conecte-se conosco


Cidades

Frio de quase 0ºC: moradores do ES registram geada e temperaturas congelantes

Publicado

Uma moradora da localidade de Córrego D’Antas, em Aracê, Domingos Martins, registrou o termômetro no local marcando 0.1ºC

A previsão do tempo entregou o que prometeu. Os institutos meteorológicos já previam que a madrugada desta quinta-feira (19) seria a mais fria do ano até o momento. Se na Grande Vitória já foi preciso caprichar nos cobertores, imagina como ficaram as temperaturas da Região Serrana?

Uma moradora da localidade de Córrego D’Antas, em Aracê, Domingos Martins, enviou uma foto em que o termômetro no local mostra a temperatura de 0.1º C.

Moradores da localidade de Peçanha, também em Domingos Martins, fizeram vídeos mostrando a camada de gelo sobre os carros. Segundo eles, por lá, os termômetros marcaram 6ºC.

Oficialmente a madrugada mais fria do ano

Segundo a Coordenação de Meteorologia do Incaper, a madrugada desta quinta-feira (19) foi a mais fria do ano, baseado nas medições das estações meteorológicas operadas pela rede de observações meteorológicas do Espírito Santo.

Foi constatado que na Estação Meteorológica Automática de Vitória, instalada no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), houve o menor registro histórico desde a sua instalação, em 30 de novembro de 2006, com 11,6 °C, superando o registro de 12,0 °C ocorrido nos dias 21 de agosto de 2010 e 09 de julho de 2011.

Leia mais:  Atendimento inédito de indenização é realizado com indígenas de Comboios 

Em Vila Velha, na região Metropolitana, houve o menor registro histórico desde a sua instalação, em 17 de fevereiro de 2017. Na Região Serrana, em Venda Nova do Imigrante, a Estação Meteorológica do Inmet, instalada na Fazenda Experimental do Incaper, registrou a mínima de 3,9 °C, sendo o menor registro ocorrido desde a sua instalação em 10 de fevereiro 2017.

Esse registro só não foi inferior aos 2,6°C, ocorrido em 01 de junho de 1979, observado pela Estação Meteorológica Convencional instalada no mesmo local.

Já na Estação Meteorológica do Incaper, instalada na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, no distrito de Aracê, em Domingos Martins, o registro de 1,5 °C foi o menor registro histórico desde a data da instalação da estação automática, em 14 de abril de 2010, superando o registro de 1,8 °C ocorrido em 22 de agosto de 2010.

Esse registro só não foi inferior aos incríveis -1,0 °C, ocorrido em 14 de julho de 1963, observado pela Estação Meteorológica Convencional instalada no mesmo local.

Leia mais:  Vila Velha é destaque em investimentos em saúde, segundo revista especializada

Para os próximos dias, a tendência é que as temperaturas continuem amenas no Espírito Santo por conta da atuação da massa de ar polar.

Vila Velha (Inmet): 9,1°C
Vitória (Inmet): 11,6 °C
Venda Nova do Imigrante (Inmet): 3,9 °C
São Mateus (Inmet): 13,8 °C
Pres. Kennedy (Inmet): 16,5 °C
Nova Venécia (Inmet): 14,9 °C
Marilândia (Inmet): 14,7 °C
Linhares (Inmet): 14,9 °C
Ecoporanga (Inmet): 13,4 °C
Alfredo Chaves (Inmet): 11,8 °C
Alegre (Inmet): 10,3 °C
Afonso Cláudio (Inmet): 6,8 °C
Aracê, Domingos Martins (Incaper): 1,5 °C
Cachoeiro de Itapemirim (Incaper): 13,9 °C
Iúna (Incaper): 8,6 °C

Fonte de dados: Inmet e Incaper

Alerta de onda de frio

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou um aviso de alerta, com o grau de severidade de perigo para onda de frio em todo o Espírito Santo.

Segundo o aviso, pode haver queda de 5ºC abaixo da média em todo o Estado, podendo durar até cinco dias, apresentando risco à saúde.

publicidade

Cidades

Crianças e Adolescentes atendidas no Cras realizam visita às polícias civil e militar em Jaguaré

Publicado

Policiais apresentaram o trabalho dos agentes de segurança para os jovens

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SFCV do Centro de Referência em Assistência Social – Cras, participaram de uma roda de conversa com os policiais em uma visita à 18ª Companhia Independente de Polícia Militar de Jaguaré e à Delegacia de Polícia Civil do município.

A visita teve o objetivo de levar as crianças a conhecer o trabalho das polícias e sua importância na sociedade, além de criar aproximação e construção de conceitos corretos sobre as forças de segurança.

Cerca de 40 crianças visitaram o espaço físico, a rotina de trabalho que envolve o atendimento, investigação, ronda, e tudo mais que envolve as ações das polícias civil e militar.

Após muita interação no bate papo com os policiais, em que os agentes responderam perguntas dos jovens sobre as ações de segurança, houve um momento de andar na viatura e ter contato com instrumentos de trabalho dos policiais como distintivo, colete à prova de bala e outros.

Leia mais:  Governo entrega obras de infraestrutura em Jerônimo Monteiro

Continue lendo

Cidades

Suzano anuncia intenção de construir fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz (ES)

Publicado

Projeto, ainda sujeito à aprovação do Conselho de Administração da empresa, terá capacidade produtiva de 60 mil toneladas anuais

A Suzanoreferência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, anuncia a intenção de construir uma fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz, município localizado no norte do Espírito Santo. O projeto, ainda sujeito à aprovação por parte do Conselho de Administração da companhia, prevê que a unidade terá capacidade para produzir 60 mil toneladas anuais de tissue, produto a ser convertido em papel higiênico e papel toalha.

Inicialmente estimado em cerca de R$ 600 milhões, o projeto levará dois anos até estar concluído. Durante o período das obras, a previsão é de que sejam gerados 300 postos de trabalho. Após o início da produção, cerca de 200 colaboradores e colaboradoras, diretos e indiretos, trabalharão na unidade.

“A intenção de construirmos uma nova fábrica reforça o compromisso da Suzano com o desenvolvimento do Espírito Santo. No final de 2019, anunciamos investimento de quase R$ 1 bilhão no estado, incluindo a construção de uma fábrica em Cachoeiro de Itapemirim. A unidade entrou em operação no início de 2021 e agora, menos de um ano e meio depois, anunciamos o plano de viabilizar mais um importante investimento no estado”, afirma Walter Schalka, presidente da Suzano.

Leia mais:  Escola Estadual de Pinheiros promove Congresso de Tecnologia

A construção de uma fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz está alinhada à estratégia da Suzano de avançar nos elos da cadeia, sempre com vantagem competitiva, e garantir o abastecimento ao crescente mercado brasileiro de produtos sanitários. Em Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, a Suzano tem capacidade para converter papel tissue em 30 mil toneladas anuais de papéis higiênicos, o que equivale a 1 milhão de rolos por dia.

O projeto em Aracruz está sujeito à verificação de condições precedentes e ainda será submetido à análise do Conselho de Administração da Suzano e das autoridades locais competentes.

“Já estivemos presentes nos investimentos anteriores da Suzano, que contou com uso de crédito de ICMS, e continuando com a nossa política de atração criamos ambiente para que a empresa tivesse outro investimento em nosso Estado. Para nós a Suzano é uma empresa estratégica para o Estado. Temos política de uso de crédito de exportação que permite que a empresa faça negociações no mercado, desde que a atividade que seja ampliada gere emprego e ICMS. O que importa para nós é que os empreendedores tenham confiança em vir e estar no Espírito Santo. Nossa tarefa é gerar oportunidades aos capixabas”, afirma o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

A Suzano emprega direta e indiretamente cerca de 5 mil pessoas em território capixaba. Mais recente fábrica construída pela Suzano, a unidade de Cachoeiro de Itapemirim é a quinta linha de produção da unidade de bens de consumo da Suzano, responsável pela fabricação de itens como papéis higiênicos, guardanapos e papéis-toalha. A companhia possui fábricas de produção de tissue em Belém (PA), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA), além de unidades de conversão em Maracanaú (CE) e Cachoeiro de Itapemirim.

Leia mais:  Parceria entre PMVV e FINDES melhora ambiente de negócios em Vila Velha

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana