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Medicina e Saúde

Espírito Santo pode ter 250 mortes por covid-19 na próxima semana

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O cálculo foi realizado com base nos números de óbitos registrados nos últimos dias no Espírito Santo, e foi passado pelo subsecretário de saúde

O Espírito Santo deve alcançar a marca de 250 mortes causadas pelo novo coronavírus na próxima semana. A projeção foi divulgada na manhã desta sexta-feira (08), durante uma coletiva com o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, e com o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin.

O cálculo foi realizado com base nos números de óbitos registrados nos últimos dias no Espírito Santo. Até o momento, de acordo com dados do Painel Covid, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 157 pessoas morreram em decorrência da doença. Os casos confirmados somam 3988.

Sobre a taxa de letalidade, que é a proporção de mortes com relação ao número de casos, ele ressaltou o fato de que esta taxa em alguns municípios é de 100%. “Isso porque alguns municípios possuem um diagnóstico e um óbito, por exemplo. Isso faz com que a letalidade desses municípios fique muito acima da média, inclusive do Espírito Santo”, disse o secretário, citando Ecoporanga, Iúna, Presidente Kennedy, Nova Venécia, Pinheiros, entre outros como exemplos.

Com o Dia das Mães se aproximando, Nésio Fernandes destacou que este é um momento em que o Espírito Santo e o Brasil vivem em luto. Por isso, não é esta a hora de sair, visitar os amigos e deixar o isolamento social, de acordo com as palavras do secretário. “Distanciamento, neste final de semana, é um gesto de amor. Não é o momento de fazer festa. É o momento de distanciar. Que possamos viver um final de semana feliz e diferente, para que futuramente possamos voltar a nos abraçar e ficar juntos, todos vivos e sem perder nossos entes queridos”, disse.

Outro ponto destacados foi a possibilidade de o estado entrar em sistema de lockdown nas próximas semanas. De acordo com o secretário, o estado trabalha para que essa medida não seja aplicada, mas enfatizou a importância da conscientização da população capixaba. “A decisão do lockdown pode ser uma decisão para as próximas semanas no Espírito Santo. Trabalhamos com todas as energias para que isso não ocorra. O que vai garantir que a gente não chegue ao lockdown é a cidadania e a consciência das pessoas, não os decretos do governador e nem da Assembleia Legislativa”, disse.

Ele ainda ressaltou que essa é uma medida extrema, que leva em conta uma série de fatores. “O lockdown é uma medida extrema que leva em consideração, principalmente, o esgotamento da capacidade dos serviços de saúde de suportarem o aumento do número de casos da covid-19 e de outras doenças”, disse.

Sobre o índice de testagem do Espírito Santo, o secretário afirmou que o estado capixaba realiza testes acima da média nacional, pois no Brasil, os testes são feitos nos pacientes graves, profissionais de segurança e da Saúde. No estado, outros grupos, como o de pessoas acima de 45 anos com comorbidades, também são testados. “No Espírito Santo, já tivemos mais de 24 mil notificações e 18 mil testes realizados”, citou.

Para agilizar ainda mais o processo de identificação dos casos, Nésio Fernandes informou que a partir da próxima semana, equipamentos serão instalados nos hospitais de referência para garantir que todo paciente grave seja testado no próprio local. Os demais pacientes continuam sendo encaminhados ao Lacen.

Em termos de comparação, o secretário ressaltou que, no dia 31 de março o Espírito Santo contava com 77 leitos disponíveis para pacientes com o coronavírus. No dia 30 de abril, este número, segundo ele, era de 549 leitos. Na quarta-feira desta semana, dia 6 de maio, já são mais de 750 leitos disponíveis.

“Atualmente, temos uma taxa de ocupação hospitalar de 64% dos leitos de UTI e 36% dos leitos de enfermaria. Não temos problemas com o leito de enfermaria. O grande dilema para nosso estado é o leito de UTI. Temos uma expansão adequada de leitos com ventiladores”, disse o secretário, citando ainda que mais de 300 ventiladores adquiridos pelo Estado são aguardados.

Sobre a proposta de construção de um hospital de campanha no Espírito Santo, Nésio Fernandes afirmou que esta não é uma opção descartada. No entanto, ele ressaltou que, no momento, não é a prioridade. “Os hospitais de campanha são concebidos para serem hospitais de média e baixa complexabilidade. O desenho destes hospitais é um leito de enfermaria, não de UTI. Os estados que optaram por este modelo, tiveram que construir também leitos de UTI dentro deles”, disse.

Com base nos números de leitos já criados pelo estado para que os pacientes da covid-19 sejam atendidos, o secretário diz que “na prática, nós disponibilizamos quatro ou cinco hospitais de campanha dentro dos hospitais que já são maduros nesse tipo de tratamento. Esse é o motivo que leva o Espírito Santo a ser um estado de baixa letalidade. A opção pelo Hospital de Campanha não está descartada, pode ser acionada no futuro”.

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Jejum intermitente sem acompanhamento pode causar desnutrição

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Protocolo alimentar pode trazer benefícios à saúde desde que orientado por um especialista; saiba os prós e contras da prática

É comum ouvir falar sobre o jejum intermitente na internet e nas redes sociais. Trata-se de um protocolo alimentar no qual há um horário definido para iniciar e terminar as refeições diárias. 

A cantora Kelly Key, que tem a prática como estilo de vida, e recentemente revelou que fica cerca de 16 a 18 horas sem comer, hábito que a levou a perder 15kg.

Mas, apesar de eficaz como método de emagrecimento, se o jejum intermitente não for orientado e acompanhado por um especialista, a janela alimentar e o tempo de jejum podem se tornar um gatilho para distúrbios alimentares ou para problemas como desnutrição. 

“Muitas pessoas associam que quanto menos comer, mais fácil será de perder o peso, mas isso é muito perigoso. Se a pessoa não tiver uma boa distribuição nutricional, ela não vai atingir as necessidades nutricionais e acaba não tendo os benefícios que ela poderia ter com o jejum intermitente, porque não está com o corpo nutrido, só tem um corpo com restrição calórica”, explica Camila Marques, nutricionista especialista em comportamento alimentar e emagrecimento pela Unifesp.

De que forma o jejum intermitente é feito?

Em uma rápida busca pela internet é possível ver relatos e dicas milagrosas de pessoas que passaram até 24 horas sem comer em busca do corpo ideal e conseguiram perder os quilos indesejados, fazendo apenas uma refeição por dia e arcando com as consequências da restrição.

No entanto, a especialista destaca que o jejum intermitente é implementado de maneira individual, por um especialista que vai levar em consideração o histórico médico e alimentar do paciente, sua rotina, as dietas que ele já tentou e qual sua condição emocional para lidar com o protocolo, além de não servir apenas para fins estéticos de emagrecimento.

“São indicações diferentes para o que queremos do corpo enquanto metabolismo e não enquanto estética. O que será priorizado durante o jejum vai depender se a busca é por uma resposta mais específica de emagrecimento, por um controle de glicemia, por uma redução da resposta inflamatória do organismo, ou se é um tratamento específico de saúde, para pacientes oncológicos, por exemplo”, afirma Camila.

A forma como o organismo reage ao jejum também precisa ser observada, mesmo que a perda de peso ocorra ou que a pessoa se adapte aos horários de refeição, há alguns sinais que podem indicar que o corpo não está indo na mesma direção.

“É preciso estar atento porque às vezes o paciente consegue fazer o jejum, ele diz que se sente bem mentalmente e está perdendo peso, mas o intestino parou de funcionar. Ou a pessoa passa um período em jejum, tranquila, mas na hora de comer não consegue ter consciência sobre isso e come exacerbadamente, o que pode desenvolver alguns transtornos alimentares”, explica a nutricionista.

Neste sentido, o tipo de alimento ingerido durante a janela alimentar também conta para que o jejum seja feito de maneira saudável.

“Não é só o período que a pessoa vai ficar sem comer, mas o que ela vai priorizar quando for se alimentar, quais nutrientes ela precisa fornecer para o corpo, qual vai ser o comportamento dela durante essas refeições e qual o nível de consciência para fazer essas escolhas”, afirma a nutricionista.

Camila ressalta que o jejum intermitente, apesar de ser um estilo de vida para algumas pessoas, também pode ser usado de forma transitória, alternado com outros protocolos alimentares, e não de maneira rotineira.

“Isso é importante para ver como o corpo fica, se a pessoa vai conseguir controlar a fome. Trabalho com protocolos de 8 a 14 horas, 18 no máximo para casos específicos. Mas 12 horas de jejum é interessante para a maioria das pessoas, com um jantar às 20h e a primeira refeição às 08h, que é naturalmente o que muita gente faz”, explica.

Quais são os prós e contras do jejum intermitente?

Se realizado de forma correta e com acompanhamento especializado, além de auxiliar na perda de peso, o jejum intermitente pode trazer benefícios à saúde e contribuir para melhorar o relacionamento com a comida, segundo Camila Marques.

“Alguns estudos associam o jejum a uma melhor capacidade de concentração e, na prática, vejo muito que os pacientes relatam menos ansiedade por comer e isso de uma forma indireta já ajuda muito no processo de emagrecimento. A pessoa não fica pensando em comida o tempo todo e aí podemos trabalhar a questão da consciência alimentar, sobre a pessoa saber se está com fome, se quer comer e como está a composição do prato”, explica a nutricionista.

Por outro lado, se feito de forma errada, o jejum intermitente pode causar sérios danos à saúde, como:

– desnutrição

– problemas hormonais e intestinais

– impactos na qualidade do sono

– queda de cabelo 

– enfraquecimento das unhas

– problemas gastrointestinais 

– baixa imunidade.

“Quando se fala em desnutrição, as pessoas pensam em uma pessoa raquítica, com a aparência de doente, e não é assim, a desnutrição está presente tanto em obesos como em pessoas com excesso de peso. No jejum intermitente se faz menos refeições ao longo do dia, então é muito comum ocorrer essa deficiência nutricional que resulta em todos esses problemas”, explica Camila.

Além disso, o jejum intermitente pode causar um efeito contrário do desejado.

“A perda de peso ocorre porque o metabolismo vai utilizar o estoque de gordura durante o período em que a pessoa não está comendo. Mas nem sempre o jejum intermitente vai funcionar assim, em alguns casos o organismo vai entender que ele precisa retirar essa gordura da parte muscular, então a pessoa acaba perdendo massa magra”, ressalta a especialista.

A nutricionista destaca que nem todas as pessoas podem aderir ao jejum como protocolo alimentar, sobretudo quando há alguma alteração de saúde que não esteja controlada, como diabetes e hipertensão.

“Em pacientes com diabetes tipo um, por exemplo, que fazem uso de insulina, é necessário respeitar o índice glicêmico e manter uma estabilidade de glicemia, para não ocorrer picos e cair de uma vez. Então se a pessoa faz jejum por muito tempo, ela pode ficar descompensada”, explica.

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Medicina e Saúde

Suco de uva integral: Benefícios para baixar o colesterol entre outros; Veja como preparar

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Todos nós já ouvimos falar dos benefícios que a uva e o vinho podem trazer para a saúde, mas nem todo mundo sabe que o suco de uva integral tem as mesmas propriedades nutricionais.

Isso acontece porque existe uma ideia de que os sucos em geral são carregados de açúcares e podem contribuir para o aparecimento de doenças. Mas, se consumidos com moderação, eles podem ser tão benéficos quanto as frutas in natura.

Então, vamos conhecer os benefícios do suco de uva para a saúde e aprender a preparar uma receita de suco de uva integral.

Isso acontece porque existe uma ideia de que os sucos em geral são carregados de açúcares e podem contribuir para o aparecimento de doenças. Mas, se consumidos com moderação, eles podem ser tão benéficos quanto as frutas in natura.

Então, vamos conhecer os benefícios do suco de uva para a saúde e aprender a preparar uma receita de suco de uva integral.

Benefícios do suco de uva

O suco de uva é rico em diversos nutrientes, e, assim como a uva in natura, pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de suco de uva integral.

Componente Valor por 100 g
Calorias 61 kcal
Carboidratos 14,8 g
Proteína 0,37 g
Gorduras 0,13 g
Fibra alimentar 0,2 g

. É rico em antioxidantes

O principal antioxidante presente nas uvas, e consequentemente no suco, é o resveratrol.

Esse composto é responsável por diversos benefícios à saúde, uma vez que combate os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir uma série de problemas de saúde, como:

  • Degeneração macular: Assim como a pele, os olhos também sofrem bastante com a ação dos radicais livres, e o consumo de alimentos ricos em antioxidantes é essencial para a manutenção da saúde ocular. Um desses problemas é a degeneração macular, doença que atinge principalmente idosos, e pode levar à cegueira;
  • Envelhecimento precoce da pele: A pele é um dos órgãos mais sensíveis à ação dos radicais livres e da radiação solar. Assim, o consumo regular de antioxidantes como o resveratrol é uma ótima forma de evitar os danos à pele, e mantê-la com aparência jovem por mais tempo;
  • Inflamações: Esse efeito se deve à ação dos antioxidantes na regulação do sistema imunológico, contribuindo assim para a prevenção de doenças inflamatórias e autoimunes;
  • Doenças neurodegenerativas: Embora esse efeito ainda esteja sendo estudado, os pesquisadores acreditam que o resveratrol pode ajudar a reduzir a neuro-inflamação e o declínio das funções cognitivas de pacientes com Alzheimer.
  • Veja também: 11 poderosos antioxidantes para pele

2. Redução da pressão arterial

Os antioxidantes presentes no suco de uva contribuem também para a redução da pressão arterial, assim como a presença de potássio.

Em conjunto esses nutrientes ajudam manter a pressão arterial em níveis saudáveis, reduzindo assim o risco de hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

3. Ajuda a proteger o coração

O suco de uva, da mesma forma que a uva in natura e o vinho, contribuem para a manutenção da saúde cardiovascular.

O suco de uva, da mesma forma que a uva in natura e o vinho, contribuem para a manutenção da saúde cardiovascular.

Receita de suco de uva integral 

Ingredientes: 

  • 350 g de uvas vermelhas ou verdes sem caroços;
  • Açúcar ou adoçante a gosto (opcional);
  • 2 a 3 colheres de sopa de suco de limão natural e fresco;
  • 1 pitada de sal;
  • ½ xícara de água gelada;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo:

  • Lave as uvas com água corrente;
  • Então, bata as uvas no liquidificador juntamente com o açúcar ou adoçante e a água gelada até adquirir uma consistência uniforme;
  • Depois, adicione a pitada de sal, o gelo e o suco de limão e misture.

Atenção: é importante tomar o suco natural de uva imediatamente depois do seu preparo, uma vez que a bebida logo perde as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. Fonte: mundoboaforma)

Tabela nutricional

Porção de 100 g de suco de uva integral.

Componente Valor por 100 g
Calorias 61 kcal
Carboidratos 14,8 g
Proteína 0,37 g
Gorduras 0,13 g
Fibra alimentar 0,2 g
Gorduras saturadas 0,03 g
Gorduras poli-insaturadas 0,02 g
Cálcio 11 mg
Ferro 0,25 mg
Sódio 5 mg
Magnésio 10 mg
Fósforo 14 mg
Potássio 104 mg
Zinco 0,07 mg
Cobre 0,02 mg
Tiamina 0,02 mg
Riboflavina 0,02 mg
Niacina 0,13 mg
Vitamina B6 0,03 mg
Vitamina C 25 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

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