conecte-se conosco


Cidades

Governo do Estado inaugura nova sede da Farmácia Cidadã de Nova Venécia

Publicado

A Farmácia Cidadã Estadual de Nova Venécia está em uma nova sede. O novo local e o Serviço Integrado de Assistência Farmacêutica foram inaugurados em uma solenidade realizada nessa terça-feira (12). Com a mudança, as farmácias estadual e municipal passam a funcionar no mesmo espaço físico, na Rua Colatina, número 325, no bairro Filomena. 

A unidade de Nova Venécia faz parte da Rede Estadual de Farmácias Cidadãs, em funcionamento em 14 municípios do Espírito Santo, que disponibiliza de forma gratuita medicamentos de alto custo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 6.100 pessoas recebem medicamentos periodicamente na unidade que, além de Nova Venécia, também atende moradores de Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério. 

A lavradora Marilza Almeida, de 47 anos, é moradora de Nova Venécia e esteve na farmácia para buscar um medicamento para a mãe dela, de 91 anos, em tratamento há 8 anos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Ela aprovou a mudança de local. “O espaço daqui é mais amplo, a estrutura e a localização são melhores. Ter a farmácia municipal junto é ótimo, porque ela também usa remédio para pressão alta. Agora, consigo pegar essas duas medicações no mesmo lugar”, comentou. 

Com a crescente demanda pelo serviço, a gerente Estadual de Assistência Farmacêutica (GEAF), Maria José Sartório, explicou que foi necessária a ampliação física da sede que funcionava na Rua Piúma, no bairro Margareth, desde 2010, e que já não comportava o número de usuários e nem o espaço para estoque de medicamentos. 

“O número de pacientes aumenta cerca de 10% todo ano e a nova sede tem estrutura para abrigar o crescimento da demanda durante uns bons anos. Nosso estoque está maior, a farmácia está melhor estruturada. É uma melhoria enorme para a população”, pontuou Maria José Sartório. A gerente destacou ainda que a mudança vai propiciar melhoria no atendimento, com espaço físico adequado, climatizado e humanizado. 

A coordenadora da Farmácia Cidadã de Nova Venécia, Flávia Venturim, declarou que a nova sede é a “realização de um sonho”. À frente da unidade há três anos, a coordenadora destacou que a mudança, além de melhorar o atendimento aos usuários, melhora as condições de trabalho dos servidores. “As duas farmácias estavam com a infraestrutura antiga e já não comportavam o número de pacientes e de medicamentos. Essa mudança de espaço físico vai beneficiar não só a população, como também vai melhorar o ambiente de trabalho dos servidores”, explicou. 

Leia mais:  Prazo de consulta pública da normativa de criação de abelhas sem ferrão termina nesta quarta-feira (25)

Confira mais fotos em https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720313357424 

Serviço Integrado de Assistência Farmacêutica

Com a nova sede da farmácia, também foi inaugurado, nessa terça-feira (12), o Serviço Integrado de Assistência Farmacêutica, que consiste na união das farmácias Cidadã Estadual e a Municipal no mesmo espaço físico. Essa é a primeira vez que o modelo é adotado no Espírito Santo. 

O subsecretário de Estado de Atenção à Saúde (SSAS), José Tadeu Marino, esteve presente na solenidade e ressaltou o caráter inovador do serviço e o financiamento tripartite da nova sede, no qual o Governo Federal disponibiliza uma parte dos medicamentos do componente especializado, o Governo Estadual realiza outra parte da compra desses medicamentos, além de compra de equipamentos e custeio do aluguel do espaço e o Governo Municipal participa com a compra de medicamentos básicos e custeio de contas fixas, como água, energia e internet. 

“São 14 farmácias cidadãs no Espírito Santo que contam com 268 apresentações farmacêuticas de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica, com cobertura superior a 97%. Estamos em processo de expansão e qualificação dessas unidades. Esse, inaugurado nessa terça-feira (12), é um modelo novo de assistência farmacêutica integrada: ganhamos espaço, facilidade de compra e armazenamento. É um modelo a ser expandido”, afirmou Marino. 

O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, explicou que a ideia de unir os espaços surgiu de avaliações e diálogos da Prefeitura com a Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), que atende os municípios do Norte do Espírito Santo e a Sesa. 

“A gente via a necessidade de ampliar o espaço físico, contamos com bons profissionais e cobertura de medicamentos, mas estávamos com essa limitação e, juntos, pensamos nesse formato. Além da farmácia municipal, os moradores têm acesso aos medicamentos nas 14 unidades de saúde do município”, informou o prefeito André Fagundes. Durante a solenidade, foi anunciada ainda a construção de uma nova unidade de saúde no bairro Margareth.

Leia mais:  Detran vai parcelar taxas de serviços de Habilitação 

O recurso financeiro para investimento e custeio da farmácia provém do Fundo Estadual de Saúde. Para a reestruturação da nova unidade, o Estado realizou o repasse de R$ 30 mil e mais 60 parcelas mensais de R$ 10 mil para o município de Nova Venécia fazer o custeio do aluguel do espaço.

A Sesa ainda ficará responsável pelas etapas de avaliação, autorização, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, logística de medicamentos, treinamento de equipes e supervisão e monitoramento do desenvolvimento dos trabalhos prestados na farmácia.

 

Como ter acesso aos medicamentos do componente especializado e fórmulas nutricionais, por meio das Farmácias Cidadãs Estaduais

Para a abertura do processo de solicitação de medicamento ou fórmula nutricional, o cidadão poderá realizar de forma on-line, em casa, no trabalho, ou de qualquer lugar onde esteja conectado à internet. Para ter acesso à abertura de processo on-line, é preciso apenas que o usuário acesse o link disponibilizado no site da Farmácia Cidadã Estadual.  

Há também a possibilidade de realizar a abertura do processo para solicitação de medicamento ou fórmula nutricional de forma presencial, comparecendo à unidade. Para isso, é preciso que o paciente ou o responsável compareça munido dos documentos listados abaixo.

– Cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento; 

– Cópia do CPF (obrigatório);

– Cópia do comprovante de residência atual; 

– Cópia do Cartão Nacional de Saúde; 

– Cartão SUS (solicitar na rede municipal de saúde);

– Procuração para representantes de usuários. Levar documento de identificação com a mesma assinatura da procuração e cópia do documento de identidade do representante;

 – Receita Médica – em duas vias, contendo o nome genérico do medicamento, concentração, posologia, tempo de tratamento, quantitativo mensal, carimbo, assinatura e data;

 – LME – Laudo para Solicitação/Autorização de Medicamentos do Componente Especializado. É obrigatório o preenchimento de todos os campos pelo médico;

 – Termo de Esclarecimento e Responsabilidade datado, carimbado e assinado pelo médico e pelo paciente; 

 – Exames necessários para a abertura de processos e continuidade, de acordo com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas.

publicidade

Cidades

Bônus Moradia realiza mais um sonho: família recebe casa no bairro Cruzamento

Publicado

A manhã desta quinta-feira (20) foi de emoção e alegria para uma família do bairro Cruzamento. Dona Maria Delza Machado Amaral Juvêncio, de 79 anos, recebeu as chaves da sua casa própria. A residência definitiva é a 215ª entregue por meio do Bônus Moradia, benefício do programa Casa Feliz e Segura.

A família de Maria Delza residiu por mais de 50 anos em uma casa de madeira no mesmo bairro, mas o imóvel foi considerado como área de risco pela Defesa Civil. Ela, que atualmente mora com o esposo e um filho, foi encaminhada para o Benefício Transitório e, em maio de 2024, assinou o Termo de Adesão Bônus e Auxílio Moradia, iniciando assim os trâmites para indicação de um novo imóvel.

Desde então, a família foi acompanhada pela equipe do programa, com atendimento social e providências para aquisição da moradia definitiva. A beneficiária, Dona Maria Delza, se emocionou ao falar sobre a entrega.

“É um prazer muito grande receber essa casa, agradeço muito por essa oportunidade que tem mudado minha vida. Eu fui muito bem acolhida pela equipe da prefeitura, desde que comecei a conversar com eles. É uma emoção muito grande passar por essa transformação de vida”, disse. 

Leia mais:  Crédito do Banco do Nordeste para agricultura familiar capixaba cresce 37,5% no ano

Por meio do Bônus Moradia, as famílias de Vitória têm sua história transformada com mais dignidade, segurança e qualidade de vida. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirma que esse é mais um sonho sendo realizado.

“Estamos aqui hoje na nova residência da Dona Maria Delza, que aguardou mais de 10 anos para realizar o sonho da casa própria. É mais uma família que recebe o apoio da prefeitura e tem a vida transformada. Eu tenho certeza que hoje é um sonho sendo concretizado, que vai mudar a vida para melhor”, comentou o prefeito. 

A vice-prefeita, Cris Samorini, também secretária de Desenvolvimento e Habitação, esteve presente na entrega do Bônus Moradia. “Fico muito feliz por esse momento! Essa é uma história de vida de batalha e luta que, agora, terá um caminho de vida mais tranquilo. Hoje realizamos um sonho tão esperado, com o compromisso de levar dignidade e cidadania para as famílias de Vitória.” 

Além da nova casa, Dona Maria Delza também recebeu uma TV, uma geladeira e um fogão, eletrodomésticos que levam conforto imediato aos novos lares. Luciano Forrechi, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, afirma que o programa Casa Feliz e Segura atende as pessoas que mais precisam de segurança habitacional, 

Leia mais:  Serenata do Amor deixa de ser bombom para pagar menos impostos

“Isso traz bem-estar e dignidade para as pessoas. O programa é feito de políticas públicas sendo concretizadas a cada entrega. Esses eletrodomésticos são essenciais na vida dos moradores, que precisam mais do que uma moradia para terem qualidade de vida”, disse o secretário. 

Bônus e Auxílio Moradia

Inicialmente fixado em R$ 24 mil, o benefício foi ajustado para R$ 39 mil em 2010 e elevado para R$ 60 mil em 2017. A atual gestão aumentou o valor do benefício para até R$ 100 mil.

Regidos pelas Leis 6.967/2007 e 6.592/2006, esses programas têm como objetivo oferecer moradias dignas para famílias deslocadas compulsoriamente devido a intervenções urbanas, preservação ambiental, riscos estruturais e/ou geológicos graves, e áreas inadequadas para habitação.

Os benefícios incluem a flexibilidade de adquirir propriedades em qualquer município do Espírito Santo, além da eficiência no processo de concessão em comparação a outros programas habitacionais. O prazo estimado de três meses para a concessão definitiva representa uma alternativa valiosa para os residentes de Vitória alcançarem residências dignas e seguras, consolidando uma importante opção no cenário habitacional local.

Continue lendo

Cidades

PMV recebe projeto urbanístico do Morro do Bode

Publicado

Na manhã de quarta-feira (19) foi marcada por mais uma importante novidade para a cidade. A Prefeitura de Vitória recebeu o projeto urbanístico para revitalização do Morro do Bode, uma doação do Grupo Buaiz. Com mais lazer, segurança e mobilidade, o projeto fica localizado com uma vista contemplativa para importantes cartões postais do nosso estado, como o Convento da Penha.

a proposta visa o planejamento paisagístico e urbanístico da área que abrange a faixa voltada para o mar desde a entrada da Ilha do Boi até a Av. Marília de Rezende Scarton Coutinho, na Enseada do Suá.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirma que essa é mais uma ação conjunta, entre poder público e iniciativa privada, que traz inúmeros benefícios para os moradores de Vitória. “Hoje a cidade tem a maturidade para entender que os investimentos precisam chegar em todas as regiões. A geração de oportunidades aqui na faixa litorânea é, também, para quem precisa trabalhar e empreender e para as crianças terem acesso a ambientes de aprendizado e lazer. Aqui no Morro do Bode nós vamos ter espaço para apresentar a cidade para o turismo, com arquitetura urbana que vai potencializar a área, com mais segurança, iluminação, lazer, acesso e infraestrutura de qualidade”,disse. 

Leia mais:  Falsos pescadores tentam receber da Fundação Renova indenizações pelo desastre ecológico causado pelo rompimento da barragem da Samarco

A intervenção abrange aproximadamente 25 mil m², com percurso de 700 metros lineares, destinado ao tráfego de pedestres e ciclistas, garantindo maior mobilidade e acessibilidade, além de promover um ambiente mais acolhedor e funcional para os cidadãos.

Américo Buaiz, diretor do grupo Buaiz, diz que os benefícios são inúmeros para todos os moradores da região. “Estamos tornando o espaço mais acessível e urbanizado, para melhorar a utilização do ambiente, é uma agregação enorme de valor. Se cria uma sinergia, todos os frequentadores do local poderão ter inúmeras opções de lazer na região, junto com todos os outros equipamentos que temos ao redor desse local”, afirma Américo Buaiz. 

Além da mobilidade ativa, o projeto contempla diversos equipamentos urbanos:

  1. Praça Mirante: área destinada à contemplação da vista, oferecendo aos usuários um ponto de observação e lazer.
  2. Rampa de Acesso para Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida: garantir a acessibilidade e o direito de ir e vir a todos os cidadãos.
  3. Skate Park: espaço projetado especificamente para a prática de skate, com infraestrutura adequada para a segurança e conforto dos usuários.
  4. Pet Park: área dedicada ao convívio e recreação de animais, especialmente cães, com elementos específicos que promovem a interação segura entre os animais e seus donos.
  5. Playground: espaço destinado ao lazer e à diversão das crianças, com brinquedos e equipamentos de qualidade.
  6. Ciclovia e Paraciclos: um percurso exclusivo para ciclistas, proporcionando maior segurança e facilitando a mobilidade urbana, além da instalação de paraciclos para o estacionamento das bicicletas.
  7. Reforma do Calçadão e Ciclovia da Rua Marília Scarton Coutinho: revitalização do calçadão existente, com melhorias no pavimento e em outros elementos de infraestrutura, visando maior conforto e acessibilidade para os pedestres e ciclistas.
Leia mais:  Agricultores de Pedro Canário participam de treinamento para enxertia de cacaueiro

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana