conecte-se conosco


Política e Governo

Espírito Santo vai sediar reunião técnica nacional de gestores da área de controle interno

Publicado

A 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) será realizada no Espírito Santo; O evento está marcado para março de 2020. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (4), em votação realizada durante a 33ª Reunião Técnica, que vai até esta quinta-feira (5) em Salvador, na Bahia. No encontro, os membros do conselho presentes decidiram a agenda de realização de todas as reuniões de 2020.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participa da reunião e explica que, além de acatar a candidatura do Estado para a realização da primeira plenária do ano em Vitória, foi definido que o encontro de junho será em Natal, no Rio Grande do Norte; o de setembro, em São Paulo; e o de dezembro, em Curitiba. Esta é a segunda vez que a Reunião Técnica ocorrerá no Espírito Santo. A primeira foi em 2013.

Criado em 2007, o Conaci reúne membros de órgãos de controle de todo País, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e práticas. A proposta do colegiado é possibilitar o trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Leia mais:  Trabalho desenvolvido por servidores da Seger e da Sedu proporcionará economia anual de mais R$ 200 milhões aos cofres públicos

Além de trocar experiências, o Conaci promove a integração entre os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos. Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse destes órgãos e o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

RTC Salvador

Na reunião técnica realizada em Salvador, além das agendas administrativa e técnica de 2020 do colegiado, são discutidas a proposição de resoluções e apresentadas boas práticas relacionadas ao controle interno. O evento tem como anfitriões a Auditoria-Geral do Estado da Bahia e a Controladoria-Geral do município de Salvador, e conta com a participação de 36 membros do conselho, reunindo controladores, auditores e secretários de vários estados e regiões do país.

Durante os dois dias de reunião, o Conselho discutirá temas importantes para o controle interno, a exemplo da transparência das organizações sociais, da Lei das Estatais, dos resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública, no âmbito do Conaci.

Leia mais:  Emenda de Majeski aumenta poder de conselho gestor para uso dos recursos dos fundos ambientais

(Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Conaci)

publicidade

Política e Governo

Casagrande lamenta morte do papa Francisco: “Deixa um legado de compaixão”

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.

Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.

Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.

O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.

Leia mais:  Filiação de Hartung ao PSD será em maio; Partido quer chapa completa para 2026
Continue lendo

Política e Governo

Lei de autoria de Toninho da Emater que institui o Dia da Emancipação Política de Pinheiros é sancionada pelo Governo do Estado

Publicado

O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou a Lei nº 12.390/2025 de autoria do deputado estadual Toninho da Emater (PSB) que institui oficialmente o Dia da Emancipação Política do município de Pinheiros, a ser celebrado anualmente em 22 de abril.

A escolha da data faz referência à emancipação político-administrativa de Pinheiros, ocorrida em 22 de abril de 1964, marco histórico que garantiu autonomia ao município do extremo Norte do Espírito Santo.

“Pinheiros é o lugar onde formei minha família e escolhi viver. Ver essa lei ser sancionada pelo Governo do Estado é uma grande honra e motivo de orgulho, porque fortalece ainda mais a identidade cultural do nosso povo”, destacou Toninho da Emater.

Desde o início de seu mandato, o parlamentar tem se posicionado como representante do extremo Norte capixaba na Assembleia Legislativa. A lei integra o conjunto de iniciativas que fortalecem o seu compromisso com a região.

“Agradeço ao governador Renato Casagrande por reconhecer a importância desse projeto para a população pinheirense. Seguiremos comprometidos com o desenvolvimento de Pinheiros e de toda a nossa região”, completou o deputado.

Leia mais:  Ales aprova Orçamento do ES para o ano que vem; valor é estimado em R$ 23,6 bilhões

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana