conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado entrega CNH Social para 500 condutores

Publicado

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), entregou cerca de 500 carteiras de habilitação para beneficiários do programa CNH Social 2019 de todo o Estado. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), no Palácio Anchieta, em Vitória. Na ocasião, o governador Renato Casagrande e o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, fizeram também um balanço das ações do programa neste ano, que trouxe novidades.

Criado em 2011 na primeira gestão do governador Renato Casagrande, o CNH Social oferece vagas gratuitas para processos de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria e tem o objetivo principal de formar, qualificar, habilitar profissionalmente e melhor preparar condutores de veículos para o mercado de trabalho e para terem comportamentos seguros no trânsito.

No evento, Casagrande destacou a importância da iniciativa para garantir o acesso das pessoas à CNH, mas mostrou a preocupação com os números de acidentes no trânsito.

“São 25 mil certeiras que serão entregues em quatro anos para dar oportunidades às pessoas. É um reconhecimento de que a habilitação é uma oportunidade para o mercado de trabalho. Mas, tem que ter muita responsabilidade no trânsito. Estamos concluindo o primeiro ano do Governo felizes com os resultados da CNH Social, mas tristes pelo número de pessoas que perderam a vida no trânsito. Estamos conseguindo reduzir mortes em crimes e temos que conseguir reduzir as mortes no trânsito também. Vocês estão felizes em receber a CNH, mas hoje estamos mostrando a realidade para sensibilizar a todos vocês que tomaram a atitude, se inscreveram e foram persistentes. Esse programa trabalha para quem mais precisa, pois tirar a carteira é caro e demorado. Espero que todos vocês possam usar com muita responsabilidade e que surjam cada dia mais oportunidades”, sensibilizou o governador.

Leia mais:  Governo do Estado amplia investimentos e reduz endividamento líquido em 2022

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, reforçou a importância dessa etapa para sensibilizar os condutores antes da entrega da CNH. “Neste ano, já oferecemos 5 mil vagas para a habilitação gratuita para pessoas de todo o Estado. Em menos de seis meses emitimos mais de 1.300 carteiras. A habilitação é muito importante e estamos entregando o documento após esse momento de sensibilização dos condutores para os perigos do trânsito e a necessidade de todos adotarem comportamentos seguros. Nós queremos ter em quatro anos 25 mil condutores dirigindo em defesa da vida”, disse.

O fisioterapeuta Frederico Alves Fonseca, do Centro de Reabilitação Física do Espirito Santo (Crefes) falou sobre dados de acidentes de trânsito e os impactos para as vítimas parciais que necessitam de reabilitação física após um acidente.

Estiveram presentes na solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, o coronel Aguiar; o comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBME), coronel Cerqueira; o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Tasso Lugon; o diretor das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Fernando Rocha; e o diretor da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), Carlos Rafael.

Beneficiários

A condutora Andressa Aparecida Silva Lira, da Serra, foi uma das contempladas pelo programa CNH Social 2019 e realizou o sonho de fazer a mudança para categoria E. “A CNH Social trouxe para mim um grande sonho que é ser caminhoneira e a oportunidade de crescimento no meu currículo. Só tenho a agradecer a oportunidade desse projeto. Estou muito feliz!”, afirmou.

Leia mais:  Carlos Alberto pode ser o pré-candidato a prefeito de São Mateus pelo MDB

Para Fábio Ribeiro da Silva, de 19 anos, de Cachoeiro de Itapemirim, a primeira habilitação vai ajudá-lo a ter mais oportunidades. “Para entrar no mercado de trabalho atualmente é importante ter uma carteira e a CNH Social ajuda muito para quem não tem renda suficiente para tirar a habilitação. A CNH Social está de parabéns, veio no melhor momento para ajudar a rapaziada a tirar a primeira habilitação, no meu caso, e também as pessoas que querem mudar de categoria. No emprego que eu estou exercendo atualmente eu preciso realmente da CNH e, futuramente, eu pretendo fazer um concurso público. A CNH Social vai ser um empurrão e é uma porta que futuramente pode me ajudar a arrumar um emprego melhor”, destacou.

Pela vida no trânsito

O propósito da Etapa de Sensibilização pela Vida no Trânsito é impactar os novos condutores e aqueles que fizeram adição ou mudança de categoria sobre os riscos e consequências de atos indevidos nas vias por meio de dinâmicas, como apresentações teatrais, exposições e testemunhos.

Neste ano, o programa CNH Social foi incluído no Planejamento Estratégico do Governo do Estado, no escopo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, como um dos projetos para trabalhar no desafio de reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito.

publicidade

Política e Governo

João Coser vai disputar presidência do PT no ES

Publicado

Ex-prefeito conta com apoio dos principais nomes do partido e concorre com a atual presidente, deputada federal Jack Rocha

O deputado estadual João Coser vai disputar a presidência do PT no Espírito Santo, conforme anunciou em suas redes sociais neste sábado (19). O Processo de Eleição Direta (PED) está marcado para o dia 6 de julho deste ano.

Atualmente, a sigla no Estado é comandada pela deputada federal Jack Rocha, da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB). A parlamentar ocupa o cargo desde 2019, quando foi eleita com o apoio de Coser, da Alternativa Socialista, e deve disputar a reeleição.

Com exceção da concorrente, o ex-prefeito de Vitória conta com o apoio de todos os principais nomes do PT capixaba com mandato.

Estão ao lado de Coser os membros das tendências do campo “Pra Voltar a Sonhar” (PVS), o deputado federal Helder Salomão, da corrente Resistência Socialista; o senador Fabiano Contarato; a Democracia Socialista e a Depar.

João Coser e Iriny Lopes
Foto: Reprodução/instagram @joaoccoser

A também deputada estadual Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda, não só apoia o colega da Assembleia Legislativa (Ales) como deve assumir a presidência no meio do mandato, caso Coser seja eleito:

Leia mais:  Governo do Estado amplia investimentos e reduz endividamento líquido em 2022

“Caminharemos para uma gestão compartilhada, com decisão coletiva do nome do companheiro deputado estadual João Coser como pré-candidato à presidência do PT-ES, neste primeiro biênio (2025/2026), e promover a alternância na Presidência com a companheira Iriny Lopes, deputada estadual, assumindo o segundo biênio (2027/2028)”.

Para o deputado, a candidatura é um “passo importante na história” do partido no Estado:

“Se num passado recente estivemos em campos diferentes, é necessário, neste momento, unir forças e caminhar juntos porque acreditamos que é hora de sonhar, de buscar uma alternativa para o partido e de reacender a esperança na militância do PT-ES”, escreveu Coser.

À frente da sigla durante o período eleitoral de 2026, caso saia vitorioso do PED, o parlamentar destaca como prioridades da gestão o apoio à governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a manutenção e ampliação das bancadas tanto na Ales quanto na Câmara dos Deputados; a reeleição de Contarato; e o “esforço coletivo para que o PT assuma protagonismo nas eleições”.

Já em relação aos municípios, a promessa é estar mais próximo dos diretórios municipais, principalmente no interior, promovendo ações de organização partidária e de formação e também a ampliação do partido nas câmaras municipais e prefeituras.

Leia mais:  Governo do Estado apresenta medidas econômicas para manutenção de empregos durante enfrentamento à Covid-19

“Para além dos compromissos partidários, a Alternativa Socialista e o Campo Pra Voltar a Sonhar, buscam ampliar o diálogo e uma relação mais estreita com os movimentos sociais, reconectando o Partido dos Trabalhadores com suas bases, com a sociedade, com seus sonhos, desafios e expectativas. Sendo sempre voz ativa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e sindicais, em toda sua diversidade e pluralidade”.

Com a defesa de uma união pelo fortalecimento do PT no Estado, o deputado termina a mensagem de candidatura afirmando que “é hora de colocar o Espírito Santo no centro do projeto nacional e de transformação do nosso país”.

Continue lendo

Política e Governo

Casagrande lamenta morte do papa Francisco: “Deixa um legado de compaixão”

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.

Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.

Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.

O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.

Leia mais:  Governador inaugura reforma de creche e autoriza obras em Brejetuba
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana