conecte-se conosco


São Mateus

Governador vai a São Mateus para atender reivindicações da população

Publicado

Numa agenda de trabalho e com a finalidade de realizar novas obras para o município, Renato Casagrande estará, neste sábado, no município de São Mateus assinando Ordens de Serviços, anunciando repasses de recursos e entregando obras

Muito se fala que o governador Renato Casagrande (PSB) é o verdadeiro prefeito de São Mateus. As maiores e mais importantes obras partem do seu governo em benefício da população mateense. São inúmeras entregas de serviços, não só no município, como também na região Norte e em vários outros municípios do interior capixaba.

Em São Mateus, mais uma vez o governador estará atendendo, neste sábado (25), importantes demandas para o município. Uma dessas demandas, reivindicação antiga, principalmente dos moradores de Guriri, será a assinatura da Ordem de Serviço da macrodrenagem do balneário que abrangerá a drenagem e pavimentação nas avenidas Esbertalina Barbosa Damiani, Espera Feliz e Governador Eurico Vieira Rezende. A outra Ordem de Serviço tem como finalidade a construção do Campo Bom de Bola, no bairro Bom Sucesso e de Praça Saudável no bairro Vila Nova, além do acordo de cooperação técnica para revitalização do campo de grama sintética do bairro Carapina.

Leia mais:  Placas educativas revelam flora e fauna da restinga e encantam frequentadores da orla de Guriri

Em sua visita ao município de São Mateus, o governador Renato Casagrande vai anunciar o repasse do FUNPAES para a reforma e ampliação da Escola Municipal e de Ensino Fundamental Dora Arnizaut Silvares; da EMEF Herinéia Lima Oliveira e da EMEF Maria Aparecida dos Santos Silva Filadelfo.

Na oportunidade da sua visita, o governador ainda vai anunciar o repasse do Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo. Além disso, vai anunciar também, o repasse de recursos para a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde, da Morada do Ribeirão, Guriri Sul, Aviação e Parque das Brisas. Outro anúncio de repasse do Fundo Cidades será feito para a pavimentação de diversas ruas no bairro Liberdade e da pavimentação e revitalização da rua Antônio Costa Leal (Ladeira do 40), no bairro Cohab. Os repasses do Fundo Cidades também serão usados na perfuração de poço artesiano na comunidade do Distrito de Itauninhas.

O governador ainda vai assinar a concessão de uso de seis caminhões-pipa para o município. Isso sem contar também com outro atendimento de demanda da comunidade educacional mateense, que é a entrega das obras de manutenção civil e elétrica da Escola Estadual de Ensino Médio Ceciliano Abel de Almeida.

Leia mais:  Câmara aprova doação de área para delegacia e IML

O governo do Estado tem priorizado os municípios do interior capixaba, o que não se via em outras gestões, que só priorizavam os municípios da Grande Vitória.

O que tem favorecido muito o município de São Mateus e do Norte do Espírito Santo, segundo lideranças ouvidas pela reportagem do JN, é a representação política do deputado estadual Freitas (PSB) que, como aliado de primeira hora do governador, tem sido incansável nas solicitações de atendimento às necessidades dos municípios.

O governador Renato Casagrande chegará a São Mateus neste sábado, dia 25, seguindo para o balneário de Guriri quando cumprirá o seu primeiro compromisso de agenda, às 8:30, com solenidade na Praça Wilson Gomes.

• Por Paulo Borges, com informações da Secom.

publicidade

São Mateus

CPI requer documentos à Prefeitura e à Viação São Gabriel

Publicado

São Mateus – Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura denúncias de irregularidades no transporte público de São Mateus, a vereadora Isamara da Farmácia estabeleceu, na reunião desta quinta-feira (18), prazos para que a Prefeitura de São Mateus e a Viação São Gabriel apresentem documentos requisitados a fim de iniciar a apuração parlamentar.

Em breves pronunciamentos, os vereadores Ciety Cerqueira (vice-presidente da CPI) e Gilton Gomes (relator) reforçaram a exigência para que a empresa cumpra integralmente as cláusulas do contrato de concessão. A rápida reunião foi acompanhada pelos vereadores Paulo Fundão (presidente da Câmara de São Mateus) e Kacio Mendes (vice-presidente e líder do Prefeito).

À Viação São Gabriel, a CPI está requerendo a apresentação de cópias, em até três dias úteis, do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) de cada ônibus utilizado pela empresa no transporte público em São Mateus.

A comissão parlamentar requer também que a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte apresente, no mesmo prazo de três dias úteis, cópias na íntegra de todos os atos executados na concessão para a Viação São Gabriel, desde o início do Contrato nº 037/2016, inclusive notificações e auditoria dos últimos cinco anos.

Leia mais:  Comissão do MEC visita campus de São Mateus para analisar viabilidade da criação do curso de Medicina

À Controladoria Geral do Município de São Mateus, a CPI requer cópia na íntegra da Ordem de Serviço 002/2020, que tem por objetivo verificar possível reajuste indevido de tarifas. A comissão ainda despachou requerimento, com prazo de dois dias úteis, para que o prefeito Daniel Santana informe o nome do novo fiscal do contrato de concessão firmado com a Viação São Gabriel.

CPI

A CPI foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de 25 de março, a partir do Requerimento nº 002/2024, assinado pelos vereadores Lailson da Aroeira, Gilton Gomes, Carlinho Simião e Isamara da Farmácia. A instituição ocorreu por meio do Decreto 039/2024, de 26/03/2024, publicado em 04/04/2024. A designação dos componentes foi realizada pela Portaria 035, de 16/04/2024.

O prazo para apresentação do Relatório de Conclusão Final da Comissão Parlamentar de Inquérito será de 90 dias após a sua constituição, podendo ser prorrogado por igual e sucessivo período, a pedido da presidente da CPI e, deferido pela Mesa Diretora, a critério desta.

A Comissão Parlamentar de Inquérito poderá determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas sobre compromisso, requisitar, de órgãos e entidades da administração pública, informações e documentos. A CPI tem a prerrogativa ainda de requerer audiência de vereadores e secretários municipais, tomar depoimento de autoridades municipais, requisitar os serviços de quaisquer autoridades, inclusive policiais.

Leia mais:  Tribuna Popular mantém Câmara como caixa de ressonância da sociedade

Continue lendo

São Mateus

CPI do transporte público define presidente e relator em São Mateus

Publicado

Reuniões em plenário serão às terças e quintas-feiras, às 9h

São Mateus – A vereadora Isamara da Farmácia é a presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instituída para apurar possíveis irregularidades no Contrato nº 037/2016, firmado pela Prefeitura de São Mateus e a empresa Viação São Gabriel Ltda., que versa sobre a concessão do transporte público no município. A eleição aconteceu na reunião inaugural, realizada na tarde de terça-feira (16/04), no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão. Na ocasião, também foram eleitos, por unanimidade, a vice-presidente vereadora Ciety Cerqueira e o relator Gilton Gomes.

Após ser empossada, Isamara informou que as reuniões da chamada CPI da Viação São Gabriel serão realizadas ordinariamente às terças e quintas-feiras, às 9h, no Plenário Lizete Conde Rios Cavalcante, na sede do Poder Legislativo Municipal. A CPI utilizará ainda a Sala da Coordenadoria para guarda de documentos e outras ações relacionadas à comissão parlamentar.

Isamara requisitou também uma equipe de apoio, formada pelos seguintes servidores da Câmara Municipal: Ticiane da Silva Junco, Manoel Costa da Cruz, Janerson Rodrigues, Gabriel Almeida Ferreira, Emmanuel Berlarmindo Queiroz, Elisa Eduarda Grespo, Aline de Souza Pereira e Antônio Pichara dos Santos Sily. A servidora pública municipal Edkelly de Brito da Silva Souza atuará como secretária ad hoc.

Leia mais:  Editorial - Como quase se destrói um município afrontando sua população

A reunião inaugural da CPI da Viação São Gabriel foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Fundão. Regimentalmente, ele apresentou os três membros da comissão parlamentar e convocou para presidir interinamente os trabalhos o vereador mais idoso, Gilton Gomes, que comunicou a pauta com eleição de presidente, vice-presidente e relator(a).

No curto discurso, a vereadora Isamara disse que faz parte da CPI “com muita satisfação”. Ela ressaltou que desde pequena ouve relatos de problemas com o transporte coletivo urbano de São Mateus. Isamara determinou que a instituição da comissão e a sua composição fossem comunicadas por ofício ao prefeito Daniel Santana, ao Ministério Público Estadual e à 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

CPI

A CPI foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de 25 de março, a partir do Requerimento nº 002/2024, assinado pelos vereadores Lailson da Aroeira, Gilton Gomes, Carlinho Simião e Isamara da Farmácia. A instituição ocorreu por meio do Decreto 039/2024, de 26/03/2024, publicada em 04/04/2024. A designação dos componentes foi realizada pela Portaria 035, de 16/04/2024.

O prazo para apresentação do Relatório de Conclusão Final da Comissão Parlamentar de Inquérito será de 90 dias após a sua constituição, podendo ser prorrogado por igual e sucessivo período, a pedido da presidente da CPI e, deferido pela Mesa Diretora, a critério desta.

Leia mais:  Prefeitura ibera parcialmente o trânsito no entorno do Mercado Municipal

De acordo com o Regimento Interno da Câmara de São Mateus, a CPI poderá requisitar funcionários dos serviços administrativos da Câmara, bem como, em caráter transitório, de qualquer órgão da administração pública direta, indireta, entidades de utilidade pública e funcional, necessários aos seus trabalhos.

A Comissão Parlamentar de Inquérito poderá também determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas sobre compromisso, requisitar, de órgãos e entidades da administração pública, informações e documentos. A CPI tem a prerrogativa ainda de requerer audiência de vereadores e secretários municipais, tomar depoimento de autoridades municipais, requisitar os serviços de quaisquer autoridades, inclusive policiais.

O Regimento Interno da Câmara de São Mateus estabelece que testemunhas que não comparecerem à convocação, sem motivo justificado, sua intimação será solicitada ao Poder Judiciário.

INÚMEROS PROBLEMAS

A chamada CPI da Viação São Gabriel foi criada após várias tentativas da Câmara Municipal de obter soluções para os inúmeros problemas relatados por usuários do transporte coletivo de São Mateus, principalmente estudantes secundaristas e universitários.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana