conecte-se conosco


Segurança

Governo anuncia implantação do Giosp no Espírito Santo

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), implantou, nesta sexta-feira (13), o Grupo Integrado de Operação de Segurança Pública (Giosp), em cerimônia realizada no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória. O grupo vai auxiliar nas operações, municiando os policiais que estão nas ruas com informações recebidas nas inteligências de cada órgão.

O Giosp tem como objetivo reunir representantes das Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria da Justiça (Sejus), além da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública em um mesmo espaço físico, para troca de informações, em tempo real, sobre a criminalidade organizada no Espírito Santo.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, destacou que o Giosp é mais um grande passo de estruturação no combate ao crime:

“Essa é mais uma entrega. Já fizemos a entrega da Desarme [Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos], criamos a Divisão de Combate à Corrupção e agora esse grupo para monitoramento inteligente da criminalidade. Com o Giosp, vamos monitorar os líderes dessas organizações que insistem em cometer crimes violentos no Espírito Santo. Eles precisam saber que serão punidos e essa é mais uma ferramenta de combate para aumentar a nossa eficácia”, afirmou.

Leia mais:  Taxa de homicídios cresceu no interior do ES; Região Noroeste lidera

O governador Renato Casagrande lembrou que o trabalho conjunto e a integração entre órgãos fazem parte dos princípios da atual administração. “Tenho tido a alegria em ver o nível de integração, com a participação de tantas instituições importantes na área da segurança. Todo mundo vive as angústias de ter um efetivo baixo e essa integração ajuda. O trabalho estratégico de inteligência é fundamental. Em um mundo com tanta informação, se não focarmos no que desejamos, podemos nos perder. Por isso, um trabalho focado e integrado vai nos trazer melhoras significativas”, apontou.

O secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, disse considerar a criação do Giosp um marco para o combate ao crime organizado no Espírito Santo. “A criação do Giosp é um marco importante para tratar de forma integrada a segurança pública com a segurança prisional. Acreditamos que a reunião de forças irá contribuir de forma significativa para a diminuição da criminalidade e dos índices de violência”, pontuou.

publicidade

Segurança

Quadrilha usa caminhões com carne para trazer drogas do Mato Grosso para o ES

Publicado

O grupo é investigado por esconder cocaína em cargas de carne bovina. Um dos alvos da ação está há 13 anos foragido

Quatro mandados de prisão e outros 28 de busca e apreensão são cumpridos pela Polícia Federal no Espírito SantoRio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso. A ação realizada nesta segunda-feira (10) mira em organizações criminosas ligadas ao tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro. A droga era trazida para cidades capixabas em caminhões frigoríficos.

A operação é coordenada pela Delegacia de Repressão a Drogas do Espírito Santo. Um dos alvos é o líder da organização, que estava foragido havia mais de 13 anos e já havia sido condenado por tráfico de drogas.

As investigações apontaram que a quadrilha é uma das principais distribuidoras de cocaína no Espírito Santo, abastecendo redes de tráfico nas cidades de Cariacica, Viana e Guarapari

O grupo misturava a droga em meio a cargas de carne bovina para transportar os entorpecentes do Mato Grosso até o Espírito Santo em caminhões frigoríficos.

Leia mais:  Polícia caça falsos advogados que aplicavam golpe com precatórios

Ao todo, cerca de 240 agentes atuam na operação, que conta com o suporte da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Espírito Santo, da Polícia Militar, das Guardas Municipais de Serra, Vila Velha e Anchieta, além da Diretoria de Operações Táticas da Polícia Penal capixaba.

 

Continue lendo

Segurança

Trabalhador morre eletrocutado após acidente em parque de diversões no ES

Publicado

O jovem chegou a dar entrada no Hospital Apóstolo Pedro, mas segundo as informações da PM, já chegou morto ao local

Um jovem de 19 anos morreu eletrocutado após um acidente de trabalho na montagem de um parque de diversões em Mimoso do Sul, região Sul do Espírito Santo.

O acidente ocorreu na noite de sexta-feira (11). Segundo informações repassados à Polícia Militar, ele montava um brinquedo no parque e mexia em um fio de som. Ele teria caído desacordado e foi levado ao hospital.

O jovem chegou a dar entrada no Hospital Apóstolo Pedro, mas segundo as informações da PM, já chegou morto ao local.

Na noite dessa sexta-feira (11), policiais militares receberam a informação de que havia dado entrada no Hospital Apóstolo Pedro, no município de Mimoso do Sul, um homem vítima de acidente de trabalho. No hospital, a equipe foi informada que o indivíduo deu entrada já sem vida. Os policiais foram informados que ele estava montando um brinquedo no parque de diversões instalado na cidade e em determinado momento em que estava mexendo em um fio de som, caiu desacordado, sendo socorrido para o hospital. 

Leia mais:  Governo do Estado realiza formatura de 352 novos sargentos da Polícia Militar

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana