conecte-se conosco


Cidades

Estudantes internos iniciam curso de informática básica com foco em ressocialização e inclusão digital

Publicado

A iniciativa oferece capacitação técnica, promove cidadania e fortalece o papel da educação no processo de reintegração social

Estudantes da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), cuja unidade de referência é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, deram início, no dia 29 de abril, ao curso de Informática Básica. A ação integra um conjunto de iniciativas voltadas para a ressocialização e capacitação profissional dos internos, promovendo oportunidades concretas de aprendizagem e preparando-os para o mercado de trabalho.

Com aulas teóricas e práticas, os participantes têm acesso a conteúdos fundamentais sobre o uso do computador, sistemas operacionais, pacote Office e outras ferramentas essenciais no contexto digital atual. As aulas são ministradas em um espaço adaptado dentro da unidade prisional, com notebooks e recursos didáticos apropriados para o ensino.

O curso é fruto de uma parceria entre as Secretarias da Educação (Sedu) e da Justiça (Sejus), e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), representando um passo importante na construção de políticas públicas voltadas à educação inclusiva. A formação tem carga horária de 160 horas e conta com certificação emitida pelo Ifes.

Leia mais:  Resultado semestral do Banestes registra R$ 185 milhões de lucro líquido

Além da qualificação técnica, a iniciativa visa gerar impactos significativos na prática pedagógica dos professores que atuam no sistema prisional, promovendo maior familiaridade com ferramentas tecnológicas, estímulo à inovação nas metodologias de ensino e inclusão de recursos multimídia nas salas de aula.

“O projeto reforça o compromisso com a educação como instrumento de transformação social”, afirmou o pedagogo da Sedu na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco, Marilson Gomes Borjaille. Já a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Sedu, Mariane Luzia Follador Dominici Berger, destacou que a qualificação profissional dentro do sistema prisional é uma estratégia essencial para a reintegração dos reclusos à sociedade, reduzindo a reincidência e promovendo cidadania.

Para os estudantes, o curso representa uma oportunidade concreta de recomeço. “A gente começa a ver que é possível mudar e ter um futuro diferente”, afirmou um dos internos, demonstrando entusiasmo com a chance de crescimento pessoal e profissional.

“O curso é apenas o primeiro passo de um plano mais amplo, que prevê novas turmas em outras formações ao longo do ano. A parceria entre Sedu, Sejus e Ifes demonstra que, com educação e oportunidade, é possível construir caminhos de dignidade e esperança”, ressaltou o professor Aldo Rezende, representante do Ifes.

Leia mais:  Prefeito anuncia aumento no ticket alimentação dos servidores em Vila Velha

publicidade

Cidades

Projeto inédito vai promover o repovoamento do Jacaré-de-Papo-Amarelo no Espírito Santo

Publicado

Parceria técnica e científica reúne esforços públicos e privados para criar modelo inédito que usa jacarés que habitam em área industrial para repovoar a sua população pelo ES

O Espírito Santo está lançando um programa inédito de conservação ambiental, com a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica para a criação de um projeto pioneiro de monitoramento, conservação e repovoamento dos jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) em Unidades de Conservação do Estado. A iniciativa utiliza como base populacional os jacarés presentes no cinturão verde da unidade de Tubarão da ArcelorMittal, maior produtora de aço no país, onde está localizada a maior e mais saudável população da espécie no estado, para promover o repovoamento e garantir a sobrevivência de uma espécie em risco de extinção.

Coordenado pelo Instituto Marcos Daniel (IMD), em parceria com a ArcelorMittal, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o programa também visa criar um modelo replicável que integre conservação ambiental, educação e desenvolvimento sustentável.

No projeto, os ovos das espécies de jacarés que habitam as lagoas da ArcelorMittal, na Serra, serão levados para uma incubadora no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, onde serão criados até um ano de idade e depois serão soltos no ambiente, promovendo o repovoamento nesta localidade e expandindo a presença do jacaré-de-papo-amarelo no Estado.

O jacaré-de-papo-amarelo, espécie símbolo da Mata Atlântica e registrado como “Em perigo” na Lista Estadual de Espécies Ameaçadas de Extinção, desempenha um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e terrestres. Com duração prevista de até 10 anos, o projeto prevê ações como monitoramento ecológico, repovoamento com exemplares nascidos em ambientes protegidos, educação ambiental e formação de pesquisadores. Além disso, busca envolver a sociedade em práticas de conservação e promover a restauração de habitats.

Leia mais:  Prefeito anuncia aumento no ticket alimentação dos servidores em Vila Velha

Para o Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, Bernardo Enne, o projeto de conservação representa uma oportunidade de inovação e compromisso com a proteção ambiental. “A sustentabilidade é um valor na ArcelorMittal e está em nossa prática diária. Este valor é comprovado com a nossa produção responsável de aço, certificada pelo ResponsibleSteel, um programa independente e que garante uma produção de aço de acordo com princípios de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. E a nossa parceria com o Caiman reforça esta nossa atuação responsável. Este projeto reflete nosso compromisso com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, conectando-se com nossas práticas de ESG. Além de proteger uma espécie em risco, ele exemplifica como empresas e instituições podem colaborar para a preservação de nosso patrimônio natural”, disse.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, também considera a cooperação entre diferentes setores fundamental para o sucesso de iniciativas de preservação. “Temos muito orgulho de iniciar este que é um modelo extremamente inovador de sustentabilidade e proteção de espécies ameaçadas de extinção. Trata-se de um verdadeiro exemplo para o mundo. A conservação da natureza e o desenvolvimento econômico e social podem caminhar lado a lado. Estamos engajados, unindo os diferentes setores da sociedade, para impedir a extinção do jacaré-de-papo-amarelo e promover a melhora da qualidade dos ecossistemas capixabas”, disse.

Leia mais:  Resultado semestral do Banestes registra R$ 185 milhões de lucro líquido

O coordenador do Projeto Caiman, Yhuri Nóbrega, acrescenta que o programa é o resultado de um trabalho contínuo de pesquisa e proteção. “O uso dos jacarés do cinturão verde da ArcelorMittal como população fonte para o repovoamento demonstra como ciência e sustentabilidade podem caminhar juntas. Essa iniciativa vai além da preservação da espécie, permitindo que educação e conscientização ambiental alcancem a sociedade de forma significativa”, comentou.

“Fazer parte desse importante projeto de proteção aos jacarés do papo-amarelo é, para nós, a materialização do nosso dever constitucional de proteger o meio ambiente, garantir o direito dos animais e a biodiversidade. Nesse sentido, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo busca cada vez mais estabelecer e fortalecer parcerias com os órgãos públicos, entidades civis e setores da iniciativa privada, por acreditar que a atuação articulada é extremamente eficaz para o alcance de resultados mais céleres à proteção ambiental. Preservar a fauna é preservar a vida”, concluiu Bruna Legora de Paula Fernandes, promotora de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente do MPES.

Além das ações de proteção e educação, o projeto prevê o acompanhamento dos resultados obtidos, como o aumento da população de jacarés-de-papo-amarelo nas áreas de repovoamento e a redução da taxa de mortalidade. As ações desenvolvidas pelo IMD, em parceria com a ArcelorMittal, também contribuem para o alcance de seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo educação de qualidade, ação climática e preservação da vida na água e na terra.

Continue lendo

Cidades

Secti abre mais de mil vagas para cursos de qualificação profissional voltados às mulheres

Publicado

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do programa Qualificar ES, em parceria com a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados exclusivamente ao público feminino. Ao todo, 1.370 vagas estão disponíveis, em 28 municípios, nos turnos da manhã e à tarde.

O programa Mulher Viva+, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual das Mulheres, é voltado ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas e à promoção da igualdade de gênero, reunindo políticas e projetos que fortalecem os direitos das mulheres capixabas.

Independência

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância de direcionar oportunidades de qualificação exclusivamente às mulheres.

“Acreditamos que investir na qualificação profissional das mulheres é uma das formas mais eficazes de transformar realidades. É um passo para o fortalecimento da autonomia, da geração de renda e da valorização das comunidades onde essas mulheres vivem”, explicou Bruno Lamas.

Leia mais:  Petrobras transfere mil funcionários para Vitória

Aulas e inscrições

As aulas terão início no dia 24 de junho e vão até 09 de setembro de 2025, com cursos distribuídos em diversas áreas do conhecimento, alinhados às necessidades do mercado de trabalho e às vocações locais. Pela manhã, os encontros vão acontecer das 8h às 12h. Já no turno da tarde, das 13h às 17h.

Para participar, é necessário atender aos seguintes critérios: ter 16 anos ou mais, residir no município onde o curso será ofertado e se identificar com o gênero feminino. Para se inscrever, basta clicar aqui.

As candidatas classificadas deverão comparecer ao polo indicado para efetivar a matrícula entre os dias 18 e 23 de junho. 

 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana