abre mais de mil vagas para Cursos Técnicos de Nível Médio

Critérios

No caso da Indicação Geográfica do conilon do Espírito Santo, o café tem que ser café especial acima de oitenta pontos ou mais, a propriedade tem que ser sustentável e estar no território capixaba. “Esses critérios fazem com que o café tenha resultado diferente. Então, quem tem o selo, tem a garantia de que é um produto autêntico da região e de qualidade elevada. Isso valoriza muito o produto e valoriza também o município que tem esse tipo de processo instalado”, afirmou Alexandre.

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Inscrições para as formações dos Componentes Integradores são prorrogadas até o próximo dia 22

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana