conecte-se conosco


Política e Governo

Esesp lança agenda de cursos 100% on-line para abril

Publicado

Com o intuito de manter ativo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores públicos capixabas, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) elaborou, para o mês de abril, uma agenda de cursos 100% on-line. A programação conta com 1.250 vagas em oito capacitações na modalidade de ensino a distância.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, destacou que a iniciativa vai ao encontro do Decreto Nº 4601-R, de 18 de março de 2020, que vedou a realização de cursos, treinamento e atividades afins na forma presencial. “De forma inédita, ofertamos em um mesmo mês a metade dos cursos a distância que temos em nosso portfólio. Para isso, utilizamos a tecnologia como nossa principal aliada”, explicou.

De acordo com Nelci Gazzoni, a medida se une às demais ações que o Governo do Estado vem tomando para combater a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). “Estamos alinhados às decisões tomadas pelo governador Renato Casagrande que, junto com a equipe de Governo, tem buscado formas de garantir a segurança de toda a sociedade”, completou.

Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a capacitação por meio de cursos on-line traz uma boa oportunidade para os profissionais que desejam se aprimorar. “Uma parte dos nossos servidores está em regime de trabalho remoto, ou seja, já utiliza a tecnologia para realizar suas atividades diárias. Queremos incentivá-los a incluírem, nesse processo, a busca pela atualização e por novos conhecimentos”, disse.

A agenda

A agenda de abril é composta por oito cursos que integram diferentes áreas do conhecimento. São eles: Direito Administrativo; Gerenciamento de Contratos; Inglês – Nível I; Redação Oficial; Ética e Serviço Público; Liderança e Gestão Estratégica; Fiscalização de Contratos; e Excel Básico. Cada uma das turmas conta com 150 vagas disponíveis, com exceção do curso de Língua Inglesa, que disponibiliza 200 vagas.

As atividades serão realizadas por meio da plataforma virtual www.ead.es.gov.br, onde os participantes encontram uma série de ferramentas para auxílio do processo de aprendizagem, como videoaulas, fóruns, bate-papos e leituras complementares. Além disso, durante toda a carga horária da formação, eles contam com um docente-tutor para o acompanhamento da turma.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e o prazo varia de acordo com cada oferta.

Para participar de qualquer uma das ações, os servidores estaduais e aqueles que atuam em empresas de economia mista devem procurar o setor de Recursos Humanos (RH) do órgão em que atuam para informar o interesse.

Já os profissionais das prefeituras e membros de órgãos parceiros que têm Termo de Cooperação firmado com a Escola de Governo devem preencher a ficha de pré-inscrição no site da Esesp e enviá-la por e-mail para [email protected].

Além disso, também é preciso ficar atento às datas de validação da inscrição, ato que confirma a participação na turma. O procedimento é realizado na plataforma virtual de EAD. 

Leia mais:  Prefeito Arnaldinho discute projetos de economia criativa com empreendedores
publicidade

Política e Governo

Sedu recebe secretário da Educação de Mato Grosso para compartilhar boas práticas

Publicado

A Secretaria da Educação (Sedu) recebeu, na segunda-feira (18), o secretário da Educação de Mato Grosso, Alan Porto, que veio ao Estado com o objetivo de conhecer as boas práticas que levaram a Educação do Espírito Santo a alcançar, junto com Goiás, a melhor avaliação do Ensino Médio da Rede Pública do País, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Pela manhã, o secretário da Educação de Mato Grosso foi recebido na Sedu pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, para conhecer e entender como funciona as Superintendências Regionais de Educação (SRE), o serviço terceirizado da merenda escolar, a climatização das escolas, a municipalização das unidades do Ensino Fundamental, o Bônus Desempenho, entre outras ações.

No período da tarde, Vitor de Angelo levou Alan Porto para conhecer o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Fernando Duarte Rabello, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, ambas em Vitória, e a Superintendência Regional de Educação (SRE) Carapina, no município da Serra.

“O Governo de Mato Grosso está em busca de melhores práticas para transformar a educação do nosso Estado em uma das melhores do País”, disse o secretário Alan Porto.

 

Leia mais:  Governo do Estado inaugura três barragens em Santa Teresa

Continue lendo

Política e Governo

Espírito Santo é o Estado que mais fez investimentos em 2021

Publicado

Governo do Espírito Santo foi o que mais realizou investimentos, de janeiro a agosto de 2021, segundo aponta o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia

De acordo com o relatório, de todas as despesas liquidadas pelo Governo Estadual, 10% foram utilizadas para investimentos em infraestrutura, saúde, esporte, segurança pública, entre outras áreas. Ainda segundo informações divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, os estados de Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Sul aparecem na segunda colocação, tendo utilizado 8% dos recursos para a realização de investimentos. 

“Esses investimentos podem ser feitos, porque estamos bem organizados. O Espírito Santo mantém equilibrados os gastos com pessoal e encargos sociais, custeio e serviço da dívida, para que cresçam os investimentos em áreas relevância social”, avaliou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

“O Relatório Resumido de Execução Orçamentária, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, mostra como o Espirito Santo é beneficiado por uma gestão que cuida das contas públicas de forma responsável, com controle de gastos, o que faz com que o Estado avance em investimentos e realize políticas públicas inovadoras, que beneficiam a população capixaba”, ressaltou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

Duboc explicou que na proposta orçamentária para 2022, enviada à Assembleia Legislativa, o valor previsto para investimentos é de, aproximadamente, R$ 2,7 bilhões, representando quase 20% da receita líquida de impostos.

Marcelo Altoé também parabenizou as equipes das Secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Economia e Planejamento (SEP), pelo trabalho técnico que vem desenvolvendo em conjunto. “Constantemente, as equipes da Sefaz e da SEP se reúnem para analisar as despesas, receitas e investimentos feitos pelo Governo Estadual. Esse acompanhamento diário dos números da gestão refletem o zelo que temos para com as contas públicas”, pontuou.

Leia mais:  Sefaz e FGV confirmam data das provas para o cargo de auditor fiscal
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana