conecte-se conosco


Segurança

Espírito Santo fecha março com menor índice de homicídios da série histórica

Publicado

O Espírito Santo fechou o mês de março com o menor número de homicídios registrados na série histórica. O resultado de 58 assassinatos em 31 dias foi o melhor desde 1996. Além disso, o primeiro trimestre também alcança um resultado histórico de redução, fechando em 199 mortes violentas dolosas, contra 231 no mesmo período do ano passado. A queda, até o momento, é de 13,9% em relação a 2024.

Os dados englobam os homicídios comuns e feminicídios. O melhor mês de março registrado anteriormente havia sido no ano anterior, com 83 mortes. Ou seja, em 2025, foram 25 vidas preservadas em relação ao mesmo período de 2024. Com exceção à região noroeste, que teve um pequeno acréscimo de três casos em relação ao ano passado, todas as regiões do Estado apresentaram redução de assassinatos no acumulado do ano.

Em março, o destaque ficou para as regiões Metropolitana e Noroeste, que registraram os melhores resultados do ano, com 26 e sete homicídios, respectivamente.

“Sempre digo que não devemos comemorar enquanto uma vida estiver sendo perdida, mas este resultado é um reflexo do trabalho incansável das nossas forças de segurança e do programa Estado Presente em Defesa da Vida. Sabemos dos desafios, mas a cada redução nos crimes em geral e principalmente nos homicídios, vemos que todo o esforço e planejamento estão surtindo efeito. O investimento constante na recomposição do efetivo, em tecnologias de segurança e na valorização dos nossos policiais tem sido fundamental para alcançarmos esses números”, comentou o governador Renato Casagrande.

Leia mais:  Homem é assassinado ao sair de casa de shows em Guriri

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o empenho das forças de segurança e os investimentos fundamentais do Governo do Estado, para que as reduções dos últimos anos tenham sido alcançadas.

“O programa Estado Presente é um sucesso na questão da gestão, mas com certeza não funcionaria se não fossem os investimentos realizados pelo Governo e o entendimento da importância disso pelo governador. A recomposição de efetivo constante, aquisição de novas tecnologias, ações de proteção ao policial e melhoria das instalações físicas. Isso motiva o servidor, que está sendo valorizado e amparado para continuar enfrentando a criminalidade no Espírito Santo”, afirmou Damasceno.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, também falou sobre os resultados do período.

“A segurança pública continua sendo um desafio enorme para o País e para o Espírito Santo, que, vez ou outra, também enfrenta episódios lamentáveis de violência. Mas esses indicadores demonstram que as nossas forças policiais estão preparadas para responderem à altura. Mesmo diante dos desafios, os números de crimes violentos seguem sendo reduzidos, mês após mês, no território capixaba. Isso é fruto de um trabalho articulado e, sobretudo, da seriedade com que a gestão do governador Renato Casagrande lida com o tema. Afinal, enquanto tiver um cidadão sendo vítima de violência no nosso Estado, as ações do Programa Estado Presente estarão sendo reforçadas e executadas com todo vigor”, ressaltou Duboc.

Leia mais:  Motociclista usa fita isolante para adulterar placa e é flagrado em blitz em Vitória

Feminicídios e homicídios de mulheres

O mês de março também foi positivo em relação a feminicídios e homicídios dolosos de mulheres no Espírito Santo. Foram quatro mortes violentas registradas, sendo uma delas considerada feminicídio. Este foi o melhor resultado do ano em relação aos crimes letais contra vítimas do sexo feminino.

Ao todo, em 2025, são oito feminicídios registrados, resultado que, até o momento, iguala os dados do ano passado, no mesmo período. “Sempre temos um trabalho incessante em busca da proteção das mulheres no Estado. É um eixo importante do programa Estado Presente e queremos terminar 2025 com redução desses casos. Março fechou com um bom resultado e esperamos melhorar ainda mais, cessando esse tipo de crime”, pontuou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social.

publicidade

Segurança

Homem é espancado ao ser flagrado sem roupas com sobrinho em banheiro de pastelaria

Publicado

O menino tem 4 anos e o suspeito foi autuado por estupro e resistência à prisão. A polícia teve que usar arma de choque para imobilizá-lo

Suspeito de estupro, um homem de 40 anos foi espancado e acabou detido na noite desta segunda-feira (28), no bairro Alecrim, em Vila Velha, após se trancar no banheiro de uma pastelaria com um menino de 4 anos, seu sobrinho.

Testemunhas disseram que tanto o homem quanto a criança estavam sem roupas. O suspeito é tio do menino.

A Polícia Militar foi acionada por moradores do bairro e pelo proprietário da pastelaria, após perceberem comportamentos considerados inadequados do homem em relação às duas crianças que estavam com ele: uma menina de 7 anos e o menino de 4.

Testemunhas relataram que a menina conseguiu se desvencilhar e saiu do local pedindo ajuda.

Uma moradora da região, que pediu para não ser identificada, contou que foi ela quem arrombou a porta do banheiro ao perceber a gravidade da situação.

Não pensei duas vezes. Quebrei a porta do banheiro e, quando vi, ele estava com a bermuda na altura do joelho e a criança com o ‘shortinho’ abaixado tambémAí eu já peguei um pedaço da porta para tentar soltar o menino, fui batendo nele, só que ele estava fora de si. Neste momento, o meu tio chegou, foi por trás do homem para a criança ser solta, mas ele não soltava de jeito nenhum, relatou.

Ainda de acordo com testemunhas, o suspeito reagiu à abordagem das pessoas e à ação da Polícia Militar, sendo necessário o uso de arma de choque para ser imobilizado. Ele tentou até mesmo agredir os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Leia mais:  Homem é assassinado ao sair de casa de shows em Guriri

Homem foi autuado por estupro de vulnerável

O homem foi levado ao Hospital São Lucas, em Vitória, sob escolta policial, e depois encaminhado ao sistema prisional. Ele foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e por resistência à prisão. Segundo a polícia, o suspeito tem antecedentes por furto e tráfico de drogas.

As crianças foram entregues à mãe, que compareceu ao local e demonstrou surpresa diante das acusações contra o irmão. Ela não quis comentar o caso com a reportagem.

Para preservar a identidade das vítimas, o nome do suspeito e a identificação da pastelaria não serão divulgados.

Continue lendo

Segurança

Carreta com carga de maconha tomba na BR-262 e droga é furtada

Publicado

Parte da carga de drogas foi furtada logo após o acidente. Polícia investiga o caso

Uma carreta tombou na BR-262, em Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (26). O veículo levava diversos pacotes de maconha escondidos no meio da carga de aveia.

Foto: Divulgação/ PRF-ES

Imagens registradas no local mostram a droga espalhada pelo barranco às margens da rodovia.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local para controlar o trânsito. Inicialmente, a informação era de que o veículo transportava apenas uma carga de aveia, que ficou espalhada na pista.

Foto: Divulgação/ PRF-ES

No entanto, de acordo com a polícia, durante o atendimento da ocorrência, os agentes encontraram diversos pacotes com uma “substância análoga à maconha” junto à carga.

Segundo testemunhas, parte da droga foi furtada logo após o acidente. Os dois ocupantes do caminhão foram detidos e encaminhados à delegacia da Polícia Civil.

As circunstâncias do acidente não foram divulgados.

Leia mais:  Homem é morto com golpes de tijolo e pedra na Serra
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana