conecte-se conosco


Segurança

Governo do ES vai construir 3 presídios e criar superintendência da mulher

Publicado

Governador apresentou nesta segunda-feira (30/12), em coletiva de imprensa realizada no Palácio Anchieta, os resultados e investimentos na área de segurança

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), apresentou nesta segunda-feira (30/12), em coletiva de imprensa realizada no Palácio Anchieta, os resultados e investimentos na área de segurança pública. Entre os principais anúncios estão a construção de novas unidades prisionais e a criação de uma superintendência da mulher na Polícia Civil para combater feminicídios.

Investimentos em segurança pública

Segundo Casagrande, o governo está em fase de contratação para construir três novas unidades prisionais. Em Cariacica, será erguido um presídio com capacidade para 400 novas vagas. Além disso, estão previstas mais duas unidades, uma em Cachoeiro de Itapemirim e outra em Linhares. 

A expansão faz parte de um esforço para modernizar e ampliar o sistema carcerário capixaba, proporcionando mais segurança e controle.

Outra iniciativa destacada pelo governador foi a criação da superintendência da mulher na Polícia Civil, voltada ao enfrentamento da violência de gênero e à redução de casos de feminicídio. 

A medida visa fortalecer as políticas de proteção e acolhimento às vítimas, além de agilizar investigações e punições aos agressores.

Tecnologia e modernização

O governador também destacou os investimentos em tecnologia para aprimorar a segurança pública. 

Entre as ações implementadas, estão o uso de biometria facial para identificação de criminosos procurados e o reforço em equipamentos e viaturas para as polícias Militar, Civil, Penal e Científica.

Leia mais:  Quase 13 mil aparelhos que burlam sinais de TV por assinatura são apreendidos pela Receita Federal

Além disso o governo do Espírito Santo lançou em setembro de 2023, em cerimônia no Palácio Anchieta, o edital para licitação do novo Centro Integrado de Perícia Técnico-Científica (CIPTC), que será construído em Cariacica.

O novo centro terá uma área total de cerca de 8 mil metros quadrados e será construído em um terreno doado pela Prefeitura de Cariacica, na Avenida Mário Gurgel, no bairro Alto Laje, às margens da BR-262.

O CIPTC vai abrigar o Departamento de Laboratório Forense (DLF), Departamento Médico Legal (DML), Departamento de Criminalística (DEC), Departamento de Identificação (DEI), a Central de Custódia, os gabinetes e a área administrativa.

“Estamos vivendo o menor índice de violência da história deste Estado. Queremos reduzir cada vez mais a impunidade. Com esse moderno centro integrado, vamos avançar no uso da tecnologia para ampliar a resolutividade de crimes”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Resultados na redução da criminalidade

O governador ressaltou os avanços conquistados pelo programa “Estado Presente”, implementado desde 2011. Os resultados de 2024 confirmam a continuidade da redução nos índices de homicídios dolosos. 

Espírito Santo registrou 845 homicídios neste ano, contra 976 em 2023. Essa marca representa o menor número da série histórica e consolida a tendência de queda nos últimos anos. A taxa de homicídios caiu para 20,6 por 100 mil habitantes, um número inferior à média nacional, estimada em 24 homicídios por 100 mil habitantes.

Leia mais:  Passageiros da Bahia são furtados durante viagem de ônibus para o ES

Estatísticas importantes

– Foram apreendidas 3.770 armas, sendo que 78% dos homicídios foram cometidos com armas de fogo, especialmente pistolas.
– Na região serrana, houve aumento de 9,3% nos homicídios dolosos em comparação com o ano anterior. Em contrapartida, na região norte, os homicídios caíram 28,3%.
– Latrocínios (roubos seguidos de morte) tiveram alta de 21,9%.
– Lesões corporais seguidas de morte caíram 56,5%.

Desafios e compromissos futuros

Apesar dos avanços, o governador reconheceu os desafios que ainda persistem, especialmente no combate à violência contra as mulheres. Ele reafirmou o compromisso de fortalecer as ações voltadas à proteção da população feminina e reduzir ainda mais os índices de criminalidade em 2025.

A coletiva encerrou destacando a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública, além da colaboração com a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). 

O governador finalizou agradecendo os esforços das forças de segurança e reafirmando a continuidade do programa “Estado Presente” no próximo ano.

publicidade

Segurança

Sesp treina forças de segurança para uso do novo sistema de comunicação

Publicado

O sistema de comunicação entre o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e as forças de segurança do Espírito Santo foi modernizado e, para que sua operação seja plena, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) ofereceu um curso de qualificação técnica para agentes de segurança pública estaduais que atuam diretamente com o sistema de troncalização de radiocomunicação. Os encontros ocorreram nos dias 15 e 16 de abril, na Sesp, em Bento Ferreira, Vitória.

Participaram servidores da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Instituto de Atedimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). 

Os participantes foram pontos focais de cada corporação e vão difundir o conhecimento adquirido com os colegas. As instruções foram conduzidas pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) da Sesp e uma equipe técnica da empresa Motorola, fornecedora dos equipamentos.

Leia mais:  Quase 13 mil aparelhos que burlam sinais de TV por assinatura são apreendidos pela Receita Federal

O sistema de troncalização da radiocomunicação visa modernizar as comunicações operacionais das agências de Segurança Pública em todo Estado do Espírito Santo, viabilizando uma maior integração operacional entre as forças de segurança pública, maior área de cobertura e a disponibilidade de recursos como GPS, gravação das comunicações e criptografia.  

Esse novo sistema permite integrar as comunicações operacionais em todo território capixaba, de modo que as comunicações poderão ser estabelecidas diretamente do município do interior do Estado com o Ciodes Sul ou Ciodes Metropolitano, dada a complexidade da operação, dando maior celeridade na resposta e permitindo a montagem de um plano de ação mais célere, eficiente e integrado.

No curso, os participantes conheceram diversas aplicações utilizadas para comando e controle das atividades operacionais de comunicação via radiofrequência e os principais recursos do Master Site, infraestrutura responsável pelo controle central das torres de comunicação integradas ao sistema de troncalização.

Continue lendo

Segurança

Após sequestro, homem é morto com mais de 20 tiros na Serra

Publicado

O corpo de um homem de 30 anos foi encontrado em uma plantação de eucaliptos próximo à Avenida Audifax Barcelos, na Serra. A vítima teria sido baleada.

O caso aconteceu no sábado (19). Em depoimento à Polícia Militar, um familiar disse que Dyego Teixeira dos Santos havia sido visto no dia anterior em um bar na Rua Eucalipto. Na ocasião, ele teria sido levado à força por indivíduos armados.

De acordo com a polícia, o familiar encontrou o corpo já sem vida e solicitou o auxílio. A família de Dyego informou aos militares que o homem era usuário de drogas. Eles acreditam que o ataque seria motivado por dívidas com traficantes.

O corpo, segundo as primeiras informações da perícia, foi alvejado com aproximadamente 20 tiros. Os assassinos utilizaram duas armas diferentes, sendo uma pistola calibre .40 e uma 9mm. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

Em nota, a polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra. O corpo foi encaminhado para a necropsia no Instituto Médico Legal.

Leia mais:  Empresário preso por vender fios elétricos irregulares j´á havia pago R$ 100 mil de fiança em 2019

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana