conecte-se conosco


Mundo Cristão

Evangélicos serão 36% da população do Brasil em 2026, revela estudo

Publicado

A projeção realizada pela Mar Asset Management mostrou que o Norte e o Centro-Oeste serão as regiões com mais evangélicos

Um estudo recente revelou que os evangélicos serão 36% da população no Brasil em 2026. A projeção foi realizada pela Mar Asset Management, em um levantamento sobre o impacto do crescimento da população evangélica nas eleições.

A pesquisa, divulgada em janeiro, usou os dados da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para fazer o cálculo.

Em 2010, os evangélicos representavam 22% da população brasileira, em 2022 o número cresceu para 32%. Desde lá, a proporção de evangélicos cresceu em todos os estados.

De 2010 a 2024, não houve estagnação nem diminuição de evangélicos em nenhum estado do Brasil. Até o final do ano passado, 74 milhões de brasileiros eram evangélicos.

Os pesquisadores calculam que o número de evangélicos aumentará, alcançando 35,8% em 2026.

Segundo as estimativas, alguns estados como Amazonas e Espírito Santo, já são majoritariamente evangélicos.

Leia mais:  Vídeo de Ciro Gomes exaltando valores cristãos sofre ataques de petistas e de Malafaia

Crescimento por regiões

As regiões com mais evangélicos serão as regiões Norte (48%) e Centro-Oeste (43%), seguido pelo Sudeste (38%) e Sul (31%). A região com menor crescimento será o Nordeste (29%).

O levantamento da Mar Asset também registrou também o crescimento do número de igrejas evangélicas.

Na última década, o número de templos dobrou, chegando a mais de 140 mil templos no ano passado. Em média, cerca de 5 mil igrejas foram abertas por ano. Segundo os estudiosos, mais denominações evangélicas serão abertas até 2026.

Seguindo uma posição política conservadora mais à direita, os evangélicos estão transformando o cenário eleitoral no país, de acordo com a pesquisa.

“Os evangélicos passaram a avaliar de maneira bem mais positiva o governo Bolsonaro e, negativamente, o governo Lula. Essa diferença vai em linha com as pesquisas de intenção de voto, que mostraram uma diferença bem grande nas eleições a partir de 2018 no estrato religioso”, concluíram os pesquisadores.

Fonte: Guia-me com informações de O Globo

Leia mais:  R.R. Soares tem alta após internação no Rio
publicidade

Mundo Cristão

Teto de igreja evangélica desaba durante instalação de placas solares em Goiás

Publicado

A estrutura desabou enquanto cinco operários faziam a instalação, um deles ficou levemente ferido. O templo ficou totalmente destruído

teto da Igreja Videira desabou durante uma instalação de placas solares na manhã desta quarta-feira (19), em Goiânia (GO).

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), um dos operários que realizava o trabalho, um homem de 51 anos, caiu e sofreu ferimentos leves, recebeu os primeiros socorros no local e foi levado ao hospital.

Os outros quatro trabalhadores não caíram e ficaram presos no telhado devido ao risco de desabamento onde estavam. Logo depois, foram resgatados pelos socorristas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação poderia ter sido mais grave, mas felizmente não houve vítimas fatais.

“Não tinha ninguém soterrado. Todos que estavam no telhado no momento eram operadores que estavam instalando as placas”, afirmou o Capitão Guilherme, do CBMGO, em entrevista à TV Anhanguera.

A suspeita é que o teto do templo não tenha suportado o peso das placas solares. Em vídeo no Instagram, o pastor da igreja, Aluízio Silva, afirmou que um parecer técnico autorizou a colocação das placas antes do acidente.

Leia mais:  Vídeo de Ciro Gomes exaltando valores cristãos sofre ataques de petistas e de Malafaia

“Ao que tudo indica, o telhado não suportou o peso dessas placas, o que ocasionou o desmoronamento do nosso prédio. Está completamente destruído, vamos ter que fazer outro prédio”, informou.

O líder relatou que os membros ficaram “consternados e perplexos” com o acidente e pediu oração pela reconstrução da igreja.

“Vamos ter que fazer outro prédio. Mas, graças a Deus, não houve nenhum incidente grave. Ninguém faleceu. Foi apenas perdas físicas. Perdas físicas, a gente compra de novo, a gente restaura, a gente reconstroi. Mas, na sua graça, o Senhor nos livrou de perdas maiores”, declarou.

“Queridos irmãos, contamos com suas orações. Cremos na restituição do Senhor!”, concluiu.

Continue lendo

Mundo Cristão

Arqueólogos descobrem evidências do dilúvio bíblico no Monte Ararate

Publicado

Novas descobertas no Monte Ararate que apontam para o dilúvio descrito na Bíblia geraram empolgação na comunidade arqueológica

As descobertas foram divulgadas durante o 7º Simpósio Internacional sobre o Monte Ararate e a Arca de Noé, na Turquia, e reacenderam a discussão sobre as evidências do evento climático.

Desde 2021, a “Equipe de Pesquisa do Monte Ararate e da Arca de Noé”, formada por pesquisadores da Universidade Técnica de Istambul, da Universidade Agri Ibrahim Cecen e da Universidade Andrews, tem estudado a formação Durupinar – uma estrutura geológica localizada no cume do Monte Ararate, próximo à fronteira da Turquia e do Irã.

Formação Durupinar

Há muito tempo, a formação tem atraído pesquisadores e exploradores devido sua semelhança com a estrutura de navios antigos, que se assemelha a Arca de Noé descrita na Bíblia.

Conforme as Escrituras, a Arca tinha “um comprimento de trezentos côvados, sua largura de cinquenta côvados e sua altura de trinta côvados”. As medidas da formação Durupinar – de cerca de 150 metros de comprimento – correspondem com o relato bíblico.

Leia mais:  Maior que Cristo Redentor, estátua de Nossa Senhora é inaugurada em Aparecida

Durante uma fase da pesquisa, a equipe coletou quase 30 amostras de rocha e solo do local. Após serem analisadas na Universidade Técnica de Istambul, foi descoberto fósseis de frutos do mar, incluindo moluscos, vestígios de materiais semelhantes a argila e depósitos marinhos nas amostras.

Os materiais foram datados entre 3500 e 5000 anos a.C, do período Calcolítico, a mesma era do dilúvio bíblico.

“De acordo com os resultados iniciais, se acredita que houve atividades humanas nesta região desde o período Calcolítico”, explicou o Dr. Faruk Kaya, vice-reitor da Universidade Agri Ibrahim Cecen e pesquisador principal da equipe.

“Um resultado essencial do simpósio é a decisão de realizar mais pesquisas em Cudi e Ararate, conhecida como região da Mesopotâmia”, acrescentou.

Monte já esteve submerso na água

A descoberta de substâncias marinhas e fósseis no Monte Ararate mostra que a área já esteve submersa na água. Os achados reforçam as teorias de que uma inundação catastrófica atingiu a área, confirmando a narrativa bíblica de uma inundação global.

“Nossos estudos mostram que essa região abrigou vida naquele período e que, em algum momento, foi coberta por água, o que reforça a possibilidade de que tenha ocorrido um evento catastrófico de grande magnitude”, afirmaram os pesquisadores.

Leia mais:  Ateu é liberto do vício em maconha e aceita Jesus: “Senti todos os fardos caírem”

O Monte Ararate é o pico mais alto da Turquia, com 5.137 metros. Ele foi citado como o lugar em que a Arca de Noé parou em terra firme após o fim do dilúvio, no capítulo 8 de Gênesis:

“E a arca descansou no sétimo mês, no décimo sétimo dia do mês, sobre os montes de Ararate”.

Os pesquisadores concluíram: “As evidências sugerem que a história pode ter uma base na realidade”.

O Ararate, uma montanha de um vulcão inativo com um cume coberto de neve, é um local que gerou especulação e peregrinação durante séculos.

A formação Durupinar, descoberta por um fazendeiro curdo em 1948, foi trazida ao conhecimento público internacional em 1951, pelo capitão do exército turco Ilhan Durupinar, durante uma missão de mapeamento da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana