conecte-se conosco


Cidades

Governo do Estado cria Programa Estadual de Educação Fiscal

Publicado

Foi publicada, na edição da última sexta-feira (18) do Diário Oficial do Estado, a criação do Programa Estadual de Educação Fiscal – uma parceria entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Educação (Sedu). O Programa está detalhado no Decreto nº 4910-R.

A expectativa é que a partir de 2022 o tema passe a ser abordado de forma mais aprofundada nas escolas estaduais. “Inicialmente, o assunto vai ser tratado de forma interdisciplinar nas matérias regulares. Ao falar sobre cálculos percentuais os professores de Matemática podem falar sobre a distribuição de ICMS, já que 25% do que o Estado arrecada vai para os municípios, mas a Educação Fiscal também pode estar presente nas aulas de História, Geografia, entre outras disciplinas”, explica o auditor fiscal e coordenador do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), Thiago Duarte Venâncio.

Atualmente, servidores da Sefaz estão organizando reuniões e desenvolvendo um caderno pedagógico que será enviado aos professores que deverão abordar a Educação Fiscal em sala de aula. “Esse caderno será utilizado para capacitar os professores sobre o assunto. Assim que o material for concluído, a Sefaz e a Sedu irão fazer sua distribuição”, acrescentou o professor Arthur Viana, que participa das reuniões.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, destacou a importância da parceria entre Sefaz e Sedu. “O Espírito Santo tem mais de 400 escolas estaduais. Imagine o benefício social que teremos quando todas estiverem falando sobre a importância dos impostos, como eles são calculados, quanto desse valor retorna em benefício para os cidadãos, para os próprios alunos. Tenho certeza que essa será uma parceria de grande sucesso”, comentou.

Entre os temas que deverão ser abordados em sala de aula estão o combate à sonegação fiscal, na alocação e aplicação dos recursos públicos, o combate ao desperdício e à corrupção, entre outros assuntos. 

Leia mais:  Governo do Estado anuncia obras de pavimentação na Rodovia ES-320
publicidade

Cidades

Prefeito de Água Doce do Norte, Abrão Linconl inaugura SAMU 24h

Publicado

O prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincol (PSD), inaugurou na manhã desta segunda-feira, (02) de agosto de 2021, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192.

“Uma grande conquista para nossa cidade. Médico 24hs. Atendimento Samu 24hs já é uma realidade que venha muitas e muitas outras coisas, Água Doce voltando a crescer”, disse o prefeito Abraão Lincol. árias pessoas estiveram presentes, bem como segmentos sociais e vereadores.

 

Leia mais:  Recém-nascida é encontrada abandonada em meio ao lixo em Vila Velha
Continue lendo

Cidades

Governo do Estado abre 26 mil vagas em cursos de qualificação profissional on-line e gratuitos

Publicado

O Governo do Espírito Santo abriu, nesta terça-feira (03), as inscrições para 26 mil vagas de qualificação profissional. Os cursos, que fazem parte do programa Qualificar ES, são on-line e destinados a moradores de todo o Estado. Uma novidade do edital é o lançamento dos cursos de Assistente de Recursos Humanos e Elaboração de Projetos On-line.

As inscrições seguem até o dia 10 de agosto, no site www.qualificar.es.gov.br. Podem concorrer pessoas com idade mínima de 16 anos completos na data do lançamento do edital, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet. No caso do curso de Cuidador de Idosos, a idade mínima necessária é de 18 anos.

“Os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, mostram um saldo de 6.010 postos de trabalho no Espírito Santo no mês de junho. No ano de 2021, já são mais de 30 mil novos vínculos de trabalho no Estado. Já estamos vendo a retomada da geração de empregos, um dos sinais de recuperação econômica. Neste processo, os capixabas também precisam gerar renda própria, seja por meio da ocupação dessas vagas, seja se lançando no mundo do empreendedorismo. O governador Renato Casagrande acredita que é por meio da educação e da qualificação profissional que o Governo garante aos capixabas a oportunidade de crescimento. Este é o papel do programa Qualificar ES”, ressaltou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

São 2 mil oportunidades em cada um dos 13 diferentes cursos, todos com carga horária de 120 horas. É permitida a realização de uma inscrição por CPF e e-mail, em uma opção de curso. A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso. A relação dos candidatos classificados será divulga no dia 18 de agosto no site do programa.

Em caso de dúvidas ou identificando qualquer problema no cadastro ou inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o suporte do programa, pelo e-mail [email protected].

Confira as oportunidades:

CURSOS CARGA HORÁRIA VAGAS
Auxiliar Administrativo 120h 2000
Assistente de Recursos Humanos – Novo 120h 2000
Bolos e suas Variações 120h 2000
Cuidador de Idosos (Somente para maiores de 18 anos) 120h 2000
Educação Especial e Inclusiva 120h 2000
Elaboração de Projetos On-line – Novo 120h 2000
Empreendedorismo e Inovação 120h 2000
Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas 120h 2000
Inglês Básico 120h 2000
Inglês Intermediário 120h 2000
Maquiagem 120h 2000
Segurança do Trabalho 120h 2000
Word e Excel 120h 2000
TOTAL    26.000

Leia mais:  Recém-nascida é encontrada abandonada em meio ao lixo em Vila Velha
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana