conecte-se conosco


São Mateus

Falso médico, acusado de homicídio em São Mateus, é preso

Publicado

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 2ª Promotora de Justiça Criminal de São Mateus, obteve a prisão de Leonardo Luz Moreira, acusado dos crimes de homicídio qualificado, exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica, praticados em janeiro de 2021. O réu responde à ação penal pela falsificação do prontuário médico e pelo homicídio de uma criança de 10 anos de idade, enquanto atuava ilegalmente na condição de médico no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares.

Leonardo foi preso pela Polícia Militar do Estado do Paraná, onde alegava morar, após o Ministério Público levantar informações de que ele cursava Medicina em uma universidade do Paraguai, de forma presencial, descumprindo a ordem de não sair do país sem permissão e apresentando risco à aplicação da lei penal e à ordem pública. Apresentada a comprovação desses fatos, o MPES requereu à 1ª Vara Criminal de São Mateus a prisão preventiva do réu, que foi deferida.

Entenda o caso

Os crimes foram praticados em janeiro de 2021 e o MPES, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de São Mateus, ofereceu denúncia em 2023 em face do acusado, pelos crimes citados anteriormente. Foi necessário maior tempo para conclusão do inquérito policial, em razão da complexidade do caso e da necessidade de realização de diversas diligências.

Leia mais:  "Gato" de energia é flagrado em propriedades rurais de São Mateus

O Ministério Público pediu a prisão preventiva de Leonardo Luz Moreira, indeferida pela 1ª Vara Criminal de São Mateus, sob o fundamento de não estar presente o requisito da contemporaneidade com os fatos.

Em julho de 2024, porém, foi realizada a audiência de instrução, em que as testemunhas envolvidas na denúncia foram ouvidas e foi realizado, também, o interrogatório de Leonardo por videoconferência, porque o réu não conseguiu comparecer presencialmente, alegando residir no Sul do país.

Após a expedição de mandados de intimação para o local por ele informado como sendo de sua residência, e constatada a ausência de Leonardo Luz Moreira no endereço, foram realizadas pesquisas e diligências pelo Ministério Público. Dessa forma, foi verificado que o réu se encontrava matriculado e frequentando presencialmente um curso de Medicina em uma universidade na cidade de Saltos del Guairá, no Paraguai.

A partir disso, esses fatos foram comprovados e informados nos autos, o que resultou na decretação da prisão preventiva de Leonardo. Foram realizadas diligências para localizar o réu, que resultaram na efetivação de prisão dele no domingo, 15/12. Na audiência de custódia realizada no dia seguinte (16/12), a prisão foi mantida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de São Mateus.

Leia mais:  Paulo Fundão tranquiliza servidores ao garantir diálogo para resolver decênio

Atualmente, o processo está na fase de preparação para julgamento pelo Tribunal do Júri. O Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de São Mateus, apresentou nesta terça-feira (17/12) requerimentos referentes ao art. 422 do Código de Processo Penal. A seguir, os autos serão remetidos à Defensoria Pública para a mesma finalidade. Dessa forma, o julgamento de Leonardo poderá ocorrer nos primeiros meses de 2025.

*Informações do MPES

publicidade

São Mateus

Caminhão-guincho é flagrado carregando lonas furtadas do SAAE em São Mateus

Publicado

Motorista do caminhão receberia R$ 1 mil pelo transporte da carga pertencente à Estação de Tratamento de Água de Guriri

Um caminhão-guincho foi flagrado na noite de sexta-feira (13) transportando lonas furtadas de uma estação de tratamento de água pertencente ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), localizada no bairro Guriri, em São Mateus.

Imagens divulgadas por meio de um aplicativo de mensagens mostraram o veículo suspeito seguindo em direção ao centro da cidade, com parte da carga exposta. A Polícia Civil abordou o caminhão e, no local, o diretor do SAAE reconheceu as lonas como sendo propriedade da estação.

O motorista e proprietário do caminhão, de 35 anos, e outros dois homens, de 54 e 35 anos, foram conduzidos à delegacia. O condutor contou que havia sido contratado no dia anterior por um homem de 47 anos para realizar o transporte das lonas até Córrego do Chiado, no município, pelo valor de mil reais.

Já o suspeito de 54 anos relatou que o contratante era seu amigo de infância e que ele o convidou para ajudar no transporte sem receber pagamento. Ele também informou que outros três homens, de 37, 32 e 56 anos, participaram do transporte da carga usando dois carros, sendo um Gol branco e um Celta vinho.

O material foi devolvido ao SAAE e todos os envolvidos se apresentaram ou foram localizados e conduzidos. O homem de 47 anos confessou a participação dos demais e afirmou que as lonas seriam divididas entre eles, com exceção do motorista do caminhão, que receberia apenas o valor pelo serviço de frete.

O procedimento foi formalizado pela Polícia Civil e encaminhado à autoridade competente. As investigações seguem em andamento.

Continue lendo

São Mateus

Prefeito Marcus Batista fortalece o turismo de São Mateus na primeira edição do Projeto “Belezas do Norte”

Publicado

O prefeito de São Mateus, Marcus Batista, participou do lançamento oficial do projeto Belezas do Norte, realizado na sexta-feira, 13 de junho, no auditório do Sesc em Linhares. A iniciativa, promovida pela TV Gazeta Norte em parceria com o Senac-ES, tem como objetivo fomentar o turismo na Região Norte do Espírito Santo, valorizando as belezas naturais, culturais e econômicas dos municípios capixabas.

Representando o município ao lado do prefeito, também esteve presente o secretário municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, Hassan Rezende.

O evento reuniu autoridades e especialistas para discutir estratégias de fortalecimento do turismo regional. Entre os convidados, esteve o ex-prefeito de Miguel Pereira (RJ), André Português, conhecido por sua gestão que transformou o município fluminense em referência no setor turístico.

A participação do prefeito Marcus Batista e do secretário Hassan Rezende reforça o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento e o crescimento do turismo em São Mateus, reconhecendo o setor como um dos principais vetores de valorização cultural, geração de renda e promoção econômica do município.

Leia mais:  Presidente da Banestes Seguros vem a São Mateus, participa de inauguração e visita o prefeito Marcus Batista

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana