conecte-se conosco


São Mateus

Fórum de Emprego, Inovação e Tecnologia é sucesso absoluto em São Mateus

Publicado

Com quase 800 pessoas inscritas o fórum foi realizado no auditório do Sesc.

São Mateus – Com 792 inscritos, o 1º Fórum de Emprego, Inovação e Tecnologia, realizado no auditório do Sesc de São Mateus, teve uma ótima participação do público regional. O objetivo foi atender o público que se encontra em situação de desemprego e a comunidade em geral quanto à necessidade qualificação para a demanda de mão de obra.

O Fórum foi realizado pelo Sine – Sistema Nacional de Emprego de São Mateus, com o apoio da Prefeitura de São Mateus, Governo do Estado e empresas parceiras.

Micael Louzada, que é estudante de Engenharia, destacou a importância do Fórum. “Para mim, que busca meu primeiro emprego na área que estou estudando, foi muito bom. As palestras foram bem explicativas e motivadoras, além da possibilidade de expansão do nosso network, com diversas empresas envolvidas no evento” – relatou.

PALESTRAS
Foram ministradas várias palestras, entre elas, “Logística Onshore e Offshore”, com o diretor do Centro de Capacitação Profissional do Rio de Janeiro, Geilson Carneiro. O diretor da SeaPort Logística, Adriano Nicolaci, apresentou toda operação do setor portuário do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

A palestra “Indústria 4.0” foi ministrada pelo pró-reitor do Centro Universitário ENIAC, Mauro Claro, através de uma live, direto do laboratório de Guarulhos-SP. O administrador de empresas, Cláudio Amorim, palestrou sobre “Como encontrar seu trabalho na Indústria Onshore e Offshore do ES”. Edna Milanez, consultora de RH, falou sobre “Orientação para o Mercado de Trabalho”. Luiz Fantin detalhou sobre o potencial das startups no mercado de trabalho.

Marcos Menezes de Barros abordou o tema “Comércio Internacional e o Papel do Despacho Aduaneiro”, mostrando as tecnologias utilizadas em sua empresa para aprendizagem de novos idiomas. O diretor da empresa Nexa Tecnologia, Sérgio Eler, apresentou as tecnologias utilizadas nas atividades portuárias.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO
Vários cursos foram sorteados e distribuídos durante o evento. Os participantes que ficaram até o final das apresentações receberam bolsa integral de cursos de qualificação profissional das empresas parceiras. Além disso, 11 cursos de qualificação profissional foram distribuídos para o público PCD (Pessoas com deficiências). O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) esteve no evento fazendo 40 inscrições para os cursos de garçom e garçonete.

MISSÃO CUMPRIDA
Segundo a gerente do Sine São Mateus, Silvana Cassini, o objetivo foi alcançado: “O Fórum veio para transformar e dar uma orientação profissional para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho”.

Junto com Silvana, esteve à frente da organização do 1º Fórum de Emprego, Inovação e Tecnologia, a diretora da Eniac-Polo São Mateus, Cristiane Marcelino Jorge.

Leia mais:  Alteração na Lei estabelece nova alíquota de contribuição do servidor municipal
publicidade

São Mateus

Partidos protocolam impeachment de Daniel e esperam que a Câmara cumpra o seu papel

Publicado

Jeziel (advogado), Nillis (PL), Eliezer (PRTB) e Eguinado (PCdoB).

PRTB, PP, PCdoB e PL foram os únicos que defendem a cassação do prefeito e estranham omissão de lideranças e entidades

Numa ação de respeito e responsabilidade com o destino do município de São Mateus, apenas quatro partidos políticos de São Mateus protocolaram o pedido de impeachment do prefeito afastado, Daniel Santana, na Câmara de Vereadores. O fato aconteceu nesta segunda-feira (25) e os partidos PRTB, PL, PCdoB e PP, juntamente com o advogado Jeziel Oliveira de Almeida estiveram representados pelos seus presidentes municipais. Outro pedido de impeachment foi protocolado semana passada.

O que fato que vem causando estranheza para a população mateense é a omissão de lideranças e entidades em favor dos interesses do município, uma vez que o fato que gerou o afastamento do prefeito foi gravíssimo e levou a Polícia Federal a dar voz de prisão, não só ao chefe do Executivo como a vários de seus assessores.

“Por onde andam o deputado e os outros candidatos nessa hora? ”, questionou José Maurício dos Santos, aposentado, morador do bairro Santo Antônio. “Nos causa indignação também que a justiça, a OAB, Ministério Público do Estado, outros partidos políticos e até mesmo o Tribunal de Contas deram às costas para São Mateus”, completou.

Eliezer Nardoto (PRTB), Nillis Castberg (PL), Cassio Caldeira (PP) e Eguinaldo Santana (PCdoB) foram os únicos que se apresentaram em defesa do município e fizeram valer o papel político de seus partidos que desejam cumprir o seu papel em sintonia com a maioria da população mateense. “Agora esperamos que a Câmara de Vereadores cumpra o seu papel”, disse Eliezer, acreditando que o Legislativo saberá fazer o que todos esperam que faça, “que é ser justo com a nossa demanda apresentada nesta segunda-feira”, enfatizou.

Podemos justifica ausência

De acordo com os presidentes dos partidos que protocolaram o pedido de impeachment na Câmara Municipal, o presidente do Podemos, Valdemir Andrade de Santana, não esteve presente e não assinou o documento por estar fora da sede do município e no lugar que se encontrava, Nova Lima, a comunicação por celular foi o empecilho para avisá-lo do horário, em que todos estariam dando entrada no documento pedindo a cassação do prefeito afastado Daniel da Açaí.

Leia mais:  Vagas para São Mateus - Pronatec Jovem Fic EaD prorroga inscrições até quinta-feira (25)
Continue lendo

São Mateus

Câmara define apoio para ONG de proteção a pets em São Mateus

Publicado

São Mateus – A Câmara Municipal integrará a parceria firmada entre a Prefeitura de São Mateus e a organização não-governamental Voluntários Independentes pelo Amigo (Vipa) na proteção animal. O apoio foi oficializado na última quinta-feira (21) numa reunião entre o prefeito em exercício Ailton Caffeu, o presidente da Câmara Municipal Paulo Fundão e dirigentes do Vipa, no Centro Administrativo da Prefeitura, no Bairro Carapina.

Em mensagem publicada na rede social Instagram, após a reunião com os representantes dos poderes Executivo e Legislativo, a presidente da ONG de proteção animal que tem sede em Guriri, Maria da Conceição Gonçalves Felizardo, conhecida como Ceiça, compartilhou confiança na parceria.

“Saímos com boas notícias e com esperança de que o apoio virá através da união do Município (Prefeitura) e da Câmara. Na reunião ficou combinado que o Vipa apresentará um plano de trabalho detalhando as necessidades e o mesmo será enviado para análise da Prefeitura e aprovação da Câmara. Uma luz de esperança se acende. Todos pela causa animal” – escreveu Ceiça.

Em mensagem na sexta-feira (22), o presidente Paulo Fundão reiterou a parceria. “Coloquei-me à disposição para ajudar e a Câmara Municipal contribuirá com 50 mil reais, transferindo à Prefeitura para ajudar o Vipa” – destaca o vereador.

Nas redes sociais, internautas elogiaram a iniciativa que une Vipa, Prefeitura e Câmara Municipal. Muitos conclamaram ajuda para o socorro a animais abandonados à própria sorte pelas ruas, “machucados, maltratados e com fome”.

Houve quem inclusive lançou preces a Deus e pedido de intercessão também a São Francisco de Assis, considerado protetor dos animais. Entre tantos comentários, muitos parabéns para os voluntários do Vipa, principalmente à presidente Ceiça, por não desanimar diante da crueldade que atinge animais em São Mateus. Há relatos de abandonos recorrentes em bairros mais afastados do Centro, para evitar que os animais retornem à casa dos donos.

Na repercussão da reunião entre a ONG e os chefes dos poderes Executivo e Legislativo de São Mateus foi conclamada ainda a implantação de um centro de controle de zoonoses no Município.

HOSPITAL VETERINÁRIO
Esta semana, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Indicação n° 726/2021, que requer a implantação de um hospital veterinário público em São Mateus. A proposta partiu do presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulo Fundão, e foi aprovada na sessão da última terça-feira (19).

Leia mais:  Vagas para São Mateus - Pronatec Jovem Fic EaD prorroga inscrições até quinta-feira (25)
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana