conecte-se conosco


Cidades

Governo do Estado entrega kits de Defesa Civil para 24 municípios

Publicado

O governador Renato Casagrande realizou, na manhã desta segunda-feira (27), a entrega de kits de Defesa Civil para 24 municípios do Espírito Santo. Cada um deles recebeu, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), uma caminhonete e um drone, para serem utilizados em situações de desastres, ou que envolvam qualquer atribuição de defesa civil.

O valor total do investimento foi de R$ 5.522.546,16 em caminhonetes Ford Ranger e drones de última geração. Os locais contemplados foram: Boa Esperança; Conceição da Barra; Jaguaré; Montanha; Mucurici; Pedro Canário; Pinheiros; Ponto Belo; São Mateus; Colatina; Marilândia; São Roque do Canaã; Aracruz; Linhares; Sooretama; Vila Valério; Divino de São Lourenço; Dores do Rio Preto; Irupi, Atílio Vivácqua; Cachoeiro de Itapemirim; Guarapari; Marataízes e Presidente Kennedy.

Cada município foi contemplado com um kit, com entrega realizada durante evento, na manhã desta segunda-feira (27), no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, em Vitória. O governador Renato Casagrande destacou a importância das ações de prevenção e resposta aos desastres naturais.

Leia mais:  Cancelamento do carnaval pode ajudar na recuperação dos prejuízos causados pelas chuvas

“Temos visto cada vez mais presentes as mudanças climáticas e hoje lideramos o Consórcio Brasil Verde, que quer incentivar os entes subnacionais a ajudarem o Brasil a atingir as metas de Paris. O Espírito Santo é referência em políticas públicas de prevenção e resposta a desastres naturais e hoje estamos fazendo mais uma importante entrega, equipando nossas defesas civis e preparando nossos municípios, através do Fundo Cidades, para que possamos mitigar os impactos causados por essas mudanças climáticas”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, salientou que o Espírito Santo se tornou referência, nos últimos anos, quando o assunto é proteção e defesa civil, graças a investimentos realizados dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

“As chuvas de 2013, infelizmente, foram uma tragédia de proporções nunca vistas no Espírito Santo, mas as situações de crise fazem com que bons gestores aprendam e procurem mudar. Desde então, o governador Renato Casagrande realizou grandes ações para o Estado, estruturando as defesas civis de todos os municípios, entregando ainda nosso Centro de Inteligência da Defesa Civil, o mais moderno do Brasil, além de diversas entregas pontuais, para o trabalho ser mantido nos municípios. São caminhonetes novas, resistentes, além de um drone, que agrega muita tecnologia”, afirmou Ramalho.

Leia mais:  Três dias de muita tecnologia: Secti apoia Torneio Brasil de Robótica

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, o trabalho da Cepdec tem sido contínuo, mas não somente nos investimentos em equipamentos, na parte física, mas também no trabalho de especialização.

“Nossas equipes são sempre treinadas, atualizadas, vão até mesmo ao exterior buscar especialização, para atuar nos trabalhos de Defesa Civil no Espírito Santo, sempre com o apoio do governador Renato Casagrande. A nossa Cepdec tem se tornado referência nacional e sempre estamos buscando o melhor para entregar à nossa população nos momentos de crise e minimizar os danos dos desastres naturais”, pontuou.

publicidade

Cidades

Destaque na produção de café conilon, Jaguaré investe na qualidade do produto

Publicado

Prefeitura de Jaguaré promove ações e incentiva produtores de café conilon a investirem na melhoria da qualidade do café; todo produtor de café conilon está apto a pleitear o Selo de Indicação Geográfica, que abre as portas do mercado internacional para o produtor jaguarense

Jaguaré se destaca no País pelo grande volume na produção do café conilon, base econômica do município. Com base nesse fato, a Prefeitura Municipal, nos últimos quatro anos, tem investido em proporcionar preparação para o produtor. Assim, nesse período foram ofertados seminários e treinamentos para aquisição de conhecimento pelo produtor.

Além disso, está na Câmara Municipal aguardando votação, Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon. Recentemente, no dia 12 de março, a Prefeitura promoveu reunião com representantes da Federação dos Cafés do Espírito Santo – Fecafés, entre eles o presidente da instituição e da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianelo, para esclarecimentos sobre o Selo de Indicação Geográfica. Essa é mais uma iniciativa para a melhoria da qualidade do café conilon produzido no município.

Agregar valor

A secretária de Turismo de Jaguaré, Vera Backer, destaca a importância do selo para o município. “Vai valorizar o nosso café conilon, garantir a qualidade, a originalidade, agregar valor e garantir aos cafeicultores o certificado para acesso a outros mercados – especialmente ao mercado internacional. Isso vai promover o desenvolvimento rural, social, econômico e turístico do município. Será uma oportunidade a mais para fixar o jovem no campo. Enfim, vamos potencializar e dar maior visibilidade ao conilon de Jaguaré”, ressaltou Vera Backer.

Leia mais:  Apostador de Vila Velha acerta a quina da Mega-Sena e ganha R$ 35 mil

A Fecafés é a instituição que representa a Indicação Geográfica do conilon. A federação é a representante legal junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, além de ser a entidade mantenedora do selo. A instituição é composta por quatro cooperativas: Cooabriel; Coopbac; NaterCoop e CafeSul. A federação atua em parceria com o Sebrae, Incaper e, em Jaguaré com a Prefeitura Municipal que encampou o projeto.

O gerente corporativo de Novos Negócios da Cooabriel, Alexandre Costa Ferreira, explica que qualquer produtor pode pleitear o selo. “Quem pode pleitear o selo é todo produtor de café Conilon que tem a sua propriedade dentro da área delimitada, que no caso da Indicação Geográfica do conilon capixaba é todo o território do Espírito Santo. Então todos os produtores podem pleitear o Selo da Indicação Geográfica”, ressaltou.

Valorização

A importância da obtenção do selo pelo produtor passa pela valorização do café produzido. O selo tem algumas características que garante que aquele café passou por processo diferente que o qualifica como produto autêntico e genuinamente capixaba. Na prática, um café com o Selo IG, tem mais possibilidade de alcançar novos mercados, inclusive em nível internacional. O acesso ao mercado internacional depende de inúmeros fatores, porém o selo atesta e garante a origem, a sustentabilidade e a qualidade, características essenciais para internacionalização do café conilon.

Leia mais:  Três dias de muita tecnologia: Secti apoia Torneio Brasil de Robótica

Critérios

No caso da Indicação Geográfica do conilon do Espírito Santo, o café tem que ser café especial acima de oitenta pontos ou mais, a propriedade tem que ser sustentável e estar no território capixaba. “Esses critérios fazem com que o café tenha resultado diferente. Então, quem tem o selo, tem a garantia de que é um produto autêntico da região e de qualidade elevada. Isso valoriza muito o produto e valoriza também o município que tem esse tipo de processo instalado”, afirmou Alexandre.

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Cancelamento do carnaval pode ajudar na recuperação dos prejuízos causados pelas chuvas

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana