conecte-se conosco


Camisa 10

Final da Libertadores: decreto do Governo autoriza até 10% da capacidade do Maracanã

Publicado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou decreto, nesta sexta-feira, autorizando a realização da final da Copa Libertadores, marcada para o dia 30, no Maracanã. Entre as regulamentações, o governador Claudio Castro estabeleceu um limite de até 10% da capacidade do estádio para a operação do jogo entre Palmeiras e Santos.

Na partida, que não terá público pagante, estará autorizada a presença de pessoal relacionado a organização, segurança e realização, bem como pessoas ligadas a patrocinadores do evento e aos clubes, no limite determinado.

Vale lembrar que o poder municipal possui autonomia em relação a decisões sobre presença de público ou não nos estádios da cidade. No último dia 13, a Prefeitura chegou a autorizá-la, com capacidade variando entre 10% e 20% do total. A medida acabou revogada no mesmo dia por decreto do prefeito Eduardo Paes.

Santos e Palmeiras receberam 150 convites cada. Entre os convidados do Santos, a divisão será: 45 entre os familiares de jogadores e comissão técnica; 30 para o Comitê de Gestão; 30 para o Conselho Deliberativo; 15 para autoridades e patrocinadores; 25 para sócios; e cinco entre os funcionários do clube.

Leia mais:  Késsia Tristão leva medalha de prata em campeonato de motociclismo

Uma reunião no fim da manhã desta sexta-feira definiu que o efetivo de policiais militares para a segurança da partida, nos arredores e na parte interna do estádio, ficará em 550, com mais 200 guardas municipais.

Em outras partes da cidade, haverá atenção especial nas proximidades dos hotéis onde ficarão as duas delegações.

Hoje, o Maracanã, tem capacidade para 78.883 pessoas, ou seja, a capacidade autorizada de operação para a partida gira em torno de 7 mil pessoas. A Conmebol, porém, não trabalha com a ideia de um efetivo tão grande.

Fechamento nos arredores

Uma estimativa citada em reunião com órgãos e dirigentes, há cerca de duas semanas, apontou a possibilidade de até quatro mil pessoas (com distanciamento) dentro e no perímetro do estádio, contando delegações e forças de segurança.

— Estamos ajustando todas as áreas para ter o menor número possível de pessoas — disse o diretor de competições de clubes da Conmebol, Fred Nantes.

Em termos de espaço físico, o setor Oeste está à disposição. Isso inclui as arquibancadas do Maracanã Mais, os dois níveis de camarote e a tribuna de imprensa. Nesta semana, a Conmebol montará base no Maracanã para começar a receber serviços de personalização do estádio, instalação de placas de LED e hospitalidade.

Leia mais:  Casos de Covid suspendem etapa do mundial de surfe no Havaí

A presença de dois times brasileiros, por si só, já demanda um cuidado especial no entorno para evitar aglomerações. O quarteirão do Maracanã será bloqueado, o que envolve trechos da Avenida Maracanã, Radial Oeste e Eurico Rabelo.

publicidade

Camisa 10

Veja quais são os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

Publicado

Sorteio da terceira fase da Copa do Brasil tem a entrada das equipes que jogam a Libertadores e quatro confrontos entre times da Série A

Copa do Brasil definiu nesta quarta-feira (17) seus confrontos da terceira fase, em sorteio realizado na sede da CBF, no Rio. Entre os 16 confrontos previstos, destaque para Botafogo x Vitória-BA, Fortaleza x Vasco, Bahia x Criciúma e Inter x Juventude, todos eles entre times da Série A do Brasileirão.

Os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta. Até então, na primeira e na segunda fases da competição, os duelos eram definidos em partida única. O mando de campo também foi decidido por sorteio.

Os dois últimos campeões, São Paulo e Flamengo, vão atravessar o País para seus confrontos. O time paulista, dono do título em 2023, precisará ir até o Pará para disputar o jogo de ida contra o Águia de Marabá.

Já o Flamengo, campeão em 2022,  enfrenta o Amazonas e vai fazer a partida da volta em Manaus.

Leia mais:  Késsia Tristão leva medalha de prata em campeonato de motociclismo

Palmeiras e Botafogo-SP vão fazer um duelo do Paulistão, começando com mando da equipe da capital. A partida da volta será em Ribeirão Preto. Já o Corinthians vai decidir em casa contra o América-RN.

Entrada dos times da Libertadores

Ao todo, 32 times participaram do sorteio, sendo 20 equipes que vinham participando da Copa do Brasil desde a primeira fase, e mais 12 que entrarão agora no torneio. São eles: Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo e Red Bull Bragantino (que disputam a Libertadores), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde), Vitória-BA (campeão da Série B) e Athletico-PR (oitavo no Brasileirão 2023, garantiu a vaga por conta do título da Libertadores pelo Fluminense).

A terceira fase da Copa do Brasil será disputada ao longo do mês de maio. Os jogos de ida serão realizados na semana do dia 1º. A volta será na semana no dia 22. Na sequência, as oitavas de final tem como datas reservas o fim de julho e o início de agosto.

Leia mais:  Verão 2024: patinação e frescobol serão os esportes do próximo fim de semana no Pontal do Ipiranga

Veja os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil:

Bahia x Criciúma*
Botafogo x Vitória-BA*
Fortaleza x Vasco*
CRB X Ceará*
Operário-PR x Grêmio*
Internacional x Juventude*
Sampaio Corrêa x Fluminense*
Flamengo x Amazonas*
Goiás x Cuiabá*
Brusque x Atlético-GO*
Águia de Marabá-PA x São Paulo*
Palmeiras x Botafogo-SP*
Sousa-PB x Red Bull Bragantino*
Ypiranga-RS x Athletico-PR*
América-RN x Corinthians*
Atlético-MG x Sport*

*Times que fazem o jogo de volta em casa.

Continue lendo

Camisa 10

Rei da pequena área! Romário pode voltar a jogar aos 58 anos

Publicado

Aposentado desde 2009, Romário foi inscrito pelo América, clube do qual é presidente, para a disputa da segunda divisão do Campeonato Carioca

Romário assinou contrato como jogador do América Football Club, clube no qual também é presidente, e pode voltar a jogar aos 58 anos. Herói da Seleção Brasileira na conquista do tetracampeonato mundial na Copa do Mundo de 1994, ele acertou vínculo de uma temporada com o tradicional clube carioca e foi inscrito para a disputa da segunda divisão do Campeonato Carioca.

Romário receberá o valor simbólico de uma salário mínimo, mas isso não significa que o retorno aos gramados está certo. Ao ser questionado se vai mesmo voltar a jogar profissionalmente, o Baixinho ponderou.

“Talvez em alguns jogos. Acabei de assinar esse documento aqui. Em breve novidades. Vamos ver o que vai ser”, disse Romário, que está aposentado do futebol desde 2009 e publicou um vídeo nas redes sociais com um contrato em mãos.

Na presidência do América desde novembro do ano passado, Romário, que é Senador da República, foi o único candidato concorrendo na eleição do clube. O grupo de situação, que alçou Sidney Santana à presidência, não lançou ninguém para concorrer com o Baixinho.

Leia mais:  Aberto de beach tennis vai movimentar clube de Linhares no fim deste mês

O laço de Romário com o América tem relação com o seu pai, Edevair, que era torcedor do clube. O senador chegou a vestir a camisa da equipe em uma única oportunidade, em 2008, antes de assumir um cargo diretivo no clube. Naquele ano, ele foi campeão da segunda divisão do Campeonato Carioca com a equipe. Agora, quer retornar para levar o América de volta à elite do futebol do Rio. Em princípio, Romário descarta mudar o sistema de gestão para SAF. O clube teria dívida de R$ 80 milhões.

O América venceu o Campeonato Carioca pela última vez há 63 anos. Ao todo, o clube tem sete títulos estaduais (1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960). Lamartine Babo, ilustre torcedor americano, ficou conhecido por compor os hinos populares de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, além do próprio América. Atualmente, o time disputa a segunda divisão do Rio. A estreia na Segundona do Carioca está marcado para o dia 15 de maio, contra o Petrópolis.

Leia mais:  Késsia Tristão leva medalha de prata em campeonato de motociclismo
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana