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Firmada parceria entre Suzano e Fundação Banco do Brasil para alavancar a cadeia da mandiocultura nos estados da Bahia e Espírito Santo

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Projeto visa a estruturação do processo de produção, beneficiamento, agregação de valor e acesso ao mercado de 07 comunidades de pequenos agricultores (as) familiares localizadas no norte do Espírito Santo e extremo Sul da Bahia

A produção da mandioca é um dos propulsores da economia no campo nos municípios do norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia, compostos majoritariamente por comunidades de agricultores familiares, que sobrevivem desta cultura e seus derivados. A mandioca serve de alimento e fonte de renda, entretanto, a falta de estrutura da cadeia produtiva na região limita a agregação de valores, o aproveitamento da produção e escoamento, além de o pouco excedente gerado ser destinado ao mercado informal, o que limita ainda mais o lucro dos agricultores.

“A Suzano acredita fortemente no valor compartilhado e busca contribuir, cada vez mais, para um legado de sustentabilidade em suas áreas de atuação. Assim, promover a geração de renda e o desenvolvimento sustentável nas comunidades vizinhas às nossas operações faz parte de nossa condução de negócio. Por este motivo, firmou-se esta parceria com a Fundação Banco do Brasil, implementada pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), com o objetivo de atuar nas lacunas da cadeia, com assistência técnica a agricultores, estruturação de farinheiras para o beneficiamento, e entendimento e inserção da produção no mercado local e regional”, afirma Giordano Automare, Gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.

O Investimento total do projeto será de 2,6 milhões de reais e beneficiará diretamente seis diferentes municípios entre o norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia (Aracruz e Conceição da Barra, ambos no estado do Espírito Santo; Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Prado no estado da Bahia), totalizando 628 famílias de pequenos produtores rurais, quilombolas, indígenas, jovens e mulheres.

Apesar do contexto socioeconômico, as comunidades seguem buscando superar os desafios de produção e acesso ao mercado. A organização e o planejamento da produção, a estruturação das farinheiras (unidades de produção) dessas regiões e o estímulo ao acesso a novos mercados oportunizam um novo olhar para a atividade de mandiocultura e uma nova perspectiva de vida para as famílias envolvidas, justificando os investimentos necessários em infraestrutura, equipamentos e melhoria dos processos de produção propostos pelo projeto.

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Com o projeto, Suzano e Fundação Banco do Brasil esperam potencializar a cadeia da mandiocultura nos territórios impactados pelo projeto. Para Luciana Bagno, diretora executiva de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil: “A Fundação BB se orienta pelos valores da sustentabilidade, eficiência e a inovação para inclusão e efetividade da transformação socioambiental. Esse projeto vai impactar diretamente os nossos públicos priorizados, fortalecendo a cadeia produtiva que gera empoderamento ao território, a partir da otimização da produção e da comercialização da mandiocultura.”

Investimento – O foco dos investimentos direcionados a este projeto está no aprimoramento através de capacitações dos beneficiários para melhoria dos processos de produção, nas adequações das infraestruturas de beneficiamento para agregação de valor à mandioca e derivados, e na disseminação da tecnologia social “Farinheira Sustentável”, que incorpora os processos oriundos do cultivo, colheita e processamento da mandioca que são tratados integralmente, contemplando os pilares ambiental, econômico e social. Por fim, no estabelecimento de processos de produção visando garantir regularidade, volume e qualidade dos derivados da mandioca, para acesso a mercados diversificados, consequentemente aumentando a renda das famílias.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página https://www.suzano.com.br/

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Sobre a Fundação Banco do Brasil – Há quase quatro décadas, em 1985, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país.  É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros. A Fundação Banco do Brasil tem como principal eixo de atuação a geração de trabalho e renda, fortalecido por seis programas estruturados: educação para o futuro, meio ambiente e renda, tecnologia social, voluntariado, saúde e bem-estar e ajuda humanitária. Dentro desses seis programas, destacam-se iniciativas de preparação para o mercado de trabalho, fortalecimento de cadeias produtivas, apoio à agricultura familiar, assistência social, inclusão digital, educação financeira, conservação ambiental, incentivo ao voluntariado, certificação, disseminação e reaplicação de tecnologias sociais, promoção da equidade de gênero e da diversidade. Para mais informações, acesse: Fundação Banco do Brasil (fbb.org.br)

Sobre o Cedagro – O Centro de Desenvolvimento do Agronegócio – Cedagro, registrado em 27/10/2004, em Vitória – ES, é uma organização não governamental, sem fins econômicos, pessoa jurídica de direito privado, de gestão autônoma, tipo associação de empresas, tendo como finalidade básica a promoção e o fortalecimento dos diferentes segmentos agrícolas, florestais, ambientais e sociais. Dentro de suas atribuições o CEDAGRO se destaca nas seguintes estratégias de ação: Política de apoio e fomento aos diferentes segmentos do agronegócio familiar e não familiar, do meio ambiente e do desenvolvimento social; Realização de estudos, pesquisas e projetos de desenvolvimento agrícolas, ambientais e sociais nas áreas tecnológicas, gerenciais e mercadológicas; Promoção de eventos técnico-culturais e qualificação de recursos humanos; Assistência técnica e orientação tecnológica nas áreas de produção, comercialização e gestão de negócios agrícolas, florestais e ambientais. Possui 20 organizações, ligadas a cadeia do agronegócio e meio ambiente, associadas, atuantes no âmbito estadual e nacional. Para mais informações, acesse: https://www.cedagro.org.br/

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Marca chinesa vende só 8 carros no Brasil em 2024, tira site do ar e encerra operação

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A história da Seres no Brasil foi curta: de julho de 2023 até julho de 2024, quando a fabricante chinesa paralisou suas operações no país e fechou as duas concessionárias. Em dezembro do ano passado, Autoesporte apurou que havia um plano de reestruturação da empresa até o final do primeiro trimestre deste ano, e o único meio de contato entre o cliente e a marca era o site www.driveseres.com.br. Mas agora a página já está fora do ar.

Nas redes sociais, o perfil oficial da Seres Brasil também está sem movimentação. Na página do Instagram (@seres.brasil) não há postagem desde julho de 2024, enquanto no Linkedin não há atualizações há dez meses. O telefone da sede da empresa, em Barueri (SP), não existe mais.

Marca chinesa Seres tira site do ar e encerra operação no Brasil

De acordo com a Secretaria da Fazenda, o CNPJ da Seres Brasil LTDA também está com situação cadastral “Baixada” — ou seja, está encerrado. O motivo está descrito como “Extinção por Encerramento Liquidação Voluntária”. Ter o CNPJ baixado não impede que a empresa abra outro CNPJ, porém, neste registro da Seres Brasil LTDA, a atividade está baixada pela Receita Federal, como mostra o documento abaixo, e não é possível reativar.

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Seres Brasil LTDA está com CNPJ encerrado  — Foto: Secretaria da Fazenda

Autoesporte entrou em contato com os responsáveis pela operação da marca no Brasil para entender o atual cenário, e se de fato haverá algum processo de restruturação. Até o momento da publicação desta reportagem não houve resposta. Caso isso aconteça, a nota será atualizada.

A marca vendeu apenas oito carros no Brasil em 2024, sendo cinco Seres 3 e três Seres 5, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Os veículos são importados de Xangai (China). Na internet é possível encontrar dois anúncios de venda do Seres 3: um em São Paulo por R$ 139.990, com 100 km rodados, e outro no Rio de Janeiro por R$ 249.990, zero km, que é blindado. De acordo com a marca, 426.900 carros foram vendidos no mundo em 2024.

Site da Seres está desativado  — Foto: Reprodução

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Brasil

Desafio na internet mata adolescente após amassar borboleta com água e injetar no corpo

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Na quarta-feira (12), Davi Nunes Moreira, de 14 anos, m0rreu após ser internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), no sudoeste da Bahia. O motivo: ele injetou uma substância na própria perna, depois de um desafio na internet.

Antes de falecer, o jovem contou à equipe médica que havia comprado uma seringa em uma farmácia, preparado a substância com uma borboleta amassada em água e aplicado o líquido na perna. Ele ficou sete dias internado no hospital local antes de ser transferido para o HGVC, onde veio a óbito.

Após a m0rte do filho, o pai encontrou a seringa citada por Davi embaixo do travesseiro do garoto, enquanto arrumava a casa. O velório e o enterro do adolescente ocorreram na sexta-feira (14). A Polícia Civil aguarda o laudo pericial para determinar a causa da m0rte.

Quais são os riscos das borboletas?

Algumas espécies de borboletas obtém substância que podem ser venenosas para humanos, como substâncias que podem causar danos ao coração (Glicosídeos cardíacos). Essas substâncias são obtidas através das plantas que elas comem, segundo artigo publicado pela Universidade de Wisconsin, nos EUA. 

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Um dos feitos do glicosídeo é o aumento da força da contração cardíaca, que são tóxicos a depender das doses.

“Eles são venenosos para a maioria dos vertebrados (animais com espinha dorsal), mas podem não ser venenosos para invertebrados (animais sem espinha dorsal)”, responde o artigo.

No caso de Davi, as causas de sua m0rte estão sendo investigadas pela 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista.

Cuidados com adolescentes e crianças na internet

A advogada Alessandra Borelli ressalta que é preciso que os pais ou responsáveis acompanhem de perto o que seus filhos estão consumindo na internet. Além disso, é preciso que as crianças sejam orientadas sobre a utilização segura do ambiente digital, com alertas sobre os perigos e a definição de limites a serem observados. O mais importante é encorajar a criança ou o adolescente a compartilhar com os responsáveis suas experiências pessoais.

“É imprescindível estabelecer um canal de confiança com a criança ou adolescente, deixando-a segura e confortável para compartilhar situações desconfortáveis.”, ressalta Borelli

O uso de tecnologia na faixa etária abaixo dos 18 anos “invade” o período da infância e adolescência e devia ser regulado pelo Estado, com uma legislação que proponha limites do que poderia ou não ser consumido. É o que defende Luci Pfeiffer, presidente do Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas na Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

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