conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado entrega produtos e serviços de fomento ao turismo capixaba

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), entregou, nesta quarta-feira (23), um conjunto de produtos e serviços que marcam o início da temporada de inverno no Espírito Santo. As entregas incluem o novo site Descubra o Espírito Santo, o lançamento do Circuito Três Santas, na região turística dos Imigrantes, que compreende os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, além de sinalização turística e capacitações nessas regiões.

“Iniciamos esta temporada com um site moderno e ágil, feito especialmente para o turista descobrir todas as nossas potencialidades. Também apresentamos para o mercado um circuito que reúne história, cultura e belezas naturais, organizado pelas prefeituras dos três municípios e os empreendedores locais, além de uma revista digital apresentando as possibilidades de turismo na região”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Lenise Loureiro ressaltou o empenho dos secretários municipais de Turismo dos três municípios, com o apoio da Setur e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em organizar os atrativos e serviços. “Complementando toda beleza natural e cultural das Três Santas, o Governo do Estado, atendendo à demanda local e com o apoio do DER e do Detran, está lançando a instalação da sinalização turística, indicando mais de 38 atrativos destas regiões”, informou.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou que o Espírito Santo é privilegiado devido à grande diversidade de destinos turísticos. “Se você quer ir para a região de montanha, temos diversos locais. Se quer ir à praia, temos uma grande diversidade. Locais com enseada, outros com praias lineares, com água mais fria ou mais quente. Temos a maior diversidade marinha do Brasil, em Guarapari. Nas Três Santas temos muita diversidade de plantas e aves. A retomada do turismo precisa ser de forma local, na nossa região, em nosso Estado”, declarou.

Casagrande prosseguiu: “Estamos consolidando o Circuito das Três Santas. Sempre digo que para você receber bem o turista, primeiro temos que atender bem os moradores daqui. Por isso é fundamental os investimentos em infraestrutura. Valorizar o local onde vivemos atrai os turistas, que sendo bem recebidos, irão retornar.”

Leia mais:  Governo do ES lança edital para nova etapa da construção do Hospital Geral de Cariacica

Site

O novo site Descubra o Espírito Santo [www.descubraoespiritosanto.es.gov.br] é um produto direcionado ao turista, com navegabilidade prática e dinâmica. Nele, é possível conhecer os 78 municípios capixabas e os atrativos de cada segmento, além de conter acesso aos empreendimentos regulares no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). 

Circuito Três Santas

O Circuito Turístico das Três Santas foi criado pela Lei nº 11.075/2019 e é uma conquista importante para o desenvolvimento turístico, cultural e econômico da região turística dos Imigrantes, que compreende os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. A região tem características ímpares na gastronomia, patrimônio histórico, natural e arquitetônico.

Para destacar o lançamento do circuito, está publicado nos sites da Secretaria de Turismo um e-book produzido pela Setur, em parceria com os três municípios e empreendedores. Para visualizar o e-book do Circuito Turístico das Três Santas, acesse: https://bit.ly/3d3Kxvm

A região reúne títulos importantes, como o maior produtor de ovos e de gengibre do Brasil, a maior produção de hortifrutigranjeiros e de pimenta no Espírito Santo, além de expressiva representatividade da imigração europeia no Espírito Santo, com destaque para pomeranos, alemães, italianos e austríacos.

“Com muita alegria a gente participa de um momento importante como este para nosso turismo. Em 2018 tive oportunidade de fazer o projeto de lei, o governador sancionou e agora estamos lançando esse circuito das Três Santas que está lindo. Muita gente daqui não conhece as maravilhas desse Estado”, comentou a deputada estadual Janete de Sá, proponente do projeto que criou o Circuito.

Sinalização turística

Para fortalecer a infraestrutura turística com foco no desenvolvimento do Circuito Turístico Três Santas, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) firmou um termo de parceria com a Setur e com o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER). A iniciativa possibilitará a sinalização de cerca de 40 atrativos turísticos, por meio da instalação de 106 placas de sinalização vertical, que contemplarão também as áreas rurais nos municípios que fazem parte do Circuito.

Leia mais:  Vídeo marca o 13° Lançamento da Colheita do Café no Espírito Santo

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a sinalização turística dos municípios segue uma premissa definida pelo governador Renato Casagrande para impulsionar o turismo nas regiões capixabas e também para proporcionar ainda mais autoestima aos moradores dessas localidades.

“O Detran|ES faz um trabalho imprescindível de sinalização viária nos municípios, cuja gestão do trânsito é de responsabilidade do Órgão. O foco dessa iniciativa é que os cidadãos obedeçam à legislação e assim previnam acidentes nas vias. Além dessa atribuição, a sinalização turística, em parceria com a Setur e, no caso das Três Santas, com o DER, valorizará ainda mais os potenciais da região, permitindo ao turista ter acesso com mais facilidade a locais como a Cachoeira Véu da Noiva, a Pedra do Garrafão e à Reserva Biológica Augusto Ruschi, dentre outros atrativos”, salientou Givaldo Vieira.

O investimento para a sinalização viária e turística dos municípios é feito pelo Detran|ES com recursos provenientes de multas de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Capacitação

Na oportunidade, a Setur lançou também um conjunto de oficinas virtuais dirigidas ao setor de turismo do Estado. O objetivo é capacitar os atores de cada município, nas instâncias de governança, para tornar ainda mais eficiente e integrada a presença digital dos destinos turísticos capixabas. A ação tem o apoio do Sebrae, atendendo aos gestores municipais, instâncias de governança, entidades e conselhos municipais de turismo. 

Também estiveram presentes na solenidade, a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Gilson Daniel (Governo), David Diniz (Casa Civil) e Coronel Aguiar (Casa Militar); os diretores-presidentes de autarquias, Fernando Rocha (Ceasa), Cilmar Francischetto  (Arquivo Público), Luiz Cesar Maretto (DER), Alaimar Fiuza (Iema); os prefeitos Hilário Hoepke (Santa Maria de Jetibá); Romero Endringer (Santa Leopoldina) e Kleber Médici (Santa Teresa); além de empresários, representantes de instituições, vereadores e lideranças do setor de turismo.

publicidade

Política e Governo

Ramalho decide disputar a Câmara Federal

Publicado

Após ser rifado pelo partido na disputa do Senado e ter desabafado que o “sistema” tinha retirado o seu sonho, o ex-secretário da Segurança Pública Coronel Alexandre Ramalho (Podemos) vai disputar uma vaga de deputado federal. Ele vai se somar à chapa que já tem o ex-prefeito Gilson Daniel e o vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, entre outros.

A decisão foi divulgada em nota na tarde desta quinta-feira (11), por sua assessoria. O comunicado diz que a homologação da candidatura foi deferida pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que representou a Executiva estadual.

Nos bastidores, a ida de Ramalho para a chapa federal do Podemos dá mais tranquilidade aos candidatos que temiam não alcançar nenhuma das 10 vagas. Agora, os cálculos dão conta da possibilidade de conquistar até duas cadeiras, segundo analistas políticos. O Podemos faz parte da base aliada do governo e vai apoiar a senadora Rose de Freitas (MDB) à reeleição.

Leia a nota na íntegra:

“Nesta quinta-feira (11), após refletir sobre a negativa da homologação da sua candidatura ao Senado, o Coronel Ramalho, ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, decidiu continuar na disputa eleitoral de 2022, agora como candidato a deputado federal.

Sua candidatura foi homologada pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que representou a Executiva estadual do Podemos, que também o orientou e motivou a permanecer com seu nome à disposição da sociedade capixaba.

A decisão foi tomada após ouvir sua família, amigos e principalmente as pessoas que o incentivaram a continuar lutando por uma vaga no Congresso Nacional. A deliberação final foi pautada ainda na possibilidade concreta de ser o único candidato com experiência e propostas efetivas no campo da segurança pública.

Ramalho continuará defendendo a modernização e adequação da Legislação Penal Brasileira, que no seu entender, não atende aos anseios dos operadores de segurança pública e das famílias brasileiras, que sofrem nas mãos dos criminosos e não são devidamente alcançados e punidos”.

Leia mais:  Laboratório do Idaf terá sistema on-line para resultados de análise da qualidade do leite
Continue lendo

Política e Governo

Profissionais da Educação do ES vão receber bônus de até um salário a mais este mês

Publicado

Segundo a Sedu, recebem o Bônus Desempenho todos os profissionais da Educação (efetivos, comissionados e de Designação Temporária)

Conforme divulgado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, por meio das redes sociais, nesta quarta-feira (10), o “bônus desempenho”, benefício pago aos profissionais ativos da educação, referente ao exercício de 2021, será pago na folha de pagamento de agosto deste ano.

Sobre o assunto, a Secretaria de Educação (Sedu) informou, em nota, que a concessão do bônus por desempenho para profissionais ativos da Educação é um direito e um reconhecimento do trabalho dos professores e servidores, regulamentado pela Lei Complementar nº 504 e pelo Decreto nº 2761-R, alterado pelo Decreto 3949-R e Lei Complementar 887, que concede aos profissionais ativos no âmbito da Secretaria da Educação (Sedu), sendo que o período de avaliação é de acordo com o calendário escolar.

Leia mais:  Hospitais não podem recusar internação de pacientes idosos

Também segundo a Sedu, recebem o Bônus Desempenho todos os profissionais da Educação (efetivos, comissionados e de Designação Temporária). Ao todo, serão beneficiados 12.975 profissionais neste ano.

A bonificação é concedida anualmente aos profissionais que atuam em escolas e outras unidades da Sedu e é calculada com base em indicadores coletivos e individuais. Desse modo, o profissional pode receber até um salário a mais, conforme os resultados apurados pela unidade de ensino onde exerce suas funções.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana