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Cidades

Estácio vai ajudar os alunos a desenvolverem Soft Skills ainda na graduação   

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Flávio Murilo, diretor nacional de Ensino da Estácio.

Programa de Formação Socioemocional vai ajudar a impulsionar a carreira dos mais de 750 mil estudantes em todo o Brasil

Aptidões socioemocionais passaram a ser, num mercado cada vez mais competitivo, habilidades extremamente apreciadas por recrutadores, gerentes de RH e donos de empresas. Possuir tais competências garantem aos estudantes que estão em busca de emprego, recolocação ou mesmo de uma promoção no trabalho, um diferencial competitivo sem precedentes. A Estácio, ciente disso e pensando em mais uma forma de aumentar a empregabilidade de seus alunos, criou uma plataforma para potencializar as habilidades socioemocionais tão apreciadas pelo mercado de trabalho atualmente. 

 

De acordo com os idealizadores do Programa, essa é a primeira vez que o tema é trabalhado de forma estruturada, planejada, medida e acompanhada no ensino superior e, principalmente, no ensino digital, ambiente em que a Estácio se orgulha de ser pioneira no Brasil. O programa, que é um acréscimo a todo o conteúdo acadêmico que a instituição já oferece aos seus mais 750 mil alunos em diferentes metodologias de ensino, estará disponível no próprio ambiente digital dos estudantes, contribuindo para uma formação mais completa, capaz de atender a nessa nova demanda do mercado, a competência socioemocional.   

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Marcos Lemos, diretor da EnsineMe.

Hoje o mercado de trabalho valoriza cada vez mais competências socioemocionais nos seus processos seletivos e a maioria dos estudantes formados não conseguem atender às crescentes expectativas das empresas neste aspecto. De acordo com Marcos Lemos, diretor da EnsineMe – unidade de negócios especializada na criação de soluções educacionais e responsável pelo desenvolvimento dos conteúdos de aprendizagem da Estácio – o programa que será lançado nos próximos dias pela Estácio nasce justamente para auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades socioemocionais ainda na universidade, seja em curso presenciais ou digitais ofertados pela instituição.  

“É comum ouvirmos muitos recrutadores dizerem que contratam pelo Hard skills, mas que demitem pelo Soft Skills, uma realidade. Pensando nisso, a Estácio constatou que seria necessário ampliar o tipo de formação que era entregue aos alunos e, por isso, decidiu investir numa formação mais ampla, mais integral e fortemente inclinada as competências socioemocionais”, afirma Marcos Lemos. A partir disso a Diretoria de Ensino da Estácio identificou quais eram as competências mais desejáveis para cada uma das formações oferecidas.  

Importante lembrar que um estudo do PageGroup publicado em 2020, há quatro anos, já mostrava que 61% dos empresários da América Latina afirmavam que a principal razão para as vagas não serem preenchidas à época era por causa da falta de competências comportamentais dos candidatos, um dado alarmante, mas que dialoga com um estudo recente do Itaú Educação e Trabalho, que em 2022, apontou que 77% dos jovens seguiam sendo dispensados por falta das mesmas competências socioemocionais.  

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Hoje, com o advento das novas tecnologias e, principalmente da IA mostrando que tarefas rotineiras podem ser automatizadas, temos as habilidades socioemocionais que são exclusivamente humanas como a empatia, a capacidade de tomar decisões complexas e a criatividade, com alta demanda necessitando de profissionais capacitados aptos a liderarem nesse mercado a partir do conhecimento e domínio dessas competências. Na Estácio, o aluno passará a desenvolver essas habilidades em paralelo ao curso que realiza, de forma integrada com o objetivo de facilitar o matchmaking com as vagas disponibilizadas na jornada de trabalhabilidade. 

Flávio Murilo, diretor nacional de Ensino da Estácio, afirma que a Estácio tem se diferenciado nos últimos anos com uma abordagem única sobre tecnologia aliada à formação universitária. “Temos uma visão 360 dos nossos alunos que encontram na instituição um verdadeiro ecossistema que oferece muito mais do que o conteúdo acadêmico necessário para uma formação universitária. O Programa Socioemocional chega para ampliar ainda mais a nossa atuação, potencializando o desenvolvimento social dos estudantes a partir de um impacto significativo na obtenção das competências cada vez mais exigidas na vida profissional”, reforça. 

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Com uma trajetória de mais de 50 anos, a organização de ensino investe continuamente em ferramentas para potencializar a jornada universitária. Além do Programa Socioemocional, os estudantes têm acesso a um sistema de certificações intermediárias para ingressarem mais rapidamente no mercado de trabalho; ao programa Singular, projeto inovador para personalizar a jornada dos alunos, aliando seus interesses pessoais e profissionais com o conteúdo do curso; programas de Internacionalização com a oferta de cursos de idiomas e parcerias de intercâmbio com mais de 20 instituições de ensino internacionais; além de diversas ações em apoio à carreira com foco em processos seletivos e empreendedorismo e um portal permanente com mais de 60 mil oportunidades de estágio e emprego. 

Sobre a Estácio

A Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional e o crescimento pessoal de seus mais de 700 mil alunos. Com mais de 50 anos de experiência acadêmica, a instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais em cursos técnicos, de graduação e de extensão, como pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade. Presente em unidades de ensino em 25 estados e no Distrito Federal e em mais de dois mil Polos de Ensino Digital em todo o país, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania. Saiba mais em estacio.br

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Espírito Santo dá início à colheita do gengibre da safra 2025

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O Espírito Santo reafirmou, nesta quinta-feira (15), seu protagonismo na produção nacional de gengibre ao realizar o lançamento oficial da colheita da Safra 2025, durante o Dia Especial sobre a Cultura do Gengibre, no Galpão Djalma Plaster, em Santa Maria de Jetibá. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Líder absoluto no cultivo e exportação do rizoma, o Espírito Santo é responsável por 75% da produção brasileira e por 57% das exportações nacionais de gengibre. Em 2024, a produção estadual foi estimada em 77,7 mil toneladas, com destaque para os municípios de Santa Leopoldina (31,5 mil toneladas), Santa Maria de Jetibá (26,4 mil toneladas) e Domingos Martins (16,3 mil toneladas). Os outros produtores são Itarana (2 mil toneladas), Cariacica (600 toneladas), Marechal Floriano (600 toneladas), Santa Teresa (322 toneladas) e Alfredo Chaves (50 toneladas).

A produtividade média atual da cultura no Estado é de 60,5 toneladas por hectare, e a renda gerada nas propriedades rurais chegou a R$ 293,4 milhões em 2023, segundo a Gerência de Dados e Análises da Seag, com base em levantamento do IBGE, Painel Agro e Incaper.

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Durante a solenidade, também foram lançados a cartilha “Gengibre: Como Produzir Rizomas de Qualidade para Exportação”, de autoria do coordenador do CDRC Serrano do Incaper, Galderes Magalhães de Oliveira, e a palestra “Controle de Pragas e Doenças do Gengibre – Aspecto Técnico e Legal”, ministrada pelo professor e doutor em Fitopatologia, Antonio Fernando de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a colheita do gengibre simboliza a força do trabalho no campo e a capacidade de inovação do agricultor capixaba. “O Espírito Santo é líder na produção e exportação de gengibre no Brasil graças a investimentos em pesquisa, assistência técnica e capacitação. Em 2024, as exportações capixabas de gengibre movimentaram mais de US$ 45,3 milhões, colocando o produto entre os quatro principais do agronegócio capixaba em geração de divisas, ao lado do café, da celulose e da pimenta-do-reino”, destacou.

“Nossa expectativa é de um crescimento significativo na produção de gengibre neste ano. Os bons preços obtidos nas últimas safras e a valorização do gengibre capixaba no mercado internacional incentivaram novos investimentos na cultura. Aliado a isso, o trabalho contínuo de assistência técnica e extensão rural tem promovido práticas mais eficientes, sustentáveis e alinhadas às exigências de qualidade do mercado externo”, salientou o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel.

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O Dia Especial sobre a Cultura do Gengibre reuniu agricultores, técnicos, estudantes e lideranças locais, fortalecendo a troca de conhecimento e incentivando boas práticas na cadeia produtiva. O evento reforça o papel estratégico do Espírito Santo na produção de alimentos diferenciados, com alto valor agregado e forte presença internacional.

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Linhares sediará evento estratégico de reposicionamento de marca e liderança feminina

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No dia 29 de maio, o Auditório do Sicoob, em Linhares, será palco de uma experiência transformadora voltada para empresários, gestoras e profissionais que desejam ir além dos resultados: buscam propósito, clareza e posicionamento no mercado. Trata-se do evento Mulheres Conectam o Mundo, um movimento que vem ganhando força por unir conhecimento de alto nível com oportunidades reais de networking e reposicionamento pessoal e empresarial.

Aberto ao público para empresárias mulheres — o encontro promete uma noite de inspiração estratégica e conteúdo relevante, reunindo dois dos maiores nomes da atualidade em branding, carreira e imagem.

A programação conta ainda com painéis sobre temas como moda, liderança feminina, saúde, beleza e inovação, com a presença de nomes de destaque no cenário regional e nacional: Alessandro Alcântara, Stefani Sampaio, Kessy Bonicenha e Geovani Alípio.

O Mulheres Conectam o Mundo reforça o protagonismo feminino no ambiente corporativo e propõe um espaço de troca, fortalecimento e visibilidade para quem deseja se destacar com autenticidade e autoridade.

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