conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado inicia reurbanização de trecho da orla de Vila Velha

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na noite dessa sexta-feira (06), o início da reurbanização do trecho 1 da orla de Vila Velha, que compreende os bairros Interlagos e Ponta da Fruta. As intervenções vão contemplar um trecho de 6,5 quilômetros, que receberá drenagem, calçamento e ciclovia, alterando a infraestrutura viária e urbanística da orla. O projeto tem investimento total de R$ 38 milhões com recursos provenientes do Estado, além de contrapartida do Município.

O principal objetivo da iniciativa é modernizar e valorizar a região litorânea, promovendo melhorias em infraestrutura, mobilidade urbana e qualidade de vida para a população local e turistas. A intervenção promete transformar a orla de Vila Velha em um espaço mais moderno e atrativo, fortalecendo o potencial turístico da região e gerando benefícios econômicos e sociais. A população beneficiada com essa ação ultrapassa 467 mil habitantes.

“Estamos repassando o recurso para que a Prefeitura Municipal possa fazer a reurbanização do trecho da orla de Ponta da Fruta até Interlagos e Morada do Sol. Um investimento que vai dar mais dignidade a quem mora nessa região, além de servir como um incentivo para o turismo. Vamos seguir investindo e desenvolvendo Vila Velha nessa parceria que deu tão certo para a população”, afirmou o governador.

Leia mais:  Concurso da Sefaz vai ter 50 vagas para auditor fiscal

Serão implementados 43.781 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, garantindo maior durabilidade e estética ao local. A revitalização inclui 37.366 metros quadrados de novas calçadas, com foco em acessibilidade. O projeto contempla obras de drenagem para prevenir alagamentos e uma nova ciclovia, incentivando o uso de transportes alternativos e sustentáveis, além de plantio de grama e reflorestamento da área com espécies da Mata Atlântica.

Serão contempladas as vias: avenida Atlântica, rua Garoupa, avenida Antônio Leite, rua da Uva, avenida Silvio Baratella, avenida Três, rotatória avenida Três x rua Dois, rua Três, rua Nove, rua Maringá e ciclovia com rotatória pela avenida Três x rua Dois. A obra contempla também a instalação de equipamentos públicos de lazer na orla de Nova Ponta da Fruta.

“Esse trecho não possui a infraestrutura necessária para atender moradores e turistas. Com a nova urbanização, vamos impulsionar ainda mais o crescimento e o desenvolvimento da região. Mas a prefeitura está trabalhando para requalificar os 32 quilômetros de orla de Vila Velha, o que vai garantir 21 novos quilômetros de ciclovias. Assim, moradores e turistas terão estrutura adequada para desfrutar das belezas de Vila Velha”, declarou o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Leia mais:  'Deus fez o homem e a mulher. O resto é jacaré', diz vereador de Vitória sobre homenagem a ativista trans

“Nos últimos três anos e meio, quase quatro anos, Vila Velha caminhou de um jeito novo, construindo pontes, ampliando relacionamento de um jeito leve. Confirmamos aqui hoje mais uma parceria estabelecida com o Governo do Estado, que vai gerar uma série de benefícios diretos à sociedade. Orla nova numa região tradicional do município, investimento, infraestrutura capaz de gerar empregos e renda com a abertura de novos negócios, valorização de imóveis, melhoria do trânsito, mais esporte e lazer e melhor qualidade de vida às pessoas”, reforçou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, pontua ainda que a obra também terá um impacto positivo na mobilidade urbana, com foco em alternativas sustentáveis, como o uso de bicicletas.

(Com informações da Prefeitura de Vila Velha)

publicidade

Política e Governo

Governo do Estado entrega obras de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, na tarde desta sexta-feira (17), as obras de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma, na microrregião Litoral Sul. As intervenções incluem a construção de pista de rolamento com duas faixas, estacionamento, calçadas e a execução da nova drenagem superficial. Também foram instaladas nova sinalização horizontal e vertical no local, melhorias que vão impulsionar o desenvolvimento econômico do município.

“Piúma vive um momento de autoestima elevada com os investimentos que estamos fazendo na cidade. Sempre digo que quando investimos, primeiro é para quem mora o ano inteiro no lugar e, consequentemente, a gente vai acolher bem quem nos visita. Piúma recebe muitos visitantes o ano inteiro, mas ter um polo industrial é fundamental para atrair novos empreendimentos, gerando assim mais empregos e renda para os moradores”, afirmou o governador.

Casagrande destacou ainda que investimentos deste porte só são possíveis com um governo organizado. “Esse nível de organização nos fez atingir o maior patamar de investimentos que esse Estado já viu. Não adianta querer ter uma gestão fiscal responsável se você não cuidar das pessoas e dos municípios. O Governo do Espírito Santo agora é Nota A+ nas contas públicas e transparência e também faz os maiores investimentos da história”, completou.

Leia mais:  Procon-ES debate ações sobre lote contaminado de cerveja artesanal

O investimento total nas obras e serviços de infraestrutura do Polo Industrial de Piúma foi de R$ 11,99 milhões. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). As intervenções contemplam um trecho de 1,7 quilômetro. Com uma infraestrutura moderna e estrategicamente planejada, o local deve se tornar um marco para o crescimento econômico e a melhoria na qualidade de vida dos moradores.

“Esse investimento tem potencial e capacidade de diversificar a atividade econômica de Piúma. As empresas já instaladas aqui geram mais de 500 empregos. Fizemos o investimento que faltava. Para melhorar a infraestrutura e tornar esse polo ainda mais atrativo. Para que possamos trazer novas empresas e, consequentemente, gerar mais oportunidades e mais empregos. Ainda neste primeiro semestre temos previsão de realizar um grande leilão dos terrenos disponíveis. É dessa forma que a gente vai avançando: trabalhando, entregando, realizando, fazendo com que os municípios possam se desenvolver, com renda e prosperidade para as pessoas”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Leia mais:  'Deus fez o homem e a mulher. O resto é jacaré', diz vereador de Vitória sobre homenagem a ativista trans

Também estiveram presentes os prefeitos Paulo Cola (Piúma) e Léo Português (Anchieta); além dos deputados estaduais Vandinho Leite e Zé Preto.

Continue lendo

Política e Governo

Deputado Estadual Toninho da Emater visita Montanha para dialogar com lideranças locais

Publicado

O Deputado Estadual Toninho da Emater esteve nesta semana em Montanha, município localizado na região norte do Espírito Santo, para uma série de encontros com lideranças políticas locais. Natural de Pinheiros, cidade vizinha a Montanha, o parlamentar reforçou seu compromisso em trabalhar pelo desenvolvimento da região nos próximos dois anos de mandato.

A agenda do deputado começou com uma reunião com os vereadores do município, onde foram discutidas as principais demandas da população e projetos prioritários para a cidade. Entre os temas abordados, destacaram-se melhorias na infraestrutura, fortalecimento da agricultura familiar e investimentos na saúde e educação.

Em seguida, Toninho da Emater reuniu-se com a prefeita Iracy Baltar e o Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Leonardo Galvão. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e identificar áreas de atuação conjunta entre o município e o governo estadual. “Meu compromisso é com o fortalecimento da nossa região. Estou aqui para ouvir e buscar soluções que beneficiem diretamente a população de Montanha e cidades vizinhas”, destacou o deputado.

Leia mais:  Arnaldinho sobre disputar o governo do ES em 2026: “Estou pronto e preparado”

A proximidade geográfica e o conhecimento da realidade local são pontos que o deputado pretende utilizar a favor da região. “Sou de Pinheiros e sei das dificuldades que enfrentamos no norte do estado. Quero ser um elo entre os municípios e o governo estadual, levando nossas demandas e garantindo que nossa voz seja ouvida”, afirmou.

Toninho da Emater ressaltou que sua atuação nos próximos dois anos será focada em projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social da região norte, sempre em diálogo com as lideranças locais e a população.

A visita foi bem recebida pelos representantes de Montanha, que demonstraram otimismo com o apoio do deputado.

Com essa iniciativa, Toninho da Emater reforça seu compromisso em atuar como um representante ativo da região norte na Assembleia Legislativa, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para os municípios dessa área.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana