conecte-se conosco


Política e Governo

Gandini entrega a mais alta comenda do Estado ao prefeito eleito de São Mateus

Publicado

Marcus da Cozivip foi condecorado com a Comenda Domingos Martins, destinada a personalidades que tenham prestado serviços de relevância à comunidade local

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) concedeu hoje (11), na Assembleia Legislativa, a Comenda Domingos Martins ao prefeito eleito de São Mateus, Marcus Azevedo Batista, o Marcus da Cozivip (Podemos).

Criada em 1984, a Ordem do Mérito Domingos Martins é considerada a mais alta honraria da Casa e apresenta cinco graus de importância: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Conforme a Resolução 1.390, a insígnia pode ser concedida para personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, com notório saber, cultura e/ou que tenham prestado serviços de relevância à comunidade local.

Visualização da imagem

Marcus da Cozivip foi eleito no dia 6 de outubro prefeito de São Mateus para os próximos quatro anos. Ele obteve 28.030 votos, 43,59% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou Carlinhos Lyrio (Republicanos), com 26.738 votos, 41,58% dos votos válidos.

Marcus tem 46 anos, é casado com Talita e pai de dois filhos: Lucas e Laís. Trabalha com cozinhas industriais ao lado do irmão Rodrigo e a sua empresa está classificada entre as 10 maiores do setor no país, prestando serviço de hotelaria marítima. Em meados de 2000 ofertava 100 refeições por dia e contava com 20 funcionários.

Hoje tem mais de 1.100 colaboradores e oferece cerca de 12 mil refeições por dia. O empresário atua no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo e fornece marmitas para empresas voltadas principalmente para a área do petróleo: navios e plataformas, além de empresas de celulose, revendas de carros e comércio. A matriz fica em São Mateus, mas há filiais em Linhares, Serra e em Campos dos Goytacazes (RJ).

Para Marcus, que nasceu em Linhares e reside há 24 anos em São Mateus, chegou a hora de retribuir ao povo mateense tudo o que recebeu e de se dedicar ainda mais à cidade que tanto ama e na qual constituiu a família.

“Estou muito feliz por ter conquistado a confiança do eleitor e me sinto honrado com a homenagem recebida do deputado Gandini. Meu trabalho será voltado para reestruturar as áreas de saúde, educação e segurança pública. Quero deixá-las mais eficientes, com entregas melhores para a população. Minha prioridade é o empreendedorismo. Várias cidades próximas estão recebendo indústrias e São Mateus não pode ficar de fora”, declarou Marcus.

O empresário tem como vice a Professora Raquel, também do Podemos, e encabeçou a Coligação “Podemos Mudar São Mateus”, formada pelos partidos Pode, Avante PRD, PRTB, Novo, MDB, Solidariedade e o PSD, de Gandini.

Leia mais:  Scaramussa anuncia secretária de Desenvolvimento Urbano

A relação entre o deputado e o prefeito eleito começou na campanha. Marcus destaca que teve uma conversa muito boa no gabinete de Gandini, na Assembleia, que demonstrou preocupação com o desenvolvimento da cidade. Do diálogo, surgiu a parceria, e o deputado foi algumas vezes a São Mateus durante a campanha.

“Gandini evoluiu muito na vida pública: foi vereador por três mandatos e está em seu segundo na Assembleia. Quero contar com a experiência dele (Gandini) e com as suas boas ideias. Será um parceiro do município”, observou.

TÍTULOS

Além de Marcus, Gandini agraciou com os Títulos de Cidadania Espírito-Santense, homenagem voltada para pessoas que nasceram fora do Estado, mas apresentam um histórico reconhecido de contribuição para o desenvolvimento capixaba, o vereador da Serra Paulo Sergio Ferreira de Souza (PDT), o Paulinho do Churrasquinho; e o presidente da Associação Comercial de Jardim Camburi e Região Continental de Vitória (Aceic) Enock Sampaio Torres.

Também foram homenageados com o mesmo título: o ex-secretário de Gestão e Governo em Vitória no período de 2013 a 2020 Anael Rodrigues Parente; e o administrador de empresas Leonardo Lucas Souza Evangelista, que atua na área de saúde na região Noroeste do Estado.

Quem recebeu homenagem

COMENDA DOMINGOS MARTINS

Marcus da Cozivip
Foi eleito no dia 6 de outubro prefeito de São Mateus para os próximos quatro anos. Ele obteve 28.030 votos, 43,59% dos votos válidos. É empresário e presta serviço de hotelaria marítima.

Leia mais:  Mais Campeões: Estado anuncia pacote com investimentos em programas e ações para o Esporte

TÍTULOS DE CIDADANIA ESPÍRITO-SANTENSE

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Paulinho do Churrasquinho
É natural de Mathias Lobato/MG, mudou-se para o Estado na infância, onde constituiu família e, há 37 anos, reside na Serra, mais especificamente no bairro Planalto Serrano.

Devido à sua trajetória como empreendedor, ficou popularmente conhecido como Paulinho do
Churrasquinho.

Atuante no movimento popular desde 2004, Paulinho foi eleito líder comunitário do bairro Planalto Serrano – Bloco A, em 2019. Em 2020, Paulinho foi eleito vereador com 2.538 votos. Em 2024, foi reeleito vereador, com 4.781 votos.

Enock Sampaio
Nasceu em Boa Nova, na Bahia. Formado em Direito há mais de 26 anos, é empresário e ex-bancário. Já foi presidente e vice da Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac) e hoje preside a Associação Comercial de Jardim Camburi e Região Continental de Vitória (Aceic).

Anael Parente
É nascido no Amazonas, mas viveu sua infância e adolescência na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia. Veio para o Espírito Santo em 1991, morando inicialmente na Serra e logo em seguida mudou-se para o bairro Jardim Camburi, em Vitória, onde reside até hoje.

Nesta comunidade desenvolveu diversas atividades, como: a criação do Conselho de Saúde e Segurança com destaque para Polícia Comunitária.

Leonardo Evangelista
Nasceu em Itapetinga, no Sudoeste da Bahia. Chegou ao Espírito Santo em novembro de 2000, vindo para a cidade de Vila Velha, onde se especializou no setor de comércio exterior, com ênfase em logística de transporte e armazém.

Em agosto de 2019, ele se mudou para Colatina para assumir a Coordenação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), onde permaneceu por três anos. Atualmente, exerce sua missão na área da saúde.

publicidade

Política e Governo

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicado

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

Leia mais:  Mais Campeões: Estado anuncia pacote com investimentos em programas e ações para o Esporte

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Continue lendo

Política e Governo

Puppim toma posse no TJES e fala em responsabilidade: “Entusiasmo”

Publicado

Novo desembargador do TJES, Alexandre Puppim foi empossado pela Corte nesta quinta-feira

integrantes do Sistema de Justiça, autoridades e familiares participaram da solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Alexandre Puppim, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A sessão foi presidida pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr.

Na cerimônia, Puppim foi acompanhado ao Tribunal Pleno pelo decano, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, e pelo último empossado, desembargador Marcos Valls Feu Rosa. Em seguida, o novo integrante da Corte prestou o compromisso legal para exercer o cargo e foi agraciado com o colar do mérito judiciário, uma das mais altas honrarias concedidas pela Justiça estadual.

Samuel Meira.
Cerimônia contou com a presença do governador Renato Casagrande – Foto por TJES

Já a tarefa de dar as boas-vindas ao novo integrante do Tribunal Pleno ficou a cargo do desembargador Carlos Simões Fonseca, que fez algumas reflexões sobre o difícil e gratificante ofício de julgar, que agora faz parte dessa nova etapa da carreira jurídica de Alexandre Puppim.

“A posse de vossa excelência em nossa Casa de Justiça é motivo de grande contentamento, com sua brilhante trajetória profissional, certamente um diferencial que trará novos ares, nova visão do Direito, e a experiência de quase 30 anos de uma intensa advocacia privada”, ressaltou o desembargador Carlos Simões.

Leia mais:  Scaramussa anuncia secretária de Desenvolvimento Urbano

Imagem ilustrativa da imagem Puppim toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do ES

Puppim agradeceu pela calorosa recepção e verdadeira acolhida que recebeu no Tribunal de Justiça, o que o fez se sentir genuinamente em casa.

“Por isso, é com muita alegria, entusiasmo e plena consciência da responsabilidade que assumo, que me disponho a atuar e a enfrentar os novos desafios que se apresentam, buscando contribuir para a constante evolução desta Justiça, que já foi analógica, tornou-se digital, e agora pretende, como sempre bem ressalta o nosso presidente, ser uma justiça verdadeiramente inteligente”, enfatizou o novo desembargador.

“É muito bom a gente ter no tribunal mais uma pessoa com grande capacidade, com valores pra poder continuar engrandecendo e fortalecendo uma instituição fundamental pra nós que é o Tribunal de Justiça do Espírito Santo. O Brasil quer, cada vez mais, fortalecer a democracia e, para isso, precisa sempre fortalecer o Poder judiciário, pois é o local que as pessoas buscam preservar e garantir e recuperar os seus direitos”, enfatizou o governador Renato Casagrande, do PSB.

Autoridades do judiciário capixaba posam para foto.
Autoridades do judiciário capixaba posam para foto. – Foto por TJES

“Para a Ordem dos Advogados do ES é uma alegria imensa, pois completamos a vaga do Quinto Constitucional com um profissional de tamanha envergadura que exerceu a advocacia com tanta ética, tanta responsabilidade, com tanta qualidade e um trato maravilhoso com a advocacia. Nos sentimos muito confiantes e temos a certeza de que essa representação será de plena harmonia com a advocacia, pois é isso que esperamos que o representante do Quinto Constitucional faça: represente a cidadania e a advocacia dentro do Tribunal de Justiça”, apontou a presidente da OAB ES, Érica Neves.

Leia mais:  Governo do Estado realiza aula inaugural do Nossa Bolsa 2023

A mesa de honra foi composta pelo presidente do TJES, pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Martinez Berdeal, pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos, e pela presidente da OAB seccional Espírito Santo, Erica Neves.

Quem é Alexandre Puppim?

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Alexandre Puppim também é pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), e mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (FDC).

Com mais de 27 anos de experiência na advocacia, integrou diversas Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), e foi professor na Ufes, na Faculdade de Direito Nacional (Finac), no Centro de Ensino Superior de Vila Velha (UVV), atualmente Universidade Vila Velha, e na Faculdade Novo Milênio.

Em 17 de abril deste ano, foi escolhido pelo governador Renato Casagrande, a partir de lista tríplice formada pelo Tribunal Pleno, para ocupar a vaga destinada ao quinto constitucional, aberta com a aposentadoria do desembargador Anníbal de Rezende Lima. O novo membro da Corte tomou posse administrativa no dia 29 de abril, data em que já começou a atuar na Justiça estadual.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana