conecte-se conosco


Cidades

Fundação Renova oferece 9 mil vagas em cursos de iniciação profissional para jovens

Publicado

Inscrições estão abertas até 4/9 em Minas Gerais e no Espírito Santo; aulas serão on-line como medida de segurança

Fundação Renova: chamada Sustentabilidade e Reconstruç&a...

Jovens da bacia do rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo, têm uma oportunidade para estudar e se preparar para o mercado de trabalho. Até 4 de setembro a Fundação Renova disponibiliza cursos gratuitos de iniciação profissional, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São disponibilizadas 9.000 vagas, distribuídas em 13 cursos, com duração média de 14 horas cada um.

Como medida de segurança diante da pandemia do novo coronavírus, os cursos serão realizados no formato on-line, para manter o distanciamento social.

Cada jovem poderá escolher até dois cursos das seguintes áreas: Consumo consciente de energia; Educação ambiental; Empreendedorismo; Fundamentos da logística; Lógica de programação; Tecnologia da informação e comunicação; Metrologia; Noções básicas de mecânica automotiva; Segurança do trabalho; Desvendando a indústria 4.0; Desvendando a Blockchain; Desvendando o BIM (Building Information Modeling); e Lean Manufacturing.

Para participar, os jovens devem ter entre 16 e 29 anos e solicitado cadastro na Fundação Renova. Os interessados devem preencher um formulário eletrônico, disponível em https://forms.gle/TAKzNXdYNtGYE6fi9. Após a inscrição, o Senai enviará em até dez dias um link de acesso ao conteúdo. No final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão.

Para assistir às aulas, os participantes precisam de computador, tablet ou celular com acesso à internet e os navegadores Mozila Firefox ou Internet Explorer com Adobe Flash Player instalados.

“Os cursos de iniciação profissional fazem parte dos projetos de reparação coletiva chamados Caminhos da Retomada, da Fundação Renova. Essa série de ações visa auxiliar as pessoas a retomarem as atividades econômicas, por meio de dicas de educação financeira, qualificação profissional, acesso ao mercado de trabalho, desenvolvimento de empreendedorismo e acesso a crédito”, diz Deborah Goldemberg, gerente socioeconômica da Fundação Renova.

“São ações importantes para o desenvolvimento das comunidades. Hoje, existe uma demanda muito grande de qualificação profissional por parte dos jovens, que almejam uma qualificação profissional a fim de se prepararem para o mercado de trabalho. Os cursos de iniciação profissional contribuem não só para o desenvolvimento pessoal, mas também para o desenvolvimento econômico dos municípios”, diz o especialista em Economia e Inovação da Fundação Renova, Roberto Ruggeri.

Parceria com o Senai

Os cursos de iniciação profissional são frutos da parceria entre a Fundação Renova e o Senai. São áreas de conhecimento já trabalhadas pela instituição da indústria. A parceria permite a oferta de mais profissionais dedicados ao acompanhamento e orientação dos alunos durante os cursos.

Para Mateus Simões de Freitas, diretor regional do Senai ES, a parceria vai além da simples oferta de cursos ao possibilitar a geração de renda e a empregabilidade dos participantes. “Os cursos oferecem uma primeira competência rápida. A oportunidade permite que o jovem entenda sua vocação e tenha um primeiro contato com o mercado de trabalho, podendo gerar renda e investir cada vez mais na sua formação profissional”, explica Freitas.

O diretor regional do Senai MG, Christiano Leal, afirma que o objetivo dos cursos também é despertar o interesse dos jovens para uma área de atuação. “Quando você realiza um trabalho social para que os jovens entendam quais são as oportunidades que existem em uma carreira profissional, você está abrindo o horizonte deles, despertando o interesse”, diz Leal.

 

SERVIÇO
Cursos on-line de iniciação profissional
Inscrição:
 Até o dia 4/9

Formulário de inscrição: https://forms.gle/TAKzNXdYNtGYE6fi9
Cursos oferecidos: Consumo consciente de energia; Educação ambiental; Empreendedorismo; Fundamentos da logística; Lógica de programação; Tecnologia da informação e comunicação; Metrologia; Noções básicas de mecânica automotiva; Segurança do trabalho; Desvendando a indústria 4.0; Desvendando a Blockchain; Desvendando o BIM (Building Information Modeling); e Lean Manufacturing.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Leia mais:  Portal amplia acesso às informações sobre as condições da bacia do rio Doce
publicidade

Cidades

Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101

Publicado

Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga

Um homem morreu e outras setes pessoas ficaram feridas após se envolverem em um grave acidente, no início da tarde deste sábado (23). A colisão envolvendo dois veículos de passeio, ocorreu na altura do km 232,3 da BR 101, em Fundão

De acordo com o Centro de Controle Operacional da Eco101, concessionária responsável pela administração da via, a vítima fatal era motorista de um dos veículos envolvidos no acidente. O homem morreu no local.  

Dentre os feridos, três pessoas foram encaminhadas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, uma para o Hospital Infantil, também na capital, e outras três para o Hospital São Camilo, em Aracruz. 

Ambulâncias, viatura de inspeção e guincho da Eco 101, além da Polícia Rodoviária Federal, Samu, Corpo de Bombeiros, perícia da Polícia Civil e IML foram acionados para dar apoio a ocorrência. 

Ainda não há informações sobre como o acidente ocorreu. Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga.

Leia mais:  Detran estabelece medidas para retorno dos procedimentos de Habilitação
Continue lendo

Cidades

Navio encalhado é retirado de Porto em Aracruz

Publicado

A operação aconteceu na noite de sexta-feira (22); a embarcação, carregada de celulose, seguia para Singapura

O navio mercante Saga Morus, carregado de celulose e que havia encalhado ao tentar uma manobra de saída do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, foi retirado do local na noite de sexta-feira (22). 

A embarcação seguia para Singapura e, segundo a Capitania dos Portos do Espírito Santo, assim que houve o anúncio do encalhe, foram deslocadas duas equipes até o local, sendo uma por terra e outra por via marítima. 

A análise da Capitania concluiu que o navio não oferece risco à navegação. Também não foram encontrados indícios de danos estruturais ou vazamento de resíduos poluentes. Os tripulantes passam bem.

Em razão do acidente, foi instaurado inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. 

Segundo o site Marine Traffic, o navio tem bandeira de Hong Kong e atracou em Portocel na última quarta-feira (20), vindo do Porto de Vila do Condé, no Pará.

Leia mais:  Banescard passa ser mais um meio de pagamento para recargas do CartãoGV
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana