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Governo do ES e prefeitura de Linhares vivem impasse sobre administração do HGL

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Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) diz que postura do município impede que processo de transferência do hospital para a rede estadual seja concluído

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou num comunicado na tarde desta quarta-feira (01) que o processo de transferência da gestão do Hospital Geral de Linhares (HGL), atualmente sob responsabilidade do município, para o Estado está suspenso. O motivo seria a postura da Prefeitura de Linhares que, segundo a Sesa, não está mais interessada na mudança.

De acordo com a Sesa, a passagem do hospital para a rede estadual já estava com os trâmites burocráticos adiantados. Inclusive, a pasta informou que já havia um contrato formalizado com a Fundação Inova Capixaba, estatal criada para gestão dos hospitais estaduais.

O investimento anual seria de R$ 80.561.418,24. O valor seria utilizado no primeiro ano de gestão do HGL representando, segundo a Sesa, um quantitativo de 6.276 internações, 17.832 consultas e 38.028 atendimentos de urgência e emergência.

“Ocorre que, no momento em que se tornava imprescindível a transferência da gestão do hospital do Município para o Estado, prevista no artigo 2º da Lei Municipal 3769/2018 como condição para que o Estado pudesse materializar os benefícios legitimamente esperados pela população de Linhares e região, o município passa a adotar postura recalcitrante no sentido de inviabilizar a transferência, em descumprimento do disposito legal”, critica a nota.

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O processo de estadualização do HGL começou em setembro de 2018. Na época, a medida foi anunciada com o objetivo de regionalizar o atendimento à saúde, numa tentativa de desafogar os serviços da Região Metropolitana e reduzindo o deslocamento de pacientes do Norte para a Grande Vitória. 

O município de Linhares é um dos principais polos de saúde da região Norte do Espírito Santo. A cidade é referência para a maioria dos 32 municípios que compõem a região nas áreas de urgência e emergência, atenção materno-infantil de risco habitual, cirurgia cardiovascular e trauma/ortopedia, terapia renal substitutiva, oncologia e consultas especializadas.

Em dezembro de 2019, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, foi à cidade para detalhar os investimentos da pasta para o município e apresentar o cronograma de estadualização do HGL.

Em 2018, a Câmara de Vereadores de Linhares já havia aprovado o processo de estadualização do hospital. Na época, o governo estadual informou que o custo anual do hospital era de R$ 28 milhões ao ano para o município.

Com a estadualização, o projeto é de ampliar o número de leitos, dos atuais 90 para 152, além de se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região. 

Prefeitura de Linhares responde que novo modelo de gestão não inclui serviços de alta complexidade em saúde

A Prefeitura de Linhares respondeu, por meio de outro comunicado, que, caso o HGL passe para a gestão estadual haverá prejuízo para a população do município, que teria diminuição de oferta de serviços em Saúde. 

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“Na prática, o contrato que seria assinado para a Gestão do Hospital Geral de Linhares não contempla nenhum serviço de alta complexidade, assim como, pela grade de referência da rede de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde, os serviços de média complexidade também seriam referenciados para outros municípios da Região Central Norte, não garantindo que os cidadãos de Linhares e de outouras regiões teriam atendimento realizado no Hospital Geral de Linhares”, apontou.

Lembrou que o processo de transferência de gestão, que já dura três anos, foi acompanhado pelo município em inúmeras reuniões com a Sesa. Ao longo deste tempo, foram apresentados vários questionamentos “sempre com objetivo de assegurar a continuidade dos serviços existentes e ampliação de novos leitos e serviços, dada a capacidade operacional instalada que possui o HGL”.

A prefeitura segue dizendo que foi surpreendida, no último mês de abril, com a assinatura de contrato sem que fosse assegurado ao município o atendimento e assistência nos moldes propostos ao Estado. “O Município vai continuar lutando para que a sua população seja atendida nas suas necessidades, evitando deslocamentos desnecessários para hospitais de outras regiões, garantindo assistência integral no próprio HGL”, destaca.

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Banestes lança laboratório próprio de inovação com foco no mercado capixaba

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Na tarde dessa quarta-feira (29), foi oficialmente lançado o hub de inovação do Banestes, chamado de Baneshub. O laboratório terá uma sede física, com instalações na Enseada do Sua, em Vitória, com capacidade para cerca de 90 pessoas trabalharem em diferentes projetos de inovação e também com espaço para realização de eventos, treinamentos, pílulas de inovação, dinâmicas, dentre outras atividades.

Recentemente, a área passou a integrar a diretoria de Tecnologia da instituição, vinculada à gerência de dados e de inovação, sob o comando do diretor Tasso Lugon. Desde então, o projeto de concretizar a existência de um laboratório de inovação próprio do Banestes pôde se concretizar.

O diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, reforçou que esse é mais um importante marco na história de 85 anos do Banestes. “Pela primeira vez, o banco dos capixabas passa não só a integrar o ecossistema de inovação como também a ser uma referência, com a existência do seu próprio hub e desenvolvimento de atividades próprias que irão proporcionar a expansão dos negócios, novas parcerias com startups e fintechs, amplitude aos processos de digitalização, entre outras oportunidades. Nós temos trabalhado internamente em prol do fortalecimento da cultura de inovação, e o lançamento do Baneshub é fruto do trabalho de diversas pessoas e equipes que se conectaram, desde 2019, ao desafio proposto. Uma grande vitória para todo o time Banestes”, ressaltou.

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O lançamento aconteceu com a realização de um evento de apresentação, na sede do hub de inovação de engenharia e construção capixaba, o Base27, que tem parceria firmada com o Banestes. Participaram do evento a diretoria do Sistema Financeiro Banestes, convidados e lideranças de áreas diversas do banco.

Durante a apresentação da nova iniciativa do banco, o diretor de Tecnologia, Tasso Lugon, destacou ainda que o objetivo não é exclusivo à digitalização, e sim, ao movimento de transformação digital com foco na melhoria da experiência do cliente. “A área de inovação, apesar de vinculada à diretoria de tecnologia do Banestes, não visa somente à transformação digital. Os meios digitais, com o avanço tecnológico, permitem que o Baneshub seja um ambiente que vai fomentar a inovação para toda a estrutura do banco, cooperando com o desenvolvimento e evolução de novos serviços e também com frentes de análise de dados, que irão garantir uma experiência ainda melhor aos clientes, que visam suas necessidades reais. A transformação digital faz parte desse processo, mas o centro da inovação permeia também o contato humano, as necessidades primordiais dos clientes, as facilidades e benefícios que podemos agregar ao dia a dia dos capixabas”, disse Lugon.

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Também realizaram apresentações a gerente de Dados e Inovação do Banestes, Camila Zacche, e Francisco Carvalho, um dos criadores do Base 27. Camila Zacche apresentou detalhes dos projetos e principais iniciativas que serão desenvolvidas com o início das atividades. “É importante olharmos para dentro, para incentivarmos a cultura de inovação, mas também é importante reforçarmos o nosso olhar para fora, para as necessidades dos clientes, com foco na transformação inovadora vinculada ao digital. A utilização de dados propicia tomadas de decisão que geram valor e, portanto, aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente. Com isso, vamos desenvolver projetos como digitalização de documentos, desburocratização, faq inteligente, novos canais de comunicação interna com foco em inovação, e outros. Estamos inseridos no ecossistema de inovação e temos excelentes parceiros para o desenvolvimento das iniciativas”, enfatizou a gerente.

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Banestes realiza nova edição do Feirão Acordo Fácil

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Começa nesta sexta-feira (1º) mais uma edição do Feirão Acordo Fácil Banestes. Os clientes terão acesso a descontos de até 100% em juros, correção e multa, além do parcelamento da dívida em até 120 meses. É a melhor condição para renegociação de dívidas da história da instituição.

A ação vai ocorrer com atendimento presencial nas agências e de forma on-line, pelo site Banestes. O cliente deve acessar o menu “Créditos” e escolher a opção “Renegociação de Dívidas”, ou clicar direto no link www.banestes.com.br/feiraoacordofacil. Após preencher o formulário, o usuário receberá retorno pelo telefone ou endereço de e-mail informado para negociação.

Podem solicitar a renegociação clientes pessoa física ou jurídica, com dívidas judicializadas ou não. O Banco se disponibiliza a avaliar a concessão de até 100% de desconto em todos os juros, correção e multa, além de definir um novo prazo de parcelamento da dívida, que pode chegar a 120 meses. É importante lembrar que os descontos são sempre maiores para quem decide pagar à vista.  

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Podem ser renegociados todos os produtos oferecidos pelo Banestes. Por exemplo, contratos de antecipação de Imposto de Renda, crédito pessoal, microcrédito, antecipação do 13º salário, cheque especial e cartão de crédito.

É necessário que a dívida não ultrapasse o valor de até R$ 500 mil para clientes pessoa física (PF) e R$ 1 milhão para clientes pessoa jurídica (PJ). Em ambos os casos, o atraso precisa ser superior a 60 dias. O Feirão Acordo Fácil vai até 30 de setembro.

Serviço:

Feirão Acordo Fácil Banestes

  • Período: de 1º de julho a 30 de setembro.
  • Públicos-alvo: pessoas físicas ou jurídicas, com dívidas judicializadas ou não, com valor de até R$ 500 mil para clientes PF e de até R$ 1 milhão para clientes PJ, e com atraso superior a 60 dias.
  • Benefício: condições diferenciadas de negociação, como até 100% de desconto em todos os juros, correção e multa, além de opções de parcelamento em até 120 meses.
  • Link para renegociação: www.banestes.com.br/feiraoacordofacil

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