conecte-se conosco


Cidades

Governo do Estado abre inscrições para processo seletivo das escolas técnicas estaduais

Publicado

Estão abertas e seguem até o dia 05 de julho as inscrições do processo seletivo para ingresso de alunos nas escolas técnicas do Governo do Estado do Espírito Santo. Podem se inscrever candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam cursando o terceiro ano. A seleção é para ingresso no segundo semestre de 2021.

Os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva, integram a estrutura da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). São 575 oportunidades em 12 opções de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. No caso do curso técnico em Estética, por ser curso da Área da Saúde, o candidato deverá ter a idade mínima de 18 anos.

“O processo seletivo das nossas escolas técnicas intensifica a oferta de oportunidades de qualificação aos capixabas, por meio de cursos profissionalizantes, capacitando os nossos cidadãos para o mercado de trabalho e também para empreenderem, gerarem renda e conquistarem maior qualidade de vida. Essa é uma das premissas de atuação do nosso governador Renato Casagrande. No caso do edital lançado nesta sexta-feira, umas das novidades é o curso de Logística, que reflete o esforço do Governo em oferecer formação em áreas de ensino, alinhadas às vocações econômicas do Espírito Santo, garantindo mão de obra qualificada para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

Leia mais:  Sedu libera mais recurso para aquisição de cestas básicas para alunos da Rede Estadual

A classificação é feita com base nas pontuações da média final das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ano letivo de 2020, ou ao último ano em que o candidato cursou o terceiro ano do Ensino Médio, observando-se até duas casas decimais, sem arredondamentos.

Serão classificados para matrícula os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente. Os demais candidatos serão considerados suplentes, desde que não tenham sido eliminados.

Os interessados devem acessar a página www.acessocidadao.es.gov.br e realizar o cadastro no Acesso Cidadão, utilizando o número de CPF e um e-mail pessoal. Não é permitida a utilização de dados de terceiros. Caso já tenha cadastro no Acesso Cidadão, não será necessário refazê-lo.

Em seguida, o candidato deve acessar o www.selecaoaluno.es.gov.br e clicar no item “Técnico Sectides” para preenchimento da ficha de inscrição. No ato da inscrição o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. Na página também é possível consultar o edital do processo seletivo (Edital Sectides Nº 008/2021), que contém o cronograma, a oferta das vagas, cursos, endereços, cargas horárias, além das regras para o cálculo da nota a ser considerada para efeito de classificação no processo seletivo.

Leia mais:  Linhas de capital de giro possibilitam manutenção da atividade econômica no norte capixaba

Enquanto durarem as medidas de distanciamento e isolamento social, decorrentes da pandemia no novo Coronavírus (Covid-19), as aulas poderão ser realizadas presencialmente, no sistema híbrido de ensino ou totalmente on-line, obedecendo ao Mapa de Risco Covid-19, divulgado semanalmente pela Governo do Estado do Espírito Santo.

O resultado será divulgado no dia 06 de julho, a partir das 16 horas, no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br.

 

CONFIRA AQUI o passo a passo para realizar a sua inscrição.

publicidade

Cidades

Prepare o casaco! Previsão é de muito frio para o fim de semana no ES

Publicado

A mudança é provocada pelo ar polar que chega forte a partir da sexta-feira (19) e a semana termina gelada

Os últimos dias têm sido de tempo quente, mas com ventos e temperaturas amenas no Espírito Santo. Durante as madrugadas, o calor do inverno dá lugar ao friozinho, principalmente nas áreas mais altas no Estado.

De acordo com a Climatempo, uma nova frente fria se aproxima da região Sudeste do país e pode provocar muito frio na região da Grande Vitória no sábado (16). A mudança é provocada pelo ar polar que chega forte a partir da sexta-feira (19) e a semana termina gelada.

Segundo a empresa, nesta terça-feira (16), grande parte do Espírito Santo tem um dia de muito sol e sem chuva. O ar seco e quente continua prevalecendo e a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20% no litoral norte do Espírito Santo, onde há chances de chuva rápida.

É na quinta-feira (18) que o tempo mudará de vez na Região Sudeste, causado pelo avanço de uma potente frente fria, associada ao seu ciclone extratropical. Não estão descartados alguns temporais e ventania, e depois da chuva, virá o frio intenso.

Leia mais:  Linhas de capital de giro possibilitam manutenção da atividade econômica no norte capixaba

Na sexta-feira (19), há previsão de pancadas de chuva e raios, que poderão ser moderadas a fortes a partir da tarde para o Espírito Santo. O sábado (20) será muito frio na Grande Vitória e no centro-sul capixaba.

Continue lendo

Cidades

No Distrito de Braço do Rio, Município e Estado assinam Ordem de Serviço para início de construção da praça e reforma do campo Bom de Bola

Publicado

“Além de sua grande vocação turística, o município de Conceição da Barra também respira esportes. Com esses investimentos, vamos proporcionar mais oportunidades para que nossas crianças e adolescentes possam praticar atividades físicas, se afastando do mundo da criminalidade e dos riscos sociais. Em Braço do Rio, por exemplo, com a construção do campo Bom de Bola e da Praça Saudável, teremos dois equipamentos de excelente qualidade para atender às demandas por esportes e lazer daquela comunidade”, destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Isaias.

A população do Distrito de Braço do Rio comemora a chegada do projeto Praça Saudável e a reforma do campo Bom de Bola no município. Na noite de quinta-feira (11) o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Junior Abreu, o prefeito, Walyson José Santos Vasconcelos, e vereadores da Câmara Municipal assinaram a ordem de serviço para a construção e reforma. Os investimentos somados chegam a quase R$ 3 milhões no lazer dos cidadãos. As obras serão realizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e pela prefeitura municipal de Conceição da Barra.

Leia mais:  Saiba sobre as mudanças de Rematrícula e Transferência Interna da Rede Estadual para 2021

A nova praça e campo Bom de Bola será construída entre os Bairros de Santa Rita, Conceição e Aluízio. O projeto visa envolver toda a comunidade com possibilidades de aulas de atividades físicas orientadas, circuitos de caminhada e lazer. Também será instalada uma academia popular e reformado o campo de sintético “Bom de Bola”, o campo Bom de Bola local terá seu gramado revitalizado.

Para o secretário de Esportes, Juninho Abreu, “é muito bom ver chegar novas obras para o esporte no município, isso se deve à forma como município se organizou nos últimos anos. Enquanto os jovens praticam esportes evitam estar realizando atividades prejudiciais à saúde, à ordem e ao seu desenvolvimento social. A parceria entre o Governo do Estado e gestão municipal, alinhadas, trazem esse grande benefício para a cidade”, enfatizou.

O prefeito, Mateusinho, mencionou a transformação que essa praça e o campo fará no Distrito de Braço do Rio. “Há muito tempo temos pensado o que fazer com aquele espaço e, buscando o apoio do Governador, conseguimos essa obra grande, importante, que vai transformar um terreno que estava parado em uma de área de saúde, diversão e lazer para os moradores. Agradeço à Secretaria de Esportes e ao Governo do Estado do Espírito Santo por mais uma vez atender a nossa cidade maravilhosa de Conceição da Barra”, o prefeito finalizou dizendo. “Todos os municípios deste Estado estão sendo assistidos. Vejo o que o governador está fazendo no Espírito Santo. São quase R$ 4 bilhões para os municípios, sem politicagem ou se importar com o tamanho de cada cidade. Pelo contrário, ele investe naquilo que está ao seu alcance. Aqui, em Conceição da Barra, nunca tivemos tantos investimentos’. 

Leia mais:  Linhas de capital de giro possibilitam manutenção da atividade econômica no norte capixaba

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana