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Cidades

Estadualização do HGL é destaque do Integração ES-Linhares

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Deputado Marcos Garcia leva secretário estadual de Saúde a Linhares para apresentar cronograma de estadualização do hospital

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, vai estar em Linhares, nesta sexta-feira (13), para detalhar os investimentos da sua pasta para o município e apresentar o cronograma de estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL). O secretário vai apresentar o painel “Avanços, Investimentos e Desafios na área da Saúde em Linhares e Região” durante o terceiro encontro do Integração ES-Linhares, o norte do desenvolvimento, promovido pelo deputado estadual Marcos Garcia. O Integração ES-Linhares vai acontecer na Câmara de Vereadores do município, às 14h30.

O Integração ES-Linhares tem por objetivo fortalecer o relacionamento das instituições e da sociedade de Linhares com o Governo do Estado, por meio de encontros com os representante das secretarias. Já estiveram em Linhares, participando do encontro, os secretários de Assistência Social, Bruno Lamas, e de Segurança Pública, Roberto Sá.

“A proposta do Integração ES-Linhares é criar um espaço de diálogo entre a população e o Governo. Por um lado, as pessoas conhecem mais sobre a atuação do Governo do Estado no município, os serviços ofertados e os investimentos previstos. Por outro, ajuda o Governo a conhecer melhor as necessidades da população e a conferir de perto onde os recursos estão sendo aplicados”, explicou o Marcos Garcia.

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Estadualização
O processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL) prevê a elaboração de um plano de transição da gestão hospitalar, que hoje é de responsabilidade do município, passando a administração do hospital para o Estado.

Marcos Garcia ressalta que, a estadualização HGL é uma demanda urgente da população de Linhares e de toda a região. “Estou totalmente comprometido com a concretização da estadualização do HGL. Linhares é um dos principais polos de saúde do norte do Espírito Santo. A estadualização vai ampliar e reaparelhar a unidade, melhorando o atendimento à população”.

Programe-se:
Integração ES-Linhares, o norte do desenvolvimento
Painel: Avanços, Investimentos e Desafios na área da Saúde em Linhares e Região
Convidado: Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde
Dia: sexta-feira (13)
Hora: 14h30
Local: Câmara de Vereadores de Linhares

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Cidades

Prefeitura vai conceder quase 700 títulos de regularização fundiária em Jaguaré

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A previsão é que a Prefeitura de Jaguaré conceda mais de três mil títulos de regularização fundiária para moradores até o final do ano com o programa “Regulariza Jaguaré”; primeiros loteamentos contemplados são Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini, com a emissão de quase setecentos títulos

A Prefeitura de Jaguaré criou recentemente o programa de regularização fundiária “Regulariza Jaguaré”. O programa é destinado à regularização de imóveis urbanos com a legitimação da propriedade pelos moradores. Os interessados devem realizar cadastro para abertura de processo administrativo com o objetivo de regularização junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Nessa primeira etapa serão regularizados 668 imóveis nos loteamentos Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini. Outras localidades serão beneficiadas com o “Regulariza Jaguaré” e, este ano ainda outros mais de 3.000 imóveis passarão pelo processo de regularização fundiária. Os próximos loteamentos que receberão a titularidade são: Casagrande; Clubinho; Izídio Altoé; Jorge Dorte; Júlio Pansini II; Mata Atlântica; Nicolau Falchetto; Parque das Mangueiras; Theodoro Martins; Vergílio Trevizan e Vergílio Trevizan II.

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Gratuidade

A regularização fundiária urbana é realizada em duas modalidades, Reurb-S (Regularização fundiária de Interesse Social) e Reurb-E (Regularização fundiária de Interesse Específico). A escritura é gratuita para proprietários com renda mensal familiar de até 5 (cinco) salários-mínimos e que não possuam nenhum outro terreno escriturado, definidos como Reurb-S.

“A regularização fundiária garante ao cidadão o acesso à titularidade do terreno onde as famílias vivem já há muitos anos. Essa iniciativa também é importante para possibilitar a urbanização de todos os espaços da cidade adequando, dessa forma, a área urbana ao desenvolvimento de todas as regiões do município”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Os que se enquadram como Reurb-E são os proprietários com renda mensal familiar maiores que 5 (cinco) salários-mínimos e que já possuem algum terreno escriturado. Os que se encontram nessa faixa irão pagar o valor da escritura, que é 3% do valor venal do imóvel mais o valor do registro da escritura. Para mais informações, deve-se procurar o Setor de Tributação ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano pelo número 99750-9410.

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Por que é importante regularizar?

Os proprietários de imóveis que conseguem a regularização têm acesso a benefícios, entre eles: segurança jurídica para a família; valorização do imóvel e possibilidade de financiamento e melhorias. O objetivo da Prefeitura de Jaguaré é dar a oportunidade para que moradores recebam a matrícula definitiva de seu terreno, inclusive com a escritura em seu nome. No total são cerca de aproximadamente 10 mil famílias, que terão a regularização fundiária em diversos locais da cidade. O passo a passo para conseguir a regularização fundiária é:

1) Procurar o Setor de Tributação da Prefeitura de Jaguaré No prédio do lado da Prefeitura Municipal);

2) Fazer o cadastro social, apresentando os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento, casamento ou óbito;

• RG e CPF do titular e cônjuge:

• Documento do imóvel/Recibo de Compra e Venda;

• Comprovante de renda e

• Comprovante de residência atualizado.

3) Aguardar o contato do setor para as próximas etapas.

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Cidades

Servidores terão ponto eletrônico em Colatina

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Buscando aumentar a transparência no cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Colatina vai implantar um sistema de registro eletrônico de entrada e saída dos funcionários.

A medida visa aprimorar a rotina de registro de assiduidade e pontualidade, proporcionando mais transparência e eficiência na gestão pública.

A mudança foi estabelecida pelo decreto nº 30.370, publicado no dia 14 de janeiro de 2025, e visa racionalizar o processo, conferindo controle e clareza tanto para a sociedade, quanto para os órgãos de fiscalização interna.

De acordo com o decreto, todos os procedimentos relacionados ao controle de ponto serão padronizados, utilizando tecnologia para garantir o registro correto da jornada de trabalho de todos os colaboradores da Prefeitura.

“O controle de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos é um compromisso de nossa administração com a transparência e o respeito ao dinheiro público. Estamos adotando medidas que não só aprimoram a gestão interna, mas também fortalecem a confiança da sociedade em nosso trabalho”, diz o prefeito.

Com a medida, a Prefeitura de Colatina reforça seu compromisso com a modernização administrativa e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

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