O Deputado Federal Evair de Melo (PP) participou nesta segunda-feira (06) do lançamento do Banco XCMG S.A., o primeiro banco empresarial com investimento chinês no Brasil. O parlamentar capixaba, que é presidente da Frente Parlamentar do Comércio Exterior e Investimentos (Frencomex), representou o Congresso Nacional no evento, que aconteceu em São Paulo.
O novo banco é parte do conglomerado Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) e será o primeiro banco com capital 100% estrangeiro autorizado pelo Banco Central a operar no Brasil. O lançamento do Banco XCMG S.A. marca o início da integração dos setores da indústria e de finanças no Brasil e o avanço de ativos chineses no setor de serviços financeiros da América do Sul.
Durante o evento, o Deputado Federal Evair de Melo (PP) destacou a importância da atuação do grupo chinês XCMG para a melhoria das condições de crédito para o exportador brasileiro.
“Um dos maiores gargalos do comércio internacional no Brasil é a obtenção de financiamento, tão primordial para apoiar as exportações e garantir maior segurança para o produtor brasileiro. Certamente, o trabalho da instituição em território nacional será de imenso préstimo à economia brasileira”.
Evair de Melo também apresentou as propostas de trabalho da Frente Parlamentar do Comércio Exterior e Investimentos (Frencomex). “Lançada em 2019, a Frente já nasce ambiciosa, com a intenção de trazer maior protagonismo para o Congresso Nacional na discussão e na formulação de políticas de fomento ao comércio internacional e investimentos que ajudem na integração do país à economia internacional”, ressaltou o parlamentar.
Novos investimentos
Esse é o primeiro banco do conglomerado chinês XCMG em todo o mundo. A expectativa da companhia é de que o banco XCMG comece a operar no primeiro trimestre de 2020, com um capital inicial de R$ 100 milhões.
A XCMG é a quinta maior indústria de máquinas de construção do mundo e possui capacidade anual de montagem de até 7 mil máquinas, como caminhões, guindastes, carregadeiras, escavadeiras, moto niveladoras e rolos compactadores. O grupo chinês XCMG atua no Brasil desde 2004 e, em 2014, inaugurou seu parque industrial em Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais. Além da indústria de máquinas de construção, a cidade mineira também será a sede do banco XCMG.
Durante o lançamento do banco, o presidente mundial do conglomerado Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) para a América Latina, Wang Min, afirmou que a intenção da companhia é ser um ponto de conexão entre China e Brasil. Wang Min ressaltou ainda que essa integração econômica ajudará a ampliar a entrada do capital chinês no Brasil.
O plano inicial do grupo XCMG ao abrir seu 1º banco é apoiar os negócios do próprio conglomerado no Brasil, apoiando as vendas da empresa no mercado brasileiro e, aos poucos, também oferecer os produtos e serviços da instituição financeira para outras empresas do ramo industrial em operação na América Latina. A lista de serviços financeiros primários do banco inclui crédito ao consumidor, leasing e serviços financeiros para a série FINAME (Agência Especial de Financiamento Industrial).