conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado abre primeiro Centro Estadual de Idiomas da Educação em Prisões

Publicado

Com o intuito de ampliar oportunidades e promover a equidade no processo de ensino-aprendizagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), tem investido na implementação de diversas ações voltadas a estudantes em situação de privação de liberdade. Após a inauguração da primeira Escola de Tempo Integral da Socioeducação da Rede Pública Estadual, em 2024, foi aberto, nesta segunda-feira (07), o primeiro Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Educação Prisional, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, localizada no Complexo Prisional do Xuri, em Vila Velha.

O curso, com duração de um ano, é voltado para o nível iniciante e adaptado ao formato da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dividido em dois semestres, proporcionará aos estudantes, ao término do segundo período, um Certificado de Nível Iniciante em Inglês. As aulas presenciais ocorrerão no contraturno escolar, com uma carga horária semanal de 2h30, e serão baseadas no Método Comunicativo, que prioriza a interação e o uso prático da língua. Além disso, todos os alunos terão acesso gratuito ao material didático, promovendo equidade no aprendizado. Serão formadas quatro turmas, ampliando o alcance dessa oportunidade.

“É uma importante ação do Governo do Estado para ampliar as oportunidades educacionais e promover a equidade no ensino. Este curso de inglês, com duração de um ano, será voltado para iniciantes e adaptado ao formato da Educação de Jovens e Adultos. Ao final, os participantes receberão um Certificado de Nível Iniciante em Inglês, além de desenvolverem habilidades essenciais para sua reintegração social e profissional. Vale ressaltar que este projeto reforça nosso compromisso com a inclusão e a democratização da educação, garantindo acesso ao conhecimento e ampliando as perspectivas de futuro para todos”, salientou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Leia mais:  Governo do Estado lança Edital de Reinserção Social e Produtiva

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destacou a importância da parceria com a Secretaria da Educação para a ressocialização da pessoa presa. “A educação rompe barreiras e tem o poder de mudar o mundo. É ela que guia nosso Programa de Ressocialização, que permite muitas transformações e também a responsável pelo encaminhamento do preso ao mundo do trabalho. A mudança na história de vida da população prisional começa também com a educação. Por isso, a parceria com a Sedu é de extrema importância para as ações que desenvolvemos com a população prisional”, frisou.

“O contato com uma nova língua abre novas possibilidades profissionais e oferecer o curso de inglês para o sistema prisional capixaba é algo inovador e fonte de conhecimento. A dedicação de professores e pedagogos por esse trabalho de transformação também precisa ser exaltada. Agradecemos à Sedu e a todos os educadores envolvidos nesse grande projeto de transformação social”, pontuou Pacheco.

Entre os estudantes que estão participando do curso de inglês na unidade prisional, está P.D.S., aluno do curso técnico em Logística, que ressaltou a importância do conhecimento em sua trajetória. “Para mim, estudar é muito importante. O conhecimento que a escola proporciona ninguém vai tirar de mim. O conhecimento muda a vida das pessoas e vai me dar novas oportunidades”, afirmou.

Já o aluno interno L.V.S., que também está matriculado no curso de Língua Estrangeira, destacou que a iniciativa amplia suas perspectivas de vida e de inserção no mercado de trabalho. “Estou muito grato por fazer parte da turma. O curso de inglês vai me ajudar no ingresso ao mercado de trabalho, me dá mais perspectiva de vida. Porque é como eu estou aprendendo na escola: a escola muda o ser humano e o ser humano muda o mundo”, declarou.

Leia mais:  Ouvidoria do MPES conclui 99,6% das 7.408 manifestações recebidas no primeiro semestre de 2021

Oportunidades

Segundo a gerente de Ensino Médio, Endy Albuquerque, a iniciativa vai além do desenvolvimento de competências linguísticas ao oferecer um curso gratuito de inglês. O projeto também estimula habilidades socioculturais e discursivas, ampliando as oportunidades dos participantes tanto no mercado de trabalho quanto em sua vida pessoal.

“A Sedu já conta com 30 unidades dos CEI espalhadas por diversos municípios capixabas, fortalecendo o ensino de línguas estrangeiras e a qualificação dos estudantes. Com a inclusão dessa nova unidade no programa, o Governo do Estado dá mais um passo significativo na democratização da educação e na promoção de oportunidades para todos”, destacou Endy Albuquerque.

Já de acordo com a gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Mariane Berger, a ação reforça o compromisso com a inclusão e a ressocialização por meio da educação, garantindo que todos tenham acesso ao conhecimento e a novas perspectivas de futuro.

“A chegada do CEI à unidade representa mais do que o acesso ao ensino de idiomas. Trata-se de uma ação alinhada às diretrizes da Lei de Execução Penal e aos objetivos estratégicos da Secretaria da Educação, ampliando o direito à educação e às oportunidades para esse público”, afirmou Mariane Berger.

publicidade

Política e Governo

Deputados e até prefeito de outra cidade na campanha por comando de bairro em Vitória

Publicado

Cinco parlamentares e o prefeito de Cariacica estão apoiando as chapas que concorrem pela presidência da Associação de Moradores do Bairro República

Está pegando fogo a disputa pelo comando do Bairro República, que fica na Região da Grande Goiabeiras, em Vitória. Ao menos cinco deputados estaduais e um prefeito da Grande Vitória estão envolvidos no pleito, apoiando as chapas que concorrem.

A eleição para a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro República acontece neste domingo (27), das 9h às 17h, na quadra da Praça Terezinha Grecchi. Duas chapas estão na disputa:

A Chapa 1 é liderada por duas mulheres e representa a continuidade da gestão que está no comando. Kátia Oliveira disputa como presidente e Simone Oliveira como vice. A chapa, que tem como lema “Unidos faremos muito mais”, também conta com o atual presidente da associação, Walter Guedes, no posto de secretário. O grupo de Walter comanda a associação por 9 anos.

Eles são apoiados pelo deputado estadual Denninho Silva (União) e, na última sexta-feira (25), receberam o reforço do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que, ao lado de Walter, pediu votos para a chapa.

Leia mais:  Setades promove ação pelo fim da exploração do trabalho infantil durante a abertura do Carnaval de Vitória

“Não vamos arriscar mudar (…) Esse homem aqui é trabalhador, é guerreiro. Eu estou hipotecando a minha solidariedade a Walter Guedes”, disse Euclério.

O vídeo de Euclério pedindo votos para a chapa 1 foi postado no perfil pessoal do deputado Denninho, que é sobrinho do prefeito. O deputado fez várias outras postagens pedindo votos também: “O trabalho que vem transformando a nossa região não pode ser interrompido”, escreveu o deputado na legenda de uma das postagens.

Euclério e Walter Guedes

Para quebrar a hegemonia, o funcionário público Antônio Carlos Fraga e a professora aposentada Maria Ângela Veltem, a Anginha, colocaram os nomes à disposição e formam a chapa 2, que tem como lema “Renova Bairro República”.

Antônio Carlos, que encabeça a chapa, é assessor parlamentar do deputado estadual Coronel Weliton (PTB), que apoia a chapa. Além de Weliton, também estão com Antônio os deputados Fabrício Gandini (PSD), Danilo Bahiense (PL) e Mazinho dos Anjos (PSDB) – segundo informou à coluna a assessoria de Gandini.

“Eles representam a renovação, a transparência e a participação popular. É hora de abrir espaço para quem realmente ouve os moradores e quer o bem do bairro. Eu estou com a chapa 2”, disse Gandini, ao lado de Anginha, num vídeo que foi publicado em seu perfil no Instagram.

Leia mais:  Ouvidoria do MPES conclui 99,6% das 7.408 manifestações recebidas no primeiro semestre de 2021

O mandato do presidente da associação é de três anos, podendo ser renovado por mais três. Mas, segundo a chapa 2, Walter não teria convocado eleições ao final do seu segundo mandato (em 2022), tendo sido pressionado pela chapa adversária para marcar o pleito.

Nos bastidores, a disputa está acirrada e movimentando outros atores políticos do município. Ontem (25), o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) fez a entrega do Parque Kids do bairro num evento concorrido pelas lideranças que disputam o comando da associação.

Um dos pontos mais sensíveis no bairro, que conta com aproximadamente quatro mil moradores, é a questão da segurança, com moradores assustados com furtos e arrombamentos. Um ponto também muito destacado é a defesa de ações para movimentar a economia local e o empreendedorismo, como o retorno da feirinha na praça do bairro.

Para votar é preciso ser maior de 16 anos e comparecer ao local de votação com documento de identidade e comprovante de residência. O resultado deve sair ainda na noite de amanhã (27).

Continue lendo

Política e Governo

Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.

O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.

“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.

Leia mais:  Casagrande anuncia redução do ICMS de combustíveis, energia elétrica e comunicação

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”

Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.

Leia mais:  Governo do Estado inaugura obras de regularização e recapeamento de ruas em São Roque do Canaã

Radium Hotel

Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana