Nem todo mundo está disposto a esperar o fim do isolamento para dar um trato no cabelo. Hair designer dá dicas de como fazer isso sozinho
A esta altura do isolamento social, muita gente está precisando acertar as pontas do cabelo ou até mesmo fazer um corte completo, no caso dos homens que estão acostumados com o cabelinho na régua. Até a apresentadora Sabrina Sato se arriscou a dar um jeito nas madeixas do pai e, depois de alguns sustos, o corte deu certo.
A cabeleireira Vanessa Oliveira, hair designer do espaço Salão Beleza Fidalga, explica que é um risco, mas que dá sim para seguir algumas dicas básicas e dar um jeito no cabelo sem sair de casa.
“Existe uma questão de técnica e materiais que nem sempre a gente tem em casa. Mas falando para o lado masculino, às vezes o homem tem uma maquininha para fazer a barba e aí já dá pra fazer o pezinho em casa”, explica.
Para proteger a pele do atrito da máquina a sugestão é passar hidratante ou condicionador para trazer alívio depois do corte. Na hora de finalizar a nuca, para quem tem companhia no isolamento, o ideal é contar com a ajuda de outra pessoa. Para os que estão sozinhos, a finalização na parte traseira ficaria impossibilitada. A dica é caprichar no limite entre o cabelo e a barba.
No caso das mulheres, Vanessa recomenda aguardar o fim da quarentena para que o corte seja feito por um profissional. “O corte é uma das coisas que dá pra gente tentar segurar um pouco mais, às vezes essa pontinha pode trazer um resultado não muito agradável. Um corte errado pode prejudicar a imagem imediata que ela tem dela mesma”.
Mas, para quem mesmo assim quer se arriscar, o ideal seria tentar um corte reto que não demanda tanta técnica. “É alinhar bem os fios e tentar o máximo possível fazer bem reto, seguindo a partir de uma linha que ela vai puxar do primeiro fio como base para toda a extensão do cabelo”, explica a cabeleireira.
Outro ponto levantado por Vanessa é de que as tesouras de uso doméstico, como as usadas para cortar papel, não são recomendadas para o corte de cabelo. “Às vezes podem não trazer um alinhamento específico”.
Para quem tem medo de causar algum desastre nos fios, a recomendação é investir em finalizadores e novos penteados. “Os homens podem usar a cera com uma gotinha de óleo, isso já traz um efeito bacana com menos volume e cabelo mais alinhado. Já para as mulheres, usar um rabo de cavalo e criar outros penteados pode ser uma saída”.