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Cidades

Fundação Renova oferece 9 mil vagas em cursos de iniciação profissional para jovens

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Inscrições estão abertas até 4/9 em Minas Gerais e no Espírito Santo; aulas serão on-line como medida de segurança

Fundação Renova: chamada Sustentabilidade e Reconstruç&a...

Jovens da bacia do rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo, têm uma oportunidade para estudar e se preparar para o mercado de trabalho. Até 4 de setembro a Fundação Renova disponibiliza cursos gratuitos de iniciação profissional, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São disponibilizadas 9.000 vagas, distribuídas em 13 cursos, com duração média de 14 horas cada um.

Como medida de segurança diante da pandemia do novo coronavírus, os cursos serão realizados no formato on-line, para manter o distanciamento social.

Cada jovem poderá escolher até dois cursos das seguintes áreas: Consumo consciente de energia; Educação ambiental; Empreendedorismo; Fundamentos da logística; Lógica de programação; Tecnologia da informação e comunicação; Metrologia; Noções básicas de mecânica automotiva; Segurança do trabalho; Desvendando a indústria 4.0; Desvendando a Blockchain; Desvendando o BIM (Building Information Modeling); e Lean Manufacturing.

Para participar, os jovens devem ter entre 16 e 29 anos e solicitado cadastro na Fundação Renova. Os interessados devem preencher um formulário eletrônico, disponível em https://forms.gle/TAKzNXdYNtGYE6fi9. Após a inscrição, o Senai enviará em até dez dias um link de acesso ao conteúdo. No final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão.

Para assistir às aulas, os participantes precisam de computador, tablet ou celular com acesso à internet e os navegadores Mozila Firefox ou Internet Explorer com Adobe Flash Player instalados.

“Os cursos de iniciação profissional fazem parte dos projetos de reparação coletiva chamados Caminhos da Retomada, da Fundação Renova. Essa série de ações visa auxiliar as pessoas a retomarem as atividades econômicas, por meio de dicas de educação financeira, qualificação profissional, acesso ao mercado de trabalho, desenvolvimento de empreendedorismo e acesso a crédito”, diz Deborah Goldemberg, gerente socioeconômica da Fundação Renova.

“São ações importantes para o desenvolvimento das comunidades. Hoje, existe uma demanda muito grande de qualificação profissional por parte dos jovens, que almejam uma qualificação profissional a fim de se prepararem para o mercado de trabalho. Os cursos de iniciação profissional contribuem não só para o desenvolvimento pessoal, mas também para o desenvolvimento econômico dos municípios”, diz o especialista em Economia e Inovação da Fundação Renova, Roberto Ruggeri.

Parceria com o Senai

Os cursos de iniciação profissional são frutos da parceria entre a Fundação Renova e o Senai. São áreas de conhecimento já trabalhadas pela instituição da indústria. A parceria permite a oferta de mais profissionais dedicados ao acompanhamento e orientação dos alunos durante os cursos.

Para Mateus Simões de Freitas, diretor regional do Senai ES, a parceria vai além da simples oferta de cursos ao possibilitar a geração de renda e a empregabilidade dos participantes. “Os cursos oferecem uma primeira competência rápida. A oportunidade permite que o jovem entenda sua vocação e tenha um primeiro contato com o mercado de trabalho, podendo gerar renda e investir cada vez mais na sua formação profissional”, explica Freitas.

O diretor regional do Senai MG, Christiano Leal, afirma que o objetivo dos cursos também é despertar o interesse dos jovens para uma área de atuação. “Quando você realiza um trabalho social para que os jovens entendam quais são as oportunidades que existem em uma carreira profissional, você está abrindo o horizonte deles, despertando o interesse”, diz Leal.

 

SERVIÇO
Cursos on-line de iniciação profissional
Inscrição:
 Até o dia 4/9

Formulário de inscrição: https://forms.gle/TAKzNXdYNtGYE6fi9
Cursos oferecidos: Consumo consciente de energia; Educação ambiental; Empreendedorismo; Fundamentos da logística; Lógica de programação; Tecnologia da informação e comunicação; Metrologia; Noções básicas de mecânica automotiva; Segurança do trabalho; Desvendando a indústria 4.0; Desvendando a Blockchain; Desvendando o BIM (Building Information Modeling); e Lean Manufacturing.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

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Cidades

Operações de crédito imobiliário no Banestes crescem mais de 300% em análise comparativa de 2021

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De acordo com o Banco Central, o Banestes tem a menor taxa nominal praticada para pessoas físicas no crédito imobiliário, entre todos os bancos do País com atuação no Estado.

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) alcançou um resultado histórico expressivo na concessão de crédito imobiliário em 2021. Somente no mês de setembro, o banco estadual obteve crescimento de 352% no volume de operações na modalidade, quando comparado ao mesmo período de 2020. Enquanto o crescimento geral do mercado, de acordo com os dados do Banco Central do Brasil (Bacen), foi de 38,2%.

Na comparação do volume de operações realizadas de janeiro a setembro de 2020, em relação ao mesmo período de 2021, o Banestes apresentou crescimento de 293%. O crescimento médio do mercado financeiro em geral foi de 96,30%, no mesmo período. De janeiro a novembro de 2021, o Banestes cresceu em estoque na carteira de crédito R$ 304 milhões.

O Banestes ocupa ainda, atualmente, o 1º lugar em menor taxa nominal praticada para pessoas físicas no crédito imobiliário no Estado do Espírito Santo, de acordo com o ranking do Banco Central. Além disso, o Banestes oferece as melhores condições para o financiamento: até 90% do valor do imóvel, 420 meses para pagar e a melhor taxa do mercado no Espírito Santo. Os dados conferem ao banco capixaba, portanto, uma posição de destaque no ranking de operações de crédito imobiliário, tanto em nível nacional quanto estadual. As informações podem ser consultadas no site oficial do Bacen: https://www.bcb.gov.br/.

“Em um ano, fizemos o mesmo volume financeiro em operações que havíamos realizado em 10 anos”, destacou o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande. A estratégia de impulsionamento das operações de crédito imobiliário pelo Banestes teve início em novembro de 2020, quando o banco anunciou a menor taxa e as melhores condições de parcelamento de crédito imobiliário brasileiro.

“O Banestes realizou um movimento ousado e assertivo, com foco em aproveitar o aquecimento do mercado de crédito imobiliário no Brasil. Foi um segmento que apresentou expressivo crescimento, mesmo diante da situação provocada pela pandemia da Covid-19. Anunciamos, no final de 2020, a menor taxa de crédito imobiliário do País, com a melhor condição de parcelamento do mercado e, ainda, a possibilidade de financiar até 90% do valor do imóvel e utilizar o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Como banco dos capixabas, focamos em oferecer as melhores condições do mercado e contribuir para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Com isso, alcançamos a posição de destaque e, atualmente, permanecemos com a oferta de uma das melhores condições de crédito imobiliário do Brasil, conforme dados públicos do Bacen, que compara todos os bancos com operações em território nacional”, complementou Casagrande.

O diretor de Negócios e Recuperação de Ativos do Banestes, Hugo Gaspar, lembrou também as melhorias realizadas no processo de contratação pelo Banestes. “Reduzimos pela metade o tempo de aprovação e liberação do crédito imobiliário e, em 2022, nossa expectativa é liberar o crédito imobiliário no prazo máximo de 30 dias, após a aprovação. Estamos bem próximos desta média. O foco é oferecer, além das melhores condições, a melhor experiência aos nossos clientes”, ressaltou Gaspar.

Para 2022, a expectativa do banco é manter as melhores condições ofertadas pelo mercado. “Estamos cada vez mais próximos dos atores que movimentam este segmento, como as construtoras, os corretores de imóveis e os correspondentes imobiliários. Vamos continuar a fortalecer as parcerias e ofertar as melhores condições para a contratação do financiamento imobiliário. Vale ressaltar ainda que permanecemos atendendo os clientes interessados em realizar a portabilidade de financiamentos imobiliários já existentes para o Banestes e, com isso, obterem redução de valor nas parcelas pagas mensalmente. O processo é, na maioria dos casos, muito vantajoso”, afirmou o diretor Hugo Gaspar. 

Saiba mais – Crédito Imobiliário Residencial Banestes:

  • Melhor condição na taxa de juros e condições, atualmente no Brasil;
  • Financiamento de até 90% do valor do imóvel pela tabela SAC;
  • ITBI e Registro do Imóvel financiados com o crédito imobiliário (até o limite de 5%);
  • Prazo máximo de financiamento: até 420 meses (35 anos);
  • Pessoas que já têm crédito imobiliário contratado em outra instituição financeira podem realizar portabilidade para o Banestes e, com isso, reduzir o valor mensal das prestações, com taxas mais atrativas;
  • Portabilidade de Crédito Imobiliário no Banestes sem burocracia e sem custos adicionais de impostos.

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Cidades

Entrevista / Lívia Barcelos, nova presidente da 12ª Subseção da OAB

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Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil terá a primeira mulher na presidência

Trata-se da advogada Lívia Batista Barcelos que foi eleita com 77% dos votos para a presidência da 12ª Subseção que abrange São Mateus, Jaguaré, Pedro Canário e Conceição da Barra. Sua posse acontecerá em janeiro do próximo ano e o fato inédito é ter a primeira mulher à frente da OAB, cuja subseção tem sua sede em São Mateus. Ela formada em Direito e pós-graduada em Direito Processual Civil e especialista em Direito do Trabalho, Processual do Trabalho e Previdenciário.

Sua motivação é grande e um dos seus projetos é a criação de novas comissões e abrir inscrições para as já existentes, planeja ações para jovens advogados. Garante que todas as propostas apresentadas durante a campanha serão executadas porque acredita que é senso comum, o que facilita as suas implementações.

A advogada Lívia Barcelos concedeu entrevista ao Jornal do Norte. Confira.

É mesmo verdadeiro o fato de que é a primeira mulher a assumir a presidência da 12ª Subseção?

– Sim, é verdade. Sou a primeira mulher a assumir a presidência da 12ª Subseção da OAB que abrange os municípios de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário.

Na sua opinião, qual o maior problema enfrentado pela categoria na região em que atua a subseção?

– Os principais problemas são a morosidade da justiça e a falta de servidores nas Comarcas.

Quais as principais ações a serem implementadas em sua gestão?

– Vamos criar novas comissões e abrir inscrições para as comissões já existentes; colocaremos em prática um projeto voltado a jovem advocacia.

Espera encontrar alguma resistência às mudanças que deseja executar?

– Todas as propostas que apresentamos na campanha são executáveis. Por isso, creio que não haverá resistência que dificulte a sua efetivação.

Existem muitas reclamações sobre a ausência do juiz durante todos os dias da semana nas comarcas. Como resolver essa situação?

– Essa questão já foi pacificada. Sempre tem juízes na comarca. O que ocorria era que não existia juiz em algumas Varas e a melhor forma de se resolver é abrindo um diálogo com o Tribunal e mostrando a necessidade de um magistrado em cada cartório.

Como espera encontrar a 12ª Subseção da OAB, quando assumir a sua presidência?

– Assumo em janeiro de 2022 e estamos no período de transição. A subseção foi muito bem administrada pelo Dr. Patrick e seus membros da diretoria. Um avanço importante da atual gestão foi a inauguração da nova sede.

Quais os pontos que foram esquecidos pela diretoria que agora finda o seu mandato?

– A diretoria cumpriu com aquilo que se propôs a fazer, mas não devemos esquecer que passamos e estamos passando por um período de pandemia em que fóruns ficaram fechados por quase um ano. Esse fato atrapalhou um pouco a execução de alguns projetos. Mas, tivemos a inauguração da nova sede e a luta contra a integração das comarcas de Jaguaré e Pedro Canário que não aconteceram. Foi uma grande vitória para a 12ª Subseção da OAB.

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