conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho para servidores da Educação

Publicado

O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, anunciaram, nesta quinta-feira (27), a concessão da Bonificação por Desempenho para 16.100 profissionais ativos da Educação, referente ao exercício de 2019. A previsão é que o bônus seja pago na folha de pagamento de outubro. A portaria que estabelece o valor do Indicador de Desenvolvimento das Escolas Estaduais do Espírito Santo (IDE) e do Índice de Merecimento da Unidade (IMU) será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28).

“É um direito e um reconhecimento do trabalho dos professores e servidores. O pagamento costuma ser no mês de julho, mas por conta da pandemia tivemos que adiar até outubro. Esse ano serão R$ 35 milhões para o pagamento do benefício. Iniciamos o pagamento do Bônus em nossa primeira gestão, em 2011, e agora podemos continuar reconhecendo o trabalho dos servidores da educação. Nossa gestão fiscal responsável, que mantivemos com a Nota A, nos garante o pagamento deste incentivo. A educação é o caminho mais rápido para fazer inclusão social e gerar oportunidades”, pontuou o governador Casagrande.


O secretário Vitor de Angelo reforçou que essa é uma medida de valorização e de reconhecimento a todos os profissionais da Educação. “Amanhã publicaremos a portaria que traz o valor do Indicador de Desenvolvimento e o Índice para cada servidor, que, em média, receberá, em outubro, até um salário e meio como adicional ao seu salário”, informou.

O Bônus Desempenho é regulamentado pela Lei Complementar nº 504 e pelo Decreto nº 2761-R, alterado pelo Decreto 3949-R e Lei Complementar 887, que concede aos profissionais ativos no âmbito da Secretaria da Educação (Sedu), a Bonificação por Desempenho, sendo que o período de avaliação é de acordo com o calendário escolar.

A bonificação concedida, anualmente, aos profissionais que atuam em escolas e outras unidades da Sedu, é calculada com base em indicadores coletivos e individuais. O profissional da Sedu pode receber até um salário e meio a mais por ano, conforme os resultados apurados pela unidade na qual exerce suas funções, mais o seu desempenho individual. Ainda não há a quantidade de servidores beneficiados, pois os cálculos dos índices ainda estão sendo levantados.

Leia mais:  Governo do Espírito Santo lança Trilha da Economia Criativa
publicidade

Política e Governo

Arnaldinho diz que não irá adotar passaporte sanitário para servidores

Publicado

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), descartou cobrar o chamado “passaporte sanitário” dos servidores municipais. Desde a semana passada, passou a valer no Estado uma portaria do governo que proíbe os servidores estaduais não vacinados de acessarem os órgãos públicos, o que significa que os não vacinados não poderão trabalhar e, consequentemente, terão falta, o dia descontado e responderão a processos.

O governador explicou que cerca de 3% dos servidores não tinham se vacinado e que cabe ao funcionário público dar o exemplo. “Não existe esse negócio de ter direito de não se vacinar. Se você morasse sozinho no mundo, tudo bem. Mas não mora”, disse Casagrande, durante a entrevista.

Embora seja aliado do governador, Arnaldinho disse que, ao menos por enquanto, não pretende adotar a mesma medida. “Não vamos forçar ninguém a se vacinar. A não ser que tenhamos, de fato, cientificamente uma comprovação que nos leve a tomar essa atitude. Se for necessário, podemos repensar e dialogar”, disse o prefeito.

Arnaldinho contou que em Vila Velha a estratégia usada é a de “convencimento” para incentivar a vacinação, inclusive de servidores. “Temos um papel de convencimento. Por várias vezes eu fui à minha rede social incentivando as pessoas a se vacinarem. E temos feito isso com os servidores”.

Uma das ferramentas usadas nesse convencimento é o “carro da pamonha”, ou melhor, o “carro da vacina passando na sua rua” convidando os moradores da comunidade a completar a imunização. De acordo com o Painel Covid (coronavirus.es.gov.br) mantido pelo governo do Estado, o percentual de adesão à 2ª dose do município não chega a 60%.

Quando questionado se era a favor da cobrança do passaporte sanitário ou comprovante de imunização para acessar comércios, viagens e eventos, o prefeito fez ressalvas. “Acho que em algumas situações deve pedir sim, principalmente em locais onde pode ter aglomeração. Mas tem certos locais que pode relevar”, amenizou Arnaldinho.

E ao que parece, um dos eventos que pode ser “relevado” será o Réveillon. Se depender do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), o município canela-verde vai ter na virada do ano 10 balsas e três pontos fixos na orla que produzirão 15 minutos de show pirotécnico para moradores e turistas. “E sem barulho”, enfatiza Arnaldinho, para não incomodar os idosos, autistas e pets.

Arnaldinho diz que está na dependência, porém, da matriz de risco e de como estará a situação na Grande Vitória no dia 24, véspera de Natal. Vitória cancelou a festa de final de ano, com isso a tendência é que Vila Velha receba um público bem maior na virada.

Leia mais:  Governo do Estado participará do segundo episódio do Absolar Inside by Intersolar
Continue lendo

Política e Governo

Governador Renato Casagrande é homenageado em premiação em São Paulo

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi homenageado com o prêmio Personalidades do Ano 2021, oferecido pela Global Council of Sustainability and Marketing e do Fórum das Américas. A solenidade de premiação aconteceu na tarde desta quarta-feira (08), em São Paulo (SP). Casagrande foi lembrado pela atuação na área ambiental, presidindo o Consórcio Brasil Verde e representando os governadores brasileiros na 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), ocorrida no mês de novembro na Escócia.

“Esse é um tema obrigatório em todo o mundo e que, no passado, era tratado de uma forma que impedia o desenvolvimento. Ficou claro nos últimos anos que o tema ambiental precisa ser executado e implementado para que possamos salvar o nosso planeta, além disso traz oportunidades econômicas no mercado de carbono. Durante a COP-26, pudemos constatar boas oportunidades de acordos com outras nações. Em um país rico em biodiversidade como o Brasil, o tema das mudanças climáticas se torna uma grande oportunidade”, ponderou o governador capixaba.

Casagrande destacou a oportunidade dos estados, por meio do Consórcio Brasil Verde, ajudarem o Brasil a atingir as metas de redução das emissões de carbono. “Não adianta os Estados ficarem apenas cobrando o governo federal. É preciso que os entes subnacionais possam ter suas metas e seus planos de neutralidade de carbono, assim como seus programas de mudanças climáticas. Por isso, o Consórcio terá esse papel”, declarou.

O prêmio Personalidades do Ano tem como objetivos o reconhecimento e a disseminação de gestões transformadoras que colaboraram na vida e no desenvolvimento dos brasileiros e do País. Na solenidade de premiação, o governador foi acompanhado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Machado, que também fez parte da comitiva capixaba na COP-26.

Confira os indicados da premiação:

Personalidade do ano:

  • Engenheiro Wilson Ferreira Jr. – Presidente da Vibra

 Homenagens especiais:

  • André Pepitone – Diretor-Geral da ANEEL – Energia
  • Augusto Aras – Procurador-Geral da República – PGR/MPF
  • Daniel Maranhão – CEO da Grant Thornton Brasil – Compliance e Governança Corporativa
  • Fernando Capez – Presidente do Procon-SP – Defesa do consumidor e Consciência ambiental
  • José Luiz Gandini – Presidente da KIA Brasil – The Global Vision Personality
  • José Roberto H. Maluf – Presidente da TV Cultura – Rádio e Televisão
  • José Roberto Tadros – Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae – Serviços e Empreendedorismo
  • Luiz Carlos Trabuco Cappi – Presidente do Conselho de Administração do Bradesco – Tecnologia e Inovação nos serviços financeiros
  • Marcos Penido – Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo – Meio Ambiente e Despoluição do Rio Pinheiros
  • Renato Casagrande – Governador do Estado do Espírito Santo e Presidente do Consórcio de Governadores de Estado Brasil Verde – Clima
  • Ricardo Sayeg – Presidente do Instituto Capital Humanista (ICapH) – Capitalismo Humanista

Leia mais:  Comunicação e solidariedade são novas propostas de Majeski para o combate à Covid-19
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana