conecte-se conosco


Cidades

Famílias apoiam retorno dos filhos às aulas presenciais

Publicado

O retorno das aulas presenciais ficou a critério das famílias dos alunos da Rede Estadual e muitos pais estão dando todo o apoio para que os filhos voltem para a sala de aula. É o caso de Alessandra Lan Carvalho, mãe do Matheus Lan Carvalho, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, localizada em Cachoeiro de Itapemirim.

“Autorizei meu filho voltar à escola, pois sei que a equipe pedagógica fez tudo com muita responsabilidade”, disse Alessandra Carvalho. “A escola cumpriu todas as obrigações e protocolos que a Sedu enviou para o retorno das aulas presenciais”, completou Matheus Carvalho.

A estudante Érika Rocha Silva, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Centro Interescolar Áttila de Almeida Miranda, também em Cachoeiro de Itapemirim, fez um convite aos colegas para que, como ela, retornassem à escola. “Eu conto com vocês. Vamos seguir todas as regras, cada um fazendo a sua parte”, afirmou Érica Silva, que teve todo incentivo do pai, Elias Bezerra da Silva.

“A escola está de nota dez. Na entrada, a temperatura é aferida e toda a escola conta com demarcações e informações importantes”, comentou Elias da Silva.

Retorno das aulas presenciais

Nessa segunda-feira (26), foram retomadas as atividades presenciais em sala de aula para os alunos do Ensino Fundamental II, conforme cronograma já divulgado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu). No próximo dia 03 de novembro, serão os alunos do Fundamental I que retornam. As aulas presenciais nas escolas da Rede Pública Estadual voltaram no último dia 13 de outubro para os alunos do Ensino Médio. 

Na última sexta-feira (23), o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou que as escolas da Rede Estadual poderão optar pelo modelo de aula diária, sem revezamento, para as turmas com menos de 50% de alunos, a partir dessa segunda-feira (26).

Com investimento superior a R$ 12 milhões, o Governo do Estado sinalizou os ambientes escolares e colocou à disposição de alunos e profissionais o material de higiene necessário, como álcool em gel, sabonetes, máscaras e equipamentos para uso de álcool em gel. O retorno das aulas presenciais também conta com monitoramento rigoroso das medidas sanitárias.

Outra medida adotada pelo Governo do Estado é a realização de Inquérito Sorológico com profissionais e alunos da Rede. Estão sendo coletadas pela Secretaria da Saúde (Sesa) amostras da comunidade escolar capixaba durante o inquérito. Também está acontecendo o Censo Sorológico com todos os trabalhadores da Rede Estadual de Educação. Na escola, alunos e profissionais têm a temperatura aferida na entrada para as aulas presenciais.

Continuidade das atividades remotas

O Programa EscoLAR continua e atende também os alunos que optaram em manter as aulas remotas, por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). As aulas gravadas por professores da Rede Pública Estadual são disponibilizadas no canal da Sedu no Youtube e no site do Programa EscoLAR. Além disso, os estudantes também utilizam a plataforma Google Sala de Aula e o aplicativo do programa, que, para o acesso, conta com o pacote de dados fornecido pelo Governo do Estado.

Leia mais:  Banestes realiza leilão de imóveis no próximo dia 22
publicidade

Cidades

Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101

Publicado

Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga

Um homem morreu e outras setes pessoas ficaram feridas após se envolverem em um grave acidente, no início da tarde deste sábado (23). A colisão envolvendo dois veículos de passeio, ocorreu na altura do km 232,3 da BR 101, em Fundão

De acordo com o Centro de Controle Operacional da Eco101, concessionária responsável pela administração da via, a vítima fatal era motorista de um dos veículos envolvidos no acidente. O homem morreu no local.  

Dentre os feridos, três pessoas foram encaminhadas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, uma para o Hospital Infantil, também na capital, e outras três para o Hospital São Camilo, em Aracruz. 

Ambulâncias, viatura de inspeção e guincho da Eco 101, além da Polícia Rodoviária Federal, Samu, Corpo de Bombeiros, perícia da Polícia Civil e IML foram acionados para dar apoio a ocorrência. 

Ainda não há informações sobre como o acidente ocorreu. Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga.

Leia mais:  Banestes realiza leilão de imóveis no próximo dia 22
Continue lendo

Cidades

Navio encalhado é retirado de Porto em Aracruz

Publicado

A operação aconteceu na noite de sexta-feira (22); a embarcação, carregada de celulose, seguia para Singapura

O navio mercante Saga Morus, carregado de celulose e que havia encalhado ao tentar uma manobra de saída do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, foi retirado do local na noite de sexta-feira (22). 

A embarcação seguia para Singapura e, segundo a Capitania dos Portos do Espírito Santo, assim que houve o anúncio do encalhe, foram deslocadas duas equipes até o local, sendo uma por terra e outra por via marítima. 

A análise da Capitania concluiu que o navio não oferece risco à navegação. Também não foram encontrados indícios de danos estruturais ou vazamento de resíduos poluentes. Os tripulantes passam bem.

Em razão do acidente, foi instaurado inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. 

Segundo o site Marine Traffic, o navio tem bandeira de Hong Kong e atracou em Portocel na última quarta-feira (20), vindo do Porto de Vila do Condé, no Pará.

Leia mais:  Prefeitura de Vila Velha regulamenta atividades de Ensino à Distância na Rede Municipal
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana