conecte-se conosco


Cidades

Estado recebe medicamentos para atender vítimas de enchente no sul

Publicado

Nessa quinta-feira (23), a Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu 1.560 quilos de medicamentos e insumos para auxiliar no atendimento às vítimas das chuvas que atingiram a região sul do Estado. O material foi enviado pelo Ministério da Saúde e será utilizado nos atendimentos da Atenção Básica na região.

Esses atendimentos estão ocorrendo no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, que foi transformado em pronto-atendimento. A iniciativa foi realizada pela Sesa e outros órgãos de gestão estadual e municipal.

De acordo com o coordenador do Comitê Operativo de Emergência (COE) da Sesa, Gilton Almada, a cidade de Iconha foi priorizada para receber os insumos, já que a Farmácia Municipal da cidade, onde são distribuídos os medicamentos da Atenção Básica e também os de alto custo fornecidos pelo Estado (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica), foi inundada e ficou completamente destruída. Toda medicação armazenada no local foi perdida.

Foram enviados medicamentos em geral, além de luvas cirúrgicas, ataduras, máscaras descartáveis, seringas descartáveis, gaze, soro fisiológico, entre outros. “Recebemos três kits e priorizamos Iconha, que foi onde se perderam todos os medicamentos. Já enviamos um kit e os outros dois vamos encaminhando de acordo com a necessidade”, informa Almada.

Saúde mental

Leia mais:  Ciclone bomba deve provocar ventania no Espírito Santo

Após uma reunião entre a Associação Pestalozzi e a Prefeitura Municipal de Iconha, a Secretaria da Saúde montou um ambulatório para atendimento em saúde mental à população da cidade. O ambulatório é uma parceria das três instituições e fica anexo ao Centro de Referência de Assistência Social, onde foi montando uma estrutura para o funcionamento do pronto-atendimento da cidade.

O coordenador do Núcleo de Desenvolvimento e Inovação da Rede de Urgência e Emergência da Sesa, Eduardo Fernando de Souza, explicou que a Associação Pestalozzi fez a cessão do espaço e mobiliário para a montagem do ambulatório de saúde mental. Os atendimentos já estão sendo feitos e serão realizados sempre às terças e quintas-feiras pelo psiquiatra do município.

“Também montamos ali um ambulatório para agendamento e realização de consultas especializadas e o atendimento às gestantes já estão acontecendo. Aos poucos estamos tentando reativar os serviços da prefeitura para manter a assistência à população”, destacou o coordenador.

Além disso, a Sesa mantém uma ambulância avançada (equipada com UTI) de prontidão 24 horas, para caso haja alguma situação de emergência. Eduardo Fernando explicou, ainda, que as equipes de atendimento são da Prefeitura de Iconha e a Sesa trabalha na gestão e organização dos trabalhos.

Gabinete da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim é transferido para Iconha

Leia mais:  Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101

Dada a situação enfrentada pela população dos municípios da região sul do Estado do Espírito Santo, em virtude dos alagamentos causados pelas fortes chuvas, a Secretaria da Saúde (Sesa) transferiu, temporariamente, o gabinete da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim para o município da Iconha, conforme Portaria Nº 012-R, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24).

A presença da Superintendência no município de Iconha, um dos mais atingidos pela chuva do último dia 17, ressalta o apoio integral do Governo do Estado e da Sesa na reorganização e reestruturação das ações voltas à saúde, conforme explica o superintendente de Saúde da Região Sul, José Maria Justo.

“É oferecer, in loco, o apoio total ao município e na ajuda à gestão e na organização das ações de saúde. Estamos trazendo representantes da Atenção Primária, da Vigilância em Saúde, da Saúde Mental e também do setor de Compras”, informou o superintendente.

Além disso, José Maria Justo destacou que a transferência não irá prejudicar o andamento do trabalho da Superintendência, localizada em Cachoeiro de Itapemirim. “A rotina da Regional não será comprometida em função da transferência do gabinete. Todas as ações que desenvolvemos regionalmente estão mantidas”, enfatizou.

publicidade

Cidades

Aberta as inscrições para o Nossa Bolsa 2021 com mais de mil oportunidades

Publicado

Quem sonha em começar um curso superior em 2021 tem que ficar de olho nas 1.021 oportunidades abertas pelo Programa Nossa Bolsa para este ano. Os interessados devem se inscrever pelo www.nossabolsa.es.gov.br entre os dias 25 e 29 de janeiro. O quadro de vagas com os cursos disponíveis e as instituições de ensino que os ofertam está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Devido ao adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, o Governo do Espírito Santo vai garantir a realização do Nossa Bolsa 2021 a partir dos resultados referentes aos anos de 2015 a 2019. Ou seja, só podem participar deste processo seletivo os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e já realizaram uma das provas do Enem nesse período.

Como a missão do programa é atender a quem mais precisa, as oportunidades são direcionadas à população de baixa renda e são ofertadas em 33 instituições de Ensino Superior privadas espalhadas por 15 municípios em todas as regiões do Estado. A maior parte das bolsas cobre o valor integral da mensalidade, sendo que apenas 39 bolsas parciais serão disponibilizadas.

Quem pode?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é dirigido aos estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública ou da rede particular que estiveram na condição de bolsistas integrais.

Se o grupo familiar do candidato possui renda per capita de até um salário mínimo, ele poderá concorrer a bolsas integrais que correspondem a 100% da mensalidade; se a renda per capita for de até três salários mínimos, o aluno poderá concorrer a bolsas parciais de 50%.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Só serão aceitas as inscrições de candidatos que alcançarem média global de 500 pontos, considerando as provas objetivas e de redação do Enem realizado pelo candidato entre os anos de 2015 e 2019.

Também podem participar do processo candidatos que concluíram o curso técnico em um Centro Estadual de Educação Técnica (CEETs) do Espírito Santo e também os que cursaram o Ensino Médio ou Técnico nas escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

Não é permitida a participação de candidatos que já possuam outro diploma de graduação, nem de selecionados em edições anteriores do programa e que abandonaram o curso.

O programa também não realiza a contratação de selecionados que estejam matriculados em outro curso superior, nem dos que já foram contemplados por outros programas de bolsa de graduação ou de financiamento estudantil.

Cronograma do Nossa Bolsa 2021

1) Período de inscrição:

de 25 a 29 de janeiro

2) Resultado da 1º Chamada:

03 de fevereiro

3) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 04 a 10 de fevereiro

4) Resultado da 2º Chamada:

12 de fevereiro

5) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 18 de fevereiro a 24 de março

6) Manifestação de interesse na lista de espera:

de 01 a 03 de março

7) Resultado da lista de espera:

05 de março

8) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades:

de 08 a 12 de março

Leia mais:  Governador visita Iconha e fala sobre a destruição causada pelas chuvas
Continue lendo

Cidades

Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101

Publicado

Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga

Um homem morreu e outras setes pessoas ficaram feridas após se envolverem em um grave acidente, no início da tarde deste sábado (23). A colisão envolvendo dois veículos de passeio, ocorreu na altura do km 232,3 da BR 101, em Fundão

De acordo com o Centro de Controle Operacional da Eco101, concessionária responsável pela administração da via, a vítima fatal era motorista de um dos veículos envolvidos no acidente. O homem morreu no local.  

Dentre os feridos, três pessoas foram encaminhadas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, uma para o Hospital Infantil, também na capital, e outras três para o Hospital São Camilo, em Aracruz. 

Ambulâncias, viatura de inspeção e guincho da Eco 101, além da Polícia Rodoviária Federal, Samu, Corpo de Bombeiros, perícia da Polícia Civil e IML foram acionados para dar apoio a ocorrência. 

Ainda não há informações sobre como o acidente ocorreu. Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga.

Leia mais:  Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana