conecte-se conosco


Entretenimento

Fim de junho animado: eventos turísticos em alta no Espírito Santo

Publicado

O mês de junho está chegando ao fim, mas o calendário de eventos com apoio da Secretaria do Turismo (Setur) continua recheado de atrações que prometem movimentar diversas regiões do Espírito Santo. Entre festas tradicionais e celebrações culturais, turistas e moradores têm várias opções para aproveitar o final do mês.

Festa de São Pedro de Rates em Guaçuí

De 28 a 30 de junho, a cidade de Guaçuí será palco da Festa de São Pedro de Rates. O evento promete agitar a região com uma programação que inclui shows musicais, barracas de comidas típicas, apresentações culturais e até jogo de futebol. A festa é uma homenagem ao padroeiro da cidade e atrai visitantes de diversas partes do Estado. A entrada é franca.

Festa de Cachoeiro de Itapemirim

De 27 a 30 de junho, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim celebra sua tradicional festa, que inclui um variado leque de atrações culturais e gastronômicas. Os visitantes poderão desfrutar de shows, rodeio, desfile escolar, procissão de São Pedro, feiras de artesanato e apresentações artísticas que evidenciam a rica cultura do sul do Espírito Santo.

Leia mais:  "Emocionada e cheia de responsabilidade", diz Gretchen rainha da Eucalipto

Comemoração dos 165 Anos da Imigração Pomerana em Santa Maria de Jetibá

Entre os dias 26 e 28 de junho, Santa Maria de Jetibá celebra os 165 Anos da Imigração Pomerana no Espírito Santo. A comemoração é marcada por desfiles típicos, danças folclóricas, música tradicional e muita comida típica. O evento é uma oportunidade para conhecer a história e a cultura dos pomeranos que se estabeleceram na região.

Festa do Padroeiro São Pedro Apóstolo em Venda Nova do Imigrante

Fechando a programação, no dia 29 de junho, Venda Nova do Imigrante realiza a Festa do Padroeiro São Pedro Apóstolo. A celebração inclui missas, procissões e eventos comunitários que envolvem toda a cidade, reforçando os laços religiosos e culturais da comunidade.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou a importância desses eventos para o turismo das regiões. “Cada celebração reflete a história e a cultura das nossas cidades, além de fomentar o turismo e a economia local. Nossa missão na Setur é apoiar esses eventos para que cada vez mais pessoas possam descobrir e apreciar as belezas e tradições do nosso Estado”, disse.

Leia mais:  SBT expõe fraude bilionária envolvendo grupo dono de afiliada do ES

publicidade

Entretenimento

7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra servirá mil unidades em panelas de barro

Publicado

O evento será realizado no feriado de Corpus Christi, celebrando a gastronomia capixaba com recorde de unidades servidas

O tradicional Festival da Moqueca de Conceição da Barra chega à 7ª edição com novidades e muito sabor. Entre os dias 19 e 22 de junho, no feriado de Corpus Christi, a festa que já ostenta o título da maior moqueca do mundo servirá mil moquecas individuais, preparadas artesanalmente e apresentadas nas tradicionais panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras.

Desde sua primeira edição em 2018 e o reconhecimento pelo Guinness em 2019 – quando o município preparou uma moqueca com 200 quilos de peixe em uma panela de barro gigante de 1,4 metro de diâmetro – o festival tem se consolidado como uma celebração da identidade capixaba.

Idealizado pelo produtor cultural Roberto Malacarne, o evento se tornou um dos maiores festivais gastronômicos do Espírito Santo. “Os preparativos para a realização deste evento começaram em fevereiro. Nosso primeiro movimento foi encomendar as panelas às paneleiras de Goiabeiras, especialmente para o festival. Cada uma delas será entregue ao visitante com uma saborosa moqueca dentro. A pessoa degusta e a leva para casa, como lembrança e memória afetiva”, explica ele.

Leia mais:  SBT expõe fraude bilionária envolvendo grupo dono de afiliada do ES

Além das mil panelas de barro individuais, haverá outra gigante, com cerca de um metro de diâmetro, usada para demonstrações ao vivo. A estimativa é que sejam produzidas 150 moquecas por hora, graças a uma estrutura eficiente e uma equipe comprometida com a qualidade do serviço. As moquecas também serão servidas com os acompanhamentos tradicionais, como arroz e pirão, em embalagens biodegradáveis, alinhando-se a uma proposta responsável e sustentável.

O festival contará, ainda, com 10 a 12 barracas de alimentação, onde chefs e cozinheiros locais apresentarão variações criativas do prato: moqueca de lagosta, de caranguejo, de siri, de sururu e até pastéis e risoles recheados com o famoso preparo. O público também terá a oportunidade de adquirir produtos típicos das comunidades quilombolas de Conceição da Barra e São Mateus, na Tenda Cultural da Rota do Sapê do Norte, como beiju, pamonha, farinha, urucum e pilado — todos produzidos por moradores da região.

A programação inclui apresentações culturais e shows musicais. Serão 12 atrações musicais ao longo dos quatro dias, com destaque para rodas de samba, pagode e axé retrô, além de apresentações culturais como o jongo, dança típica da região. A entrada é gratuita.

Leia mais:  Fãs de Whindersson dão ‘deslike’ em clipe de Luisa e Vitão

“Além de trazer entretenimento qualificado e promover a gastronomia na região, o Festival da Moqueca impulsiona a economia local, gerando novos empregos, crescimento na receita de outros setores por causa do grande número de visitantes que o evento reúne, fortalecendo a economia. A hotelaria e o comércio estão entre os segmentos que se beneficiam com a realização do evento”, afirma Malacarne.

Serviço:
7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra
Local: Beira do Cais – Conceição da Barra (ES)
Data: 19 a 22 de junho de 2025
Entrada: Gratuita
Moquecas ao vivo, comidas típicas, artesanato quilombola, apresentações culturais e música regional.

Continue lendo

Entretenimento

Pianista capixaba apresenta recital inédito em Vitória

Publicado

Recital solo de Estêvão Gomes, de 16 anos, marca a segunda execução integral da obra no país e acontece no Teatro Sônia Cabral

O Teatro Sônia Cabral, em Vitória, será palco de uma apresentação rara no Brasil, na quinta-feira (12), às 20h. O pianista capixaba Estêvão Medeiros Gomes, de 16 anos, interpretará os 27 Estudos de Frédéric Chopin em um recital solo, feito notável na história da música erudita nacional.

A execução da obra completa é considerada um dos maiores desafios da literatura pianística. Há registro de apenas uma apresentação integral em recital ao vivo no Brasil, realizada em 1978 pelo pianista potiguar Oriano de Almeida. O concerto de Estêvão, portanto, será um marco para a música clássica no país.

Intitulado “Concerto Especial: Os 27 Estudos de Chopin”, é resultado de quatro anos de preparação intensa. Desde os 12 anos, o jovem músico vem estudando mais de seis horas por dia, sem pausas semanais, sob orientação da professora Janne Gonçalves, da Escola de Música Gabriel Camargo.

Leia mais:  SBT expõe fraude bilionária envolvendo grupo dono de afiliada do ES

Os ingressos para o recital estão disponíveis na Sympla, a partir de R$ 25 (meia-entrada).

Quem é Estêvão Gomes

Natural da cidade de Serra, Estêvão Gomes acumula mais de 30 prêmios em competições nacionais e internacionais, com destaque para participações em países como Grécia, Portugal, Indonésia, Colômbia, Espanha e Rússia. Em 2022, venceu o Concurso de Piano Souza Lima e o National Pro Music Competition, nos Estados Unidos.

A projeção nacional veio em 2024, quando venceu o programa Prelúdio, da TV Cultura, interpretando o Concerto nº 5 de Saint-Saëns com a Orquestra Prelúdio, regida por Júlio Medaglia. Como prêmio, conquistou uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, além de apoio financeiro para sua estadia no exterior.

Serviço

Concerto Especial: Os 27 Estudos de Chopin – com Estêvão Gomes

  • Data: Quinta-feira, 12 de junho
  • Horário: 20h
  • Local: Teatro Sônia Cabral – Centro, Vitória/ES
  • Ingressos: Disponíveis pelo Sympla ou na secretaria da Escola Gabriel Camargo

Leia mais:  Fãs de Whindersson dão ‘deslike’ em clipe de Luisa e Vitão
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana