conecte-se conosco


Política e Governo

Espírito Santo inicia serviço de agendamento de testes RT-PCR

Publicado

Os capixabas que queiram realizar o exame de RT-PCR para confirmação do novo Coronavírus (Covid-19) contarão com uma nova ferramenta disponibilizada pelo Governo do Estado: um site de agendamento exclusivo. A novidade foi anunciada pelo governador Renato Casagrande durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira (13).

Quatro pontos de atendimento passam a atender as demandas oriundas do agendamento realizado pelo site, são eles: Hospital Estadual Central (HEC) e o Aeroporto de Vitória, ambos na Capital; Hospital Estadual Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra; e o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), em Cachoeiro de Itapemirim. A partir do dia 23 de julho, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” também iniciará a testagem.

Serão disponibilizados a partir desta quarta-feira (14) agendamentos das 7h30 às 18h – de acordo com os horários definidos em cada unidade, tendo os resultados liberados aos pacientes em até 48h pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). Os agendamentos poderão ser realizados de segunda a segunda.

Em sua fala, o governador destacou a importância de mais essa iniciativa do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Quando se testa muito, consegue isolar as pessoas e assim diminuir a contaminação. Esse é mais um serviço importante que estará no site Acesso Cidadão, em que qualquer pessoa poderá realizar seu agendamento gratuito de teste e também buscar seu resultado. O Espírito Santo está se caracterizando como o mais transparente do Brasil em todas as avaliações”, destacou.

Leia mais:  Governo do Estado dialoga com a população em audiência on-line do Orçamento 2021

Casagrande prosseguiu: “Transparência é fundamental, pois gera confiança e engajamento para que as pessoas possam contribuir e assim a gente possa salvar vidas juntos.  Estamos em uma fase de resultados da gestão que fizemos ao longo da pandemia.”

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou que essa é mais uma ação do Governo do Estado para promover a massificação da testagem contra a Covid-19. “É mais um passo importante para consolidar a fase de recuperação da última curva de casos que vivemos no Espírito Santo, além do respeito aos protocolos e a massificação de testagem como nos terminais do Sistema Transcol, e agora com o sistema para agendamento de testes de RT-PCR, que poderá ser realizado por qualquer pessoa que queira testar, não sendo necessário ter sintomas”, disse.

Nésio Fernandes destacou ainda o investimento do Estado no Sistema Único de Saúde (SUS), que permitiu ao Laboratório Central a realização de 4.500 testes de RT-PCR por dia. “O RT-PCR é o padrão ouro de testagem para identificar o SARS-CoV-2, e o Estado consolida uma estratégia de testagem em massa ofertando o agendamento on-line. Intensificando esse processo, os resultados também poderão servir para organização de sentinela, perceber como está se comportando a circulação do vírus na população”, completou.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, informou sobre a possibilidade de inserção de novos pontos de testagem por meio da plataforma. “O município que tiver interesse poderá cadastrar o seu ponto de testagem e disponibilizar os horários para fazer o agendamento pela internet, por meio da plataforma”, enfatizou.

Leia mais:  Sedu e Instituto Unibanco recebem Prêmio Evidência

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde (Sesa), Marcio Merçon, a plataforma anunciada poderá ser expandida e utilizada para demais serviços da Saúde que sejam passíveis de agendamento. Ele citou ainda a segurança de todo o processo. “A plataforma está no datacenter do Governo do Estado, uma estrutura de tecnologia para cuidar da performance e da segurança”, declarou.

Como fazer o agendamento

Para ter acesso ao agendamento, o cidadão deverá realizar inicialmente o seu cadastro no “Acesso ao Cidadão” (https://acessocidadao.es.gov.br/Conta/Entrar?ReturnUrl=%2F) do Governo do Estado. Feito o cadastro, o próximo passo é entrar no site da Saúde, na lateral esquerda, clicando em “Agendamento”, haverá a opção “Realizar Agendamento”, que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.

Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde, e sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário. Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para terceiros, precisando estar munidos dos dados acima para conclusão do processo.

Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o “Laudo Web”, onde receberá o resultado. No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.

publicidade

Política e Governo

Ramalho decide disputar a Câmara Federal

Publicado

Após ser rifado pelo partido na disputa do Senado e ter desabafado que o “sistema” tinha retirado o seu sonho, o ex-secretário da Segurança Pública Coronel Alexandre Ramalho (Podemos) vai disputar uma vaga de deputado federal. Ele vai se somar à chapa que já tem o ex-prefeito Gilson Daniel e o vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, entre outros.

A decisão foi divulgada em nota na tarde desta quinta-feira (11), por sua assessoria. O comunicado diz que a homologação da candidatura foi deferida pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que representou a Executiva estadual.

Nos bastidores, a ida de Ramalho para a chapa federal do Podemos dá mais tranquilidade aos candidatos que temiam não alcançar nenhuma das 10 vagas. Agora, os cálculos dão conta da possibilidade de conquistar até duas cadeiras, segundo analistas políticos. O Podemos faz parte da base aliada do governo e vai apoiar a senadora Rose de Freitas (MDB) à reeleição.

Leia a nota na íntegra:

“Nesta quinta-feira (11), após refletir sobre a negativa da homologação da sua candidatura ao Senado, o Coronel Ramalho, ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, decidiu continuar na disputa eleitoral de 2022, agora como candidato a deputado federal.

Sua candidatura foi homologada pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que representou a Executiva estadual do Podemos, que também o orientou e motivou a permanecer com seu nome à disposição da sociedade capixaba.

A decisão foi tomada após ouvir sua família, amigos e principalmente as pessoas que o incentivaram a continuar lutando por uma vaga no Congresso Nacional. A deliberação final foi pautada ainda na possibilidade concreta de ser o único candidato com experiência e propostas efetivas no campo da segurança pública.

Ramalho continuará defendendo a modernização e adequação da Legislação Penal Brasileira, que no seu entender, não atende aos anseios dos operadores de segurança pública e das famílias brasileiras, que sofrem nas mãos dos criminosos e não são devidamente alcançados e punidos”.

Leia mais:  Freitas e Maretto (DER-ES) apresentam projetos de obras estruturantes para São Mateus
Continue lendo

Política e Governo

Profissionais da Educação do ES vão receber bônus de até um salário a mais este mês

Publicado

Segundo a Sedu, recebem o Bônus Desempenho todos os profissionais da Educação (efetivos, comissionados e de Designação Temporária)

Conforme divulgado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, por meio das redes sociais, nesta quarta-feira (10), o “bônus desempenho”, benefício pago aos profissionais ativos da educação, referente ao exercício de 2021, será pago na folha de pagamento de agosto deste ano.

Sobre o assunto, a Secretaria de Educação (Sedu) informou, em nota, que a concessão do bônus por desempenho para profissionais ativos da Educação é um direito e um reconhecimento do trabalho dos professores e servidores, regulamentado pela Lei Complementar nº 504 e pelo Decreto nº 2761-R, alterado pelo Decreto 3949-R e Lei Complementar 887, que concede aos profissionais ativos no âmbito da Secretaria da Educação (Sedu), sendo que o período de avaliação é de acordo com o calendário escolar.

Leia mais:  Governador participa da inauguração de fábrica de laticínios em Rio Novo do Sul

Também segundo a Sedu, recebem o Bônus Desempenho todos os profissionais da Educação (efetivos, comissionados e de Designação Temporária). Ao todo, serão beneficiados 12.975 profissionais neste ano.

A bonificação é concedida anualmente aos profissionais que atuam em escolas e outras unidades da Sedu e é calculada com base em indicadores coletivos e individuais. Desse modo, o profissional pode receber até um salário a mais, conforme os resultados apurados pela unidade de ensino onde exerce suas funções.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana