conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado abre 5 mil vagas do Qualificar ES exclusivas para as mulheres

Publicado

Na próxima segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado abre inscrições para o Qualificar ES Mulher On! Serão 5.000 vagas distribuídas em 10 opções de cursos on-line e gratuitos para mulheres residentes do Espírito Santo com acesso à internet. As inscrições seguem até o dia 19 de março.

A oferta é uma parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, que realiza o Programa Qualificar ES, com a Vice-Governadoria do Estado, que desenvolve o Programa Agenda Mulher. “Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, eu quero dizer para as mulheres e meninas do Espírito Santo, que essa é uma grande oportunidade! O Agenda Mulher, junto do Qualifica ES Mulher, oferece 5.000 vagas de cursos totalmente gratuitos. Digo sempre que tenho muito orgulho de ser a primeira mulher vice-governadora do Espirito Santo, porque eu soube aproveitar o meu lugar de fala. Aproveite e abrace essa chance como possibilidade de mudança e se qualifique”, disse a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes.

O secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Tyago Hoffmann, comentou sobre a oferta das vagas no Dia Interacional da Mulher: “essa é uma forma de continuar o objetivo da Secti e da Vice-Governadoria no empoderamento da mulher capixaba. Celebrar uma data tão importante e marcante não só para as mulheres, mas para todos nós, oferecendo cursos gratuitos e a distância é incentivar a independência da mulher por meio do conhecimento e da geração de renda”, pontuou. 

As mulheres vão poder escolher entre 10 opções de cursos e se inscrever em dois. As inscrições são realizadas no site do Qualificar ES (www.qualificar.es.gov.br). O edital de seleção com todas as informações já está disponível para acesso no site. Podem se inscrever mulheres que morem em qualquer lugar do Estado, que tenham mais de 16 anos e acesso à internet.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, e as aulas podem ser feitas em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos têm acesso a apostilas para download, participam de fóruns de discussão e recebem certificação após a conclusão dos cursos.

Veja as opções de cursos:

CURSOS QUALIFICAR ES MULHER ONLINE   CARGA HORÁRIA VAGAS
Assistente de tecnologia da Informação 120h 500
Auxiliar Administrativo 120h  500
Bolos e suas variações 120h  500
Costura 120h  500
Emprendedorismo e Inovação 120h  500
Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas 120h  500
Maquiagem 120h  500
Marketing Digital para seu negócio 120h  500
Segurança do Trabalho 120h  500
Word e Excel 120h  500
TOTAL     5.000 

Leia mais:  Sedu anuncia aulas de reforço em todas as Escolas da Rede Estadual no segundo semestre
publicidade

Política e Governo

Sedu recebe secretário da Educação de Mato Grosso para compartilhar boas práticas

Publicado

A Secretaria da Educação (Sedu) recebeu, na segunda-feira (18), o secretário da Educação de Mato Grosso, Alan Porto, que veio ao Estado com o objetivo de conhecer as boas práticas que levaram a Educação do Espírito Santo a alcançar, junto com Goiás, a melhor avaliação do Ensino Médio da Rede Pública do País, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Pela manhã, o secretário da Educação de Mato Grosso foi recebido na Sedu pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, para conhecer e entender como funciona as Superintendências Regionais de Educação (SRE), o serviço terceirizado da merenda escolar, a climatização das escolas, a municipalização das unidades do Ensino Fundamental, o Bônus Desempenho, entre outras ações.

No período da tarde, Vitor de Angelo levou Alan Porto para conhecer o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Fernando Duarte Rabello, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, ambas em Vitória, e a Superintendência Regional de Educação (SRE) Carapina, no município da Serra.

“O Governo de Mato Grosso está em busca de melhores práticas para transformar a educação do nosso Estado em uma das melhores do País”, disse o secretário Alan Porto.

 

Leia mais:  Evair de Melo auxilia na habilitação de mais 30 leitos de UTI para o ES

Continue lendo

Política e Governo

Espírito Santo é o Estado que mais fez investimentos em 2021

Publicado

Governo do Espírito Santo foi o que mais realizou investimentos, de janeiro a agosto de 2021, segundo aponta o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia

De acordo com o relatório, de todas as despesas liquidadas pelo Governo Estadual, 10% foram utilizadas para investimentos em infraestrutura, saúde, esporte, segurança pública, entre outras áreas. Ainda segundo informações divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, os estados de Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Sul aparecem na segunda colocação, tendo utilizado 8% dos recursos para a realização de investimentos. 

“Esses investimentos podem ser feitos, porque estamos bem organizados. O Espírito Santo mantém equilibrados os gastos com pessoal e encargos sociais, custeio e serviço da dívida, para que cresçam os investimentos em áreas relevância social”, avaliou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

“O Relatório Resumido de Execução Orçamentária, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, mostra como o Espirito Santo é beneficiado por uma gestão que cuida das contas públicas de forma responsável, com controle de gastos, o que faz com que o Estado avance em investimentos e realize políticas públicas inovadoras, que beneficiam a população capixaba”, ressaltou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

Duboc explicou que na proposta orçamentária para 2022, enviada à Assembleia Legislativa, o valor previsto para investimentos é de, aproximadamente, R$ 2,7 bilhões, representando quase 20% da receita líquida de impostos.

Marcelo Altoé também parabenizou as equipes das Secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Economia e Planejamento (SEP), pelo trabalho técnico que vem desenvolvendo em conjunto. “Constantemente, as equipes da Sefaz e da SEP se reúnem para analisar as despesas, receitas e investimentos feitos pelo Governo Estadual. Esse acompanhamento diário dos números da gestão refletem o zelo que temos para com as contas públicas”, pontuou.

Leia mais:  Evair de Melo auxilia na habilitação de mais 30 leitos de UTI para o ES
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana