conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado e TJES assinam convênio para reforma do Complexo Judiciário de Vitória

Publicado

Nesta segunda-feira (09), o Governo do Estado deu mais um grande passo para o fortalecimento da constituição do Núcleo Administrativo do Estado no Centro de Vitória. Foi assinado um convênio de cooperação com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para a reforma do Complexo Judiciário de Vitória.

O complexo é composto por quatro imóveis situados na região central da Capital, que são utilizados exclusivamente para instalação e funcionamento de unidades do Juízo de Vitória. São eles: os edifícios Jerônimo Monteiro e o das Fundações, além dos fóruns Desembargador Moniz Freire (Cível) e Desembargador José Mathias de Almeida Neto (Criminal).

Dentre as intervenções que serão realizadas nos prédios, estão a elaboração e execução do partido arquitetônico de reforma geral e dos projetos, além dos orçamentos para modernização dos elevadores. As atribuições de cada órgão serão estabelecidas em plano de trabalho, ficando sob responsabilidade do Estado o custeio de projetos complementares e execução de obras, os quais poderão ser viabilizados por meios próprios ou via contratação de terceiros.

Leia mais:  “Pazolini deu uma declaração irresponsável com relação à minha pessoa”, diz Casagrande

O governador Renato Casagrande explicou que a iniciativa faz parte das ações de revitalização do Centro de Vitória, bem como o estabelecimento de um núcleo administrativo na região. Desde o início do ano já foram desenvolvidas várias ações para o local, como o retorno de Secretarias de Estado, o lançamento do edital das obras do Portal do Príncipe, a restauração da Capela de Santa Luzia e as intervenções próximas ao Palácio Anchieta. Além disso, a região passou a receber eventos sobre inovação e economia criativa.

Casagrande reforçou que essa parceria com o Poder Judiciário vai permitir que o cidadão tenha mais qualidade na prestação de serviço. Ele lembrou que os prédios funcionam há anos em condições precárias. “Vamos fazer os projetos dos quatro prédios. Depois seremos parceiros na execução, com parte de recursos do Governo do Estado, parte do Poder Judiciário, para que a gente possa manter as atividades no Centro. Esse é mais um instrumento de revitalização do Centro, mas também de aperfeiçoamento da prestação de serviço”, comentou.

Leia mais:  Saiba como contratar o Bandes Reconstrução ES, linha para afetados pelas chuvas

Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, o convênio vai ao encontro do projeto prioritário do governo, chamado Gestar. “Uma das premissas desse projeto é otimizar a gestão do patrimônio imobiliário estadual, reduzindo o quantitativo de imóveis em situação de ociosidade, subutilização ou degradação construtiva. Desta forma, o governo está ajudando a melhorar as condições dos espaços onde a população capixaba é atendida diariamente”, pontuou Lenise.

O desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama agradeceu, em nome do Pleno, ao governador do Estado pelo esforço dedicado para viabilizar a reforma dos prédios que vão compor o complexo do Fórum de Vitória: “esteja certo que o Tribunal de Justiça fará o melhor uso possível desse espaço”, assegurou o presidente do TJES.

O presidente eleito do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, também participou da solenidade, ao lado do Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, além de desembargadores e secretários de Estado. 

publicidade

Política e Governo

Em Aracruz, Tyago Hoffmann participa de evento que marca o início das obras da nova fábrica da Suzano

Publicado

O deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB), foi ao município de Aracruz na manhã desta quinta-feira (18), para participar da cerimônia simbólica de lançamento da pedra fundamental, que marca o início da construção da nova fábrica da companhia brasileira.

Com previsão de início de operação no final de 2025, a indústria vai ser a primeira a operar com as duas vertentes, sendo uma de bobinas de papel e a outra de tissues.

O evento, que contou com a participação do governador Renato Casagrande (PSB) e demais autoridades, tem grande valor para Tyago. Em 2019, quando ainda ocupava o cargo de secretário de Estado do Governo, ele coordenou a elaboração do projeto, junto ao Governo do Estado.

“Esse investimento só está sendo possível de ser feito pela Suzano aqui no Espírito Santo em função desse programa que nós criamos, coordenado por mim e liderado pelo nosso governador”, disse.

Segundo Tyago, o projeto faz parte de um programa que permite que empresas exportadoras que possuem crédito ICMS com o Estado, utilizem o recurso para realizar investimentos, como é o caso do novo empreendimento da Suzano.

“As empresas usam o crédito de ICMS que elas têm com o Estado para fazer investimentos, o que é bom porque gera emprego e renda nos locais que essas fábricas são instaladas. Obviamente, vão vender e gerar também débito de ICMS, que é excelente para o caixa do Espírito Santo”, pontuou.

A construção promete impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo, tendo em vista que irá influenciar diretamente na geração de emprego e renda para a população capixaba. Além disso, com a nova fábrica, o Estado torna-se um exportador do produto com autonomia equivalente ao abastecimento de 10 milhões de famílias pelo Brasil.

Leia mais:  Fogos de artifício: regras de venda tramitam em urgência

Continue lendo

Política e Governo

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Publicado

Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo vai receber a primeira Usina de Biometano, transformando resíduos sólidos em energia limpa e renovável. Na tarde desta quinta-feira (18), o governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou a assinatura da parceria estratégica entre a Marca Ambiental, empresa líder em gestão de resíduos no Espírito Santo, e a Air Liquide para a construção da usina nas instalações da empresa no município de Cariacica.

Com capacidade para processar 2.500 metros cúbicos por hora de biogás, proveniente da decomposição dos resíduos das células de aterro sanitário da Marca Ambiental, a Usina de Biometano transformará esse biogás em biometano, um gás natural renovável que pode ser utilizado em diversas aplicações, desde indústrias até residências, e até mesmo como combustível veicular.

“Esse investimento está em sintonia com aquilo que a gente deseja, que é ser um estado inovador, com capacidade de fazer a transição energética e que também representa o bom momento do Espírito Santo em ter um bom ambiente para os negócios. O biogás oriundo do aterro de resíduos sólidos vai gerar o biometano que poderá ser utilizado pela indústria e também no abastecimento de residências. Para isso, o nosso ambiente regulatório foi fundamental ao permitir que esse biometano possa ser injetado na rede de gás da ES GÁS”, destacou o governador.

Leia mais:  Laboratório do Idaf terá sistema on-line para resultados de análise da qualidade do leite

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, também participou da solenidade e reforçou que essa é uma iniciativa de empreendedores capixabas. “Temos o nosso Plano Estadual de Descarbonização, que prevê investimentos importantes em energia renovável e na transição energética. Comemoramos aqui o lançamento da primeira Usina de Biometano, mas estamos determinados a buscar que outros projetos possam se instalar no Espírito Santo. Para que se torne não apenas um estado desenvolvido, mas também sustentável”, disse.

O diretor de Energias Renováveis do Grupo Marca, Diogo Ribeiro, enfatiza que a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade, contando com o apoio e a expertise da Air Liquide, líder mundial em gases industriais e medicinais. “Essa conversão não apenas reduzirá significativamente as emissões de gases de efeito estufa, mas também contribuirá para a promoção de um ambiente mais limpo e saudável para a comunidade capixaba”, pontuou.

O projeto também recebeu o suporte do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento (Sedes) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), da ES Gás e da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP).

Leia mais:  Saiba como contratar o Bandes Reconstrução ES, linha para afetados pelas chuvas

“O evento de hoje marca um passo importante para o setor de distribuição de gás no Espírito Santo. A iniciativa organizada pelo Grupo Marca traz um novo potencial para a economia capixaba, pautada principalmente no desenvolvimento sustentável, e a ES Gás sente muito orgulho em fazer parte deste momento. Essa iniciativa reforça a jornada do Grupo Energisa e da ES Gás de transformação energética e de busca pela descarbonização da economia brasileira, já que o biometano promove o aproveitamento de substratos orgânicos e menor emissão de CO²”, afirmou o diretor-presidente da ES Gás, Fábio Bertollo.

Também estiveram presentes, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; o diretor presidente da ARSP, Marcelo Campos Antunes; o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro; as diretoras da ARSP, Joana Resende (Saneamento Básico) e Débora Cristina Niero (Gás Canalizado e Energia); além de representantes de empresas fornecedoras.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana