conecte-se conosco


Internacional

Forte terremoto atinge Japão e gera alerta de tsunami

Publicado

Um tremor de magnitude 7,2 foi sentido na costa leste japonesa
Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter foi registrado neste sábado (20/03) na costa leste japonesa e levou as autoridades a emitirem um alerta de tsunami de cerca de um metro. Não há informações de vítimas ou danos significantes.
O tremor, registrado às 18h09 (horário local), teve epicentro a 34 quilômetros da costa, a uma profundidade de 60 quilômetros nas águas do Pacífico na região de Miyagi. Ele foi sentido também na capital Tóquio.

O terremoto levou as concessionárias locais a inspecionarem a situação das usinas nucleares da região e as empresas ferroviárias locais a suspenderam os serviços, incluindo os trens-bala Shinkansen.

O terremoto e o tsunami acontecem pouco depois de o Japão lembrar os dez do catastrófico terremoto, de magnitude 9, de 11 de março de 2011, que desencadeou um tsunami mortal e o desastre de Fukushima.

O chamado triplo desastre atingiu sobretudo o nordeste do Japão, incluindo Miyagi. Neste sábado, alguns moradores de comunidades chegaram a fugir para locais mais altos depois que o alerta de tsunami foi emitido.

“Eu me lembrei daquele dia há dez anos”, disse um homem da cidade de Ishinomaki, à emissora nacional NHK, enquanto fugia para uma colina. “Por causa da nossa experiência daquele dia, meu coração está batendo forte agora”.

De acordo com Takashi Yokota, um funcionário do escritório de gerenciamento de desastres da prefeitura de Miyagi, não houve relatos imediatos de danos.

“Não recebemos nenhum relatório imediato de danos ou ferimentos após o terremoto e o alerta de tsunami. Mas ainda estamos coletando informações”, disse ele à agência de notícias AFP.

Segundo a autoridade nuclear japonesa, não houve anormalidades nas instalações da área, incluindo Fukushima Daiichi, Onagawa e várias instalações menores e reatores nucleares experimentais.

No mês passado, a região também foi abalada por outro forte terremoto, que feriu dezenas de pessoas. Meteorologistas dizem ter se tratado de um tremor secundário do terremoto de 2011. 

O Japão está situado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende pelo sudeste asiático e pela bacia do Pacífico.

O país é atingido regularmente por terremotos e tem regulamentos rígidos de construção destinados a garantir que os edifícios possam resistir a fortes tremores.

Leia mais:  Na Europa, medo do coronavírus leva a corrida aos mercados
publicidade

Internacional

Depois de expulsar Universal, governo de Angola suspende TV Record no país

Publicado

O governo de Angola suspendeu a programação da TV Record no país por “inconformidades” em relação aos requisitos legais para o exercício da atividade jornalística em Angola. O ministério alega por exemplo “que a empresa Rede Record de Televisão (Angola), Limitada, que responde pela TV Record África, tem como diretor-executivo um cidadão não nacional”.

A suspensão vem no rastro da expulsão da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) daquele país, após denúncias de pastores e fiéis.

A IURD é comandada por Edir Macedo, brasileiro que se autointitula ‘bispo’. Ele atualmente vive entre Miami (EUA) e São Paulo.

As polêmicas envolvendo a IURD já atingem a Argentina, que também vem estudando a possibilidade de expulsar a igreja e Portugal, onde uma série de reportagens mostrou um escandaloso esquema de adoção ilegal de crianças.

Leia mais:  Na Europa, medo do coronavírus leva a corrida aos mercados
Continue lendo

Internacional

Gato é capturado após tentativa de introduzir drogas em presídio

Publicado

Substâncias ilícitas foram amarradas com pano junto ao corpo do felino, para serem distribuídas em centro penitenciário do Panamá

O gatinho acima foi capturado por autoridades panamenhas após tentar introduzir drogas no Centro Penitenciário Nova Esperança, na província de Colón. O “Narcogato”, como ficou conhecido, foi surpreendido por agentes penitenciários e policiais ainda do lado de fora da prisão, que comporta cerca de 1.700 detentos.

As substâncias ilícitas foram amarradas com tiras de pano ao redor do corpo do felino. Em entrevista ao canal Telemetro, o promotor Eduardo Rodríguez disse que gato possivelmente transportava cocaína, crack e maconha.

A engenhosidade dos criminosos fez com que o Ministério Público do Panamá anunciasse nas redes uma força-tarefa, que investigará o uso de animais na transferência de drogas para dentro presídio em questão.

Até o momento, as autoridades suspeitam que os bichos usados nessa modalidade são atraídos por meio de alimentos.

Andrés Gutiérrez, diretor do Sistema Penitenciário do Panamá, afirmou que apreensões do tipo são baseadas nos esforços para evitar que substâncias ilegais e itens proibidos cheguem aos presídios do país.

“Não vamos baixar a guarda”, disse ao jornal Panamá América, “e assim manter um ambiente adequado para o desenvolvimento de programas de ressocialização.”

Quanto ao “Narcogato”, fontes do governo local afirmam que ele foi entregue aos cuidados de uma fundação de defesa dos animais.

Aparentemente, ele não sofreu nenhum ferimento durante a operação de resgate e passa bem.

Leia mais:  Vírus misterioso mata duas pessoas na China, e Brasil reforça cuidado
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana