conecte-se conosco


São Mateus

Fórum de Emprego, Inovação e Tecnologia é sucesso absoluto em São Mateus

Publicado

Com quase 800 pessoas inscritas o fórum foi realizado no auditório do Sesc.

São Mateus – Com 792 inscritos, o 1º Fórum de Emprego, Inovação e Tecnologia, realizado no auditório do Sesc de São Mateus, teve uma ótima participação do público regional. O objetivo foi atender o público que se encontra em situação de desemprego e a comunidade em geral quanto à necessidade qualificação para a demanda de mão de obra.

O Fórum foi realizado pelo Sine – Sistema Nacional de Emprego de São Mateus, com o apoio da Prefeitura de São Mateus, Governo do Estado e empresas parceiras.

Micael Louzada, que é estudante de Engenharia, destacou a importância do Fórum. “Para mim, que busca meu primeiro emprego na área que estou estudando, foi muito bom. As palestras foram bem explicativas e motivadoras, além da possibilidade de expansão do nosso network, com diversas empresas envolvidas no evento” – relatou.

PALESTRAS
Foram ministradas várias palestras, entre elas, “Logística Onshore e Offshore”, com o diretor do Centro de Capacitação Profissional do Rio de Janeiro, Geilson Carneiro. O diretor da SeaPort Logística, Adriano Nicolaci, apresentou toda operação do setor portuário do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Leia mais:  Indicado por Balanga, Daniel entrega calçamento no bairro São Pedro/Vitória

A palestra “Indústria 4.0” foi ministrada pelo pró-reitor do Centro Universitário ENIAC, Mauro Claro, através de uma live, direto do laboratório de Guarulhos-SP. O administrador de empresas, Cláudio Amorim, palestrou sobre “Como encontrar seu trabalho na Indústria Onshore e Offshore do ES”. Edna Milanez, consultora de RH, falou sobre “Orientação para o Mercado de Trabalho”. Luiz Fantin detalhou sobre o potencial das startups no mercado de trabalho.

Marcos Menezes de Barros abordou o tema “Comércio Internacional e o Papel do Despacho Aduaneiro”, mostrando as tecnologias utilizadas em sua empresa para aprendizagem de novos idiomas. O diretor da empresa Nexa Tecnologia, Sérgio Eler, apresentou as tecnologias utilizadas nas atividades portuárias.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO
Vários cursos foram sorteados e distribuídos durante o evento. Os participantes que ficaram até o final das apresentações receberam bolsa integral de cursos de qualificação profissional das empresas parceiras. Além disso, 11 cursos de qualificação profissional foram distribuídos para o público PCD (Pessoas com deficiências). O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) esteve no evento fazendo 40 inscrições para os cursos de garçom e garçonete.

Leia mais:  Tribuna Popular mantém Câmara como caixa de ressonância da sociedade

MISSÃO CUMPRIDA
Segundo a gerente do Sine São Mateus, Silvana Cassini, o objetivo foi alcançado: “O Fórum veio para transformar e dar uma orientação profissional para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho”.

Junto com Silvana, esteve à frente da organização do 1º Fórum de Emprego, Inovação e Tecnologia, a diretora da Eniac-Polo São Mateus, Cristiane Marcelino Jorge.

publicidade

São Mateus

Governo do estado garante mais cursos de qualificação para São Mateus

Publicado

As vagas são para o programa Qualificar-ES, do Governo do estado e as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (19)

São Mateus – Vai até amanhã (quinta-feira, 19) o prazo para inscrições gratuitas para concorrer à vagas em até dois cursos profissionalizantes, com certificado, pelo programa Qualificar-ES, do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico – Sectides.

São diferentes editais e a distribuição de vagas prioriza os moradores dos bairros onde acontecerão as aulas: os cursos de Confeitaria (noturno) e Tortas e Massas (vespertino), por exemplo, são preferencialmente para moradores do Bairro Vitória, enquanto no curso de Inglês Básico as vagas são prioritariamente para moradores do Bairro Boa Vista.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.qualificar.es.gov.br até o dia 19/05/2022. A lista de classificados será publicada dia 01/06/2022 e as aulas terão início dia 07/06/2022.  

 

ATENÇÃO AOS LOCAIS DISPONIBILIZADOS:

BAIRRO AYRTON SENNA

Opções de cursos: Assistente de Secretaria Escolar (matutino), Assistente Administrativo (vespertino), Auxiliar de Departamento Pessoal (noturno), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (matutino, vespertino e noturno)

Leia mais:  Amadeu pode ser pré-candidato a deputado estadual pelo PROS

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – CRJ de São Mateus

Endereço: Avenida Gileno Santos,495 – Ayrton Senna, São Mateus – ES

 

BAIRRO VITÓRIA

Opções de cursos: Tortas e Massas (vespertino), Confeitaria (noturno) 

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES

 

BOA VISTA

Opção de curso: Inglês Básico (matutino)

Local do curso: Secretaria Municipal de Assistência Social

Endereço: Rua Dr. Ademar de Oliveira Neves, 100 – Boa Vista, São Mateus – ES

CURSOS EXCLUSIVOS PARA MULHERES – PARCERIA COM O AGENDA MULHER

Opção de curso: Bolos e suas Variações (matutino) 

Local do Curso: Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)    

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES    

 

REQUISITOS

Para inscrever-se é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residir no Município de São Mateus, onde o curso será realizado e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de Saúde, a idade mínima é de 18 anos.

Leia mais:  Vereador atuante não tem pedidos atendidos pelo prefeito Daniel Santana

Continue lendo

São Mateus

Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus

Publicado

Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem parte da Região VI – São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Ponto Belo – foi realizada ontem (16), na quadra do Centro de Vivência Amélia Boroto, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares 2022 em São Mateus (JEES).

O Município está sediando as competições de esportes coletivos – vôlei, handebol, basquete e futebol de salão, masculino e feminino, infantil – até 14 anos – e juvenil – 15 a 17 anos – que definem os representantes da Região VI nas finais estaduais dos Jogos, em Guarapari, de onde sairão os representantes capixabas para as etapas nacionais.

As finais estaduais, infantil e juvenil, acontecerão de 06 a 11 de junho (infantil + Festival Paralímpico) e 20 a 25 de junho (juvenil), no Sesc, de Guarapari. As etapas nacionais serão em Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo.

EXPERIÊNCIA PARA A VIDA

Para a secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, a competição “é uma marca que esses atletas levarão por toda a vida. São Mateus tem muito orgulho por estar sediando essa edição do evento”. 

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, lembrou que essa edição do JEES tem um significado ainda mais especial, pois é o primeiro realizado desde o início da pandemia. 

Leia mais:  São Mateus: Empossados novos membros do Conselho da Cidade

EQUIPES EM QUADRA

A diferença básica entre as modalidades infantil e juvenil, além da idade, é que no infantil são as escolas que disputam as vagas, enquanto no juvenil são seleções locais, formadas a partir dos times escolares.

As escolas-equipes que representam São Mateus nessa etapa da competição são as seguintes:

Categoria Infantil – até 14 anos:

Futsal, masculino e feminino: EMEF Vereador Laurindo (Bairro Litorâneo)

Vôlei, masculino e feminino: EMEF Aviação 

Basquete, masculino: Colégio Alternativa

Handebol, feminino: Colégio Alternativa

Para a disputa regional, categoria juvenil – 15 a 17 anos – foram selecionadas as seguintes equipes:

Base do futsal, masculino e feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do vôlei feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do basquete masculino: EEEFM Wallace Dutra

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS

As competições acontecem de segunda a quinta-feira na quadra do Centro de Vivência – Bairro Carapina. As partidas de sexta e sábado serão na quadra do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) – Bairro Universitário.

A tabela para a região VI com todos os jogos, horários e locais está no link https://sesport.es.gov.br/Media/Sesport/GEECL/JEES/Regi%C3%A3o%20VI%20-%20S%C3%83O%20MATEUS-1.pdf 

Leia mais:  São Mateus: Estado anuncia abertura de 60 leitos doados pela iniciativa privada

Os representantes estaduais para esportes individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica), xadrez – e os atletas das competições paralímpicas – atletismo, parabadminton, bocha, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado -, estudantes-atletas que irão para as disputas nacionais, serão definidos em competições classificatórias que acontecerão a partir de 4 de junho.

RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

HFI – Lago Dos Cisnes – São Mateus 1 X 31  Emir de Macedo – Pinheiros

HMI – CEI Educação Rural – Boa Esperança 17 X 09  Benônio Falcão – Conceição Da Barra

HFJ  – Seleção de Montanha – 5 x 15 – Seleção de Boa Esperança 

HMJ – Seleção de Pinheiros – 17 x 10 Seleção de Conceição da Barra

FFI –  Laurindo Samaritano – São Mateus –  2 X 1  Domingos Martins – Montanha

FMI – Laurindo Samaritano – São Mateus – 1X 8 –  Domingos Martins – Montanha

FMI – Emir Macedo – Pinheiros  1 X 1  Maria Magdalena – Ponto Belo 

FFJ – Seleção de São Mateus 8 X 1 Seleção de Pinheiros

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana