conecte-se conosco


Segurança

Governo do Estado lança Operação Colheita 2024 em Boa Esperança

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, lançou, nesta sexta-feira (03), em solenidade no município de Boa Esperança, a Operação Colheita 2024, que consiste no reforço do policiamento nas áreas de campo em 72 municípios do Espírito Santo, durante o período das colheitas de café, cana-de-açúcar, abacaxi, entre outros cultivos. O reforço na segurança dessas áreas será realizado pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), no período de 03 de maio a 30 de novembro deste ano.

Serão investidos R$ 5,1 milhões no pagamento de Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO), sendo previstas ao todo 14.250 escalas extras de seis horas para cada policial militar. O objetivo da Operação Colheita 2024 é aumentar a segurança dos produtores rurais durante o período de colheita, por conta da migração de pessoas, além da maior circulação de mercadorias e valores nas regiões produtoras do estado.

“A Operação Colheita traz mais segurança aos proprietários rurais, comerciantes, moradores e também aos trabalhadores. Todo ano investimos para garantir uma colheita segura e proveitosa para todos. Que a safra seja muito boa, pois com segurança o trabalho fica ainda melhor”, disse o governador Renato Casagrande.

Leia mais:  Família é sequestrada ao entrar em carro no estacionamento de shopping em Vila Velha

A Polícia Militar fará o reforço do policiamento buscando maior estreitamento da relação com os moradores do meio rural, além da promoção de visitas tranquilizadoras mais frequentes em propriedades e comércios, priorizando a troca de informações úteis e necessárias à execução da operação. Essa ação visa, em especial, repassar orientações sobre comportamento seguro, pessoas em conduta ou comportamento suspeito, eventuais infratores, rotas de fuga, modo de ação dos criminosos, entre outras, bem como intensificar as ações de abordagens a veículos e pessoas.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Coutinho Ricas, comemorou a continuidade da Operação Colheita, no sentido de ter um aporte a mais para os trabalhadores do campo, principalmente aqueles que atuam nas lavouras de café e pimenta.

“É uma alegria grande poder dar continuidade a esse policiamento especializado, que foi um sucesso nos anos anteriores e é esperado pelas famílias do interior, do campo, nessa época da colheita da pimenta do reino e do café. Nesse momento, temos uma circulação grande de pessoas nas lavouras e também de valores expressivos, fora as mercadorias. Então, temos que dar uma atenção especial a essas pessoas”, destacou Ricas.

Leia mais:  Homem é preso suspeito de iniciar incêndio em Marechal Floriano

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, ressaltou que há um trabalho especializado de patrulhamento, mas também de visitas tranquilizadoras à população das áreas rurais de todas as regiões do Espírito Santo. “Essa operação vai proporcionar mais segurança ao nosso homem do campo, com patrulhamento e visitas tranquilizadoras, com foco nesta época de colheita, além de trazer essa questão da presença policial para os agricultores”, completou.

publicidade

Segurança

Estudante de Medicina é preso suspeito de tráfico de drogas dentro de motel

Publicado

No quarto onde ele estava foram apreendidos cocaína, haxixe, balança de precisão, slink pad e celular

Um estudante de Medicina, de 29 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas em um motel localizado no bairro Honório Fraga, no município de Colatina, região Noroeste do Espírito Santo.

Os funcionários descreveram que o homem estava há mais de dois dias no quarto, recebia visitas e não aceitava pagar a conta do motel.

Segundo a Polícia Militar, no local foram localizados um papelote de cocaína, quatro buchas de droga similar a haxixe, uma balança de precisão, uma unidade de slink pad (para usar e armazenar haxixe) e um celular.

Durante a ação, os militares foram até o quarto, onde foram atendidos por ele e um outro homem. No momento em que essa segunda pessoa abriu a porta, a guarnição sentiu cheiro de maconha e viu um papelote de cocaína em cima de uma mesa.

A equipe fez revista nos suspeitos, mas nada de ilícito foi encontrado. No quarto, foram localizados 20 gramas de haxixe, um papelote de cocaína e uma balança de precisão. A guarnição também encontrou papelotes de cocaína vazios.

Leia mais:  Complexo prisional de Viana terá energia solar

Após o ocorrido, o estudante concordou em pagar a conta no motel e foi conduzido à 15ª Regional de Colatina. O outro suspeito alegou que chegou ao local momentos antes dos militares, e foi liberado.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o estudante foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, sendo encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina, onde está à disposição da Justiça. 

Continue lendo

Segurança

PM recebe pela primeira vez viaturas blindadas para patrulhamento nas ruas

Publicado

A Polícia Militar recebeu 30 novas viaturas blindadas, no modelo TrailBlazer, que serão utilizadas no patrulhamento no Espírito Santo. A entrega foi realizada nesta segunda-feira (24), no Quartel do Comando-Geral da corporação, em Vitória.

O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, destacou que é a primeira vez que a corporação vai usar viaturas blindadas para o patrulhamento. E declarou que todos os demais veículos comprados pela polícia a partir de agora também terão blindagem.

É a primeira vez que a PM faz essa aquisição de viaturas blindadas para o patrulhamento. Temos uma compra antiga que era para o transporte de tropa, mas essas são para o patrulhamento. Elas têm blindagem 3A e também são automáticas. É mais segurança para o nosso policial e se adequa bem aos novos desafios que a PM têm tido, principalmente em disparos em viaturas, destacou coronel Caus.

As viaturas serão destinadas às Forças Táticas das Unidades Operacionais da Região da Grande Vitória e ao Batalhão de Missões Especiais (BME). Os próximos veículos a serem comprados pela PM também serão blindados.

Leia mais:  Arma, drogas e munições são apreendidas pela PM em Barra de São Francisco
Viatura da PM blindada
Viatura da PM blindada. Foto: Divulgação/PMES

“A PM está participando de uma ata nacional do Ministério da Justiça onde todas as nossas viaturas adquiridas daqui pra frente serão automáticas e blindadas. A lógica é conforto e segurança para o nosso policial”, ressaltou o coronel.

Os veículos representam um investimento de R$ 10.458.000,00 e foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares federais e do Senado.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana