conecte-se conosco


Segurança

Governo do Estado inaugura novo Destacamento Policial Militar da Vila Rubim

Publicado

O governador Renato Casagrande inaugurou, na manhã desta segunda-feira (23), o novo imóvel que vai sediar o Destacamento Policial Militar (DPM) da Vila Rubim, em Vitória. Foram investidos R$ 555 mil nas obras que incluíram a demolição do antigo DPM e a reforma do novo imóvel. As intervenções foram concluídas em pouco mais de dez meses. O novo prédio é um pedido antigo da comunidade e dos bairros que se localizam no entorno.


“Esse investimento tem simbologia. Como é bom dar continuidade às obras. Esse processo vem do ano passado e assumimos o Governo dando sequência. Esse é o segredo do sucesso. Demos a Ordem de Serviço para a construção desse DPM no dia 12 de fevereiro e estamos entregando hoje, dando mais condições de trabalho aos nossos militares”, afirmou o governador.

A edificação possui dois pavimentos, sendo composta por recepção, sala de atendimento a comunidade, sala administrativa, sala de rádio, almoxarifado, cozinha/refeitório, depósito de material de limpeza, banheiros acessíveis feminino e masculino, vestiário feminino e masculino, sala de comando, sala de subcomando e sala de sargenteação.

Leia mais:  Acidente deixa oito feridos e BR-101 é parcialmente interditada em Ibiraçu

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destaca que a obra simboliza a participação da sociedade e a presença do Estado. “No início do ano foi a primeira ordem de serviço e conseguimos entregar a obra do mesmo ano. Temos que fazer um bom uso e dar esse retorno para a comunidade”, disse.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Sartório, a inauguração é um momento de comemoração para a comunidade e para os policiais, que terão melhores condições de trabalho. “O antigo DPM que tínhamos aqui era muito temerário para nossos policiais. Esse novo prédio é um marco nas melhorias de condições de trabalho da PM. Dá dignidade. A posição é estratégica de policiamento, serve de referência para o comércio e proximidade das comunidades no entorno”, destacou.

O prefeito da Capital, Luciano Rezende, também participou da inauguração e destacou a parceria com o Governo do Estado. “Temos um longo caminho a percorrer, mas os avanços são notados pelos indicadores. Somos parceiros do Governo. Vamos estudar a possibilidade de reservar o espaço antigo para realizar um estacionamento”, antecipou.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros realiza formatura de novos sargentos e reforma de cães militares

Ainda durante a solenidade, Casagrande lembrou outros projetos do Estado para a região do Centro de Vitoria. “Acabamos de publicar o edital do Portal do Príncipe, uma obra importante para toda essa região, melhorando o fluxo de veículos. Vamos enterrar a fiação elétrica, ampliar as pistas e a Prefeitura vai ganhar ainda uma área boa para investir no esporte. Estamos fazendo um trabalho de resgate do Centro”, lembrou o governador.

publicidade

Segurança

Sargento da PM é baleado durante tentativa de assalto

Publicado

O sargento foi socorrido para um hospital de Vitória. Ele precisou passar por uma cirurgia, já que o tiro atingiu a artéria femoral

Um sargento da Polícia Militar de 49 anos ficou ferido ao reagir a um assalto, na rua Valdemar Versoza Pitanga, em Itapoã, Vila Velha. Ele seguia para a academia com a esposa, quando foi abordado por um suspeito de bicicleta.

O crime aconteceu por volta das 6h15 desta segunda-feira (16). O suspeito abordou o casal no meio da rua. O militar teria reagido, abaixando a arma do suspeito, e foi baleado pelo criminoso.

O sargento foi socorrido em uma ambulância para um hospital de Vitória. Ele precisou passar por uma cirurgia, já que o tiro atingiu a artéria femoral, mas passa bem. 

Após disparar contra o policial, o suspeito, que utilizava uma pistola ponto 40, fugiu do local. Em nota, a Polícia Civil informou que ocorrência está em andamento no plantão vigente do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

“Somente após a finalização das diligências, que ainda estão em andamento, teremos informações do caso e se há detidos”, diz a nota. 

Leia mais:  Ação da Sefaz apreende 23 pneus de caminhão vendidos sem nota fiscal

Continue lendo

Segurança

Polícia Militar apresentam à CDL propostas para segurança no comércio de Linhares

Publicado

Na última quinta-feira (12), a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a Polícia Militar e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se reuniram para discutir e propor soluções para o avanço na segurança do comércio de Linhares.

O objetivo do encontro foi o de estreitar o relacionamento, definir e alinhar ações específicas a serem realizadas de forma integrada entre os órgãos de segurança e os comerciantes. Na ocasião, algumas propostas foram apresentadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e pelo 12º Batalhão de Polícia Militar.

No âmbito do Estado, a 1ª Cia do 12º BPM pretende instalar a sede da unidade no Centro com o objetivo de fortalecer a presença da polícia na região e facilitar os atendimentos às ocorrências. Já na esfera municipal, o secretário Coronel Jones Mattos salientou as ações já executadas, tais como o patrulhamento da Guarda Municipal e a vigilância do patrimônio através do sistema de videomonitoramento.

“O Município atua na segurança da cidade através das rondas e dos patrulhamentos diários da nossa Guarda Municipal. Em datas comemorativas, quando há maior circulação de pessoas e de dinheiro no centro comercial, aumentamos o efetivo para assegurar a segurança nos estabelecimentos. Para avançarmos cada vez mais, o poder público precisa dessa parceria com a CDL e demais órgãos a fim de fortalecer as ações de segurança. Infelizmente, o crime de menor potencial ofensivo é um problema crônico, que exige o comprometimento de todos os eixos da sociedade nesta questão”, diz Mattos.

Leia mais:  Filha e namorada confessam envolvimento em morte de família

Ações integradas

E para inibir a ocorrência de delitos, foi criada uma comissão voltada às ações integradas para identificar e acolher as pessoas em situação de rua, que acabam se envolvendo em crimes contra o comércio local. Até o momento, 300 pessoas em situação de rua foram cadastradas pelo Município – desse total, apenas 80 são de Linhares.

Visualização da imagem

“Quem comete crimes de menor potencial ofensivo é detido e logo volta às ruas. Há indivíduos em Linhares que já foram detidos 14 vezes. Então, temos que agir agora para ter resultado a curto, médio e longo prazo. Muitas vezes, as pessoas acreditam se tratar de um problema da polícia, da segurança municipal, mas não, é necessário um esforço conjunto da sociedade para revertermos esse quadro”, aponta o secretário.

Além das ações previstas, durante o encontro, o Coronel Jones Mattos ressaltou que, em breve, as ruas da cidade ganharão 50 agentes da Guarda Municipal qualificados para o manuseio de arma de fogo; aquisição de 35 câmeras speed dome e 50 câmeras fixas para a Central de Videomonitoramento; e incorporação da Guarda Municipal junto ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) – cujo convênio já fora firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Leia mais:  Espírito Santo fecha primeiro bimestre com menor número de assassinatos em 26 anos

Visualização da imagem

Participaram do encontro comerciantes, empresários, microempresários e representantes do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel) e do Sindicato dos Trabalhadores. Também esteve na reunião o presidente da Câmara Municipal, vereador Roque Chile.

Visualização da imagem

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana