conecte-se conosco


Cidades

Governador participa de inauguração de usina solar em Linhares

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (10), da inauguração da usina fotovoltaica da Brametal, no município de Linhares. A planta gera 2.489 megawatt-hora (MWh) por ano, suficiente para abastecer mais de mil residências por mês. A expectativa é de que a usina reduza os custos da empresa em R$ 360 mil por ano.


A usina solar é composta por 3.780 módulos fotovoltaicos distribuídos em uma área de cerca de 40 mil metros quadrados, aproximadamente o tamanho de seis campos de futebol. Conta ainda com a tecnologia de tracking, na qual os módulos se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares para um maior aproveitamento da irradiação. A energia gerada na unidade evitará a emissão de 260 toneladas de CO², o que equivale ao plantio de 1.925 árvores.


Em sua fala, o governador destacou a importância de investimentos em energia limpa, sustentável e renovável. “É bom participar dessa inauguração, que vai na direção contrária ao desânimo que estamos vivendo. Ao mesmo tempo mostra que devemos ter crescimento com sustentabilidade. Quando a gente aproveita a energia solar, temos uma demonstração clara da geração de energia não agressiva. O desequilíbrio ambiental foi causado pelo crescimento sem controle do homem”, disse.

Leia mais:  Infraestrutura rural: Associação de Pancas recebe veículo

Casagrande destacou que a tecnologia das placas que acompanham a direção do sol pode ser exportada para outros estados e países. “Não existe caminho sem inovação para criarmos um mundo mais sustentável. Linhares tem sido um porto onde as empresas estão ancorando seus projetos. A cidade passou a ser uma locomotiva do desenvolvimento do Estado”, frisou o governador.

Planta Solar

A Brametal tem uma das maiores fábricas do mundo em produção de estruturas metálicas galvanizadas a fogo para geração e transmissão de energia elétrica, telecomunicações e geração de energias renováveis a partir de fontes eólica e fotovoltaica.

“Com essa planta solar, a EDP entrega à Brametal uma solução que combina eficiência energética e sustentabilidade, rendendo ganhos financeiros e ambientais. Trata-se de um dos maiores empreendimentos do gênero no Espírito Santo, contribuindo para reforçar a posição do Estado no segmento das energias renováveis”, destaca Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP Brasil.

“Além do ganho em sustentabilidade, temos orgulho em contar que esse é o primeiro Parque Solar do Espírito Santo com o uso de seguidor solar, tracker, e com tecnologia comparada às utilizadas em Usinas Solares Fotovoltaicas para Geração Centralizada de Energia Elétrica, ou seja, UFV com mais de 5 MW. Como empresa tradicional no fornecimento de produtos para geração e transmissão de energia elétrica, queremos participar deste crescente mercado. E ao unirmos expertises, a partir de agora, poderemos demonstrar na prática aos nossos clientes que temos a melhor tecnologia, que é 100% nacional, para produzir o que o mercado precisa com a qualidade e prazos que conquistaram a confiança dos clientes nos quase 45 anos de atuação da Brametal”, afirma Alexandre Schmidt, diretor comercial e marketing da Brametal.

Leia mais:  REVSOL: Jaguaré recebe a primeira remessa do material no centro de distribuição

Participaram da solenidade, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; o deputado estadual Marcos Garcia; representantes das empresas; vereadores e lideranças locais.

publicidade

Cidades

Evento da Jucees e Sebrae debate ações de simplificação na abertura de empresas

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), realizaram, nessa terça-feira (05), o Seminário “Simplificando o Ambiente de Negócios”. Com o auditório do Sebrae lotado, o evento reuniu secretarias, órgãos de licenciamento, profissionais e prefeituras para palestras, lançamento de projetos e homenagem aos 115 anos da Jucees.

Na ocasião, os presidentes que passaram pela autarquia desde 2003 receberam placas comemorativas. Foram homenageados Paulo Brusqui (2003 a 2006), Marcelo Zanúncio (2006 a 2011), Paulo Vieira Pinto (2011 a 2015), Leticia Serrão Chieppe (2015 a 2019), Carlos Rafael (2019 a 2022), Victor Bolelli (2022) e o atual presidente, Paulo Alfonso Menegueli. Também recebeu a homenagem o secretário-geral, Paulo Cezar Juffo.

A comemoração contou com a participação da presidente da Fenaju, Cilene Sabino, por mensagem de vídeo, do superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Eduardo do Carmo, e da vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Paula Pinto.

O governador Renato Casagrande enviou mensagem de vídeo. “A Junta Comercial vem fazendo um trabalho extraordinário. Eu deixo meu abraço e confiança de que a gente vai transformando cada vez mais o Espírito Santo no melhor lugar para se fazer investimento neste País”, destacou.

Leia mais:  Conselho Tutelar toma posse em Nova Venécia e Kerllon foi o mais votado

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Pedroso, também participou do evento e apontou a desburocratização como um dos pilares das Administração Pública Estadual. “A energia para desburocratizar, criando um bom ambiente de negócios, passa pela Junta Comercial, com a união de esforços envolvendo outras secretarias e órgãos do Governo, além do Sebrae, da Findes e Amunes”, salientou.

Novos projetos

Durante o seminário, duas novidades foram lançadas. A primeira é a parceria entre a Jucees e o Sebrae no projeto que inclui, entre outras ações de suporte ao empreendedor, a atualização do Radar de Oportunidades. A ferramenta que aponta o melhor local para se montar um negócio, agora passa a contar com dados em tempo real da Jucees. O projeto, que inclui uma plataforma digital, foi apresentado pela gerente de Unidade de Relacionamento do Sebrae, Adriana Rocha, e pelo gerente da Unidade de Negócios do Sebrae, Eduardo Simões.
Outra novidade lançada no evento foi a primeira edição do Prêmio Município Mais Empreendedor, que, em 2024, vai eleger os municípios capixabas que mais têm trabalhado em ações de simplificação dos procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas.

A apresentação foi feita pelo presidente da Jucees, Paulo Menegueli, que reforçou a importância de simplificação. “O que nós desejamos é que tudo seja mais simples e que todos ganhem, especialmente o empreendedor. Por isso queremos, com critérios de transparência, premiar os municípios que mais trabalharam para desburocratizar”, pontuou.

Leia mais:  Vila Velha é primeira cidade a receber Centro de Referência das Juventudes do Governo do Estado

Com a participação do subsecretário do Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Del’santo Falcão, foi apresentada a primeira versão do Plano de Integridade da Jucees.

O evento contou com palestras do consultor do Sebrae ES, Fabricio Yee, sobre “Lei do Ambiente de Negócios 14195/2021 – Alvarás e licenças”, e do diretor-presidente da Vox Tecnologia, James Matos, falando sobre “Dados do Ambiente de Negócio do Estado”, na parte da manhã.

À tarde, foi a vez de Helena Rego, do Sebrae Nacional, abordar o tema “MEI: da inclusão produtiva ao desenvolvimento local”, e da subsecretária de Estado de Competitividade da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Rachel Freixo, falar sobre “Como a simplificação pode atrair novos investimentos para o seu município?”.

Encerrando o evento, uma mesa-redonda debateu ações de melhorias para o ambiente de negócios. Com mediação do diretor presidente da Aderes, Alberto Gavini, participaram a assessora jurídica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Fernanda Rabello; o subsecretario da Receita Estadual, Thiago Venâncio; o chefe do Núcleo Especial da Vigilância Sanitária Estadual, Éber Dantas, e o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Andrisson Gomes.

Continue lendo

Cidades

Acontece neste final de semana a Feira de Mulheres Empreendedoras de Santa Teresa

Publicado

Muito se fala que o mundo é das mulheres!

Na verdade, as mulheres ganharam seu espaço por merecimento devido a sua capacidade de disputar com os homens as mesmas oportunidades em posição de igualdade. Hoje inúmeras são empresárias, comerciantes e são reconhecidas no mercado como atuantes, competentes e capacitadas naquilo a que se propõem.

No próximo dia 8 será realizado a Feira de Mulheres Empreendedoras de Santa Teresa. Serão três dias (8,9 e 10) em que haverá várias atrações como Oficinas, música, Sorteio de Brindes, Palestras, atividade cultural e Roda de Conversa. Vale lembrar que todos podem participar e o evento é gratuito.

Confira a programação:

Leia mais:  Pagamento do lucro cessante será finalizado com atendimento remoto
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana