conecte-se conosco


Segurança

Espírito Santo termina 2024 com menos de 900 homicídios pela primeira vez em 28 anos

Publicado

O Espírito Santo finalizou 2024 com 852 assassinatos. O resultado é o melhor desde 1996, início da série histórica. Além disso, pela primeira vez o Estado registra menos de 900 casos em um ano. O recorde anterior havia sido em 2023, quando ocorreram 976 mortes. A redução, contando os 12 meses do ano passado, chegou a 12,8%, com 125 homicídios a menos que o mesmo período do ano anterior. Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (30), no Palácio Anchieta, em Vitória.

Com os números alcançados em 2024, o Espírito Santo passa a apresentar uma taxa de 20,8 homicídios por 100 mil habitantes. Com isso, pela primeira vez dentro da série histórica, de 1996 ao ano passado, essa taxa aparece abaixo da média nacional, que é de 24 assassinatos por 100 mil habitantes.

Os dados consolidados apontam que as maiores reduções e que impactaram significativamente no resultado aconteceram no Norte e Grande Vitória, com, respectivamente, 25,8% e 12,7% de queda. Somadas, as duas regiões representam 119 homicídios a menos que o ano anterior. Além disso, no Noroeste (-5,9%) e no Sul (-3,3%), os assassinatos também caíram.

Em oito municípios do Espírito Santo não ocorreram assassinatos em 2024, sendo o local com maior período sem registros a cidade de Muqui, com 1266 dias sem mortes violentas.

O governador do Estado, Renato Casagrande, comentou sobre os resultados: “temos um programa que é o Estado Presente em Defesa da Vida, desde 2011, e que foi se aperfeiçoando. Nesses três mandatos já tivemos alguns secretários e vocês percebem que mesmo com as trocas, os números seguem melhorando, pois é um programa de todo o Governo. Chegamos ao final do ano e pela primeira vez na história encerramos o ano com menos de 900 homicídios. Em 2011, quando assumi pela primeira vez, tínhamos mais de 2 mil homicídios por ano e mais de 52 homicídios por 100 mil habitantes. Esse ano encerramos com menos de 900 e com 20 homicídios a cada 100 mil habitantes, um marco histórico”, disse o governador.

Leia mais:  MPES requer condenação de oficial de Justiça que repassava cumprimento de mandados

Casagrande prosseguiu: “o trabalho que estamos fazendo é de reestruturação, reequipando, inserindo tecnologia e valorizando nossos profissionais da área da segurança que foram fundamentais para alcançarmos esses resultados. Será um desafio no ano que vem reduzirmos em cima do resultado deste ano, que já teve uma grande redução. O Programa Estado Presente vai ter sequência, mas ainda temos desafios como o feminicídio. Estamos trabalhando com educação, acolhimento e agora criamos a Companhia da Mulher. Quando comparado com 2011, nós reduzimos o feminicídio, mas comparado ao ano passado, tivemos um leve aumento, porque ainda temos uma cultura enraizada em alguns homens que acham que a mulher é sua propriedade”, afirmou.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, destacou a relevância dos resultados para a sociedade capixaba. “Sem dúvidas é um dado histórico, que mostra claramente que o que está sendo trabalhado no Espírito Santo, no campo da Segurança Pública, está dando resultado. Resultados frutos de um trabalho coletivo das diferentes forças policiais capixabas, mas também de ações de proteção social, com olhar especial às mulheres, aos jovens, aos residentes das áreas mais vulneráveis do nosso Estado e, sobretudo, com geração de oportunidades”.

Leia mais:  Furto de fios de cobre: mais de uma tonelada e meia de fios já foi apreendida em Vitória este ano

“A metodologia do Programa Estado Presente em Defesa da Vida é muito clara e vem sendo muito bem trabalhada e articulada nos últimos anos de forma contínua e colaborativa entre as diversas esferas de poderes e instituições capixabas. Essa união faz toda a diferença! Mas, como sempre diz o governador Renato Casagrande, enquanto tiverem capixabas perdendo a vida não há nada a ser comemorado, mas é importante sim que seja registrado este que é um resultado histórico na preservação de vidas em nosso Estado”, complementou Duboc.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado em 2024, nas forças policiais, em efetivo, tecnologia, equipamentos, além de agradecer a todos os servidores que contribuíram para o resultado.

“Tivemos grandes prisões, extremamente qualificadas, muito uso de tecnologias, com um investimento pesado do nosso governador Renato Casagrande, dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, e agora estamos apresentando um resultado histórico. Pela primeira vez temos menos de 900 assassinatos no Espírito Santo e isso mostra que estamos no caminho certo. Eu, como chefe da Segurança Pública, tenho muito orgulho de entregar esses dados de melhoria que temos apresentado e agradeço a cada servidor que contribuiu para esta entrega. Esperamos, com todo o sacrifício e trabalho, entregar dados ainda melhores em 2025”, pontuou Damasceno.

publicidade

Segurança

Concursos da Polícia Civil e Militar vão abrir mais de 2 mil vagas no ES

Publicado

A PM confirmou a intenção de realizar o processo seletivo. A expectativa é que cada corporação realize novas seleções durante o ano de 2025

O Estado do Espírito Santo terá um reforço na segurança pública estadual com a abertura de mais de 2 mil vagas nas polícias Civil e Militar. A informação da previsão do novo concurso da Polícia Militar, no ano de 2025, foi confirmada nesta sexta-feira (17) pela corporação.

Segundo a PM, a previsão é de que o número de vagas se aproxime de 1 mil. Ainda conforme a Polícia Militar “os critérios de seleção e o edital serão divulgados em momento oportuno”.

A realização de concurso público para a PMES é um projeto estruturante do governo do Estado dentro do Programa Estado Presente, com o objetivo de ampliar o efetivo da corporação, informa a Polícia Militar.

O órgão também destacou que mil policiais militares se formaram em 2024, sendo que existem, ainda, mais mil alunos na Academia da Polícia Militar que se formarão em 2025.

Leia mais:  450 kg de cocaína escondidos em casco de navio são apreendidos em porto do ES

Polícia Civil também prepara um concurso público com 1.052 vagas para o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP) em 2025. 

A comissão é composta por membros da Polícia Civil, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e da Secretaria de Gestão de Pessoas (Seger), sob a presidência de Robson Alves Damasceno, diretor da Academia da Polícia Civil (Acadepol).

Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes como data de inscrição, salário e critérios de seleção, o concurso seguirá a Lei Complementar nº. 1.093, que estabelece seis fases no processo seletivo:

  1. Prova escrita de conhecimentos gerais e específicos
  2. Exame de aptidão física
  3. Exame de saúde
  4. Exame psicotécnico
  5. Investigação criminal e social
  6. Curso de formação profissional

Os trâmites para a organização do concurso estão em andamento e mais informações sobre o cronograma e os procedimentos de inscrição serão divulgadas em breve.

Continue lendo

Segurança

Guarda-Vidas dá dicas para aproveitar a praia com segurança

Publicado

Nesse período de férias,  as praias se tornaram destinos irresistíveis para moradores e turistas que buscam sol, mar e diversão. Porém, para aproveitar a praia com segurança é preciso seguir algumas orientações.
 
De acordo com o coordenador da Salvamar, Luiz Bastos, é fundamental priorizar a segurança ao escolher onde aproveitar o dia. “O ideal é frequentar locais com a presença de guarda-vidas e se informar sobre os riscos específicos da área. Prefira regiões com águas calmas, especialmente se forem acompanhadas de crianças, e mantenha os pequenos sempre por perto”, orienta Bastos
 
Outras dicas incluem evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos e não ultrapassar a linha da cintura dentro da água. Esses cuidados simples podem fazer a diferença.
 
Uma medida importante para quem vai à praia com crianças é o uso de pulseiras de identificação, disponibilizadas gratuitamente pelos guarda-vidas. “As pulseiras têm espaço para escrever o nome e o telefone do responsável, facilitando a localização dos pais caso a criança se perca em meio ao movimento das praias lotadas”, explica Bastos.
 
O coordenador ainda ressalta a importância do banhista ficar atento às correntes de retorno do mar. “A corrente de retorno é um fenômeno da natureza que acontece com a quebra das ondas. A corrente então arrasta o banhista para dentro do mar. Se acontecer, a orientação é manter a calma, pedir ajuda, tentar boiar ou nadar na direção paralela à areia”, explica.
 
Reforço

Leia mais:  Corpo de jovem é encontrado dentro de poço em fazenda entre Boa Esperança e São Mateus

Em Vila Velha, durante o verão e o período de férias, as equipes de guarda-vidas são reforçadas para atender as demandas. “Nesse época, o número de guarda-vidas passa de 98 para 138. Eles são distribuídos nos 32 postos na orla de Vila Velha, da Praia da Costa até Ponta da Fruta. Vale ressaltar que os profissionais atuam todos os dias da semana, nas praias e também nas lagoas do município, das 8 às 18h”, ressalta o secretário de Proteção e Defesa Civil, Coronel Marcelo D’lsep.
 
Os atendimentos das ocorrências pelos Guarda-vidas contam com ajuda do bote e da moto aquática para dar mais agilidade. “Com esses equipamentos os agentes conseguem chegar mais rápido à ocorrência ou até mesmo conseguem realizar o resgate de forma mais célere”, afirmou o secretário.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana