Cidades
Governo do Estado entrega obra de reconstrução de escola em Guarapari
Publicado
05/02/2020 - 09:01
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), entregou, nesta terça-feira (04), as obras da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Silva Mello, no bairro Itapebussu, em Guarapari. Foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões na reconstrução de toda a unidade escolar. Estiveram presente na cerimônia, o governador Renato Casagrande, a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, a vice-governadora Jaqueline Moraes, e os secretários de Estado, Vitor de Angelo (Educação) e Tyago Hoffmann (Governo).
A intervenção contemplou a reconstrução de toda escola, que passa a contar com bloco administrativo, mais salas de aula, refeitório, apoio e vivência, biblioteca, auditório, laboratórios e quadra poliesportiva. As obras se estenderam por uma área de 5.721 metros quadrados. O investimento total do Governo do Estado foi de R$ 4.916.179,36.
Em sua fala, o governador Casagrande destacou que, a partir de agora, a escola mais tradicional do município passa a ter um turno integral:
“Os jovens terão oportunidade de novas disciplinas para aprender projetos que servirão para toda a vida. Anunciamos 28 novas escolas em Tempo Integral. O que tira uma pessoa da extrema pobreza são as oportunidades. O caminho mais fácil é a educação, pois faz a pessoa ganhar oportunidades. Por isso queremos que metade da distribuição do ICMS aos municípios seja através da qualidade da educação. Precisamos investir fortemente em educação e por isso estamos retomando obras de infraestrutura, como laboratórios, quadras, informática. É bom abrir o ano letivo ao lado de vocês”, frisou o governador.
O secretário Vitor de Angelo reforçou a importância dessa entrega à população: “Estamos aqui hoje não só para inaugurar esta escola, mas também para abrir o ano letivo de 2020 e de um modelo de Tempo Integral que o governo criou. A partir deste ano, o turno será de sete horas e integrado ao Ensino Técnico. Então para nós é motivo de muita alegria por todas essas razões”, disse.
O diretor da unidade de ensino, Frederico André Gonçalves, afirmou que a entrega da obra é um marco na região. “Faremos dessa unidade uma das melhores do Estado”, afirmou.
No total são 16 salas de aula; sala multiuso; biblioteca; coordenação; sala rádio; sala grêmio; sala de recursos; laboratório de química/ biologia; laboratório de física/ matemática; dois laboratórios de informática; sala de vídeo; sala de artes; auditório; cozinha; refeitório com área de serviço completo; setor administrativo completo; quadra poliesportiva coberta e urbanização da área externa para criação de áreas de vivência sombreadas para os estudantes.

Cidades
O Parque Moscoso comemora com programação especial seus 110 anos de fundação
Publicado
17/05/2022 - 17:03
Por Paulo Borges – Correspondente na Grande Vitória
Nesses tempos de atividades digitais incorporadas de maneira exacerbada à vida das pessoas, tem gente que acha parque ou praça como lugares frequentados por crianças e idosos. Felizmente, ainda temos aqueles que guardam em seus corações e mentes, lembranças de uma época em que tudo acontecia nesses lugares. A paquera, a atividade física, o reencontro com familiares e amigos, o bom papo e, quase sempre, a segurança de um dia de lazer sem a ameaça de uma incorrencia policial. Parque e praças são locais democráticos para todas as pessoas, e de qualquer idade.
Vitória, a bela capital do Espírito Santo tem seus parques e praças, mas nenhum com a história e importância do Parque Moscoso, o mais antigo. Foi fundado em 1912, quando Jerônimo Monteiro era o “presidente” da Província do Espírito Santo, recebendo o nome de Parque Moscoso em homenagem a Henrique Ataíde Lobo Moscoso que foi presidente do Estado de 1888 a 1889.
Hoje o Parque – ontem a antiga Concha, que pode ser vista hoje.
O Parque Moscoso, portanto, é um símbolo de beleza de Vitória e está inserido no Sistema Nacional de Conservação. E para comemorar os seus 110 anos de existência, a Prefeitura de Vitória realiza uma programação especial para festejar a data.
Nesta terça-feira (17), quarta e quinta, de 8 às 17 horas, moradores vão poder contar com a realização de oficinas, orientações sobre saúde e ciência, jogos e apresentações musicais, além de outras atividades que fazem parte dessa programação da Prefeitura.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman) estará expondo fotos como se fossem uma visitação ao passado através dessas imagens. A Secretaria de Esporte e Lazer (Semesp) oferece nesta terça-feira, aulas de alongamento, valorizando o cuidado com orientações gerais para com o corpo. De acordo com a Semesp, serão três turmas de 25 a 35 pessoas, iniciando de hora em hora e com a duração total de 40 minutos.
A Secretaria de Educação (Seme) vai apresentar uma amostra da Escola de Ciência Física e da Escola de Inovação.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fará uma apresentação da exposição de maquete com os temas arboviroses – dengue, zyka, chikungunya – mostrando o caminho da Dengue e uma oficina de reutilização “do lixo ao luxo”.
Também participa da programação, a Guarda Municipal, por meio de projetos sociais, e também com a distribuição de livrinhos da entidade para as crianças e vai colocar à disposição um quadricíclo e uma viatura para foto com elas. E ainda uma ação de abordagem com a finalidade de conscientização sobre o abuso infantil.
Vai acontecer, no segundo dia da programação, uma clínica de Beach Soccer para crianças de 7 e 15 anos, com turmas de 24 alunos e a duração de 40 minutos. E a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) levará adolescentes e idosos atendidos pelo serviço para apresentações musicais no Parque Moscoso, com horários das 8, às 9 e meia e 14 horas.
* Fotos Prefeitura Municipal de Vitória
Cidades
Servidores públicos são qualificados sobre nova Lei de Licitações
Publicado
17/05/2022 - 16:39
Cerca de 500 servidores estaduais e municipais deram início, na segunda-feira (16), ao curso “Imersão: Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Por uma gestão inovadora e eficiente”, que será realizado até esta quarta-feira (18), no Centro de Convenções de Vitória. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), em parceria com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Focado na nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021) o curso, ministrado pelo professor Plínio Pires, teve sua importância destacada pela subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson, que falou sobre a preocupação do Governo com a execução dos recursos públicos, durante a abertura do evento.
“Quanto mais os servidores são capacitados, melhor é a prestação de serviços que a Administração Pública oferece ao cidadão”, disse.
Juliani Johanson ressaltou ainda a forma “programada e planejada” com a qual o Governo vem realizando as ações do Fundo Cidades, para promover o desenvolvimento integrado do Estado, realizando aportes para investimentos nos municípios.
“O Governo não se preocupa apenas em aportar recursos, mas também em avaliar e monitorar a aplicação desses recursos. E a realização deste curso de qualificação sobre a nova Lei de Licitações e Contratos para servidores do Estado e dos municípios evidencia essa preocupação”, pontuou Juliani Johanson.
Qualificação
A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, apontou a preocupação do Governo do Estado com a qualificação. “O Governo tem feito investimento em capacitação e levado oportunidades aos 78 municípios capixabas, sempre com uma equipe de professores credenciados com expertise em cada uma das soluções educacionais do nosso portfólio.”
Ainda segundo Nelci Gazzoni, para dar conta dessa demanda por capacitação, foram adquiridos novos equipamentos tecnológicos. “Esesp está passando por uma reforma para melhor atender os servidores estaduais, municipais e a sociedade civil organizada”, informou.
Já o presidente da Amunes, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, lembrou a importância da capacitação para os servidores estaduais e municipais. “A nossa meta enquanto gestor é capacitar cada vez mais os nossos servidores visando à prestação de um serviço público de qualidade para o cidadão. Nesta imersão, o professor Plínio Pires está atualizando os agentes públicos sobre as alterações legislativas e boas práticas da nova lei de licitações”. O prefeito enfatizou que os servidores municipais podem sempre procurar a Amunes para saber mais informações sobre novas capacitações e cursos.
Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o deputado estadual Marcelo Santos salientou a importância da qualificação dos servidores para que o Governo possa realizar investimentos. “É muito bom ver aqui tanta gente interessada em conhecer mais sobre a Lei de Licitações e Contratos.”
O curso
A imersão possibilita aos agentes públicos conhecer as alterações legislativas, aprender as boas práticas advindas da nova lei, fixar as experiências relevantes que podem perdurar também nas futuras contratações, aprofundar a análise das orientações dos tribunais de contas, interpretar o novo regime e adotar escolhas mais eficientes”, conforme explica o professor Pires, que é advogado, mestre em Direito pela PUC-GO, assessor e consultor jurídico de órgãos públicos e empresas privadas no ramo de licitações e contratos e professor do MBA Licitações de Contratos do IPOG.
Em sua aula, na manhã desta segunda-feira, Pires abordou a nova Lei de Licitações e Contratos. “A Lei aproveita o que havia de bom na anterior, para ser aplicado”. Ele lembrou que o processo licitatório é contínuo, indo da fase preparatória até a contratual.
“É preciso contratar algo que seja vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto”; assegurar tratamento isonômico entre licitantes, bem como justa competição; evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestadamente exequíveis e superfaturamento na execução dos contratos; e incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável”, esclareceu.
Nesta segunda-feira, também estiveram presentes na primeira aula do curso a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, a subsecretária de Estado de Gestão Recursos Humanos, Larisse Brunoro Grecco, e o ex-prefeito de Viana e ex-secretário de Estado Economia e Planejamento, Gilson Daniel.

Saias da Prada são as novas peças desejadas do momento em várias versões

Capixabas da natação paralímpica conquistam 19 medalhas em Campeonato Brasileiro

Evento debate perspectivas para desenvolvimento do Espírito Santo

Espanha avança na adoção de licença médica menstrual, medida sem precedentes na Europa

Arthur do Val tem mandato cassado pela Alesp e perde direitos políticos
São Mateus


Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus
Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem...


US3 terá plantão sábado e domingo para atendimento a pacientes de oftalmologia e angiologia previamente agendados pela CRM
São Mateus – Neste sábado e domingo, a partir das 8h, na US3 do Bairro Boa Vista, vai acontecer um...


Vereadores mateenses aprovam ajuda a projetos da Polícia Militar
Parlamentares aproveitam presença do comandante Jefson para elogiar ações da PM e reforçam demandas de Segurança Pública São Mateus –...
Política e Governo


Evento debate perspectivas para desenvolvimento do Espírito Santo
O Governo do Estado, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), e o Serviço Brasileiro de Apoio...


Opinião – Um governador que trabalha pelo seu Estado
Por Ângela Gusmão Nos últimos dias, o governador Renato Casagrande vem sendo atacado por tudo aquilo que não fez e...


Governo do Estado inaugura pré-escola e anuncia novos investimentos em Iconha
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta terça-feira (17), no município de Iconha para inauguração de uma...
Segurança


Sem CNH e bêbado, motociclista armado cai em vala e acaba preso no interior do ES
Polícia recebeu denúncias de que o homem estava andando armado e tinha envolvimento com o tráfico de drogas Um motociclista...


Sargento da PM é baleado durante tentativa de assalto
O sargento foi socorrido para um hospital de Vitória. Ele precisou passar por uma cirurgia, já que o tiro atingiu...


Polícia Militar apresentam à CDL propostas para segurança no comércio de Linhares
Na última quinta-feira (12), a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a...
Camisa 10


Capixabas da natação paralímpica conquistam 19 medalhas em Campeonato Brasileiro
A delegação de natação paralímpica capixaba do Clube Álvares Cabral retornou do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, disputado na semana passada...


Desconfiança do governo britânico pode barrar concretização da venda do Chelsea
Desconfiança do governo britânico pode barrar concretização da venda do Chelsea A concretização da venda do Chelsea ao consórcio liderado...


Surfistas capixabas registram ondas inéditas na Baía de Vitória
Imagens foram feitas durante o último final de semana no Espírito Santo O coletivo NXF Bodyboard fez registros inéditos de...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Segurança26/03/2020 - 10:54
Cadastro de familiares de presos será feito pelo WhatsApp