conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado entrega CNH Social para 500 condutores

Publicado

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), entregou cerca de 500 carteiras de habilitação para beneficiários do programa CNH Social 2019 de todo o Estado. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), no Palácio Anchieta, em Vitória. Na ocasião, o governador Renato Casagrande e o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, fizeram também um balanço das ações do programa neste ano, que trouxe novidades.

Criado em 2011 na primeira gestão do governador Renato Casagrande, o CNH Social oferece vagas gratuitas para processos de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria e tem o objetivo principal de formar, qualificar, habilitar profissionalmente e melhor preparar condutores de veículos para o mercado de trabalho e para terem comportamentos seguros no trânsito.

No evento, Casagrande destacou a importância da iniciativa para garantir o acesso das pessoas à CNH, mas mostrou a preocupação com os números de acidentes no trânsito.

“São 25 mil certeiras que serão entregues em quatro anos para dar oportunidades às pessoas. É um reconhecimento de que a habilitação é uma oportunidade para o mercado de trabalho. Mas, tem que ter muita responsabilidade no trânsito. Estamos concluindo o primeiro ano do Governo felizes com os resultados da CNH Social, mas tristes pelo número de pessoas que perderam a vida no trânsito. Estamos conseguindo reduzir mortes em crimes e temos que conseguir reduzir as mortes no trânsito também. Vocês estão felizes em receber a CNH, mas hoje estamos mostrando a realidade para sensibilizar a todos vocês que tomaram a atitude, se inscreveram e foram persistentes. Esse programa trabalha para quem mais precisa, pois tirar a carteira é caro e demorado. Espero que todos vocês possam usar com muita responsabilidade e que surjam cada dia mais oportunidades”, sensibilizou o governador.

Leia mais:  Estado avança no atendimento à Lei de Acesso à Informação

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, reforçou a importância dessa etapa para sensibilizar os condutores antes da entrega da CNH. “Neste ano, já oferecemos 5 mil vagas para a habilitação gratuita para pessoas de todo o Estado. Em menos de seis meses emitimos mais de 1.300 carteiras. A habilitação é muito importante e estamos entregando o documento após esse momento de sensibilização dos condutores para os perigos do trânsito e a necessidade de todos adotarem comportamentos seguros. Nós queremos ter em quatro anos 25 mil condutores dirigindo em defesa da vida”, disse.

O fisioterapeuta Frederico Alves Fonseca, do Centro de Reabilitação Física do Espirito Santo (Crefes) falou sobre dados de acidentes de trânsito e os impactos para as vítimas parciais que necessitam de reabilitação física após um acidente.

Estiveram presentes na solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, o coronel Aguiar; o comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBME), coronel Cerqueira; o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Tasso Lugon; o diretor das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Fernando Rocha; e o diretor da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), Carlos Rafael.

Beneficiários

A condutora Andressa Aparecida Silva Lira, da Serra, foi uma das contempladas pelo programa CNH Social 2019 e realizou o sonho de fazer a mudança para categoria E. “A CNH Social trouxe para mim um grande sonho que é ser caminhoneira e a oportunidade de crescimento no meu currículo. Só tenho a agradecer a oportunidade desse projeto. Estou muito feliz!”, afirmou.

Leia mais:  “Meu desafio foi tirar Vila Velha do isolamento político”, diz Arnaldinho

Para Fábio Ribeiro da Silva, de 19 anos, de Cachoeiro de Itapemirim, a primeira habilitação vai ajudá-lo a ter mais oportunidades. “Para entrar no mercado de trabalho atualmente é importante ter uma carteira e a CNH Social ajuda muito para quem não tem renda suficiente para tirar a habilitação. A CNH Social está de parabéns, veio no melhor momento para ajudar a rapaziada a tirar a primeira habilitação, no meu caso, e também as pessoas que querem mudar de categoria. No emprego que eu estou exercendo atualmente eu preciso realmente da CNH e, futuramente, eu pretendo fazer um concurso público. A CNH Social vai ser um empurrão e é uma porta que futuramente pode me ajudar a arrumar um emprego melhor”, destacou.

Pela vida no trânsito

O propósito da Etapa de Sensibilização pela Vida no Trânsito é impactar os novos condutores e aqueles que fizeram adição ou mudança de categoria sobre os riscos e consequências de atos indevidos nas vias por meio de dinâmicas, como apresentações teatrais, exposições e testemunhos.

Neste ano, o programa CNH Social foi incluído no Planejamento Estratégico do Governo do Estado, no escopo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, como um dos projetos para trabalhar no desafio de reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito.

publicidade

Política e Governo

Governo do Estado recebe Selo Diamante de transparência pública em evento no TCE-ES

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), participou, nesta terça-feira (10), da cerimônia de entrega dos certificados do Selo da Transparência Pública, encerrando as atividades do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) na premiação deste ano. 

O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e reuniu gestores, servidores públicos e representantes da sociedade civil. Na oportunidade, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) foi representada pelo subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada. 

Ao todo, 72 instituições capixabas receberam o selo da transparência pública, entre elas 40 prefeituras, 27 câmaras municipais, além do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), receberam as suas respectivas certificações com base na edição deste ano do ranking

Leia mais:  Editorial - Em tempo de movimentação eleitoral

Os resultados demonstraram avanços significativos na transparência da gestão pública estadual. Um exemplo disso é a conquista do Governo do Estado, que recebeu o Selo Diamante, a mais alta classificação do prêmio, ao atingir o nível de 98,35% em transparência pública. Ao alcançar esse excelente resultado, o Espírito Santo conquistou a 3ª posição no ranking dos estados, ao lado de Goiás (100%) e Rondônia (98,92%). 

Para o subsecretário Fabiano Louzada, o recebimento do Selo Diamante é reflexo do compromisso do Governo do Estado com as ações de incentivo à transparência e à integridade na sociedade capixaba. “A nossa conquista nesta premiação é motivo de muito orgulho, pois ela é resultado de um trabalho contínuo da nossa equipe para garantir que os cidadãos possam contar com transparência, ética e acesso à informação. A confiança é a base da relação entre o Estado e a sociedade, e os nossos esforços estão concentrados para cultivar isso”, destacou.

Clique aqui e assista a cerimônia na íntegra. 

Sobre o Programa 

Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), pelos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), o objetivo do Programa Nacional de Transparência Pública é examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do Poder Público, nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios). 

Leia mais:  Jerônimo Monteiro recebe investimento do Estado em obras de infraestrutura urbana e rural

A edição deste ano da premiação avaliou mais de 7.300 portais de órgãos públicos em todo o País, fator que resultou em um aumento de 10% no índice nacional de transparência, alcançando 63,94%. 

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado realiza entrega de equipamentos esportivos para 31 municípios

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta terça-feira (10), a entrega de 33 tratores cortadores de grama, 15 academias populares, 13 multiexercitadores e dois veículos para 31 municípios capixabas, totalizando 63 entregas de equipamentos. O evento aconteceu no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica.

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foi de cerca R$ 2,5 milhões, sendo que parte foi fruto de emendas parlamentares, doação da própria Sesport e de premiação por competições esportivas organizadas pela Secretaria.

“Os equipamentos entregues hoje foram em sua maioria por solicitação dos deputados estaduais. Tenho certeza que serão importantes quem está na outra ponta e vai poder usufruir de uma academia popular ou do cortador de grama para aquele time que precisa. É importante ter um governo com capacidade de investimentos e que faça ao invés de ficar apenas falando. Nós estamos falando, mas estamos fazendo muito. Por isso, é importante valorizar essas entregas”, afirmou o governador.

Os 31 municípios contemplados foram: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Santa Leopoldina, São José do Calçado, São Mateus, Vargem Alta, Vila Pavão e Vila Valério.

“Estamos encerrando o ano de 2024 do mesmo jeito que encerramos 2023: com muitas entregas. É o maior volume de investimentos em esporte da história do Espírito Santo. Isso graças ao nosso governador que entende a importância do esporte para a população e que investe nos municípios, fazendo o Estado chegar onde o cidadão mais precisa, em cada cantinho do território capixaba. Investir no esporte é investir na educação, na saúde e na qualidade de vida do nosso povo”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Leia mais:  Jerônimo Monteiro recebe investimento do Estado em obras de infraestrutura urbana e rural

Também estiveram presentes os deputados estaduais Mazinho dos Anjos, José Esmeraldo, João Coser, Zé Preto, Fabrício Gandini, Tyago Hoffmann e Allan Ferreira.

Premiações

Os três melhores classificados nas categorias feminina e masculina da Copa Sesport receberam suas premiações pelas primeiras colocações na disputa do torneio. Os campeões receberam uma academia e um veículo utilitário. Os vice-campeões, um trator cortador de grama e uma academia. Já os terceiros colocados, um trator cortador de grama.

No feminino, Afonso Cláudio conquistou o título na final diante de São Mateus. Colatina ficou com a terceira colocação. No masculino, Iúna foi o campeão, contra Fundão na decisão e o terceiro lugar terminou com Anchieta.

No Campeonato Quilombola, todos os quatro semifinalistas receberam uma academia popular e um trator cortador de grama. Unidos da Graúna e Monte Alegre, representantes dos municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente, foram campeão e vice da competição. O terceiro colocado (São Cristóvão) e o quarto (São Jorge) foram de São Mateus, porém a premiação foi entregue em evento realizado no município, que também envolveu a premiação pelo segundo lugar feminino da Copa Sesport.

Leia mais:  Governo do Estado encaminha projeto de lei que autoriza doação de área devoluta em Fundão

Confira todas as entregas por município:

Afonso Cláudio – 1 academia popular e 1 veículo utilitário

Água Doce do Norte – 2 tratores cortador de grama

Alfredo Chaves – 2 multiexercitadores

Anchieta – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Baixo Guandu – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Barra de São Francisco – 3 tratores cortador de grama

Bom Jesus do Norte – 1 academia popular

Cachoeiro de Itapemirim – 1 multiexercitador e 2 tratores cortador de grama

Colatina – 2 tratores cortador de grama

Fundão – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

Governador Lindenberg – 2 multiexercitadores e 2 tratores cortador de grama

Guarapari – 1 trator cortador de grama

Iconha – 2 tratores cortador de grama

Itapemirim – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

Iúna – 1 academia popular e 1 veículo utilitário

Jaguaré – 2 academias populares

Jerônimo Monteiro – 1 trator cortador de grama

Marilândia – 2 academias populares e 2 tratores cortador de grama

Mimoso do Sul – 2 tratores cortador de grama

Muniz Freire – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Muqui – 2 multiexercitadores e 2 tratores cortador de grama

Nova Venécia – 2 multiexercitadores e 1 trator cortador de grama

Pinheiros – 1 academia popular

Piúma – 1 academia popular

Ponto Belo – 1 multiexercitador

Santa Leopoldina – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

São José do Calçado – 1 trator cortador de grama

São Mateus – 1 academia popular

Vargem Alta – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Vila Pavão – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Vila Valério – 1 trator cortador de grama

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana