conecte-se conosco


Camisa 10

Flamengo ativa o “modo Libertadores”, e trio ofensivo encaminha a ida para semifinal

Publicado

Flamengo ativa o “modo Libertadores”, e trio ofensivo encaminha a ida para semifinal

Depois de perder por 4 a 0 para o Internacional no último domingo, o Flamengo voltou a ser o Flamengo de Renato Gaúcho: goleador e envolvente. O trio Arrascaeta/Bruno Henrique e Gabigol decidiu na vitória por 4 a 1 sobre o Olimpia, no Paraguai, e encaminhou a classificação para a semifinal da Libertadores.

Mas não foi o Flamengo quando atua no Brasil. Renato armou o time com um estilo de marcação diferente, sem fazer tanta pressão na saída de bola do adversário. A estratégia funcionou, porque o Olimpia foi à frente e deu os espaços desejados. Aí o trio rubro-negro fez a diferença.

Bruno Henrique contribuiu com sua velocidade e duas ótimas assistências. Arrascaeta mostrou visão de jogo e capacidade de entrar na área para finalizar. Fez um gol e sofreu um pênalti. Gabigol fez o que mais sabe: gols. Um de pênalti, um de perna direita e ainda deu uma assistência para Vitinho.

– A equipe voltou a ser o Flamengo. Foi um acidente de trabalho aquele jogo (contra o Inter). A equipe voltou a jogar muito bem, criar, fazer gols e conseguimos um bom resultado nos primeiros 90 minutos – disse Renato.

Olimpia se revolta com o VAR. Sem razão

Se o ataque funcionou muito bem – e teve boas chances para ampliar ainda mais a goleada – , o sistema defensivo teve alguns vacilos. No lance do gol do Olimpia, houve uma falha coletiva. No cruzamento para a área, Léo Pereira não escolheu um marcador, Isla ficou com dois atacantes e não conseguiu fazer o corte.

Léo Pereira não define um jogador a marcar; Isla tenta cuidar de dois atacantes — Foto: Reprodução

Léo Pereira não define um jogador a marcar; Isla tenta cuidar de dois atacantes.

Talvez o lance mais emblemático da partida tenha sido a sequência em que Filipe Luís é expulso e o VAR chama para revisão um lance anterior de possível pênalti em Arrascaeta. O árbitro corrige, assinala a penalidade para o Flamengo e anula o vermelho de Filipe Luís. O jogo estava 1 a 0 para o Flamengo e poderia ter mudado de panorama.

Arrascaeta no lance em que o VAR interveio para que o pênalti fosse marcado — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Arrascaeta no lance em que o VAR interveio para que o pênalti fosse marcado.

No 11 contra 11, a maior qualidade técnica do Flamengo prevaleceu. Depois da partida, o técnico Orteman fez uma espécie de protesto na entrevista coletiva. Respondeu ao primeiro questionamento, criticou muito a arbitragem, pediu desculpas, se levantou e foi embora.

– Fizemos uma boa partida, mas enfrentamos o melhor time da América do Sul nos últimos anos. É difícil jogar contra o melhor, contra o árbitro e contra o VAR. O VAR veio para solucionar os problemas, e não para criá-los. Difícil analisar o jogo. Com respeito, não posso falar o aspecto futebolístico – disse o técnico do Olimpia.

Com 4 a 1 de vantagem, o Flamengo encaminhou a classificação e só precisa atuar com seriedade para confirmar na próxima quarta-feira, em Brasília, a ida para a semifinal.

Leia mais:  Atlético-MG confirma chegada de Eduardo Vargas para assinar contrato até 2022
publicidade

Camisa 10

Rio de Janeiro está descartado, e Emirados Árabes devem receber o Mundial de Clubes

Publicado

Fifa deve organizar o torneio em janeiro ou fevereiro. Caso receba a competição, país asiático vai ser anfitrião pela quinta vez

O Rio de Janeiro não tem chances de ser a sede do Mundial de Clubes de 2021. Tudo indica que o torneio será disputado nos Emirados Árabes Unidos. O provável é que seja realizado em fevereiro de 2022. O martelo ainda não foi batido: o local e as datas exatas ainda serão definidas pela Fifa.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez uma live nesta terça-feira para anunciar o interesse da cidade em abrigar o torneio. Nos últimos dias, dirigentes do Flamengo também conversaram com dirigentes da CBF para demonstrar apoio à ideia.

O plano foi apresentado à Fifa de maneira informal. O Brasil nunca chegou a submeter uma candidatura oficial – ao contrário do que fizeram África do Sul e Emirados Árabes Unidos, que já abrigaram o torneio em 2009, 2010, 2017 e 2018 e são apontados como favoritos por fontes ouvidas pela reportagem.

O Mundial de Clubes de 2021 deve ser o último no atual formato, adotado pela Fifa em 2005. A entidade planeja fazer um reformulação no torneio. A ideia era fazer já em 2021 um Mundial com 24 participantes, na China, mas o plano teve que ser adiado por causa da pandemia.

Esta edição do torneio estava prevista para acontecer em dezembro, no Japão. Mas o país que foi sede das últimas Olimpíadas informou à Fifa que não teria condições de organizar a competição por causa da pandemia.

O fato de a Fifa empurrar o Mundial para janeiro ou fevereiro gerou alívio na CBF, que não vai precisar alterar mais uma vez datas das finais da Copa do Brasil.

Liga dos Campeões da Uefa

Chelsea campeão.

Libertadores

Está em sua fase semifinal, com as partidas Flamengo x Barcelona-EQU e Palmeiras x Atlético-MG. A decisão é no dia 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu.

Liga dos Campeões da África

Al Ahly campeão.

Liga dos Campeões da Ásia

Está nas quartas de final. A decisão do torneio deve ser apenas no fim do ano.

  • Al Hilal (Arábia Saudita) x Persepolis (Irã)
  • Al Wahda (Emirados Árabes) x Al Nassr (Arábia Saudita)
  • Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) x Nagoya Grampus (Japão)
  • Jeonbuk Hyundai (Coreia do Sul) x FC Pohang Steelers (Coreia do Sul)

Liga dos Campeões da Concacaf

A final será entre Monterrey e América-MEX, em jogo único, no dia 28 de outubro.

Em junho, a OFC (Confederação da Oceania) cancelou o torneio pelo segundo ano seguido devido à pandemia do novo coronavírus. A entidade indicou o Auckland City. Último campeão do continente, o Auckland não disputou o Mundial em fevereiro para preservar o isolamento social que era mantido na Nova Zelândia.

Campeão nacional do país sede

A Fifa ainda vai definir nova sede. Caso confirme que será nos Emirados Árabes, o Al Jazira, campeão da temporada 2020/21, será o representante. Se o Al Wahda ganhar a Liga dos Campeões da Ásia, o vice-campeão do torneio continental assume a vaga do campeão nacional. O regulamento do Mundial não permite que um país tenha mais de dois representantes.

Continue lendo

Camisa 10

Kleber Andrade será palco de jogos pela Copa do Brasil Sub-17 e Copa ES durante esta semana

Publicado

Principal palco esportivo do Espírito Santo, o Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, vai receber três jogos de futebol durante esta semana. A primeira partida já acontece nesta terça-feira (21), às 15 horas, entre Porto Vitória e Atlético Mineiro, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil Sub-17.

A equipe capixaba chega para a disputa confiante, após vencer os dois confrontos contra o São Raimundo, de Roraima. A primeira partida, disputada também no Kleber Andrade, terminou com o placar de 3 a 0 para o Porto Vitória. Já o segundo jogo, disputado no estádio Canarinho, teve o placar de 2 a 1.

O segundo jogo contra a equipe mineira está marcado para a próxima terça-feira (28), às 16 horas, no Sesc Alterosas, em Minas Gerais. Quem avançar para as semifinais pega o vencedor da partida entre São Paulo e Fluminense.

Copa ES

Na quinta-feira (23) e no domingo (26) as partidas serão válidas pela terceira rodada da Copa Espírito Santo, sempre com início as 15 horas.

O primeiro jogo, pelo Grupo A, será entre Vilavelhense e Porto Vitória. A equipe de Vila Velha lidera a competição com seis pontos, enquanto o Porto Vitória, que ocupa a quinta colocação, tem uma vitória e uma derroa.

A segunda partida será válida pelo Grupo B. Vice-lanterna com apenas um ponto ganho, o Aster recebe o Real Noroeste, segundo colocado do grupo com quatro pontos.

Vacinação

Além dos jogos, o Klebão vai receber durante esta semana um mutirão de vacinação contra a Covid-19, organizado pela Prefeitura de Cariacica. A imunização coletiva acontecerá no sábado (25), das 8  às 17 horas. O agendamento para vacinação deve ser feito diretamente pelo site da prefeitura.

Leia mais:  Vasco pedirá exclusão do VAR na Série B e anulação do jogo contra o Brasil-RS
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana