conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado anuncia contratualização de mais 190 leitos para combate à Covid-19

Publicado

O Governo do Estado o segue ampliando o número de leitos hospitalares disponíveis para o tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados para o novo Coronavírus (Covid-19). Nesta quarta-feira (20), o governador Renato Casagrande anunciou a contratualização de mais 40 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e 150 de enfermaria no Vila Velha Hospital. Com isso, o Espírito Santo ultrapassa a marca de mil leitos exclusivos para a Covid-19.


Em visita às instalações do hospital, Casagrande falou sobre o esforço do Governo do Estado para ampliar a rede de atendimento aos pacientes. “Nas próximas horas a gente começa a usar 190 leitos para o tratamento da Covid-19, sendo 40 de UTI. É muito mais que um hospital de campanha. Além de ser uma estrutura já toda montada e com os profissionais de saúde. É uma segurança para quem depende do leito”, afirmou o governador.

Casagrande lembrou que o Espírito Santo chega nesta semana a 476 leitos de UTI exclusivos para tratamento do coronavírus. Ao todo, serão mais de mil leitos para combate ao coronavírus. “Leitos de UTI salvam vidas, mas não salvam todas. O que salva vidas é o isolamento e o distanciamento social”, reforçou.

Leia mais:  Secretaria da Saúde divulga 31º boletim da Covid-19

Os leitos, já regulados, são do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da rede privada para atender a todo Estado e fazem parte da terceira fase de expansão de leitos do Espírito Santo, denominada “Programa Leitos para Todos”. O valor estimado do quantitativo mensal é de R$ 4.977.900,00 para a contratação desses 190 novos leitos.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, essa expansão do número de leitos faz parte de uma estratégia que prioriza a qualidade na atenção. “O paciente Covid é um paciente complexo, já que é uma doença nova e exige um hospital com alta oferta assistencial, com qualidade clínica e é isso que estamos ofertando à população capixaba”, afirmou.

Dia dos Mil

Nésio Fernandes disse ainda que esta data é marcante pelo fato de o Espírito Santo ultrapassar a marca de mil leitos de enfermaria e UTI disponíveis para Covid-19. A soma leva em consideração os 251 leitos contratualizados pela Secretaria da Saúde (Sesa), publicados no Diário Oficial do Estado. Além dos 190 leitos do Vila Velha Hospital, foram anunciados 11 leitos do Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, 15 leitos do Hospital São Luiz e 35 leitos do Hospital Meridional São Mateus.

Leia mais:  Operação Verão: Sefaz intensifica fiscalização ao setor de bebidas

Com os já 793 leitos disponibilizados, o Espírito Santo chega à oferta de 1.044 leitos para o atendimento de Covid-19.

O Programa Leitos para Todos

A portaria nº 071-R, de 26 de abril de 2020, instituiu no âmbito do Plano de Atenção Hospitalar Covid-19 o “Programa Leitos Para Todos”, que visa à expansão de leitos no Estado. O programa tem por estratégia a qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, visando à garantia do acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolvam formas graves da doença.

“Com o programa, a Secretaria da Saúde visa à ampliação de oferta de leitos de forma regionalizada ao atendimento à Covid-19, e à garantia do acesso a atenção hospitalar”, explicou o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa.

publicidade

Política e Governo

Twitter do governador Renato Casagrande é hackeado

Publicado

O perfil ganhou um novo nome: 1inh Network, e fez o primeiro tuíte na página por volta das 18h12

A conta da rede social Twitter, do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi hackeado na tarde desta quinta-feira (18). O perfil ganhou um novo nome: 1inch Network, e fez o primeiro tuíte na página por volta das 18h12. 

Por volta das 18h38, o perfil foi recuperado, já com a foto do chefe do Executivo estadual, e os tweets feitos pelos criminosos, apagados.

A reportagem acionou a assessoria do governador para saber se algo já havia feito a respeito da invasão ao seu perfil.

Por meio de nota, a assessoria do socialista se limitou a dizer: “tão logo percebemos que a conta foi hackeada, iniciamos o processo e recuperamos o acesso”.

Leia mais:  Governo do Estado lança Central de Intermediação em Libras (CIL-ES)
Continue lendo

Política e Governo

Pesquisa Ipec governo ES: Casagrande tem 52%; segundo lugar tem empate técnico

Publicado

Levantamento foi feito com 608 entrevistados face a face entre 14 e 16 de agosto e tem margem de erro de quatro pontos

Pesquisa Rede Gazeta/Ipec para as eleições para governo do Espírito Santo, divulgada na quarta-feira (17), traz o atual governador Renato Casagrande (PSB) à frente com 52%.

Na sequência, aparecem, empatados tecnicamente, Carlos Manato (PL) com 10%; Audifax Barcelos (Rede), 7%; e Guerino Zanon (PSD), 5%.

Capitão Vinicius Sousa (PSTU), com 2%, também está empatado tecnicamente com os candidatos na segunda posição. No caso de Manato, segundo mais citado, Sousa empata no limite da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Aridelmo Teixeira (Novo) e Cláudio Paiva (PRTB) têm 1% cada. Os que dizem que irão votar em branco ou anular somam 11%. A proporção dos que não sabem ou preferiram não responder é de 11%.

Foram entrevistadas 608 pessoas face a face entre os dias 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

Leia mais:  Governo do Estado vai ampliar teletrabalho e oferta de serviços digitais na Administração Pública

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-09385/2022.

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para governador do Espírito Santo

  • Renato Casagrande (PSB) – 52%
  • Carlos Manato (PL) – 10%
  • Audifax Barcelos (Rede)- 7%
  • Guerino Zanon (PSD) – 5%
  • Capitão Vinicius Sousa (PSTU) – 2%
  • Aridelmo Teixeira (Novo) – 1%
  • Cláudio Paiva (PRTB) – 1%
  • Branco/Nulo – 11%
  • Não sabem/Não responderam – 11%

Senado

A Quaest também fez simulações para a disputa do Senado. O ex-senador Magno Malta (PL) lidera a disputa com 29%, seguido pela senadora Rose de Freitas (MDB), candidata à reeleição, com 22%.

Intenção de voto estimulada para senador pelo Espírito Santo

  • Magno Malta (PL) – 29%
  • Rose de Freitas (MDB) – 22%
  • Carone (Agir) – 5%
  • Erick Musso (Republicanos) – 4%
  • Gilberto Campos Coletiva (PSOL) – 2%
  • Nelson Junior (Avante) – 1%
  • Felipe Skiter (PSTU) – 1%
  • Branco/Nulo – 17%
  • Não sabe/Não respondeu – 18%

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana