conecte-se conosco


Política Nacional

Gilvan e Do Val se estranham e quase saem no tapa

Publicado

Do mesmo espectro político, o senador Marcos do Val (Podemos) e o deputado federal Gilvan da Federal (PL) andam se estranhando e por pouco não chegaram às vias de fato nos últimos dois dias.

A confusão começou durante uma sessão da Comissão de Justiça do Senado ontem (19) e continuou hoje (20) no Aeroporto de Vitória. No Senado, foi necessária a intervenção do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) – autor do projeto que criminaliza mulheres estupradas que abortarem após a 22ª semana de gestação – para acalmar os ânimos.

Na CCJ eles quase saíram no tapa e a briga foi para as redes sociais. Um vídeo com o embate entre os dois e com uma trilha sonora apocalíptica de fundo está rodando nos grupos de conversas, para entretenimento das torcidas de cada um.

No perfil do Instagram dos dois parlamentares bolsonaristas, cada um conta sua versão. Gilvan diz que Do Val tentou lhe ofender na CCJ e por isso foi pra cima. Chamou o senador de traidor e de “Swat da Shopee”.

Leia mais:  STF contraria Constituição e tem 5 votos por reeleição no Congresso

Já o senador fez diversas postagens contra Gilvan, chamando-o de “Loki da Federal” (loki = personagem da mitologia nórdica), disse que o deputado tem problemas mentais, que foi para o Senado para provocá-lo e que constantemente o ataca por mensagens privadas.

A confusão não parou por aí. Os dois embarcaram no mesmo voo de Brasília para Vitória e a troca de insultos continuou no aeroporto, após o desembarque.

Um vídeo que circula em grupos de conversas mostraria Do Val encostando em Gilvan, no que aparentemente parece ter desferido dois tapas no peito do deputado. Gilvan, então, teria revidado com um empurrão. Algumas pessoas se aproximam e afastam os dois, mas a troca de insultos teria ocorrido até os dois saírem do aeroporto.

Após o embate, o senador postou em seu perfil no Instagram um vídeo em que diz que o deputado o interceptou no Aeroporto de Vitória hoje e tentou lhe agredir. Ele disse que já informou a segurança do Senado e fará uma denúncia formal no Conselho de Ética. Agora, de noite, Do Val abriu uma live para falar novamente sobre o atrito.

Leia mais:  DEM decide expulsar Rodrigo Maia da sigla, diz Arthur Maia

Nas redes sociais, muitos seguidores criticaram o fato dos dois parlamentares, que atuam na extrema-direita, estarem brigando. Porém, os mais empolgados se dividiram em torcidas: alguns ficaram do lado do Gilvan, outros do lado de Do Val e tem quem esteja do lado da briga, em mais um episódio “polêmico” envolvendo a bancada federal capixaba.

publicidade

Política Nacional

Conheça a bancada da cerveja, nova frente do Congresso com governistas e oposicionistas

Publicado

Indústria cervejeira representa 2% da economia nacional, justificam parlamentares

O Congresso criou nesta quarta-feira (12) a Frente Parlamentar Mista da Cadeia da Cerveja.

Com 199 integrantes, a bancada tem membros que vão do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, ao PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como mostrou a Coluna do Estadão, a frente parlamentar recebe críticas de entidades de saúde. As organizações afirmam que a criação da bancada contraria o princípio de que o poder público deve proteger a saúde da população.

A frente parlamentar mista pode ser composta por deputados e senadores. Do total de integrantes, 198 são da Câmara. Luiz Carlos Heinze (PP-RS) é o único representante do Senado.

Com 32 membros, o PP é o partido que está mais presente na bancada da cerveja. Essa é a sigla do presidente da frente parlamentar, o deputado Covatti Filho (RS).

Procurado pela Coluna do Estadão, ele disse que o grupo não incentiva o consumo excessivo de álcool e ressaltou que a indústria cervejeira representa 2% da economia nacional.

Leia mais:  Câmara aprova programa emergencial para setor de eventos

Depois do PP, os partidos com mais membros são PL (31), PT (28), PSD (19) e MDB (18).

Os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul são os que possuem mais integrantes, com 20 cada. Em seguida, aparecem Minas Gerais (19), Rio de Janeiro (18) e Bahia (18).

Entre os membros da bancada da cerveja, estão líderes de partidos na Câmara, como Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), Luciano Amaral (PV-AL), Pedro Lucas Fernandes (União-MA) e Talíria Petrone (PSOL-RJ).

O líder da Oposição, Luciano Zucco (PL-RS), também é um dos integrantes.

O documento de criação da Frente Parlamentar da Cerveja cita que o objetivo do grupo é “promover debates, ações e políticas públicas a toda a cadeia produtiva, que envolve diversos atores e estágios, desde a produção dos ingredientes até a distribuição e consumo da bebida”.

Continue lendo

Política Nacional

Lula visita Japão e busca solicitar inspeção sanitária para liberar exportação de carne brasileira

Publicado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, programou uma visita ao Japão entre os dias 24 e 27 de março. O objetivo principal da viagem é solicitar uma inspeção fitossanitária que possibilite a liberação da exportação de carne bovina in natura do Brasil. Essa inspeção é um passo crucial para a abertura do mercado japonês, que ainda não estabeleceu uma data para a realização do processo. Durante sua estadia no Japão, Lula terá a oportunidade de se encontrar com o imperador Naruhito e o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. Acompanhado por uma comitiva de aproximadamente 500 empresários, o presidente participará de um fórum empresarial Brasil-Japão em Tóquio. O embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, ressaltou que a visita de Lula será um fator importante para fortalecer as relações bilaterais, que celebram 130 anos de diplomacia em novembro.

Além do Japão, Lula também seguirá para o Vietnã, onde se reunirá com líderes locais. O comércio entre os dois países já alcançou cerca de US$ 8 bilhões, e a meta é atingir US$ 15 bilhões até 2030. O governo brasileiro está empenhado em transformar as relações com o Vietnã em uma parceria estratégica, refletindo a importância que o país asiático tem na política externa do Brasil. A ampliação das relações com nações asiáticas é uma prioridade na agenda do governo Lula, que busca diversificar seus parceiros comerciais e fortalecer laços econômicos.

Leia mais:  DEM decide expulsar Rodrigo Maia da sigla, diz Arthur Maia

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana