conecte-se conosco


Segurança

Força Pela Vida: Operação com foco em Lei Seca e transporte clandestino tem dois presos e mais de 1290 veículos abordados

Publicado

Uma operação integrada do Programa Força Pela Vida, com foco em uso de álcool combinado com direção (Lei Seca) e transporte clandestino de passageiros, terminou com dois motoristas presos, diversos autos de infração de trânsito confeccionados, além de mais de 1290 veículos abordados. A ação foi realizada com início na noite da última sexta-feira (31) e término durante a madrugada deste sábado (1) e contou com mais de 60 agentes de segurança.

Pontos de abordagens foram montados em locais estratégicos em Vitória, Serra e Guarapari. A fiscalização de trânsito foi realizada com o objetivo de sensibilizar os condutores sobre a importância de respeitar as regras de trânsito e promover a segurança nas vias. Essa iniciativa visa evitar a perda de vidas, especialmente diante do aumento alarmante de acidentes de trânsito relacionados à combinação de álcool e direção.

O Governo do Estado tem aumentado o foco nesta questão, tendo em vista os dados de mortes nas vias do Espírito Santo, principalmente em 2024. Participaram da ação, além de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), efetivos das polícias Militar e Civil, da Guarda Municipal de Vitória, agentes de Trânsito da Prefeitura da Serra, Samu, Corpo de Bombeiros Militar, fiscais da Companhia Estadual de Transportes Coletivos Urbanos do Espírito Santo (Ceturb-ES) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Leia mais:  Cuidadora é presa em flagrante após roubar dinheiro de idosa de 82 anos na Serra

As principais infrações flagradas pelos servidores durante as blitze foram circulação de veículos com licenciamento vencido e recusas ao teste do bafômetro, que chegaram a 79 casos, em 1225 feitos. Em três situações, os condutores foram autuados criminalmente. No ponto da Avenida Eudes Scherrer, o condutor de um Voyage, de 41 anos, realizava transporte irregular de passageiro. Ele assinou um Termo Circunstanciado e irá responder na Justiça, sendo liberado no local.

Ainda no local de fiscalização da Serra, um homem de 33 anos dirigia um Corolla, se recusou a fazer o teste de etilômetro, sendo que os policiais realizaram o auto de constatação de embriaguez, por conta dos sinais apresentados, e o mesmo foi conduzido à delegacia, sendo levado, posteriormente, ao sistema prisional.

Em Vitória, no ponto de abordagem da Avenida Dante Micheline, em Jardim da Penha, um homem de 27 anos conduzia uma motocicleta CG 160 Titan, com chassi e placa adulterados. Ele foi preso e autuado em flagrante por adulteração de veículo, sendo encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.

Leia mais:  Segurança colheu demandas de todas as regiões do ES em 2019

Janeiro menos violento no trânsito do ES

Diversas ações de abordagem e blitze foram realizadas em todo o Espírito Santo durante o mês de janeiro, com objetivo de aumentar a fiscalização viária no Estado e reduzir as mortes no trânsito. Resultados já estão sendo obtidos, com a redução de 9,3% nos óbitos no tráfego de veículos e pedestres no Estado, em relação a janeiro de 2024.

Ao todo, foram 49 mortes nos últimos 31 dias, contra 54 no mesmo período do ano passado. Um grupo de trabalho foi criado integrando diversos órgãos do Governo do Estado, que discutem, semanalmente, ações para o avanço nesta diminuição e monitoram os dados diários de óbitos no trânsito.

Mobilização

⁠A Mobilização Nacional foi uma iniciativa da Associação Nacional dos Detrans, por meio do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, onde se previu a realização de várias operações de fiscalização de trânsito e pontos de bloqueio envolvendo os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal, os Batalhões de Trânsito das Polícias Militares e demais órgãos e entidades de todos os estados e do Distrito Federal.

publicidade

Segurança

Sesp treina forças de segurança para uso do novo sistema de comunicação

Publicado

O sistema de comunicação entre o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e as forças de segurança do Espírito Santo foi modernizado e, para que sua operação seja plena, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) ofereceu um curso de qualificação técnica para agentes de segurança pública estaduais que atuam diretamente com o sistema de troncalização de radiocomunicação. Os encontros ocorreram nos dias 15 e 16 de abril, na Sesp, em Bento Ferreira, Vitória.

Participaram servidores da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Instituto de Atedimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). 

Os participantes foram pontos focais de cada corporação e vão difundir o conhecimento adquirido com os colegas. As instruções foram conduzidas pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) da Sesp e uma equipe técnica da empresa Motorola, fornecedora dos equipamentos.

Leia mais:  Quadrilha que roubava Hilux em Vitória age em aeroportos do país

O sistema de troncalização da radiocomunicação visa modernizar as comunicações operacionais das agências de Segurança Pública em todo Estado do Espírito Santo, viabilizando uma maior integração operacional entre as forças de segurança pública, maior área de cobertura e a disponibilidade de recursos como GPS, gravação das comunicações e criptografia.  

Esse novo sistema permite integrar as comunicações operacionais em todo território capixaba, de modo que as comunicações poderão ser estabelecidas diretamente do município do interior do Estado com o Ciodes Sul ou Ciodes Metropolitano, dada a complexidade da operação, dando maior celeridade na resposta e permitindo a montagem de um plano de ação mais célere, eficiente e integrado.

No curso, os participantes conheceram diversas aplicações utilizadas para comando e controle das atividades operacionais de comunicação via radiofrequência e os principais recursos do Master Site, infraestrutura responsável pelo controle central das torres de comunicação integradas ao sistema de troncalização.

Continue lendo

Segurança

Após sequestro, homem é morto com mais de 20 tiros na Serra

Publicado

O corpo de um homem de 30 anos foi encontrado em uma plantação de eucaliptos próximo à Avenida Audifax Barcelos, na Serra. A vítima teria sido baleada.

O caso aconteceu no sábado (19). Em depoimento à Polícia Militar, um familiar disse que Dyego Teixeira dos Santos havia sido visto no dia anterior em um bar na Rua Eucalipto. Na ocasião, ele teria sido levado à força por indivíduos armados.

De acordo com a polícia, o familiar encontrou o corpo já sem vida e solicitou o auxílio. A família de Dyego informou aos militares que o homem era usuário de drogas. Eles acreditam que o ataque seria motivado por dívidas com traficantes.

O corpo, segundo as primeiras informações da perícia, foi alvejado com aproximadamente 20 tiros. Os assassinos utilizaram duas armas diferentes, sendo uma pistola calibre .40 e uma 9mm. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

Em nota, a polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra. O corpo foi encaminhado para a necropsia no Instituto Médico Legal.

Leia mais:  Cuidadora é presa em flagrante após roubar dinheiro de idosa de 82 anos na Serra

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana