conecte-se conosco


Mundo Cristão

Festa da Penha 2022: Remaria reúne devotos na Baía de Vitória

Publicado

A Remaria teve a saída de cerca de 200 remadores na Praia do Ribeiro pela baia de Vitória até o Parque da Prainha

O sábado (23) iniciou com fé, atividade física e uma paisagem de tirar o fôlego na 452ª Festa da Penha. O frei Pedro Engel, que também é remador, fez a benção dos participantes durante a chegada e saída dos romeiros.

A Remaria teve a saída de cerca de 200 remadores na Praia do Ribeiro pela baia de Vitória até o Parque da Prainha. Uma imagem de Nossa Senhora da Penha também participou do trajeto de cerca de 5 quilômetros.

“O trajeto foi difícil por causa do vento que estava fazendo, mas os romeiros e as romeiras foram firmes e completaram o trajeto. Para mim, é uma alegria participar da Remaria!”, disse Frei Pedro.

Na manhã deste sábado, a programação incluiu ainda a Romaria das Pessoas com Deficiência, que culminou com uma missa na Igreja do Rosário, na Prainha, Romaria dos Adolescentes e várias missas no Campinho do Convento.

A Festa da Penha é o maior evento religioso do Espírito Santo e uma das três maiores festas marianas do Brasil. Começou no último domingo (17) e segue até o próximo dia 25.

Romaria dos Homens logo mais é evento aguardado da Festa da Penha

Estima-se mais de 800 mil romeiros na Romaria dos Homens durante as homenagens à padroeira do Espírito Santo na Festa da Penha 2022.

A programação começa com a Missa de Envio na Catedral Metropolitana de Vitória, às 18 horas, celebrada pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin Lustoza de Sousa.

Após a cerimônia, os romeiros e romeiras seguem por 14 quilômetros até o Parque da Prainha, onde está prevista, para as 23 horas, a Missa de Encerramento da Romaria, a ser presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos.

A missa será realizada em uma estrutura inédita, com um aumento de 30% no número de espectadores em relação aos anos anteriores. 

Mais de 30 toneladas de equipamentos de áudio, 20 toneladas de equipamentos de iluminação e 60 toneladas de estruturas metálicas foram montadas em um palco de 18 metros de altura. 

Leia mais:  Pesquisa da Sociedade Bíblica indica que quem lê as Escrituras tem mais esperança

Mais de 150 painéis de LED também foram montados para permitir que o público presente veja melhor a homenagem à padroeira.

Além de toda a estrutura do palco, os fiéis também devem ser atraídos pelas decorações preparadas para Nossa Senhora da Penha. A mesa que leva a Santa, que originalmente tinha 1,3 metro de altura, agora será aumentada em 1,5 metro para facilitar a visualização do público.

Será decorada com duas dúzias de lisianto, cinco dúzias de rosas, cinco dúzias de egípcios, três dúzias de avenção e quatro dúzias de boca de leão. Folhas verdes combinadas com flores brancas dominam a decoração nessas duas cores. A mesa também será iluminada com LEDs.

No domingo (24), as luzes da estrutura montada no Parque da Prainha vão iluminar a apresentação da cantora Fafá de Belém, marcada para às 19h30, finalizando a Romaria das Mulheres, que começa às 15h e sai do Santuário de Vila Velha.

Já no dia da padroeira (25), segunda-feira, também é realizada a Missa de Encerramento da Festa da Penha 2022 na megaestrutura montada no Parque da Prainha com a presença de Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória, para celebrar Nossa Senhora da Penha.

PROGRAMAÇÃO FESTA DA PENHA 2022 – EDIÇÃO 452

TEMA DO EVENTO: “SAÚDE DOS ENFERMOS, ROGAI POR NÓS”

Dia 23, sábado – 7º dia do Oitavário

Tema do dia: Maria, caminho de saúde e salvação
7h – Missa presencial no Campinho
8h – Romaria das pessoas com deficiência e missa, Igreja do Rosário na Prainha
8h – Remaria, Concentração na Praia do Ribeiro, Praia da Costa, Vila Velha
9h – Missa com a Romaria da Diocese de São Mateus – Transmissão ao vivo (Tvs, rádios, internet), presencial no Campinho
10 às 22h – Coletivo Criativo Prainha na Festa da Penha, Praça Otávio Araújo, atrás da Igreja do Rosário
10h – Romaria dos Adolescentes – Saída do Parque da Prainha
11h – Missa com os adolescentes, presencial no Campinho
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet)
15h30 – Devocional Oitavário – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Campinho
16h – Missa 7º Dia Oitavário – Romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Campinho
18h – Romaria dos Homens – Missa de Envio, Catedral de Vitória
23h – Missa de encerramento da Romaria dos Homens, no Parque da Prainha Vila Velha

Leia mais:  ‘Deus me capacitou’, diz Rebeca Andrade sobre medalha de prata em Tóquio

 

Dia 24, domingo – 8º dia do Oitavário

Tema do dia: Saúde integral
5h, 7h, 11h – Missas presenciais no Campinho
9h – Missa com a Romaria da Diocese de Colatina – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Campinho
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet)
15h – Romaria das Mulheres, Saída do Santuário de Vila Velha
15h30 – Devocional Oitavário – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial Parque da Prainha Vila Velha
17h – Missa de encerramento da Romaria das Mulheres – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Parque da Prainha Vila Velha
19h30 – Show da cantora Fafá de Belém – Parque da Prainha Vila Velha

 

Dia 25, segunda-feira, Dia de Nossa Senhora da Penha

0h, 1h, 2h, 3h, 4h, 5h, 6h, 9h e 12h – Missas na Capela do Convento
7h – Missa – CRB e Seminário – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Campinho
8h – Romaria dos Ciclistas de Vila Velha – Saída, em frente à Praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, Vila Velha
8h – Romaria dos Conguistas, Saída portão do Convento
10h – Missa – Pastorais Sociais – Vicariato para ação social, presencial no Campinho
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet)
17h – Missa de encerramento, com transmissão ao vivo pela TV Gazeta e presencial no Parque da Prainha

publicidade

Mundo Cristão

Malafaia defende Magno Malta e critica ministros do STF

Publicado

Pastor desafiou os ministros do STF a moverem algum processo contra ele

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), criticou os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devido ao processo movido contra o ex-senador Magno Malta.

Magno Malta acusou o ministro Barroso de bater em mulher durante um evento, o que levou a apresentação de uma queixa-crime na Corte contra o ex-senador, que afirmou ter provas de que o ministro do Supremo praticou o crime.

“Magno Malta quando era senador, no plenário do Senado, abriu a boca dizendo que para Barroso ser ministro do STF, o processo de acusação de que ele bateu em mulher foi arquivado em tempo recorde”, lembrou o pastor Silas Malafaia.

De acordo com Malafaia, naquela época Barroso não fez nada contra o então senador, mas agora o ministro decidiu ingressar contra ele no Supremo, mesmo que Malta não tenha foro privilegiado, o que demonstra desrespeito ao processo legal, na visão do pastor.

Leia mais:  Igreja processa app Zoom após culto online ser hackeado com vídeo pornográfico

“Barroso não moveu nada contra Magno Malta [naquela época]. Passaram-se anos [e] agora, numa palestra, Magno Malta repete a história”, disse.  “Sabe o que Barroso faz? [Ele] encaminha uma queixa-crime para o ditador-mor da toga, [ministro] Alexandre de Mores”, continuou.

O pastor questiona a ação, lembrando que o ministro deveria ter ingressado então na primeira instância. Malafaia disse que o processo é uma “aberração” e que Malta deveria denunciar os ministros a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

“Isso é uma aberração, isso é uma afronta. Se eu sou Magno malta, eu não respondia nada, eu entrava na Comissão Interamericana de Direitos Humanos e fazia uma denúncia. O devido processo legal jogado no lixo”, disse.

“Barroso, você é um cínico, cretino e covarde. Eu queria que alguém encaminhasse uma notícia contra mim pra ver se eu dava resposta. Ia ter que me prender pra ter uma balbúrdia nesse país pra esses caras caírem”, continuou.

Assista:

Continue lendo

Mundo Cristão

Ao sair do coma e ficar sem memória, mulher relata: ‘Deus falou comigo claramente’

Publicado

O testemunho de Marcy Gregg é uma lição do quanto o cristão precisa aprender a confiar em Deus, mesmo nas circunstâncias onde falta compreensão sobre o motivo das coisas. Ela relatou a sua experiência pessoal com Deus após ter saído de um coma e perdido boa parte das suas memórias.

Marcy Gregg vive no Texas, Estados Unidos. Cristã, ela teve uma vida normal, estudando e se casando logo após a sua formação na universidade, até que engravidou e teve filhos. Foi durante a terceira gestação, porém, que a sua vida teve uma mudança radical.

“Quando fui ao hospital para ter nosso terceiro bebê, contraí meningite espinhal bacteriana pneumocócica. Eu tive o bebê e, 36 horas depois, fiquei muito doente e entrei em coma”, disse ela.

Em coma e com a doença não respondendo ao tratamento, os médicos chegaram a ligar para o esposo de Marcy, esperando o pior. “Mas nosso pastor estava vindo para a cidade e Deus falou com ele, e lhe disse para ir orar por mim para que eu não morresse”, contou ela.

De fato, após duas semanas em coma, Marcy acordou. Ela disse que “até os médicos – que não eram crentes – disseram que era um milagre” o que havia acontecido, pois eles não acreditaram na sua recuperação, dado à gravidade do seu estado.

Sem memórias

Apesar de ter saído do coma, Marcy notou que não havia reconhecido ninguém e que não se lembrava de nada do que havia acontecido após os seus 17 anos de idade. Na época, no hospital, ela estava com 30 anos.

Leia mais:  Pesquisa da Sociedade Bíblica indica que quem lê as Escrituras tem mais esperança

“[Os médicos] realmente acreditavam que tudo voltaria quando o inchaço no meu cérebro diminuísse. Eles ficavam dizendo: ‘Suas memórias vão voltar. Vai ficar tudo bem’”, disse ela.

Contudo, as memórias de Marcy não retornaram. Nem mesmo dos filhos ela se lembrava. Apenas seu esposo, que havia conhecido aos 17 anos, ela sabia quem era, apesar da aparência diferente.

“Fingi que me lembrava para sair do hospital e voltei para casa para uma vida que não conhecia. Foram sete anos muito difíceis e sombrios. Não processei bem e fiquei muito zangada com Deus. Ele me curou fisicamente, mas mentalmente, meu cérebro não estava certo e eu sabia disso.”

Visão de Deus

Devido à tristeza pela falta das memórias, Marcy passou a ingerir álcool com frequência, até se tornar alcoólatra. Ela disse que buscava esquecer a sua incapacidade de recordar os momentos vividos após os 17 anos.

Apesar da sua revolta contra Deus, Marcy contou que o Senhor agiu sobrenaturalmente em sua vida, mais uma vez. “O primeiro milagre aconteceu em um quarto de hospital; o segundo milagre aconteceu no meu quintal”, disse ela.

Leia mais:  18 de outubro: Dia do Médico é inspirado no apóstolo Lucas

“Estávamos assistindo TV em família e eu peguei nosso cachorro para passear. Enquanto eu estava voltando para a garagem, tropecei e caí quando ele se lançou atrás de um coelho”, conta.

“Quando me levantei, tive uma visão perfeita da minha casa. E lá estava minha família, bem onde eu estava sentada – meu marido estava segurando minha filha, e os meninos estavam todos ao redor nos sofás… Deus falou comigo direta e claramente”, lembra Marcy.

“Ele [Deus] disse: ‘Foi para isso que eu te salvei: o futuro, não o passado. E por mais que aquele pai ame seus filhos, eu amo você. E assim como aquele pai está segurando sua filha, eu estou segurando você, mas você deve confiar em mim”, diz a mulher.

Marcy, então, entendeu que Deus estava lhe dando uma lição de dependência e confiança. A partir daí, ela largou a dependência do álcool e passou a aceitar tudo o que estava acontecendo.

“Fui para o quintal e caí de joelhos. E disse: ‘Senhor, eu desisto. Não vou mais lutar com você. E eu entreguei minha vida… eu soube naquele momento que o plano dele para mim, mesmo sem minhas memórias, era melhor do que o meu plano para mim”, conclui ela, segundo o Premier Christian News.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana